LENDA DA BOIUNA



Boiuna

boiuna, ou cobra-grande  , é um mito amazônico de origem ameríndia, descrito como uma enorme cobra escura capaz de virar as embarcações. Também pode imitar as formas das embarcações, atraindo náufragos para o fundo do rio.
O termo é de origem 
tupi e significa "cobra preta", através da junção dos termos mboîa ("cobra") e un ("preto")Contam que uma moça, ficou grávida escondeu a gravidez de seus familiares. No dia do parto, quando estava sentindo dores, disse aos pais que iria lavar roupa no Pirucaba (embaixo da ponte do Rio Itacaiúnas). Chegando lá, teve a criança e jogou-a no rio. A menina não morreu. Encantada, transformou-se numa cobra enorme. Após muito tempo uma cobra enorme, a Boiúna, costumava aparecer aos pescadores em seus sonhos em forma de uma bela moça.

despejassem leite materno em sua boca e também deveriam cortar um pedaço de seu rabo e assim o encantamento terminaria. Mas ela nunca foi desencantada, pois quando algum pescador se propunha a tal façanha, vinha aquele banzeiro enorme ou mesmo quando viam a Boiúna, corriam com medo e nem se lembravam de que ao desencantar a Boiúna se tornariam ricos para o resto de suas vidas. E pescadores afirmam que na época da construção da Ponte do rio Tocantins ela também já aparecerá várias vezes. Dizem que até hoje a Boiúna mora no poção do inflamável. A população temia a tal ponto a Boiúna que os pescadores só atravessavam o rio quando estavam seguros de que a mesma não estava por ali.A Boiúna é uma coisa medonha. Quando ela aparece, ela vem arrastando tudo para levar pro fundo do rio", disse um popular.
Algumas pessoas afirmam que na enchente de 1957, ela foi vista com metade do corpo no rio Tocantins e outra no pedral da ponte do Itacaiúnas.




Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.