BIOGRAFIA-WILLIAN CROOKES

William Crookes011  A Voz Do Desmanipulador
William Crookes
Sir William Crookes, OM , PRS (Londres, 17 de junho de 1832 — Londres, 4 de abril de 1919) foi um químico e físico inglês. Freqüentou o Royal College of Chemistry em Londres, trabalhando em espectroscopia.Em 1861, descobriu um elemento que tinha uma linha de emissão verde brilhante no seu espectro, ao qual deu o nome de tálio, do grego thalos, um broto verde, que é o elemento químico de número atómico 81. Também identificou a primeira amostra conhecida de hélio, em 1895. Foi o inventor do radiômetro de Crookes, vendido ainda como uma novidade, e desenvolveu os tubos de Crookes, investigando os raios catódicos.
William Crookes012  A Voz Do Desmanipulador
Em suas investigações sobre a condutividade da eletricidade em gases sob baixa pressão, descobriu que, à medida que se diminuía a pressão, o elétrodo negativo parece emitir raios (os chamados raios catódicos, que hoje se sabe tratarem-se de um feixe de elétrons livres, utilizado nos dispositivos de vídeo padrão CRT). Como esses exemplos mostram, Crookes foi um pioneiro na construção e no uso de tubos de vácuo para estudar fenômenos físicos. Foi, por conseguinte, um dos primeiros cientistas a investigar o que hoje é chamado de plasmas. Também criou um dos primeiros instrumentos para estudar a radioatividade nuclear, o assim-chamado espintariscópio.
William Crookes013  A Voz Do Desmanipulador
Biografia 
                              Os primeiros anos 
William Crookes era o primeiro filho de Joseph Crookes, um alfaiate vindo do norte do país, com a sua segunda esposa, Mary Scott. William recebeu alguma educação em uma escola de ensino médio em Chippenham, Wiltshire, mas a sua carreira científica começou quando, aos quinze anos, ingressou no Royal College of Chemistry (Faculdade Real de Química) na Praça Hanover, em Londres, sob a orientação de August Wilhelm von Hofmann.
William Crookes014  A Voz Do Desmanipulador
  Crescimento como químico de destaque 
De 1850 a 1854 ocupou a posição de professor assistente na faculdade e logo realizou um trabalho original, não realmente na área de química orgânica, onde se poderia esperar que a inspiração de seu distinto professor o teria orientado, mas com certos compostos novos do elemento selênio, as seleniocianidas. Estas constituíram o assunto de seus primeiros artigos científicos publicados em 1851.Deixando o Royal College, tornou-se, em 1854, superintendente do departamento de meteorologia no Observatório Radcliffe em Oxford e, em 1855, foi designado conferencista em química na faculdade de treinamento de Chester. Em 1856 desposou Ellen, filha de William Humphrey, de Darlington, com a qual teve três filhos e uma filha.A partir de então, a sua vida foi passada em Londres e devotada principalmente ao trabalho independente, jornalístico, de consultoria e acadêmico. Em 1859 fundou a Chemical News (Notícias de Química), uma revista científica que foi editada, por muitos anos, de modo bem menos formal do que as revistas das sociedades científicas à época.
William Crookes015  A Voz Do Desmanipulador

    Cavaleiro inglês, papel como presidente de instituições científicas e últimos dias   
Após 1880 morou em 7 Kensington Park Gardens, onde todo o seu trabalho posterior foi feito em seu laboratório particular. A vida de Crookes foi de ininterrupta atividade científica. Nunca foi um desses que ganham influência pela exposição popular, tampouco era ele esotérico. A abrangência de seus interesses, incluindo ciência pura e aplicada, problemas econômicos e práticos e temas de pesquisa psíquica, fez dele uma personalidade bem conhecida, tendo recebido muitas honrarias públicas e acadêmicas.Foi nomeado cavaleiro em 1897 e, em 1910, recebeu a "Order of Merit" (Ordem do Mérito) do Rei Eduardo VII. Por várias vezes foi presidente da Chemical Society (Sociedade de Química), da Institution of Electrical Engineers (Instituição dos Engenheiros Eletricistas), da Society of Chemical Industry (Sociedade da Indústria Química), da British Association (Associação Britânica) e, de 1913 a 1915, da Royal Society, onde há um retrato seu, por E. A. Walton (há outro na National Portrait Gallery, por P. Ludovici NPG 1846 ).William Crookes faleceu dois anos após a sua esposa, à qual foi muito devotado. Ele foi enterrado no "Cemitério Brompton" de Londres.
Sir William Crookes, English chemist and physicist, 1906.
Herança 
O trabalho de Crookes se estendeu tanto nas áreas da química quanto da física. Sua característica marcante foi a originalidade de concepção dos seus experimentos e o talento da sua execução. Talvez seja justo afirmar-se que suas especulações teóricas, por mais imaginativas e estimulantes que tenham sido, foram de importância menos permanente.
William Crookes017  A Voz Do Desmanipulador
 Química 
Ele foi sempre mais efetivo na experiência que na interpretação. Sua primeira grande descoberta foi a do elemento tálio, anunciado em 1861. Por esse trabalho, sua reputação ficou solidamente estabelecida e ele foi nomeado membro da Royal Society em 1863.O método de análise espectral, introduzido por Bunsen e Kirchhoff, foi recebido por Crookes com grande entusiasmo e, ao aplicá-lo no exame do depósito selenífero de uma fábrica de ácido sulfúrico, descobriu no espectro uma linha verde desconhecida. Seguiu-se o isolamento do novo elemento metálico, o tálio, e a investigação das propriedades dos seus compostos, que são de grande interesse químico.Finalmente, em 1873, ele determinou o peso atômico do novo elemento em uma pesquisa que é ainda hoje um modelo de precisão analítica. Duas linhas principais de pesquisa passaram a ocupar a atenção de Crookes por muitos anos. Eram elas as propriedades dos gases raros, com os quais ele começou a se ocupar de imediato, e a investigação dos elementos das "terras raras"', na qual ele embarcou logo após 1880.Sua atenção pelo primeiro problema despertou quando utilizou uma balança de vácuo no curso de suas pesquisas sobre o tálio. Ele logo descobriu o fenômeno do qual depende a ação do pequeno e bem conhecido instrumento, o radiômetro de Crookes, no qual um sistema de pás, cada uma delas enegrecida de um lado e polida do outro, é colocado em rotação quando exposto a energia radiante. Crooks, no entanto, não forneceu a verdadeira explicação para essa aparente "atração e repulsão resultante de radiação".
William Crookes002  A Voz Do Desmanipulador
Por muitos anos, Crookes conduziu laboriosos experimentos com os elementos de terras raras, elementos tão semelhantes uns aos outros quanto às propriedades químicas que métodos especiais de separação tiveram que ser imaginados. Ao longo de seu trabalho, utilizou métodos de espectroscopia para seguir o curso e testar a integralidade da separação entre um elemento e outro. O que tinha sido uma das regiões mais obscuras da química inorgânica aos poucos se tornou mais claro.
Ao longo dos anos durante os quais ele assim se ocupou, Crookes foi levado a conceber a existência de "meta-elementos" ou aglomerados de elementos, parecendo-se tanto uns com os outros que, na maior parte dos aspectos, um aglomerado se comporta como um único indivíduo. Os "meta-elementos" de Crookes têm uma semelhança superficial com as misturas de isótopos que hoje se sabe comporem alguns elementos; mas a teoria de meta-elementos não pode honestamente ser dita como uma antecipação da descoberta dos isótopos, uma vez que se baseou em fatos de natureza fundamentalmente diferente daquela em que se basearam as idéias mais recentes sobre elementos isotópicos.
Crookes publicou numerosos artigos científicos sobre espectroscopia, um assunto pelo qual tinha grande fascinação e fez pesquisas sobre uma grande variedade de assuntos de menor importância. Além de vários livros técnicos, escreveu um tratado padrão sobre "Select Methods in Chemical Analysis (Métodos de Seleção em Análise Química) em 1871 e um pequeno livro sobre diamantes. em 1909, um assunto sobre o qual realizou estudos após duas visitas à África do Sul. Serviu várias vezes ao governo em funções de consultoria e seu trabalho sobre a produção de um vidro que deveria eliminar do vidro fundido os raios que fazem mal aos olhos dos trabalhadores, pode ser citada como um de seus muitos serviços públicos.
William Crookes008  A Voz Do Desmanipulador
 Física 
De importância mais fundamental foram suas pesquisas sobre a passagem de descargas elétricas através de gases rarefeitos. Descobriu que, à medida que se aumentava a atenuação do gás, o espaço escuro em torno do eletrodo negativo aumentava, enquanto raios, hoje conhecidos como raios catódicos, procediam do eletrodo. Ele investigou as propriedades dos raios, mostrando que eles se propagam em linhas retas, causam fosforescência nos objetos sobre os quais são aplicados e produzindo grande quantidade de calor no impacto. Acreditou ter descoberto um quarto estado da matéria, que ele denominou de "matéria radiante". No entanto, suas idéias teóricas sobre a natureza da "matéria radiante" foram provadas incorretas. Ele acreditava que os raios consistiam de feixes de partículas de magnitude molecular ordinária. Foi Sir J. J. Thomson que descobriu sua natureza subatômica e provou que os raios catódicos consistem em feixes de elétrons, isto é, partículas eletricamente carregadas cuja massa é de apenas 1/1800 da massa do átomo de hidrogênio. Apesar disso, o trabalho experimental de Crookes nesta área foi a base de descobertas que mudaram toda a concepção da química e da física.
William Crookes005  A Voz Do Desmanipulador
William Crookes voltou sua atenção para o recém descoberto fenômeno da radioatividade. Em 1900, conseguiu separar o urânio de seu produto de transformação ativo, o "urânio-X". Ele observou o decaimento gradual do produto de transformação separado e a simultânea reprodução de um novo suprimento no urânio original. Mais ou menos ao mesmo tempo dessa importante descoberta, observou que, quando as"partículas-p", ejetadas de substâncias radioativas, são projetadas sobre sulfeto de zinco, cada impacto é acompanhado de uma diminuta cintilação, uma observação que serve de base a um dos métodos mais úteis na técnica da radioatividade.
William Crookes007  A Voz Do Desmanipulador

                                         Espiritismo
"Esses experimentos parecem estabelecer conclusivamente a existência de uma nova força, conectada com o organismo humano de alguma maneira desconhecida." (Researches Into the Phenomena of Modern Spiritualism, 1922).Em 1870 Crookes decidiu que a ciência tinha a obrigação de estudar os fenômenos associados com o Espiritismo (Crookes, 1870). A julgar por cartas de família, Crookes já tinha desenvolvido uma visão favorável ao Espiritismo por volta de 1860 (Doyle, 1926: volume 1, 232-233). No entanto, ele estava determinado a conduzir sua investigação de forma imparcial e descreveu as condições que ele impunha aos médiuns da seguinte forma: "Deve ser na minha própria casa e com minha própria seleção de amigos e espectadores, sob minhas próprias condições e podendo eu fazer o que achar melhor quanto a dispositivos" (Doyle, 1926: volume 1, 177). Entre os médiuns que ele estudou estavam Kate Fox, Florence Cook, e Daniel Dunglas Home (Doyle, 1926: volume 1, 230-251). Os fenômenos que ele testemunhou incluíram movimento de corpos a distância, tiptologia, alteração de peso dos corpos, levitação, aparência de objetos luminosos, aparência de figuras fantasmagóricas, aparência de escrita sem intervenção humana e outras circunstâncias que "sugerem a atuação de uma inteligência externa" (Crookes, 1874).
William Crookes009  A Voz Do Desmanipulador
Alguns dos fenômenos registrados, segundo Crookes:

"Em plena luz, vi uma nuvem luminosa pairar sobre um heliotrópio colocado em cima de uma mesa, ao nosso lado, quebrar-lhe um galho, e trazê-lo a uma senhora, e, em algumas ocasiões, percebi uma nuvem semelhante condensar-se sob nossos olhos, tomando uma forma de mão e transportar pequenos objectos". (Opus cit. p. 40)"Pequena mão de muito bela forma elevou-se de uma mesa da sala de jantar e deu-me uma flor; apareceu e depois desapareceu três vezes, o que me convenceu de que essa aparição era tão real quanto a minha própria mão". (Opus cit. p. 41)O relatório de Crookes sobre a sua pesquisa, em 1874, concluiu que esses fenômenos não podiam ser explicados como prestidigitação e que pesquisa adicional seria útil. Crookes não estava só nessa opinião. Companheiros cientistas que passaram a confirmar a veracidade da comunicação de espíritos incluiam Alfred Russel Wallace, Sir Oliver Joseph Lodge, Lord Rayleigh, e William James (Doyle, 1926: volume 1, 62). No entanto, como a maioria dos cientistas tinha a opinião pré-concebida de que o Espiritismo era fraudulento, o relatório final de Crookes ultrajou de tal modo o "establishement" científico de então que "falou-se de cancelar sua filiação à Royal Society (Sociedade Real)". Crookes tornou-se mais cauteloso a partir de então e não mais discutiu seu ponto de vista em público até 1898, quando sentiu que sua posição estava segura (Doyle, 1926: volume 1, 169-170). Foi nesse ano, em seu dicurso de posse na presidência da British Association for the Advacement of Science (Associação Britânica pelo Avanço da Ciência), que afirmou:
William Crookes003  A Voz Do Desmanipulador
"Já se passaram trinta anos desde que publiquei um relatório dos experimentos tendentes a mostrar que fora de nosso conhecimento científico existe uma Força utilizada por inteligências que diferem da comum inteligência dos mortais ... Nada tenho a me retratar. Confirmo minhas declarações já publicadas. Na verdade, muito teria que acrescentar a isto". (Crookes, 1898).
E numa entrevista na The International Psychic Gazette, em 1917, ele repetiu:

"Nunca tive jamais qualquer ocasião para modificar minhas ideias a respeito. Estou perfeitamente satisfeito com o que eu disse nos primeiros dias. É absolutamente verdadeiro que uma conexão foi estabelecida entre este mundo e o outro". (Fodor, N. - Encyclopaedia of Psychic Science, U.S.A.: University Books, 1974, p.70).
Daquela data até à de sua morte, em 1919, cartas e entrevistas mostram que Crookes manteve suas considerações em relação à comunicação de espíritos.(Doyle, 1926: volume 1, 249-251).
William Crookes001  A Voz Do Desmanipulador
Notas 
1: Pode ser encontrado em português, em edição da Federação Espírita Brasileira, FEB, em tradução de Oscar D'Argonnel, um livro intitulado Fatos Espíritas, por William Crookes. Nesta edição traduzida, encontram-se alguns dos capítulos do livro "Researches in the phenomena of the spiritualism", que se encontra, no site mencionado, reproduzido da sétima edição publicada. Como, no entanto, a edição da FEB não menciona o título original da obra e não há uma correspondência exata entre seus capítulos e os da sétima edição do original, conforme consta do site, não foi possível saber se o original em que se baseou a tradução é uma edição anterior do referido livro em inglês ou de outro livro de Crookes cujo título não foi possível identificar.2: O livro de Conan Doyle, The History of Spiritualism foi traduzido para o português por Júlio Abreu Filho e é editado pela Editora Pensamento com o título de "História do Espiritismo". O prefácio da versão em português é de José Herculano Pires.
3: Encontra-se colaboração da sua autoria na revista Boletim photographico1 (1900-1912).
Bibliografia 
CROOKES, William. Recherches sur les phenomenes du spiritualisme. Paris: Ed. de la B.P.S., 1923.

 
William Crookes022  A Voz Do Desmanipulador

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.