BIOGRAFIA-MOMOFUKU ANDO(fundador e presidente da Nissin)

2013_1_19_964_001

Momofuku Ando

Momofuku Ando (安藤 百福), nasceu como Gô Peh-hok (Taiwan, 5 de Março de 1910 — Osaka, Japão, 5 de Janeiro de 2007), foi o fundador e presidente da Nissin Food Products Co., Ltd., e o inventor do moderno macarrão instantâneo, popularmente conhecido no Brasil como "miojo".
259766e9e4bc4d7e96ff7bf17ba45a53
Ando nasceu em Kagi (atualmente Chiayi), Taiwan e cresceu na cidade de Tainan. Em 1948, Momofuku Ando fundou o que viria a ser a Nissin em IkedaOsakaJapão. Era uma pequena companhia de família, ainda.
0
momofuku-andos-105th-birthday-4907468660408320-5678807906254848-ror
Em 25 de Agosto de 1958, quando tinha 48 anos, depois de meses de tentativa e erro, Ando anunciou que, finalmente, aperfeiçoara o seu método de "fritura-relâmpago" que levou à invenção do macarrão instantâneo.
Ando morreu aos 96 anos, em 5 de Janeiro de 2007, em Osaka em consequência de um ataque cardíaco.
os6

Macarrão instantâneo

macarrão instantâneo (conhecido no Brasil como miojo) é um prato típico da culinária japonesa constituído de macarrão pré-cozido, que pode ser preparado apenas com o acréscimo de água. O seu preparo é rápido por causa do seu pré-cozimento durante a fabricação. O macarrão instantâneo é cozido e, em seguida, perde a água, tendo uma facilidade em prepará-lo.
phd010507s

Origem do macarrão instantâneo  

Acredita-se que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, no Brasil, do século XVI. Entretanto, o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foiMomofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa. Apelidado de o "Rei dos Macarrões", Momofuku morreu em 5 de janeiro de 2007, aos 96 anos, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca. "A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku, que criou o famoso macarrão em 1958, pela empresa Nissin, que no Brasil em seus primeiros anos teve o nome Miojo, o qual se tornou sinônimo do produto. Atualmente, há uma variada gama de produtos baseados em macarrão instantâneo: talharimyakisoba, lámens e entre outros.
Em sua biografia, Momofuku  diz que sua necessidade de fabricar alimentos de baixo custo e de preparo fácil se deu início após ter presenciado, depois da guerra, uma enorme fila de pessoas nuas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa.
momofuku-ando

Noodles 

Um dos exemplos do uso de macarrão instantâneo são os Noodles. Os Noodles foram pensados para oferecer o máximo de praticidade - o bloco de Noodles suspenso no copo tem uma menor densidade na parte de cima do ninho, para que a água quente despejada faça com que os Noodles se soltem e hidratem rapidamente. Como esse bloco é empurrado contra a superfície interna do copo, isso impede a ruptura do Noodles e aumenta a força do copo, consequentemente minimizando os danos do copo durante o transporte. E como o Noodles é preparado em seu próprio pacote, não é preciso nenhum utensílio de cozinha. Tudo que é necessário é água quente, garfo ou hashi.
Seu baixo custo e sua facilidade na preparação tornam o macarrão instantâneo um alimento popular entre muitas pessoas, inclusive as com falta de tempo para cozinhar.
640px-Cup-Noodles-2

Nissin

Nissin Food Products Corporation Limited (Nissin Products Corp. Lmtd.) é uma empresa fabricante de massa alimentícia
A Nissin foi fundada em 1948 em Ikeda no Japão e presidida pelo hoje falecido, Momofuku Ando, inventor do macarrão instantâneo - o popular miojo - e que hoje possui a patente do invento considerado a mais importante invenção japonesa do século XX na frente de inventos como o karaokê e o CD. O invento popularizou muito a empresa hoje entre os brasileiros o macarrão instantâneo é barato, e possibilita a alimentação de pessoas com baixa renda,sem nível de conhecimento culinário uma alternativa de alimento rápido e prático.
640px-Nisshin_Foods_Head_Office

Cronologia 

  • 1948Momofuku Ando funda a Nissin.
  • 1958: é lançado o Chikin Ramen, o primeiro lámen instantâneo.
  • 1965: início da produção e venda do macarrão instantâneo com a marca Miojo, na cidade de Ibiúna interior do estado de São Paulo, no Brasil.
  • 1971: é lançado o Cup Noodles, o macarrão instantâneo em copo.
  • 1997Cup Noodles passa a ser comercializada em todo o Brasil.
07010702_Momofuku_Ando_01

Produtos 

Cup Noodles

§Nissin Lámen 

É um macarrão instantâneo com caldo, popularmente conhecido como miojo no Brasil.
O produto constituído do macarrão pré-cozido, que recomenda-se cozinhar por 3 minutos em água fervente, e sachê de tempero em pó, que se torna caldo quando diluído em água.

§Cup Noodles 

É um macarrão instantâneo embalado em copo de isopor.
O produto é constituído de macarrão pré-cozido e tempero em pó, que ficam próprios para consumo após colocar água quente dentro do copo e esperar 3 minutos. Ele pode ser preparado somente com água quente, não precisando de panela nem fogão ou qualquer outro utensílio de cozinha.
2

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.