BIOGRAFIA-JUAN MANUEL FANGIO(PILOTO DE FORMULA 1)


Juan Manuel Fangio
Juan Manuel Fangio (Balcarce, 24 de junho de 1911 — Buenos Aires, 17 de julho de 1995) foi um automobilista argentino. É um dos maiores nomes da historia desse esporte.

  Carreira 

Juan Manuel Fangio correu 51 grandes prêmios, obteve 24 vitórias, 29 pole positions, 23 recordes de volta, cinco títulos mundiais (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957) dos quais 4 foram consecutivos, e dois vice-campeonatos (1950 e 1953) em oito temporadas que disputou. Fangio correu em quatro escuderias: Alfa Romeo (1950-1951), Maserati (1953-1954), Mercedes (1954-1955), Ferrari (1956) e Maserati (1957-1958).
E o único piloto da história da Formula 1 que foi campeão com 4 escuderias diferentes: Alfa Romeo, Maserati, Ferrari e Mercedes-Benz.Fangio tinha o apelido "El Chueco" (O Manco), que recebeu em partidas amadoras de futebol, por ter as pernas arqueadas.

Juan Manuel Fangio disputou sua primeira corrida aos dezessete anos, guiando um Ford-T, e terminou-a em último. Subiu ao pódio pela primeira vez na Mil Milhas na Argentina em 1939.
Seu acidente mais grave aconteceu no GP da Itália, em Monza, no ano de 1952. Ao seguir para a Itália, onde disputaria a prova, fez escala em Paris, mas não pôde continuar a viagem de avião por causa do mau tempo. Fangio não hesitou: pegou um carro e dirigiu aproximadamente 700 km até Monza. No dia seguinte, ainda cansado, bateu o seu Maserati durante uma sessão de treinos e voou para fora do carro. Feriu-se gravemente no pescoço. Ficou 40 dias internado e cinco meses com pescoço e tronco imobilizados. Muitos chegaram a pensar que sua carreira estaria encerrada ali. Ele, no entanto, voltou a competir no ano seguinte.

Fangio foi o primeiro piloto do mundo a mostrar que a "Era romântica da Fórmula Um" estava para fechar o ciclo. Isto aconteceu quando decidiu encerrar a carreira em 1958.
Numa entrevista alguns anos depois, ele comenta o que o levou a tomar aquela decisão, já que estava no auge de sua carreira:
    Eu estava em Reims (1958), treinando para o Grande Prêmio da França, quando senti que o carro estava muito instável, o que me chamou a atenção porque a grande virtude da Maserati 250F era sua estabilidade. Então cheguei ao box e perguntei ao chefe de equipa o que se passava; ele respondeu-me:- Trocamos os amortecedores! - Mas por quê?, perguntei. - Porque estes nos pagam! - Assim, naquele momento, tomei a decisão de encerrar a carreira. E não me arrependo disso!    
— Fangio


Os dois pilotos que o sucederam que ele mais admirou foram o britânico Jim Clark e brasileiro Ayrton Senna.Em julho de 1995, Juan Manuel Fangio morreu vítima de insuficiência crônica renal aos 84 anos.
Sua marca de 5 títulos só foi superada 46 anos depois pelo alemão Michael Schumacher com a 6ª conquista em 2003.

Resultados na Fórmula 1 

(Legenda: Corridas em negrito indica pole position e corridas em itálico indica volta mais rápida)
grafico

TemporadaEquipeChassisMotor123456789PontosClassificação
1958Scuderia Sud AmericanaMaserati 250FMaserati L6ARG
714º
Juan Manuel FangioFRA
Novi Auto Air ConditionerKurtis Kraft KK500FNovi L8cIndy
500

NQ
1957Officine Alfieri MaseratiMaserati 250FMaserati L6ARG
MON
FRA
ING
Ret
ALE
PES
ITA
401
(46)
1956Scuderia FerrariFerrari D50Ferrari V8ARG
2
MON
2
BEL
Ret
FRA
ING
ALE
ITA
2
301
(33)
1955Daimler-BenzMercedes W196Mercedes L8ARG
MON
Ret
BEL
HOL
ING
401
(41)
Mercedes W196sITA
1954Officine Alfieri MaseratiMaserati 250FMaserati L6ARG
BEL
421
(57.1)
Daimler-BenzMercedes W196sMercedes L8FRA
ING
3
ITA
Mercedes W196ALE
SUI
ESP
1953Officine Alfieri MaseratiMaserati A6GCMMaserati L6ARG
Ret
HOL
Ret
BEL
Ret
FRA
ING
ALE
SUI
2
ITA
281
(29.5)
1951SA Alfa RomeoAlfa Romeo 159Alfa Romeo L8cSUI
BEL
FRA
2
ING
ALE
ITA
Ret
ESP
311
(37)
1950SA Alfa RomeoAlfa Romeo 158Alfa Romeo L8cING
Ret
MON
SUI
Ret
BEL
FRA
ITA
Ret
27
  • ↑1 Nos descartes
  • ↑2 Dividiu os pontos com um piloto.
  • ↑3 Ele dividiu 1 ponto com 7 pilotos que também fizeram a volta mais rápida. Fangio levou 0,1 ponto.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Temporada a temporada 

TemporadaEquipeVitóriasPontosPosição final
1950Alfa Romeo327Vice-campeão
1951Alfa Romeo231Campeão
1953Maserati128Vice-campeão
1954Maserati / Mercedes642Campeão
1955Mercedes440Campeão
1956Ferrari330Campeão
1957Maserati440Campeão
1958Maserati-714°
 Números  

Fangio, ao longo de sua carreira, construiu um dos currículos mais invejáveis da categoria:

É o campeão com o maior percentual de vitórias: 47,06%
Possui o maior percentual de títulos: 62,5%
Possui o maior percentual de poles: 55,7 %
Possui o maior percentual de largadas na primeira fila: 94,1%
Possui o maior percentual de pódios: 68,6%

Premiações/indicações
Foi designado o Melhor Automobilista de todos os tempos pela International Racing Press Association, em 1982, no Rio de Janeiro - Brasil;
Foi indicado ao prêmio de Atleta do século;

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.