Marcadores

domingo, agosto 31, 2014

O QUE É UNIVERSO?

849324__wallpapers-nebula-emulator-dodge-galaxy-wallpaper-images-space-fish_p

Universo

Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço etempo e todas as formas de matéria e energia. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, omundo ou natureza.
A palavra Universo é geralmente definida como englobando tudo. Entretanto, usando uma definição alternativa, alguns cosmologistas têm especulado que o "Universo", composto do "espaço em expansão como o conhecemos", é somente um dos muitos "universos", desconectados ou não, que são chamados multiversos.
iZMMLmCXuDT5l
exemplo, em Interpretação de muitos mundos, novos "universos" são gerados a cada medição quântica  . Acredita-se, neste momento, que esses universos são geralmente desconectados do nosso, portanto, impossíveis de serem detectados experimentalmente . Observações de partes antigas do universo (que situam-se muito afastadas) sugerem que o Universo vem sendo regido pelas mesmas leis físicas e constantes durante a maior parte de sua extensão e história. No entanto, na teoria da bolha, pode haver uma infinidade de "universos" criados de várias maneiras, e talvez cada um com diferentes constantes físicas.
Processed with MaxIm DL
Ao longo da história, varias cosmologias e cosmogonias têm sido propostas para explicar as observações do Universo. O primeiro modelo geocêntrico quantitativo foi desenvolvido pelos gregos antigos, que propunham que o Universo possui espaço infinito e tem existido eternamente, mas contém um único conjunto de círculos concêntricos esferas de tamanho finito - o que corresponde a estrelas fixas, o Sol e vários planetas – girando sobre uma esférica mas imóvel Terra. Ao longo dos séculos, observações mais precisas e melhores teorias levaram ao modelo heliocêntrico de Copérnico e ao modelo newtoniano do Sistema Solarrespectivamente. Outras descobertas na astronomia levaram a conclusão de que o Sistema Solar está contido em umagaláxia composta de milhões de estrelas, a Via Láctea, e de que outras galáxias existem fora dela, tão longe quanto os instrumentos astronômicos podem alcançar. Estudos cuidadosos sobre a distribuição dessas galáxias e suas raias espectrais contribuíram muito para a cosmologia moderna. O descobrimento do desvio para o vermelho e da radiação cósmica de fundo em micro-ondas revelaram que o Universo continua se expandindo e aparentemente teve um princípio.

Esta imagem em alta-resolução do Hubble ultra deep field, mostra uma grande variedade de galáxias, cada uma composta de bilhões de estrelas. As pequenas galáxias avermelhadas, aproximadamente 100, são algumas das galáxias mais distantes fotografadas por um telescópio óptico, existentes no momento logo após o Big Bang.
De acordo com o modelo científico vigente do Universo, conhecido comoBig Bang
Nebulosa de Águia
 o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck. A partir da Era Planck, o Universo vem se expandindo até sua atual forma, possivelmente com curtos períodos (menos que 10−32segundos) de inflação cósmica. Diversas medições experimentais independentes apoiam teoricamente tal expansão e a Teoria do Big Bang. Esta expansão tem-se acelerado por ação da energia escura, uma força oposta à gravidade que está agindo mais que esta devido ao fato das dimensões do Universo serem grandes o bastante para dissipar aforça gravitacional.  Porém, devido ao escasso conhecimento a respeito da energia escura, é ainda pequeno o entendimento do fenômeno e sua influência no destino do Universo 
Nebulosa Pata de Gato
Há alguns anos, a sonda WMAP colectou dados que levaram a determinação da Idade do universo em 13,73 (± 0,12) bilhões de anos,3, entretanto, com base em dados coletados pelo satélite Planck, as interpretações de observações astronômicas indicam que a idade do Universo é de 13.82 bilhões de anos,4 e seu diâmetro é de 93 bilhões deanos-luz ou 8,80 ×10  metros.   De acordo com a teoria da relatividade geral, o espaço pode expandir-se tão rápido quanto a velocidade da luz, embora possamos ver somente uma pequena fração do universo devido à limitação imposta pela velocidade da luz. É incerto se a dimensão do espaço é finita ou infinita.
nebulosa-borboleta-20130207165335

Etimologia, sinônimo e definição

A palavra Universo deriva do francês antigo Univers que por sua vez deriva do latim universum.  A palavra latina foi usada por Cícero e posteriormente outros autores com o mesmo sentido que é usada atualmente.7 A palavra latina é derivada da contração poética Unvorsum — usada primeiramente por Lucrécio no Livro IV (linha 262) de seu De rerum natura (Sobre a Natureza das coisas) — que conecta un, uni (a forma combinada de unus, ou "one") com vorsum, versum (um substantivo derivado do particípio passivo perfeito de vertere, que significa "algo rodado, rolado ou mudado"). . Lucrécio usou a palavra com o sentido "tudo em um só, tudo combinado em um".

Captulação artística (exagerada) de um pêndulo de Foucault mostrando que a Terra não é fixa, mas gira
Uma interpretação alternativa de unvorsum é "tudo girando como um" ou "tudo girando através de um". Nesse sentido, pode ser considerada a tradução de uma palavra para Universo no grego antigo, περιφορα, "algo transportado em um círculo", originalmente utilizada para descrever o percurso de uma refeição, a comida sendo carregada em torno de um círculo de mesas.  Esta palavra grega refere-se a um modelo grego antigo do universo, onde toda matéria está contida dentro de esferas giratórias centradas na Terra; de acordo com Aristóteles, a rotação da esfera ultraperiférica era responsável pelo movimento e mudança de tudo. Era natural para os gregos assumir que a Terra era estacionária e que os céus giravam sobre a ela, porque cuidadosas medidasastronômicas e físicas (como o Pêndulo de Foucault) são necessárias para provar o contrário.
ngc_2070_tarantula_cm

Subdivisões


Milhares de superaglomerados de galáxias no Universo.
O Universo subdivide-se em Aglomerados de Galáxias, que se subdividem emgrupos de galáxias (com aproximadamente entre 3 e 5 milhões de anos luz de diâmetro), que se subdividem em galáxias, que se subdividem em sistemas solares, que contêm corpos celestes, como estrelasplanetasasteroides, entre outros.
ngc281_metsavainio

Futuro

Nesta altura, é ainda impossível garantir que o Universo continuará a expandir-se infinitamente, levando à desagregação de toda a matéria e à sua morte, ou se eventualmente essa expansão abrandará e se iniciará um processo de condensação. Esta última hipótese, que sustenta a possibilidade da ocorrência de um fenômeno inverso ao Big Bang, o Big Crunch, leva à conclusão de que este Universo poderá ser apenas uma instância distinta de um conjunto mais vasto, a que outros 'Big Bangs' e 'Big Crunches' deram origem. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche propôs a hipótese, na sua teoria do Eterno retorno, de que o Universo e todos os acontecimentos que contém se repetem ou repetirão eternamente da mesma forma.
pillars-of-creation

Dimensão do universo

extensão do Universo é de difícil cálculo. Dependendo do número de dimensões que se considera, há duas hipótesespara se pensar o assunto:
  1. O universo é infinito, e portanto não pode ser medido;
  2. O universo é finito, e portanto pode ser medido.
No entanto, o atual estágio do conhecimento científico relativo ao universo, e devido ao seu tamanho tão imenso, nos impossibilita o cálculo, pois ainda não sabemos ao certo os seus limites. Tal grandiosidade faz com que o mesmo seja considerado infinito. Alguns cientistas [1] defendem ainda que existem diversas dimensões, incluindo o tempo. Formariam universos coexistentes e interpenetrantes, que não se misturam. Por tanto não se sabe ao certo o tamanho do universo.
quasar_nasa
infográfico do nascimento de um superburaco negro

page16output

page19output
page22output
page23output
page24output
page26output
page27output
page29output
page30output
page31output
page33output
page35output












31 DE AGOSTO NA HISTORIA

000

31 de agosto

31 de agosto (AO 1945: 31 de Agosto) é o 243.º dia do ano no calendário gregoriano (244.º em anos bissextos). Faltam 122 para acabar o ano.
5

Eventos históricos 

  • 1763 - Transferência da capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para oRio de Janeiro.
  • 1845 - Descoberta do planeta Netuno.
  • 1888
    • Fundação de Uberlândia, em Minas Gerais.
    • Primeiro assassinato atribuído a Jack o Estripador, em Londres.
  • 1915
    • Primeira Guerra MundialAlemanha e Áustria dividem a Polônia em dois distritos: Varsóvia para a Alemanha e Kielce para os austríacos.
    • Emancipação de Itapipoca, no Ceará.
  • 1920 - O território de Trindade é desmembrado de Campinas em Goiás.
  • 1940 - Casamento de Laurence Olivier e Vivien Leigh.
  • 1944 - Segunda Guerra Mundial: as tropas russas entram em Bucareste.
  • 1946 - Nascimento do Jornalismo literário.
  • 1951 - Surge o primeiro long-play (LP), apresentado pela empresa alemã Deutsche Grammophon.
  • 1957 - A Malásia declara sua independência.
  • 1962 - Trinidad e Tobago alcança independência do Reino Unido.
  • 1963 - Singapura declara a sua independência do Reino Unido.
  • 1969 - Afastamento da presidente Costa e Silva da presidência do Brasil por motivo de doença.
  • 1980 - O sindicato polonês Solidariedade é formado.
  • 1983 - Descarrilhamento de um trem carregado de combustível gera uma explosão matando mais 100 pessoas emPojuca - Bahia
11
  • 1986 - Avião do voo Aeroméxico 498 colide com um avião privado, em Cerritos
  • 1990 - O tratado de unificação das duas repúblicas alemãs é assinado em Berlim.
  • 1991
    • Quirguistão alcança independência da União Soviética.
    • Uzbequistão declara independência da União Soviética e passa a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
  • 1994 - O IRA, Exército Republicano Irlandês, declara um cessar-fogo.
  • 1997 - Diana, Princesa de Gales e seu namorado, Dodi Al-Fayed, morrem num grave acidente de carro em Paris.
  • 1999 - Queda do voo LAPA 3142 da companhia aérea argentina LAPA, resultando em 65 mortes e ferindo 17 pessoas.
  • 2014 - Dia em que Lucas de Macedo Nunes virou hominho.
11-vert

Nascimentos 

  •      12 - Calígula, imperador romano (m. 41).
  •    161 - Cómodo, imperador romano (m. 192).
  • 1663 - Guillaume Amontons, físico e inventor francês (m. 1705).
  • 1741 - Jean Paul Egide Martini, compositor francês (m. 1816).
  • 1811 - Théophile Gautier, poeta francês (m. 1872).
  • 1821 - Hermann von Helmholtz, médico e físico alemão (m. 1894).
  • 1834 - Amilcare Ponchielli, compositor italiano (m. 1886).
  • 1843 - Georg von Hertling, político alemão (m. 1919).
  • 1870
    • Maria Montessori, educadora italiana (m. 1952).
    • George Eyser, ginasta estadunidense (m. ?).
  • 1879 - Imperador Taisho, imperador do Japão (m. 1926).
  • 1880 - Rainha Guilhermina dos Países Baixos (m. 1962).
  • 1897 - Fredric March, ator estadunidense (m. 1975).
  • 1900 - Gino Lucetti, anarquista italiano (m. 1943).
  • 1905 - Robert Bacher, físico estadunidense (m. 2004).
  • 1913 - Bernard Lovell, astrônomo britânico (m. 2012).
  • 1914 - Richard Basehart, ator estadunidense (m. 1984).
  • 1919 - Jackson do Pandeiro, músico brasileiro (m. 1982).
  • 1923 - Emilinha Borba, cantora e atriz brasileira (m. 2005).
  • 1928 - James Coburn, ator estadunidense (m. 2002).
  • 1936 - Otelo Saraiva de Carvalho, ex-militar português.
  • 1939 - Francis Hime, músico brasileiro.

  • 1940
    • Alain Calmat, patinador artístico francês.
    • Larry Hankin, ator estadunidense.
  • 1941 - Emmanuel Nunes, compositor português (m. 2012).
  • 1942 - Alessandro Pesenti-Rossi, ex-automobilista italiano.
  • 1943 - António de Vasconcelos Xavier, bioquímico português.
  • 1945
    • Van Morrison, cantor e compositor norte-irlandês.
    • Itzhak Perlman, maestro e violinista israelense-americano.
    • Sérgio Godinho, cantor, compositor e poeta português.
  • 1947
    • Luca di Montezemolo, empresário italiano.
    • Somchai Wongsawat, político tailandês.
  • 1948
    • Holger Osieck, treinador de futebol alemão.
    • Rudolf Schenker, guitarrista da banda Scorpions.
    • Harald Ertl, automobilista austríaco (m. 1982).
  • 1949
    • Hugh David Politzer, físico estadunidense.
    • Richard Gere, ator estadunidense.
  • 1951 - Simon Tschobang, cantor camaronês (m. 2007).
  • 1953 - Miguel Ángel Guerra, ex-piloto argentino de Fórmula 1.
  • 1954 - Robert Kocharian, político armênio.
  • 1955 - Aleksander Krupa, ator polonês-americano.
Capturar-horz
  • 1956
    • Angeli, chargista brasileiro.
    • Masashi Tashiro, comediante japonês.
    • Clifton Powell, ator estadunidense.
    • Tsai Ing-wen, político taiwanês.
  • 1958 - Eduardo Lago, ator brasileiro.
  • 1960 - Hassan Nasrallah, líder do grupo terrorista Hizbollah.
  • 1962 - Dee Bradley Baker, ator e dublador estadunidense.
  • 1965 - Daniel Bernhardt, ator suíço.
  • 1966
    • Marcos Winter, ator brasileiro.
    • Lyuboslav Penev, ex-futebolista e treinador de futebol búlgaro.
  • 1967
    • Alexia Deschamps, atriz brasileira.
    • Gene Hoglan, músico estadunidense.
    • Hiroaki Matsuyama, ex-futebolista e treinador de futebol japonês.
  • 1968
    • Luís Carlos Goiano, ex-futebolista brasileiro.
    • Derek Whyte, ex-futebolista escocês.
2-horz
  • 1969
    • Neil Covone, ex-futebolista estadunidense.
    • Luis Cristaldo, ex-futebolista boliviano.
  • 1970
    • Rania al-Abdullah, rainha da Jordânia.
    • Nikola Gruevski, político macedônio.
    • Debbie Gibson, cantora e atriz estadunidense.
  • 1971
    • Nobuatsu Aoki, motociclista japonês.
    • Virna Dias, ex-jogadora de vôlei brasileira.
    • Pádraig Harrington, golfista irlandês.
    • Vadim Repin, violinista russo.
  • 1972 - Chris Tucker, ator estadunidense.
  • 1974
    • Andrei Medvedev, ex-tenista ucraniano.
    • Teruyoshi Ito, futebolista japonês.
  • 1975 - Sara Ramirez, atriz estadunidense.
  • 1976 - Roque Júnior, ex-futebolista brasileiro.
  • 1977
    • Jeff Hardywrestler norte-americano.
    • Ian Harte, futebolista irlandês.
3-vert
  • 1978
    • Philippe Christanval, ex-futebolista francês.
    • Regiane Alves, atriz brasileira.
  • 1979
    • Mickie Jameswrestler estadunidense.
    • Peter Luczak, tenista australiano.
  • 1981 - Mosiah Rodrigues, ginasta brasileiro.
  • 1982
    • Ian Crocker, nadador estadunidense.
    • Christopher Katongo, futebolista zambiano.
    • Pepe Reina, futebolista espanhol.
    • Oscar Ahumada, futebolista argentino.
    • Patrick Nuo, cantor suíço.
  • 1983
    • Fernanda Nobre, atriz brasileira.
    • Maria Flor, atriz brasileira.
    • Lucas Wilchez, futebolista argentino.
    • Milan Biševac, futebolista sérvio.
    • Théo Lopes, jogador brasileiro de vôlei.
4-horz-horz
  • 1984 - Charl Schwartzel, golfista sul-africano.
  • 1985 - Rolando, futebolista português.
  • 1986
    • Thiago Schumacher, futebolista brasileiro.
    • Ryan Kelley, ator estadunidense.
  • 1988 - David Ospina, futebolista colombiano.
  • 1991
    • Cédric Soares, futebolista português.
    • António Félix da Costa, piloto português de automobilismo.

Falecimentos 

  • 1234 - Go-Horikawa, 86º imperador do Japão.
  • 1422 - Rei Henrique V da Inglaterra.
  • 1528 - Matthias Grünewald, pintor alemão (n. 1470).
  • 1795 - Philidor, enxadrista francês (n. 1726).
  • 1811 - Louis Antoine de Bougainville, explorador francês (n. 1729).
  • 1834 - Karl Ludwig Harding, astrônomo alemão (n. 1765).
  • 1867 - Charles Baudelaire, poeta francês (n. 1821)..
  • 1920 - Wilhelm Wundt, filósofo e psicólogo alemão (n. 1832).
  • 1945 - Stefan Banach, matemático polonês (n. 1892).
  • 1963 - Georges Braque, pintor francês (n. 1882).
  • 1969 - Rocky Marciano, boxeador norte-americano (n. 1923).
  • 1972 - Dalva de Oliveira, cantora brasileira (n. 1916).
  • 1973 - John Ford, cineasta estadunidense (n. 1894).
  • 1990 - Sergei Volkov, patinador artístico soviético (n. 1949).
  • 1997
    • Diana, Princesa de Gales, primeira esposa de Carlos, Príncipe de Gales, príncipe herdeiro da monarquia britânica (n. 1961)
    • Dodi Al-Fayed, produtor cinematográfico e empresário egípcio, mantinha um relacionamento com Diana, Princesa de Gales (n. 1955).
  • 2006 - Glenn Ford, ator canadense (n. 1916).

Feriados e eventos cíclicos 

  • Dia da Independência da Malásia (1957).
  • Dia da Independência de Trinidad e Tobago (1962).
  • Dia da Independência do Quirguistão (1991).

Brasil 

  • Dia do Celíaco (no município de São Paulo, Brasil - Lei Nº 13.349 de 15 de maio de 2002).
  • Dia do Nutricionista
  • Aniversário da cidade de Itapipoca, em Ceará
  • Aniversário da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
  • Aniversário da cidade de Trindade, em Goiás.

Santos do dia 

  • Santo Aristides de Atenas
  • São Domingos de Val
  • São José de Arimatéia
  • São Raimundo Nonato
mcdia-feliz-2013-divulgacao-blogueira-responsavel-parceria-dia-31-de-agosto
RTEmagicC_Nutricionista__6_.jpg