Historia da Copa do Mundo FIFA de 2010

Mascote – Zacumi
Copa do Mundo FIFA de 2010

Copa do Mundo FIFA de 2010 (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010 (português europeu) foi a décima nona edição da Copa, que ocorreu de 11 de junho até 11 de julho. O evento foi sediado na África do Sul, tendo partidas realizadas em 9 cidades: trinta e duas seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 13 delas europeias, 8 americanas, 6 africanas, 3 asiáticas e 2 oceânicas.
Bola – Jabulani
As seleções da Sérvia e da Eslováquia faziam sua primeira participação na competição como países independentes. A edição teve apenas uma grande goleada: Portugal 7 a 0 Coreia do Norte. Porém, também contou com goleadas da Seleção Alemã sobre grandes seleções: 4 a 1 na Inglaterra e 4 a 0 na Argentina. Os melhores jogadores do mundo do ano anterior não tiveram um bom retrospecto na copa, dando lugar para outros bons jogadores aparecerem: David VillaXabi Alonso e Andrés Iniesta da Espanha, Bastian SchweinsteigerMesut Özil e Thomas Müller da Alemanha, Diego Forlán do UruguaiWesley Sneijder e Arjen Robben da Holanda.
A grande campeã da Copa foi a Seleção Espanhola, que havia conquistado a Eurocopa de 2008 em cima da Alemanha, ostentado o 3º lugar na Copa das Confederações de 2009 e era a 2ª colocada dentre todas as seleções no Ranking Mundial da FIFA. No elenco, 
Italy vs New Zealand – Soccer World Cup 2010
havia Iker Casillas, eleito melhor goleiro do mundo em 2009 e 2008,Xavi Hernández e Andrés Iniesta, respectivamente 3º e 5º melhores jogadores do mundo em 2009Fernando TorresDavid Villa e Cesc Fàbregas, respectivamente os 3º, 10º e 15º melhores jogadores do mundo em 2008. No caminho até a final, a Espanha eliminou Portugal, Paraguai e Alemanha nas fases finais.
A equipe que se sagrou vicecampeã foi a dos Países Baixos, que havia eliminado o Uruguai, o Brasil e a Eslováquia. A partida foi realizada em 11 de julho às 20h30min, no Soccer City, emJoanesburgo, com um público estimado em 84 490 pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Howard Webb, a partida terminou o primeiro e o segundo tempos sem gols. No segundo tempo da prorrogação, aos 116 minutos de jogo, faltando 4 minutos para levar a decisão para a disputa de pênaltis, Andrés Iniesta marcou o gol da vitória e do título espanhol; o capitão Iker Casillas levantou a taça do primeiro título da Espanha em Copas do Mundo, finalizando a sequência de títulos conquistados pela seleção.
FIFA_World_Cup_2010_Netherlands_Japan

Histórico 

Processo de escolha 

A primeira Copa do Mundo FIFA sob rotação continental (processo de alternar o país ou países onde se realiza a prova entre membros de cada confederação) foi a Copa do Mundo FIFA de 2010. Trata-se do maior evento desportivo realizado neste continente, e, tal como os Jogos Olímpicos, ainda não tinha sido organizado no continente africano.  Assim, candidataram-se África do SulMarrocosEgito e uma candidatura binacional de Líbia e Tunísia
Em 15 de maio de 2004, em ZuriqueSuíça, a África do Sul derrotou Marrocos por 14 votos a 10. O Egito não recebeu nenhum voto e Líbia e Tunísia retiraram-se em 8 de maio de 2004 depois de oferecerem sua junção, que não foi permitida.
FIFA_World_Cup_2010_Netherlands_Uruguay_3

Preparativos 

Sul-africanos acompanhando o jogo de abertura da Copa em um telão instalado em Joanesburgo.
África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010.  Foi a primeira vez da história do país que a região teve estádios especialmente dedicados ao futebol.  Sob o antigo governo doapartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.
África do Sul praticamente não tem nenhuma tradição no esporte, em 2002participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e doParaguai, participou também da Copa de 1998, na França.
Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país.
"A FIFA está procurando cumprir todo o processo do país-sede o mais rápido possível e vai montar um escritório na África do Sul no início do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabeça o comitê local.
Um comitê de quatro pessoas, do qual Jordaan era um dos integrantes, foi composto para acertar a organização local.
Em meados de 2008, em virtude dos atrasos nos preparativos com a possibilidade da África do Sul não terminar a tempo as obras necessárias, especulou-se sobre a troca da sede da Copa. Foram cogitadas a Alemanha que possuía toda a estrutura montada para a Copa do Mundo 2006,além da Espanha e Austrália.
Uma greve foi iniciada pelos operários sul-africanos no dia 8 de julho de 2009. Obras nos estádios, rodovias, ferrovias, aeroportos e hospitais chegaram a ser interrompidas. Os operários pediam algo em torno de 15% de aumento salarial.6 Os atrasos, que já eram evidentes ficaram mais complicados com a greve. Representantes da organização do torneio chegaram a admitir que o cronograma das obras poderia sofrer alterações.  Porém, os estádios ficaram prontos até o inicio da competição.
FIFA_World_Cup_2010_Uruguay_Ghana

Sedes 

Em 2005, os organizadores liberaram uma lista provisória de treze cidades-sedes a serem usadas para esta Copa do Mundo, a quais foram: BloemfonteinCidade do CaboDurbanJoanesburgo (duas), KimberleyNelspruitOrkney,PolokwanePorto ElizabethPretória, e Rustemburgo.
Entre os estádios, quatro foram sedes da Copa do Mundo de Rugby de 1995 (Free State StadiumEllis Park Stadium,Loftus Versfeld Stadium e Royal Bafokeng Stadium), esses estádios são usados primariamente para o rugby, hospedando jogos do campeonato nacional, do Super 14 e jogos da seleção sul-africana.
Em 17 de março de 2006, a FIFA anunciou oficialmente a lista de sedes da Copa da África do Sul (as capacidades correspondem à última vistoria feita pela FIFA antes do início da competição):
Loftus_Versfeld_Stadium

Cerimônia de abertura 

A Cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi realizada em 10 de junho na cidade sul-africana de Joanesburgo, especificamente na província de Soweto, tendo a assistência de mais de 91.000 presentes no Soccer City, e de milhões que acompanhavam pela transmissão ao vivo dos canais de TV em todo mundo. O mega evento teve a presença de autoridades desportivas e políticas, que incluíram os presidentes norte americano e sul-africano Barack Obama e Jacob Zuma, o ex-líder político e ex-presidente Nelson Mandela, e o presidente da FIFAJoseph Blatter. O show contou também com a presença de grandes astros da música internacional, como a banda pop Black Eyed Peas, o cantor SomalianoK'naan, os cantores John Legend e Alicia Keys, o rapper R. Kelly, o cantor Juanes, e os artistas africanos Angélique Kidjo, Lira, Thandiswa Mazwai, Timothy Moloi, Hugh Masekela, Khaled, Femi Kuti, Osibisa, Hip Hop Pantsula e o Coral Gospel de Soweto. Além destes, o show contou com a presença de 1500 artistas que se apresentaram durante o espetáculo, incluindo dançarinos, músicos e outros cantores. O show teve seu grande encerramento com a apresentação da cantora Shakira, que apresentou os singles "She Wolf", "Hips Don't Lie" e a música-tema da Copa do Mundo escolhida pela FIFA "Waka Waka' (Time For Africa)  Depois da grande festa de abertura, a África do Sul recebeu a notícia de que a neta de 13 anos do ex-lider político Nelson Mandela sofrera um acidente de automóvel fatal ao voltar do cerimônia de abertura emSoweto. Por conta disso, Nelson Mandela esteve ausente do primeiro jogo da África do Sul, contra o México, em 11 de junho.
Nelson_Mandela_Stadium_in_Port_Elizabeth

Mascote 

Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (Zuid-Africa: abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa). 

Música-tema 

A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a música "Waka Waka" (Esto És Afríca, em espanhol; Time for Africa, em inglês), que foi apresentada na cerimônia de abertura, realizada no Soccer City, na província sul-africana de Soweto, pela cantora colombiana Shakira. Organizadores do evento incluíram também como outras músicas a ser apresentadas na programação musical do mundial a versão de remixada "Wavin' Flag" ("Bandeira ao Vento", em português) do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan. A música faz parte de seu terceiro álbum,Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo. A música foi interpretada em vários idiomas, incluindo uma versão em espanholcom o cantor David Bisbal, uma em árabe com a cantora líbanesa Nancy Ajram, e uma em português com o grupo Skank.

Bola oficial 

Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando osdialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em IsiZulu.
Royal_Bafokeng_Stadium,_Phokeng

Transmissão 

No Brasil 

Torcedores do Brasil em BrasíliaDistrito Federal, na partida Brasil e Coreia do Norte.
Rede Globo e a Rede Bandeirantes transmitiram a Copa de 2010, pois tem direitos de transmissão. As redes de TV por assinatura SporTVESPN Brasil eBandSports também adquiriram os direitos de transmissão do evento.

Em Portugal 

Em Portugal, as duas maiores operadoras por cabo do país apostaram forte nas novas tecnologias. A ZON e a Meo ambas têm ofertas que propõe a visualização dos jogos em Televisão 3D, para além do HD. A Meo oferece também interactividade nas suas transmissões em que podem ser visualizadas várias câmaras durante os jogos. De entre os canais generalistas abertos portugueses, A RTP, uma das detentora dos direitos para o sinal aberto, possui um canal em alta-definição, a RTP1 HD. A SIC, canal privado aberto detém uma sub-licença para a transmissão de 16 jogos.  Dentro dos canais pagos, em Portugal, apenas a SportTV possui os direitos integrais de transmissão dos 64 jogos.
Ainda na operadora cabo Meo, o som das vuvuzelas é, através da escolha do som no comando, eliminada em todos os serviços após várias queixas dos telespectadores que não conseguiam ouvir o relato dos comentadores. A tecnologia consiste na remoção da frequência do som das vuvuzelas através de um chip. 
Slovenia_-_USA_at_FIFA_World_Cup_2010_(3)

Países classificados 

Azul-escuro: campeão. Azul-claro: vice-campeão. Verde-escuro: terceiro colocado. Verde-claro: quarto colocado. Amarelo: quartas-de-final. Cor de pêssego: oitavas-de-final. Vermelho: fase de grupos.
Assim como nos últimos mundiais, a competição também teve a presença de 32 seleções, que foram classificadas através do processo eliminatório iniciado a 25 de agosto de 2007 e finalizado a novembro de 2009.
As vagas foram distribuídas pela confederação africana com seis vagas (incluindo o país-sede), asiática com quatro, norte-americana, centro-americana e caribenha com três, sul-americana com quatro e europeia com treze. Aoceânica disputou uma vaga de repescagem com o quinto colocado das eliminatórias asiáticas. Há uma outra vaga de repescagem, que foi disputada entre o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas e o quarto colocado das eliminatórias norte-americana, centro-americana e caribenha.
page4output (2)
Pela primeira vez na história das Copas, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte competiram simultaneamente. Na única vez em que a Coreia do Norte competiu, em 1966, a Coreia do Sul não estava presente. Também foi inédita a participação de duas seleções da Oceania em uma mesma edição do mundial, assim como a participação recorde de seleções africanas, seis no total. Destaca-se ainda, a 19ª participação do Brasil no torneio, continuando a ser a única seleção que participou de todas as fases finais.
A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul teve todos os campeões mundiais, algo que não ocorreu na edição da Alemanha. Sendo assim, o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina eUruguai, e ainda os campeões França e Inglaterra participaram desta Copa. A última vez que isto ocorreu foi em 2002, quando todos os vencedores de um Mundial estavam presentes. Além de 2010 e 2002, nos Mundiais de 199019861970,196619621954 e 1950 todos os campeões mundiais de então estiveram presentes. O contraponto é a Copa de 1958, naSuécia, quando somente a Alemanha Ocidental (campeã mundial da época) estava presente, contra as ausências deUruguai e Itália e a Copa do Mundo de 1930 e 1934 sem campeões mundiais presentes.
As seleções de Honduras e Nova Zelândia haviam disputado a Copa de 1982 e retornaram, curiosamente, para a Copa 2010, após ficarem de fora da grande festa do futebol durante longos 28 anos.
Portugal e Alemanha (respectivamente 4º e 3º lugares na Copa de 2006) ao se classificarem quebraram um tabu que durava desde 1986: toda seleção europeia que fica em 3º ou em 4º lugares no mundial anterior ficava de fora da Copa seguinte. Aconteceu com a França 3º em 1986Inglaterra 4º em 1990Suécia 3º em 1994Holanda 4º em 1998 e Turquia3º em 2002.
Pela primeira vez a seleção da Austrália disputou, não as eliminatórias da Oceania e sim as eliminatórias da Ásia; com isso, pela primeira vez, dois países da Oceania (geograficamente falando) participaram de uma mesma edição da Copa do Mundo: a Austrália e a Nova Zelândia.
page4output

Sorteio 

Foi realizado em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do CaboÁfrica do Sul. As 32 seleções classificadas para o estágio final da Copa do Mundo foram divididas em 8 grupos (A, B, C, D, E, F, G e H) de 4 países cada.17
Em 2 de dezembro, a FIFA anunciou oficialmente os cabeças de chaves e as divisões dos potes para o sorteio. A grande surpresa foi a presença dos Países Baixos no pote dos cabeças de chave
Pote 1 (cabeças de chave)Pote 2Pote 3Pote 4
Bandeira da África do Sul África do Sul
Brasil Brasil
Flag of Spain.svg Espanha
Países Baixos Países Baixos
Flag of Italy.svg Itália
Bandeira da Alemanha Alemanha
Flag of Argentina.svg Argentina
Flag of England.svg Inglaterra
Flag of Australia.svg Austrália
Flag of Japan.svg Japão
Flag of North Korea.svg Coreia do Norte
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul
Flag of Honduras.svg Honduras
Flag of Mexico.svg México
Flag of the United States.svg Estados Unidos
Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia
Flag of Algeria.svg Argélia
Flag of Cameroon.svg Camarões
Flag of Côte d'Ivoire.svg Costa do Marfim
Flag of Ghana.svg Gana
Flag of Nigeria.svg Nigéria
Flag of Chile.svg Chile
Flag of Paraguay.svg Paraguai
Flag of Uruguay.svg Uruguai
Flag of Denmark.svg Dinamarca
Bandeira da França França
Grécia Grécia
Flag of Portugal.svg Portugal
Bandeira da Sérvia Sérvia
Flag of Slovakia.svg Eslováquia
Flag of Slovenia.svg Eslovénia
Flag of Switzerland.svg Suíça
page5output (2)

Fase de grupos 

Formações de Portugal e Coreia do Norte, ouvindo os hinos nacionais.
A fase de grupos contou com 32 seleções divididas em oito grupos com quatro seleções cada.
Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, o país anfitrião (no caso, aÁfrica do Sul) foi eliminado na fase de grupos. No jogo de estreia, a África do Sul empatou com o México por 1 a 1. No segundo jogo, perdeu de 3 a 0 para oUruguai. E no último jogo venceu a seleção francesa por 2 a 1. Com isso, chegou aos quatro pontos, juntamente com o México. Mesmo assim, não foi classificada, devido ao saldo de gols (México com saldo positivo de um e a África do Sul com saldo negativo de dois) 
Devido a eliminação da Itália e da França, tornou-se a primeira vez na história das Copas do Mundo em que o campeão e o vice da Copa anterior foram eliminados na primeira fase 
Esta é fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2010:
page5output
DataLocalSeleçõesGrupoRes.
Sexta-feira, 11 de junho de 2010JoanesburgoBandeira da África do Sul África do Sul - Flag of Mexico.svg MéxicoA1–1
Sexta-feira, 11 de junho de 2010Cidade do CaboFlag of Uruguay.svg Uruguai - Bandeira da França FrançaA0–0
Sábado, 12 de junho de 2010Porto ElizabethFlag of South Korea.svg Coreia do Sul - Grécia GréciaB2–0
Sábado, 12 de junho de 2010JoanesburgoFlag of Argentina.svg Argentina - Flag of Nigeria.svg NigériaB1–0
Sábado, 12 de junho de 2010RustemburgoFlag of England.svg Inglaterra - Flag of the United States.svg Estados UnidosC1–1
Domingo, 13 de junho de 2010PolokwaneFlag of Algeria.svg Argélia - Flag of Slovenia.svg EslovéniaC0–1
Domingo, 13 de junho de 2010PretóriaBandeira da Sérvia Sérvia - Flag of Ghana.svg GanaD0–1
Domingo, 13 de junho de 2010DurbanBandeira da Alemanha Alemanha - Flag of Australia.svg AustráliaD4–0
Segunda-feira, 14 de junho de2010JoanesburgoPaíses Baixos Países Baixos - Flag of Denmark.svg DinamarcaE2–0
Segunda-feira, 14 de junho de2010BloemfonteinFlag of Japan.svg Japão - Flag of Cameroon.svg CamarõesE1–0
Segunda-feira, 14 de junho de2010Cidade do CaboFlag of Italy.svg Itália - Flag of Paraguay.svg ParaguaiF1–1
Terça-feira, 15 de junho de 2010RustemburgoFlag of New Zealand.svg Nova Zelândia - Flag of Slovakia.svg EslováquiaF1–1
Terça-feira, 15 de junho de 2010Porto ElizabethFlag of Côte d'Ivoire.svg Costa do Marfim - Flag of Portugal.svg PortugalG0–0
Terça-feira, 15 de junho de 2010JoanesburgoBrasil Brasil - Flag of North Korea.svg Coreia do NorteG2–1
Quarta-feira, 16 de junho de2010NelspruitFlag of Honduras.svg Honduras - Flag of Chile.svg ChileH0–1
Quarta-feira, 16 de junho de2010DurbanFlag of Spain.svg Espanha - Flag of Switzerland.svg SuíçaH0–1
Quarta-feira, 16 de junho de2010PretóriaBandeira da África do Sul África do Sul - Flag of Uruguay.svg UruguaiA0–3
Quinta-feira, 17 de junho de2010PolokwaneBandeira da França França - Flag of Mexico.svg MéxicoA0–2
Quinta-feira, 17 de junho de2010JoanesburgoFlag of Argentina.svg Argentina - Flag of South Korea.svg Coreia do SulB4–1
Quinta-feira, 17 de junho de2010BloemfonteinGrécia Grécia - Flag of Nigeria.svg NigériaB2–1
Sexta-feira, 18 de junho de 2010JoanesburgoFlag of Slovenia.svg Eslovénia - Flag of the United States.svg Estados UnidosC2–2
Sexta-feira, 18 de junho de 2010Cidade do CaboFlag of England.svg Inglaterra - Flag of Algeria.svg ArgéliaC0–0
Sexta-feira, 18 de junho de 2010Porto ElizabethBandeira da Alemanha Alemanha - Bandeira da Sérvia SérviaD0–1
Sábado, 19 de junho de 2010RustenburgoFlag of Ghana.svg Gana - Flag of Australia.svg AustráliaD1–1
Sábado, 19 de junho de 2010DurbanPaíses Baixos Países Baixos - Flag of Japan.svg JapãoE1–0
Sábado, 19 de junho de 2010PretóriaFlag of Cameroon.svg Camarões - Flag of Denmark.svg DinamarcaE1–2
Domingo, 20 de junho de 2010BloemfonteinFlag of Slovakia.svg Eslováquia - Flag of Paraguay.svg ParaguaiF0–2
Domingo, 20 de junho de 2010NelspruitFlag of Italy.svg Itália - Flag of New Zealand.svg Nova ZelândiaF1–1
Domingo, 20 de junho de 2010JoanesburgoBrasil Brasil - Flag of Côte d'Ivoire.svg Costa do MarfimG3–1
Segunda-feira, 21 de junho de2010Cidade do CaboFlag of Portugal.svg Portugal - Flag of North Korea.svg Coreia do NorteG7–0
Segunda-feira, 21 de junho de2010Porto ElizabethFlag of Chile.svg Chile - Flag of Switzerland.svg SuíçaH1–0
Segunda-feira, 21 de junho de2010JoanesburgoFlag of Spain.svg Espanha - Flag of Honduras.svg HondurasH2–0
Terça-feira, 22 de junho de 2010RustenburgoFlag of Mexico.svg México - Flag of Uruguay.svg UruguaiA0–1
Terça-feira, 22 de junho de 2010BloemfonteinBandeira da França França - Bandeira da África do Sul África do SulA1–2
Terça-feira, 22 de junho de 2010DurbanFlag of Nigeria.svg Nigéria - Flag of South Korea.svg Coreia do SulB2–2
Terça-feira, 22 de junho de 2010PolokwaneFlag of Argentina.svg Argentina - Grécia GréciaB2–0
Quarta-feira, 23 de junho de2010PretóriaFlag of the United States.svg Estados Unidos - Flag of Algeria.svg ArgéliaC1–0
Quarta-feira, 23 de junho de2010Porto ElizabethFlag of Slovenia.svg Eslovénia - Flag of England.svg InglaterraC0–1
Quarta-feira, 23 de junho de2010NelspruitFlag of Australia.svg Austrália - Bandeira da Sérvia SérviaD2–1
Quarta-feira, 23 de junho de2010JoanesburgoFlag of Ghana.svg Gana - Bandeira da Alemanha AlemanhaD0–1
Quinta-feira, 24 de junho de2010RustenburgoFlag of Denmark.svg Dinamarca - Flag of Japan.svg JapãoE1–3
Quinta-feira, 24 de junho de2010Cidade do CaboFlag of Cameroon.svg Camarões - Países Baixos Países BaixosE1–2
Quinta-feira, 24 de junho de2010PolokwaneFlag of Paraguay.svg Paraguai - Flag of New Zealand.svg Nova ZelândiaF0–0
Quinta-feira, 24 de junho de2010JoanesburgoFlag of Slovakia.svg Eslováquia - Flag of Italy.svg ItáliaF3–2
Sexta-feira, 25 de junho de 2010NelspruitFlag of North Korea.svg Coreia do Norte - Flag of Côte d'Ivoire.svg Costa do MarfimG0–3
Sexta-feira, 25 de junho de 2010DurbanBrasil Brasil - Flag of Portugal.svg PortugalG0–0
Sexta-feira, 25 de junho de 2010BloemfonteinFlag of Switzerland.svg Suíça - Flag of Honduras.svg HondurasH0–0
Sexta-feira, 25 de junho de 2010PretóriaFlag of Chile.svg Chile - Flag of Spain.svg EspanhaH1–2
page6output (2)
CURIOSIDADES

Características 

Um torcedor tocando uma vuvuzela.
A Copa na África do Sul, por ser a primeira Copa do Mundo FIFA em continente africano, causou um grande impacto sócio-econômico no continente e principalmente no país sede. A África do Sul investiu cerca de 3,6 bilhões deeuro (3 bilhões de libras esterlinas) em estádios e na infraestrutura, no entanto recuperou apenas um décimo dos custos: Ao invés dos estimados 680 milhões de euro (570 milhões de libras esterlinas) pelo aumento do turismo foram realizados somente cerca de 385 milhões de euro (323 milhões de libras esterlinas). Apenas 309 000 torcedores estrangeiros visitaram o torneio, contra a expectativa de 450 000.

Terrorismo 

Pouco antes do inicio da copa, houve boatos que ameaças terroristas estariam sendo feitas, em particular com o jogo entre Inglaterra e Estados Unidos, a polícia da África do Sul porém, afirmou estar preparada e negou as ameaças.29
Durante esta edição da Copa do Mundo FIFA, a milícia fundamentalista islâmica Al Shabab (que tenta derrubar o Governo Federal de Transição da Somália) torturou e matou quem assistia ao mundial, apesar da proibição imposta pelo grupo.30No fim-de-semana dos dias 12 e 13 de junho, por exemplo, raptaram e torturaram 30 jovens apaixonados por futebol, no distrito de Afgoi, perto da capital Mogadíscio.31 Noutro local, mais a norte, um rapaz foi baleado e veio a morrer no hospital, enquanto outros dez foram raptados pela Al Shabab durante a partida entre a Alemanha e a Austrália.32 A milícia chega a passar de casa em casa para efetuar a fiscalização.
page6output

Vuvuzelas 

vuvuzela, instrumento muito popular no país e usado pela torcida em todas as partidas, foi amplamente criticado pelos jogadores, incluindo Patrice EvraCristiano RonaldoLionel Messi e Carlos Tevez que culparam a vuvuzela pela atuação de suas equipes em campo. 

Paul, o polvo 

Na fase final da Copa, um polvo de nome Paul, pertencente a um zoológico na Alemanha ganhou destaque no mundo inteiro por predizer quem iria ganhar as partidas da Seleção Alemã na Copa. Colocavam-se duas caixas de vidro contendomexilhões, alimento preferido da espécie, dentro do aquário de Paul, cada caixa com a bandeira de um país que jogaria. Paul entrava e comia o alimento que estava no interior daquela que representava a bandeira do país vencedor.
De todas as 7 partidas que previu na Copa, Paul não errou nenhuma.
page7output (2)

Vitória em outro continente 

Com a vitória da Espanha neste mundial, a Europa conseguiu finalmente vencer uma Copa do Mundo fora de seu continente, igualando o feito do Brasil em 1958 e 2002. Antes disso, as outras seleções europeias campeãs mundiais (ItáliaAlemanhaInglaterra e França) obtiveram suas conquistas jogando somente dentro do continente.

Supremacia europeia 

A vitória da Espanha colocou os europeus em vantagem no número de títulos mundiais conquistados na Copa do Mundo. Somando as quatro conquistas da Itália, três da Alemanha, uma de InglaterraFrança e Espanha, os europeus somam 10 campeonatos conquistados, contra 9 conquistados pelos sul-americanos (cinco do Brasil, e duas de Uruguai e Argentina).

Humilhação pública na volta para casa 

A seleção da Coreia do Norte teve um árduo caminho na volta para casa. Os jogadores e o técnico Kim Jong-Hun foram recebidos pelo falecido ditador Kim Jong-Il no palácio presidencial, onde ficaram em posição militar, ouvindo em silêncio, insultos do ditador perante 400 pessoas. O treinador foi responsabilizado pela má campanha do time no Mundial, e foi obrigado a realizar trabalhos forçados (braçais) como punição. A seleção ficou em último lugar no Grupo G, onde foi derrotada pelo Brasil por 1-2, por Portugal por 0-7, e pela Costa do Marfim por 0-3
page7output

 primeira fase

GRUPO A

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Uruguai - BandeiraUruguai73210404
2México - BandeiraMéxico43111321
3África do Sul - BandeiraÁfrica do Sul4311135-2
4França - BandeiraFrança1301214-3
DATALOCALJOGOSRELATO
11/06/2010JohanesburgoÁfrica do Sul 1 x 1 MéxicoVer relato
11/06/2010Cidade do CaboUruguai 0 x 0 FrançaVer relato
16/06/2010PretóriaÁfrica do Sul 0 x 3 UruguaiVer relato
17/06/2010PolokwaneFrança 0 x 2 MéxicoVer relato
22/06/2010RustenburgMéxico 0 x 1 UruguaiVer relato
22/06/2010BloemfonteinFrança 1 x 2 África do SulVer relato
page8output (2)

GRUPO B

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Argentina - BandeiraArgentina93300716
2Coreia do Sul - BandeiraCoreia do Sul4311156-1
3Grécia - BandeiraGrécia3310225-3
4Nigéria - BandeiraNigéria1301235-2
DATALOCALJOGOSRELATO
12/06/2010Port ElizabethCoreia do Sul 2 x 0 GréciaVer relato
12/06/2010JohanesburgoArgentina 1 x 0 NigériaVer relato
17/06/2010JohanesburgoArgentina 4 x 1 Coreia do SulVer relato
17/06/2010BloemfonteinGrécia 2 x 1 NigériaVer relato
22/06/2010DurbanNigéria 2 x 2 Coreia do SulVer relato
22/06/2010PolokwaneGrécia 0 x 2 ArgentinaVer relato
page8output

GRUPO C

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Estados Unidos - BandeiraEstados Unidos53120431
2Inglaterra - BandeiraInglaterra53120211
3Eslovênia - BandeiraEslovênia43111330
4Argélia - BandeiraArgélia1301202-2
DATALOCALJOGOSRELATO
12/06/2010RustenburgInglaterra 1 x 1 Estados UnidosVer relato
13/06/2010PolokwaneArgélia 0 x 1 EslovêniaVer relato
18/06/2010JohanesburgoEslovênia 2 x 2 Estados UnidosVer relato
18/06/2010Cidade do CaboInglaterra 0 x 0 ArgéliaVer relato
23/06/2010Port ElizabethEslovênia 0 x 1 InglaterraVer relato
23/06/2010PretóriaEstados Unidos 1 x 0 ArgéliaVer relato
page9output (2)

GRUPO D

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Alemanha - BandeiraAlemanha63201514
2Gana - BandeiraGana43111220
3Austrália - BandeiraAustrália4311136-3
4Sérvia - BandeiraSérvia3310223-1
DATALOCALJOGOSRELATO
13/06/2010PretóriaSérvia 0 x 1 GanaVer relato
13/06/2010DurbanAlemanha 4 x 0 AustráliaVer relato
18/06/2010Port ElizabethAlemanha 0 x 1 SérviaVer relato
19/06/2010RustenburgGana 1 x 1 AustráliaVer relato
23/06/2010JohanesburgoGana 0 x 1 AlemanhaVer relato
23/06/2010NelspruitAustrália 2 x 1 SérviaVer relato
page9output

GRUPO E

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Holanda - BandeiraHolanda93300514
2Japão - BandeiraJapão63201422
3Dinamarca - BandeiraDinamarca3310236-3
4Camarões - BandeiraCamarões0300325-3
DATALOCALJOGOSRELATO
14/06/2010JohanesburgoHolanda 2 x 0 DinamarcaVer relato
14/06/2010BloemfonteinJapão 1 x 0 CamarõesVer relato
19/06/2010DurbanHolanda 1 x 0 JapãoVer relato
19/06/2010PretóriaCamarões 1 x 2 DinamarcaVer relato
24/06/2010RustenburgDinamarca 1 x 3 JapãoVer relato
24/06/2010Cidade do CaboCamarões 1 x 2 HolandaVer relato
page10output (2)

GRUPO F

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Paraguai - BandeiraParaguai53120312
2Eslováquia - BandeiraEslováquia4311145-1
3Nova Zelândia - BandeiraNova Zelândia33030220
4Itália - BandeiraItália2302145-1
DATALOCALJOGOSRELATO
14/06/2010Cidade do CaboItália 1 x 1 ParaguaiVer relato
15/06/2010RustenburgNova Zelândia 1 x 1 EslováquiaVer relato
20/06/2010BloemfonteinEslováquia 0 x 2 ParaguaiVer relato
20/06/2010NelspruitItália 1 x 1 Nova ZelândiaVer relato
24/06/2010JohanesburgoEslováquia 3 x 2 ItáliaVer relato
24/06/2010PolokwaneParaguai 0 x 0 Nova ZelândiaVer relato
page10output

GRUPO G

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Brasil - BandeiraBrasil73210523
2Portugal - BandeiraPortugal53120707
3Costa do Marfim - BandeiraCosta do Marfim43111431
4Coreia do Norte - BandeiraCoreia do Norte03003112-11
DATALOCALJOGOSRELATO
15/06/2010Port ElizabethCosta do Marfim 0 x 0 PortugalVer relato
15/06/2010JohanesburgoBrasil 2 x 1 Coreia do NorteVer relato
20/06/2010JohanesburgoBrasil 3 x 1 Costa do MarfimVer relato
21/06/2010Cidade do CaboPortugal 7 x 0 Coreia do NorteVer relato
25/06/2010DurbanPortugal 0 x 0 BrasilVer relato
25/06/2010NelspruitCoreia do Norte 0 x 3 Costa do MarfimVer relato
page11output (2)

GRUPO H

SELEÇÕESPGJVEDGPGCSG
1Espanha - BandeiraEspanha63201422
2Chile - BandeiraChile63201321
3Suíça - BandeiraSuíça43111110
4Honduras - BandeiraHonduras1301203-3
DATALOCALJOGOSRELATO
16/06/2010NelspruitHonduras 0 x 1 ChileVer relato
16/06/2010DurbanEspanha 0 x 1 SuíçaVer relato
21/06/2010Port ElizabethChile 1 x 0 SuíçaVer relato
21/06/2010JohanesburgoEspanha 2 x 0 HondurasVer relato
25/06/2010PretóriaChile 1 x 2 EspanhaVer relato
25/06/2010BloemfonteinSuíça 0 x 0 HondurasVer relato
page11output

 fase final

FINALLOCALJOGOSRELATO
11/07/2010JohannesburgoHolanda 0 x 1 EspanhaVer relato
page12output (2)
3º LUGARLOCALJOGOSRELATO
10/07/2010Port ElizabethUruguai 2 x 3 AlemanhaVer relato
page12output
SEMIFINAISLOCALJOGOSRELATO
07/07/2010DurbanAlemanha 0 x 1 EspanhaVer relato
06/07/2010Cidade do CaboUruguai 2 x 3 HolandaVer relato
page13output (2)
QUARTASLOCALJOGOSRELATO
03/07/2010JohannesburgoParaguai 0 x 1 EspanhaVer relato
03/07/2010Cidade do CaboArgentina 0 x 4 AlemanhaVer relato
02/07/2010JohannesburgoUruguai 1 x 1 (4 x 2) GanaVer relato
02/07/2010Port ElizabethHolanda 2 x 1 BrasilVer relato
page13output
OITAVASLOCALJOGOSRELATO
29/06/2010Cidade do CaboEspanha 1 x 0 PortugalVer relato
29/06/2010PretóriaParaguai 0 x 0 (5 x 3) JapãoVer relato
28/06/2010JohannesburgoBrasil 3 x 0 ChileVer relato
28/06/2010DurbanHolanda 2 x 1 EslováquiaVer relato
27/06/2010JohannesburgoArgentina 3 x 1 MéxicoVer relato
27/06/2010BloemfonteinAlemanha 4 x 1 InglaterraVer relato
26/06/2010RustenburgEstados Unidos 1 x 2 GanaVer relato
26/06/2010Port ElizabethUruguai 2 x 1 Coreia do SulVer relato
page14output (2)

page14output

page15output (2)

page15output

page16output (2)

page16output

page17output (2)

page17output

page18output (2)

page18output

page19output (2)
page19output

page20output (2)

page20output

page21output (2)

page21output

page22output (2)

page22output

page23output (2)

page23output

page24output (2)

page24output



page25output (2)


page25output



page26output (2)



page26output


page27output (2)


page27output


page28output (2)


page28output


page29output (2)


page29output


page30output (2)


page30output


page31output (2)


page31output


page32output (2)


page32output


page33output (2)


page33output


page34output (2)


page34output


page35output (2)


page35output






























Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.