CAÇULA E MARINHEIRO(dupla sertaneja)

FOLDER (1)
Orlando Bianchi, o Caçula, nasceu em São José do Rio Preto-SP no ano de 1934, e Benedito Brás dos Reis, o Marinheiro, nasceu em Piracanjuba-GO no ano de 1929. 
Não confundir o Caçula da dupla "Caçula e Marinheiro" com o Caçula que formou dupla com Mariano na inesquecível Turma Caipira de Cornélio Pires. Trata-se apenas de coincidência de nome artístico, assim como o Chitãozinho da dupla "Adolfinho e Chitãozinho", que não tem nada a ver com o Chitãozinho que canta em dupla com seu irmão Xororó.
Caçula e Marinheiro (1978) Cantinho do Céu
Orlando começou como "menino-prodígio" da sanfona e se apresentou na Rádio Rio Preto, em sua cidade-natal, com apenas 7 anos de idade, no ano de 1941. Gravou seu primeiro disco aos 20 anos de idade pela gravadora Star (que mais tarde veio a ser a gravadora Copacabana), tendo no lado A a guarânia "Dulcelina" (Mirinho) e no lado B a moda campeira "Preguiçoso" (Durval de Souza), interpretação a cargo dos Irmãos Souza e Caçula.
cacula_marinheiro_07
Ao que consta, os Irmãos Souza, juntamente com Caçula, gravaram 5 Discos 78 RPM entre 1953 e 1957, com composições de Zé Mariano, Zé do Rancho, Zé do Pinho, Bolinha e Caçula. 
Foi por essa época, ainda em São José do Rio Preto-SP, que Caçula conheceu o Violeiro Zé do Rancho, que formava então uma dupla com Bolinha. Formaram então um trio, no ano de 1955.
cacula-e-marinheiro-lp-vinil-cantinho-do-ceu-mpb-sertanejo_MLB-O-234712647_6360
No ano seguinte, Orlando conheceu Benedito na Rádio Bandeirantes de São Paulo-SP. Benedito, por sua vez já tinha o nome artístico de Marinheiro e formava com Cândido de Paula Brasão a dupla "Brasão e Marinheiro" (Cândido de Paula Brasão foi também o "primeiro Brasão" da dupla Brasão e Brasãozinho; com o falecimento prematuro de Cândido, o Brasão passou a ser Adésio Silvestre e, após algum tempo, o "terceiro Brasão" passou a ser José Firmino da Silva Filho).
Capa Net
A dupla "Brasão e Marinheiro" gravou 2 Discos 78 RPM pela Copacabana: Nº 5.597 (gravado em 1956), tendo, no lado A, o cururu estilizado "É Chato Gostar" (Goiá e Brasão) e, no lado B, o xote "Sul de Minas" (Vantuil, Brasão e Marinheiro) (nesse disco, Vantuil acompanhou "Brasão e Marinheiro") e o Nº 5.807 (gravado em 1957), tendo, no lado A, a toada "Versos da Saudade" (Brasão) e, no lado B, a valsa intitulada "Valsa do Amor" (Brasão e Marinheiro). 
Pouco tempo depois de terem se conhecido, Orlando e Benedito formaram a dupla "Caçula e Marinheiro", a qual passou a se apresentar no inesquecível programa "Alvorada Cabocla", nos 1100 kHz da Rádio Nacional de São Paulo-SP (hoje Rádio Globo), sob o comando do Radialista Nhô Zé. 
Caçula e Marinheiro gravaram o primeiro disco 78 RPM pelo selo Sertanejo (PTJ-10.068) em março de 1960, tendo no lado A a guarânia "Não Chores Assim" (Caçula e Marinheiro) e no lado B a canção rancheira "Destino de um Boêmio" (Marinheiro e Caçula).
Capa
Em agosto do mesmo ano, a dupla gravou o segundo disco 78 RPM, também pelo selo Sertanejo (PTJ-10.114), com a guarânia "Volte Para Mim" (Caçula e José Rosa) no lado A, e a canção-rancheira "Não Chores Mulher" (Marinheiro e Nhô Zé) no lado B. 
Consta um total de 7 discos 78 RPM gravados por "Caçula e Marinheiro", entre 1960 e 1964.
FOLDER (2)
A dupla também gravou 18 LP's, entre 1961 e 1976, com destaque para belíssimas composições próprias tais como "Nossa União" (Caçula e José Russo), "Cantinho do Céu" (Caçula e Marinheiro), "Milagre de Papai Noel" (Marinheiro e Nelson Gomes), "Uma Cruz Desceu do Céu" (Marinheiro e Edgar de Souza), "Igrejinha da Serra" (Marinheiro), "Nada Afastará Você de Mim" (Caçula e Marinheiro) e "Acidente do Norte de Minas" (Marinheiro e Antônio Soares), além de belíssimas obras de outros grandes Compositores, tais como "Meu Passado" (Roberto Stanganelli e Rodolfo Vila), "Piracicaba" (Newton Almeida Melo), "No Colo da Noite" (Lindomar Castilho e Ronaldo Adriano), "Primeiro a Esposa" (Roberto Stanganelli e Roberto Nunes), "A Dama de Vermelho" (Jeca Mineiro e Ado Benatti), "De Longe Também se Ama" (José Rico e Jair Silva Cabral), "Ébrio de Amor" (Palmeira e Ramoncito Gomes) e "Boneca Cobiçada" (Biá e Bolinha), além da peça instrumental "Bosque das Andorinhas" (Roberto Stanganelli e Sulino).
lp-cacula-e-marinheiro-cantinho-do-ceu-1968-caboclo_MLB-F-4466967378_062013
durante algum tempo, a dupla se transformou num trio, já que Clarinda Martins, que era filha do proprietário do Circo Irmãos Martins, no qual a dupla "Caçula e Marinheiro" costumava se apresentar, veio a ser a esposa do Marinheiro. A parte vocal ficava a cargo de Clarinda e Marinheiro, enquanto que o Caçula se encarregava dos solos de acordeon. O trio gravou durante dois anos na RCA. 
Clarinda, no entanto, adoeceu e veio a falecer. A dupla "Caçula e Marinheiro" só voltou a cantar em 1967, trazendo no repertório diversas composições que homenageavam Clarinda, tais como "Aquele Dia Tão Triste" (Marinheiro, Hélio Ferreira e A. Gouveia), "Onde Estás, Meu Amor" (Marinheiro e Caçula) e "Pertinho de Deus" (Marinheiro). 
Apesar dos 7 Discos 78 RPM e dos 18 LP's, lamentavelmente, pouquíssimas gravações de "Caçula e Marinheiro" foram remasterizadas em CD.
lp-cacula-e-marinheiro-no-colo-da-noite_MLB-F-3578171150_122012
78 ROTAÇÕES





03/1960 - SERTANEJO - PTJ-10068
A - Não Chores Assim - (Caçula e Marinheiro)
B - Destino de um Boêmio - (Caçula e Marinheiro)



08/1960 - SERTANEJO - PTJ-10114
A - Volte Para Mim - (Caçula e José Rosa)
B - Não Chores, Mulher - (Marinheiro e Nhô Zé)



1961 - RCA VÍCTOR
A - Tu Voltarás
B - Quero Vingar-me



S/D - CABOCLO - CS-582
A - Se Você Gosta de Mim - (Jair Gonçalves)
B - Além da Imaginação - (Palmeira e Caçula)

S/D - CABOCLO - CS-614
A - Cantinho do Céu - (Caçula e Marinheiro)
B - Minha Dor - (Caçula, E. Kanzog e Milton Cristofani)
S/D - CABOCLO - CS-628
A - Meu Casamento - (Sebastião Aurélio e Benedito Seviero)
B - Quero Estar Contigo - (Caçula e Marinheiro)



1964 - CABOCLO - CS-648
A - Uma Cruz Desceu do Céu - (Marinheiro e Edgard de Souza)
B - Divórcio - (Pepe Ávila e Benil Santos)



1964 - CABOCLO - CS-659
A - Quero Beber - (Caçula e Paulo Augusto)
B - Calma Coração - (Marinheiro e Valdomiro Prado)





Texto: Sandra Cristina Peripato

Fonte: www.boamusicaricardinho.com
lp-vinil-cacula-e-marinheiro_MLB-F-2830018715_062012

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.