A HISTORIA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE PARTE FINAL

Neymar sorri: segundo o jogador, a felicidade o fez ficar na Vila

Santos Futebol Clube PARTE final

 ESTATISTICAS CLICK AQUI Década de 2010 

Giovanni, ídolo nos anos 90, retornou ao Santos em 2010.
Em 2010, já sobre a administração de Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro (também conhecido como LAOR), o trabalho na base dá certo novamente e aparece outra geração dos "Meninos da Vila" que reuniu os craques NeymarPaulo Henrique Ganso,AndréWesley, o goleiro Rafael, os quais, juntos de Robinho que voltou por empréstimo e outros jogadores e com o técnico Dorival Junior, prometiam reescrever a história internacional do clube no cenário futebolístico. No primeiro semestre conseguiu o título de Campeão Paulista, derrotando o time do Santo André. A nova administração segurou Neymar que recusou uma oferta milionária de transferência ao futebol inglês.
Sucessivamente, depois do intervalo causado pela disputa da Copa do Mundo, o Santos conquistou seu segundo título no ano, o da Copa do Brasil (inédito para o clube) na dupla final com o Vitória com uma vitória por 2 a 0 na Vila Belmiro e uma derrota por 2 a 1 no Barradão. Foi o coroamento de uma campanha marcada por um ataque arrasador, com goleadas implacáveis como os 10x0 contra o Naviraiense e os 8x1 contra o Guarani, jogo em que Neymar marcou cinco vezes.
escudos
No segundo semestre de 2010, com perdas de jogadores importantes com Wesley (vendido para o Werder Bremen daAlemanha), André (vendido para o Dínamo de Kiev da Ucrânia), Robinho (que voltou do empréstimo para o Manchester City da Inglaterra), e Ganso (que se contundiu em uma partida contra o Grêmio ainda no primeiro turno e não jogou mais no campeonato), além da demissão do técnico Dorival Júnior depois de um desentendimento envolvendo o jogadorNeymar, o Santos não conseguiu ir além de um oitavo lugar e adiou a conquista da chamada "tríplice coroa" (título simbólico dado a quem vencesse no mesmo ano o Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). Antes do final do ano foi confirmada a volta do jogador Elano, o primeiro grande reforço para a disputa da Copa Libertadores da América de 2011, além da contratação do técnico Adilson Batista.
Em 2011, ao contrário do que se esperava, o Santos não teve um bom início de temporada, acumulando problemas com treinadores e jogadores contundidos. Muricy Ramalho assumiu o time pouco antes do início da fase eliminatória do Campeonato Paulista e o Santos se tornou bicampeão paulista (2010 e 2011). No Campeonato Brasileiro de 2011 o Santos ficou apenas em décimo lugar mas o atacante Borges que foi a grande contratação do clube para o segundo semestre do ano, se sagrou o artilheiro da competição com 23 gols.
santos44amador1sala

A reconquista da América 

Antes do início da Copa Libertadores da América de 2011, o Santos era apontado como um dos favoritos. Os adversários da fase de grupos foram o Deportivo Táchira (Venezuela), Cerro Porteño (Paraguai) e Colo-Colo (Chile). Ao fim dos três primeiros jogos, contudo, a situação do clube praiano era dramática: apenas dois empates (0-0 com o Deportivo Táchira e 1-1 com o Cerro Porteño) e derrota para o Colo-Colo (2-3). Com esses resultados a única chance do Santos classificar-se era obtendo três vitórias nas partidas restantes, senão não passaria de fase.
Final da Copa Libertadores da América de 2011entre Santos e Peñarol no Estádio do Pacaembu.
A primeira dessas três partidas decisivas foi contra o Colo-Colo na Vila Belmiro. O Santos vencia tranquilo por 3-0 (Elano,Danilo e Neymar) mas ao comemorar o seu gol usando uma máscara, Neymar foi expulso. Zé Eduardo e Elano (que estava no banco, já substituído) também e o adversário chileno aproveitou para reagir, marcando dois gols. Apesar dos dois jogadores a menos o Santos conseguiu a primeira vitória (3-2). O jogo seguinte seria em Assunção, contra o Cerro Porteño. Mesmo sem os três titulares, o Santos trazia como trunfo a estréia de Ganso na Copa Libertadores da América e o técnico Muricy Ramalho, que assumira o cargo de treinador após deixar o Fluminense, time que dirigira nas primeiras rodadas da competição. E o Santos de Muricy conseguiu aquilo que muitos julgavam improvável: venceu por 2-1, com gols de Danilo e Maikon Leite. Essa vitória deu confiança ao grupo, que se classificou com uma vitória de 3-1 sobre o Deportivo Táchira no estádio do Pacaembu.
Na sequência, pelas Oitavas de Final, o Santos enfrentou o América do México. O time praiano estava cansado com sucessivos jogos decisivos, inclusive na fase final do Campeonato Paulista. O técnico Muricy Ramalho manteve o time titular em ambas as competições, e com isso o Santos foi o campeão do campeonato paulista e mesmo com o cansaço, se classificou para as Quartas de Final na Libertadores após vitória por 1-0 no Brasil e empate de 0-0 no México contra oAmérica (com grande atuação do goleiro santista Rafael), depois de uma desgastante viagem.
O adversário da próxima fase seria o Once Caldas, que eliminara o Cruzeiro, o melhor time da primeira fase (nessa mesma rodada, chamada de "quarta-feira do terror", além do Cruzeiro, todos os outros times brasileiros também foram eliminados:GrêmioInternacional e Fluminense). O Santos era o único time brasileiro a continuar na competição e garantiu nova classificação com outra vitória fora de casa, 1-0, e um empate no Pacaembu (1-1).
Já na Semi-Final, o adversário seria novamente o Cerro Porteño, que foi um dos competidores do Santos na Fase de grupos. O Santos acreditava na classificação e conseguiu após vitória de 1-0 e empate sofrido de 3-3 em Assunção.
santos47infsala
Assim, o Santos chegou a quarta final da competição em sua história (a última vez havia ficado com o vice-campeonato em 2003). O adversário era o tradicional Peñarol do Uruguai, pentacampeão da competição, que havia derrotado o argentino Vélez Sarsfield. Com isso, foi repetido o confronto de ambos na primeira conquista da Copa Libertadores da América pelo Santos, que derrotou os uruguaios na final de 1962. Sob a pressão de mais de 60.000 torcedores no estádio Centenário, campo do adversário, o Santos segurou um empate de 0-0. Na finalíssima, em22 de junho de 2011, deu quase tudo certo para o Santos. Após empatar em 0-0 no primeiro tempo, Neymar começou a vitória santista, ao receber passe preciso de Arouca, e assim, marcando no primeiro minuto do segundo tempo. Danilo, em bela jogada individual, marcou o segundo e praticamente selou a conquista. No final da partida, ozagueiro Durval marcaria contra, mas era tarde para o Peñarol conseguir um eventual empate. A partida terminou em 2-1 e o Santos se sagrou pela terceira vez campeão da Copa Libertadores da América, após 48 anos da última Libertadores conquistada pelo clube (1963). Com esse resultado, o Santos se igualou ao São Paulo como o clube brasileiro com mais títulos da competição Sul-Americana.
santos-1962

Tricampeonato Paulista 

Neymar, maior artilheiro do Santos após a Era Pelé.
Depois de ficarem apenas com o vice-campeonato de 2009, ano que chegaram ao time principal do Santos, Neymar e Ganso iniciaram a nova temporada como os principais jogadores da equipe, ajudados por reforços importantes como AroucaWesley eRobinho e com um novo treinador, Dorival Júnior. O time foi o melhor da primeira fase do Campeonato Paulista, conseguindo algumas grandes goleadas como o 9 a 1 sobre o Ituano e 6 a 3 contra o Bragantino. Na semifinal, duas vitórias sobre o São Paulo (3-2 e 3-0) garantiram a ida para a final. Em dois jogos contra o Santo André (3-2 e 2-3) o Santos conseguiria o título da competição graças a melhor campanha geral.
Em 2011, Elano retorna ao Santos e ajuda o time a conquistar o bicampeonato paulista, sendo um dos artilheiros do campeonato com 11 gols. Muricy Ramalhoassumiu o time pouco antes do início da fase eliminatória (o Santos ficou em quarto lugar na primeira fase) e com acertos na defesa que antes vinha sendo muito contestada, o Santos melhorou a competitividade e eliminou a Ponte Preta e o São Paulo, o melhor time da primeira fase. A final foi com o Corinthians e, depois de um empate de 0 a 0 no Pacaembu e uma vitória de 2 a 1 na Vila Belmiro, o Santos conseguiu o segundo título consecutivo. Arouca e Neymar marcaram os gols santistas na final
Pepe, um dos atletas do Santos convocados pela Seleção Brasileira, em 1962.
.
Em 2012, devido a disputa do Mundial no ano anterior, o Santos demorou para jogar com o time titular no Campeonato Paulista. A campanha começou em 21 de janeiro, com um empate de 1 a 1 com o XV de Piracicaba enquanto os titulares só iniciariam o campeonato na quinta rodada, em 2 de fevereiro (outro empate, 1-1 contra o Oeste). Alternando a disputa da competição paulista com a Copa Libertadores, o Santos ainda voltaria a usar os reservas e poupar alguns jogadores na sequência das partidas e com isso o time ficou apenas em terceiro lugar na primeira fase. Nos jogos finais, o Santos derrotou o Mogi Mirim (2-0) e o São Paulo (3-1). A final foi contra o Guarani e o terceiro tricampeonato paulista da história do clube foi conseguido com duas expressivas vitórias (3-0 e 4-2) em partidas realizadas no Morumbi. Os gols santistas no segundo jogo, dia 13 de maio de 2012, foram de Alan Kardec (2) e Neymar (2), que encerrou a competição como artilheiro com 20 gols marcados. Em 2013, o Santos chegou à sua quinta final consecutiva, mas acabou ficando com o vice-campeonato, sendo superado pelo Corinthians na final.
santos-bi-libertadores-divulgacao-1963-620

O vice mundial 

O Santos já estava pensando no Mundial de Clubes desde a conquista da Libertadores, por conta disso o treinador Muricy Ramalho chegava a mandar os jogadores reservas em algumas partidas do Campeonato Brasileiro de 2011, buscando poupar os titulares. A equipe embarcou rumo ao Japão em 6 de dezembro de 2011 com festa da torcida no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O time fez uma escala em FrankfurtAlemanha antes de prosseguir até Nagoya.  Dos titulares que embarcaram, só não foi Adriano; o volante, que teria a missão de marcar Lionel Messi numa eventual final com oBarcelona, acabou sofrendo uma grave lesão no tornozelo direito na partida contra o Atlético-GO, no Pacaembu.
A estréia do clube na competição foi no dia 14 de dezembro, quando o Alvinegro derrotou Kashiwa Reysol por 3x1, com gols de NeymarBorges e Danilo, garantindo vaga para a final. No dia 18 de dezembro, o Santos encarou o Barcelona, e foi derrotado por 4 a 0, com dois gols de Messi, um de Xavi e outro de Fàbregas. 
santos-campeao9_041454

Reformulação 2013 

Após o vice-campeonato Paulista, o time passa por uma reformulação que começa com a venda do atacante Neymar aoBarcelona e a demissão do técnico Muricy Ramalho, o goleiro Rafael é vendido ao Napoli, o meia Felipe Anderson à Lazio, e outros jogadores deixam o time. O clube reforça a equipe com a contratação do lateral esquerdo chileno Eugenio Menajunto ao Universidad de Chile, do lateral direito Cicinho negociado junto à Ponte Preta e do Thiago Ribeiro negociado junto ao Cagliari, por R$ 10 milhões. O técnico passa a ser Claudinei Oliveira, técnico promovido pela da categoria sub-20 e campeão da Copa São Paulo de 2013. No Campeonato Brasileiro, o Santos ficou na sétima posição com 57 pontos, melhor campanha do clube desde o vice-campeonato de 2007.
santos-campeao-do-mundo

Santos nas Copas 

Pelé driblando dois jogadores da Suécia, na final da Copa de 58.
O Santos sempre foi ao longo dos tempos uma equipe que cedeu vários atletas para a Seleção Brasileira. Só de campeões mundiais, o Peixe cedeu 11 atletas.39 Na história das Copas, o Alvinegro teve 15 de seus jogadores convocados para defender a Seleção, sendo o meia-atacante Araken Patuscao primeiro santista a disputar um Mundial, em 1930, no Uruguai.
Na época havia uma briga entre a Associação Paulista de Esportes Atléticos(Apea) e a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), pois nenhum paulista estava na comissão técnica. Por este motivo, a Apea alegou não haver tempo hábil para que chefes de família deixassem tudo organizado e partissem para ficar tanto tempo afastados de casa. Isto fez com que o Brasil embarcasse apenas com jogadores que atuavam no Rio de Janeiro, com exceção de Araken Patusca, único paulista, que estava brigado com o a direção do time santista.
Mas as participações dos jogadores do Santos sempre se notabilizaram pelo número de atletas que foram campeões do Mundo. Em 1958, na Suécia, o Alvinegro cedeu o ponta-esquerda Pepe, além do volante Zito e do Rei do Futebol, Pelé. Estes dois atletas foram importantíssimos na arrancada brasileira rumo ao primeiro título de campeão mundial. Pois Pelé eZito só estrearam na vitória brasileira sobre a União Soviética, por 2 a 0, na última partida da primeira fase.
A consagração de Pelé começaria ali mesmo em gramados suecos, com o Atleta do Século sendo o artilheiro do Brasil, com seis gols, sendo que dois deles foram marcados na final contra os donos da casa.
santosfc1a
Em 1962, no Chile, o time da Vila Belmiro cedeu sete jogadores para que a seleção disputasse essa Copa do Mundo. Gilmar (goleiro), Mauro (zagueiro), Zito (volante),Mengálvio (meia), Coutinho (atacante), Pelé (atacante) e Pepe (atacante), foram os santistas que brilharam na conquista do bicampeonato. Pelé jogou apenas duas partidas, marcando um gol sobre o México, por 2 a 0, na estréia brasileira. Mas o Rei não pode continuar ajudando a Seleção, pois uma lesão muscular o impediu de atuar no restante da Copa.

Porém a Seleção continuou vencendo sem Pelé. Na final, Zito teve uma participação decisiva na vitória sobre a Tchecoslováquia por 3 a 1, já que o capitão santista fez o segundo gol brasileiro na final. O Peixe também teve uma grande participação com o zagueiro Mauro, que além de ter feito uma bela participação no Mundial disputado em terras chilenas, foi o capitão do time e teve a honra de erguer a Taça Jules Rimet, com o Brasil sendo coroado bicampeão do Mundo.

Na Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, o Brasil mais uma vez teve jogadores do Santos, o goleiro Gilmar, o zagueiro Orlando Peçanha, os volantes Lima e Zito, alem dos atacantePelé e Edu foram convocados.

santos-fc1cmn
Em 1970Carlos Alberto Torres (lateral-direito), Joel Camargo(zagueiro), Clodoaldo (volante), Pelé (atacante) e Edu(atacante), ajudaram o Brasil a ganhar a terceira estrela. Considerada por muitos como a melhor seleção que o Mundo viu jogar,40 o time liderado por Carlos Alberto Torres, que era o capitão desta seleção e Pelé, no auge de sua maturidade futebolística foram os responsáveis por comandar a equipe que encantou o Mundo e trouxe a Taça Jules Rimet de forma definitiva para o Brasil, com a conquista inédita na época de tri-campeão mundial.
O zagueiro Marinho Peres e o atacante Edu defenderam o Brasil na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Depois deles, somente em 2010 haveria outro atleta do clube convocado para uma Copa: o atacante Robinho.
Mesmo nas Copas de 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Coreia do Sul e Japão), o Santos se fez presente na Seleção Brasileira que conquistou os dois títulos. Em 1994, o zagueiro Ricardo Rocha e o volante Dunga, já tinham atuado com o manto alvinegro. O Dunga atuou no Peixe em1986, enquanto que Ricardo Rocha por pouco não foi convocado pelo time da Vila Belmiro, onde atuou até o fim de 1993, quando terminou o contrato dele com o clube e o zagueiro resolveu ir para o Vasco da Gama
Robinho durante aCopa do Mundo de 2010.
.
Em 2002, os santistas cederam para o time pentacampeão mundial o preparador de goleiros, Carlos Pracidelli, e o fisioterapeuta, Luis Rosan, que foi muito importante para a recuperação do atacante Ronaldo, artilheiro desta Copa do Mundo
Na Copa do Mundo de 2006, o jogador Robinho, recém-saído do Santos Futebol Clube, foi convocado. Também em 2006, esteve presente na Copa do Mundo de 2006 o zagueiro paraguaio Julio Manzur, convocado pela seleção de seu país e titular da conquista do Campeonato Paulista daquele ano.
Na Copa do Mundo de 2010, na África do SulRobinho voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira e, depois de 36 anos, o Santos FC voltou a ter um jogador de seu elenco convocado para o torneio. E na mesma Copa do Mundo na África do Sul, o mesmo jogador Robinho dois gols (contra Chile e Holanda) e também quebrou o jejum de gols de jogadores santistas em Copas do Mundo, que permanecia desde o gol de Carlos Alberto Torres, o quarto gol do Brasil na final daCopa do Mundo do 1970.
.
santosfc2sala

Outras seleções 

O primeiro jogador estrangeiro do Santos a participar de uma Copa do Mundo foi o goleiro Rodolfo Rodríguez. O arqueiro foi convocado para defender a Seleção Uruguaia, que disputou a Copa do Mundo de 1986, no México. O arqueiro santista ficou durante toda a participação uruguaia no banco de reservas, sem ter a chance de jogar uma partida, pois se contundiu em um dos treinamentos durante a Copa. Os uruguaios foram eliminados pela Argentina, nas oitavas-de-final, pelo placar de 1 a 0.
Em 2006, o Peixe foi representado pelo zagueiro Julio Manzur, da Seleção Paraguaia. O jogador santista disputou a sua primeira Copa do Mundo, já tendo ajudado a seleção de seu país a conquistar a medalha de prata, nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia. O zagueiro também foi muito importante na campanha que levou o Alvinegro Praiano ao título de Campeão Paulista de 2006, defendendo a equipe de Santos.
Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o Santos será representado pelo lateral esquerdo Eugenio Mena, convocado pelo técnico Jorge Sampaoli, para defender a Seleção Chilena no mundial.
santosfc9j

Rivalidades 

Clássico Alvinegro 

O Clássico Alvinegro é o confronto contra o Corinthians, e recebe esse nome em referência às cores dos dois clubes. O confronto entre Santos e Corinthians, é considerado o clássico mais antigo do futebol paulista.1 O primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu em 22 de junho de 1913, no campo do Parque Antarctica, a partida terminou 6 a 3 para o Santos. Em finais, os dois se enfrentaram seis vezes no Campeonato Paulista, em três delas o Santos saiu vitorioso, e foi em 1935, no jogo contra o Corinthians, que o Santos conquistou o seu primeiro título paulista, as duas equipes também se enfrentaram na final do Campeonato Brasileiro de 2002, em que o Santos se sagrou campeão.
santosfc50sala

San-São 

O Clássico com o São Paulo é chamado de San-São, foi apelidado em 1956 por Tomás Mazzoni, jornalista de A Gazeta Esportiva.  Este é o clássico, entre os dois clubes mais vitoriosos do Brasil na Copa Libertadores da América, ambos se sagraram campeões em 3 oportunidades. O primeiro jogo entre as duas equipes, ocorreu no dia 11 de maio, peloCampeonato Paulista de 1930, o jogo terminou empatado em 2 a 2. Os dois times fizeram em 1933, o primeiro jogo de futebol profissional do país, foi nele em que o apelido do Santos, "peixe", foi dito pela primeira vez, tratou-se de uma provocação, antes do início do jogo, da torcida tricolor com os jogadores do Santos, chamando-os de "peixeiros" de maneira pejorativa, a torcida santista retrucou dizendo "Somos peixeiros, e com muita honra!". A partir daí o apelido foi adotado pelo clube santista, e a mascote, a Baleia, foi criada.
SantosFC55CMN

Clássico da Saudade 

Partida entre Santos e Palestra Itália naVila Belmiro em 1934.
Clássico da Saudade é no futebol paulista, o confronto entre Palmeiras e Santos.43 Recebe esse nome, em referência aos dois maiores times do futebol paulista durante o auge do futebol-arte brasileiro, na década de 1960, quando o Palmeiras tinha Ademir da Guia e o Santos tinha Pelé. A primeira partida, aconteceu em 3 de agosto de 1915, no Velódromo de São Paulo, o Santos venceu o Palmeiras, que ainda tinha o nome Palestra Itália, pelo placar de 7 a 0. No dia 6 de março de 1958, Santos e Palmeiras fizeram no Pacaembu aquele que recebeu a alcunha de jogo mais emocionante da história,  o primeiro tempo acabou 5 a 2 para o Santos, no segundo tempo, o Palmeiras conseguiu virar o placar para 6 a 5, mas nos minutos finais, o Santos venceu o jogo por 7 a 6, com dois gols de Pepe.
santosfc58

Estrutura 

Estádio 

Inauguração do Estádio, em 1916.
Antes do estádio do Santos ser construído, o clube fazia jogos oficiais onde hoje está localizada a Igreja Coração de Maria, na Avenida Ana Costa. Os treinos eram feitos em um campo distinto, localizado no Bairro do Macuco. Em1915 os dirigentes passaram a procurar terrenos na cidade. Em 31 de maio de 1916, uma assembléia geral aprovou a compra de uma área de 16.650 metros quadrados, no bairro da Vila Belmiro, aprovado pelo presidente do clube, Agnello Cícero de Oliveira. A compra do terreno foi feita em 16 de junho de 1916.45
A construção do estádio foi concluída em 1916, sua inauguração ocorreu em12 de outubro do mesmo ano, mas a primeira partida foi realizada somente 10 dias depois, em 22 de outubro de 1916, válido pelo Paulistão. A partida de estréia foi entre Santos e Ypiranga, onde o Santos ganhou de 2 a 1, cujo o primeiro gol da partida e da história do estádio foi feito por Adolfo Millon Jr., da equipe Santista.
SantosFC70
O primeiro sistema de iluminação foi estreado em 21 de março de 1931, às oito horas da noite, num jogo amistoso entre o Santos e uma Seleção de futebol que a cidade de Santos possuía na época. Apesar da data ser especial, o Santos perdeu de 1 a 0 para a Seleção Santista; gol de Manoel Cruz, que também servia de meia-direita na Portuguesa Santista.
Com a morte de Urbano Caldeira, um dos mais fanáticos presidentes santistas, em 1933, o estádio foi batizado oficialmente de Estádio Urbano Caldeira em sua homenagem.
O recorde de público no estádio foi num clássico contra o Corinthians: 32.989 pessoas giraram as catracas do estádio para ver o jogo no dia 20 de setembrode 1964. Entretanto, esse dia quase foi trágico: cerca de 10 minutos depois do apito inicial do juiz, uma das arquibancadas do estádio cai e fere 181 pessoas. O jogo foi parado ali mesmo para atendimento de Primeiros Socorros. Muitas pessoas consideram até hoje esse jogo como o mais curto da história do futebol mundial. O jogo em questão, foi remarcado para 10 dias depois no Estádio do Pacaembu, onde terminou empatado em 1 a 1.
santosfc78
Logo após o término do Campeonato Paulista de 1996, a diretoria do clube decidiu que o gramado da Vila Belmiro, amplamente criticado, passaria por uma ampla reforma. Um moderno sistema de drenagem e irrigação controlado por computador foi instalado, o que proporcionou perfeitas condições de jogo com qualquer tempo. Hoje o gramado e o sistema de drenagem é melhor do que a maioria dos tradicionais estádios de São Paulo e do Brasil. A inauguração aconteceu no dia 27 de março de 1997, quando o Santos venceu o Internacional, em jogo válido pela Copa do Brasil. Concomitantemente à reforma do gramado, foi construído o complemento do anel da arquibancada atrás do gol de fundo do estádio. Além de aumentar a capacidade em cerca de 4.000 torcedores, a obra possibilitou uma harmonia arquitetônica ao estádio.
No dia 27 de janeiro de 1999, o Santos deu mais um passo para oferecer um estádio mais moderno aos seus torcedores. Neste dia, momentos antes de um clássico contra o Palmeiras, foi inaugurado o novo sistema de iluminação, tornando o estádio uma das praças de esportes mais bem iluminadas do Brasil. Com a obra, o estádio passou a oferecer um nível médio de iluminação de 1.200 lux, acima da recomendação mínima da FIFA de 1.000 lux.
Vista interna do Estádio Urbano Caldeira.
No dia 17 de novembro de 2003, dias depois do aniversário de 40 anos da conquista intercontinental de 1963 do Santos, foi inaugurado no estádio o Memorial das Conquistas. Além de contar toda história do clube, o museu abriga todos os títulos conquistados pelo peixe. Lá, estão guardados vários troféus conquistados pelo Santos, incluindo as taças intercontinentais de 1962 e 1963, as Libertadores (1962, 1963 e 2011) e os Brasileiros de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004. A visita ao museu inclui, também, os vestiários dos jogadores e entrada no campo.
santosfcf

Centros de treinamento 

CT Rei Pelé 

O clube faz seus treinos atualmente no CT Rei Pelé, localizado no bairro de Jabaquara em Santos. Considerado como um dos centros de treinamento mais modernos do Brasil, foi inaugurado em 2005. A ideia de construir um campo próprio para treinos do clube surgiu em meados da década de 90, na primeira gestão de Marcelo Teixeira na presidência do Santos. Em1992, o clube havia conseguido tomar posse de um terreno localizado perto da Santa Casa de Santos. Depois disso, iniciou-se a construção do que seria o primeiro centro de treinamentos do time Alvinegro. O nome do local é uma clara homenagem ao maior ídolo santista: Pelé.
Por ser um dos CTs mais modernos do páis, os jogadores e comissão técnica trabalham no que há de melhor em questão de máquinas de ginásticas, esteiras elétricas, massagem, três campos de futebol com dimensões oficiais da FIFA, piscina, etc.
O complexo conta ainda com um hotel de 28 quartos, um amplo restaurante, sala de jogos, cozinha, recepção e auditório para utilização em preleções e reuniões dos atletas.
Devido a sua notoriedade em modernidades e estrutura, o CT Rei Pelé também é sede de amistosos e jogos oficiais dos times amadores, campeonatos de categorias de base e campeonatos juvenis do clube. Durante a Copa do Mundo de 2014, o CT Rei Pelé, receberá a Seleção Mexicana de Futebol, a confirmação veio no dia 8 de dezembro de 2013, através do gerente da seleção mexicana, Antonio Manzanares, e do prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Outra seleção que se hospedará em Santos, será a Seleção Costarriquenha de Futebol, que fará seus treinos na Vila Belmiro. 
SantosFCinfantoJuvRiva

CT Meninos da Vila 

O Santos Futebol Clube sempre teve como um dos pilares de sua trajetória o trabalho desenvolvido nas categorias de base. Para dar seqüência ao processo de revelação de novos talentos, o Alvinegro Praiano construiu o Centro de Treinamento Meninos da Vila. Destinado às categorias de base do clube, o CT foi inaugurado no dia 7 de agosto de 2006.
Localizado na Av. Martins Fontes, n° 1277, no bairro do Saboó em Santos, o espaço homenageia os Meninos da Vila (nomenclatura utilizada para jogadores revelados no time da Vila Belmiro). Possui dois campos, em uma área de 25.500 metros, além de vestiários e setores administrativos, para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no local.
Para personalizar a homenagem feita aos Meninos da Vila, o clube nomeou o Campo 1 de Robinho e o Campo 2 eterniza o meia Diego, que foram grandes ídolos da torcida santista, na conquista do Brasileirão de 2002, que encerrou um jejum de 18 anos sem que o Peixe conquistasse um título importante.
santosfcj1

Símbolos 

Mascote 

Uma baleia, mascote oficial do clube.
O mascote do Santos é a baleia. 
Apesar da baleia ser o mascote oficial do Santos, o peixe também é conhecido como mascote pelos torcedores. Tudo começou no primeiro jogo do time como profissional, contra o São Paulo da Floresta, em 1933, sendo derrotado por 5 a 1. Não bastasse a derrota, os torcedores do Santos tiveram de ouvir os rivais, antes do jogo, chamarem seus jogadores de peixeiros. "Somos peixeiros, e com muita honra", teria assumido alguém na época. O símbolo foi adotado com orgulho, com direito a variações.
Hoje em dia, o Santos se faz representar pela dupla Baleião e Baleinha, que animam a torcida antes do início das partidas e durante os intervalos dos jogos realizados no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.
santosfcj2

Escudo 

As cores iniciais do Santos eram o azulbranco e dourado. Essas cores foram adotadas pela agremiação do clube logo no seu primeiro ano de existência, em 1912  .
A primeira adaptação do escudo atual surgiu em 1913. Era composto por um globo terrestre com os paralelos de latitude a partir de uma linha do equador e dos meridianos de longitude, tendo ao centro um escudo com dez listras verticais, alternadas em preto e branco, com uma faixa diagonal com o monograma SFBC (Santos Foot-Ball Clube), e do lado esquerdo superior uma esfera simbolizando a bola de futebol. Por cima do escudo, havia uma coroa. Esse escudo tinha também traçados os continentes em tom de amarelo, o Brasil em verde e os oceanos em azul. O acrônimo se tornou S.F.C.em 24 de abril de 1915, por solicitação do patrono do clube, Urbano Caldeira  .
As duas estrelas acima da imagem foram adicionadas em meados dos anos 1960, representando as duas taças Intercontinentais que o clube conquistou em 1962 e 1963  .
santosfcj3

Hino 

Há uma grande controvérsia quanto ao Hino Oficial do Santos Futebol Clube. A maioria dos torcedores santistas está mais acostumada a cantar e a ouvir a marchinha "Leão do Mar" em transmissões de jogos do clube, tanto nas emissoras de rádio quanto nas de TV. Essa marchinha foi criada em 1955 por Mangeri Neto e Mangeri Sobrinho49 , quando o Santos quebrou o jejum de 20 anos sem títulos na Vila Belmiro, com a conquista do Campeonato Paulista de 1955.
Mas o que viria a se tornar o hino oficial do clube só foi composto em 1957 por Carlos Henrique Paganeto Roma (ex-conselheiro do clube e filho do ex-presidente Modesto Roma). Porém o Conselho Deliberativo do clube só o reconheceu oficialmente em 1996, graças a proposta do conselheiro Júlio Teixeira Nunes.
santosfcj4

Uniformes 

Uniformes dos jogadores 

  • 1º - Camisa branca, calções e meias brancas.
  • 2º - Camisa com listras verticais em preto e branco, calções e meias pretas.
  • 3º - Camisa amarela, calções pretos e meias amarelas.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme

Uniformes dos goleiros 

  • Camisa cinza, mangas pretas, calções e meias cinzas.
  • Camisa preta, mangas amarelas, calções e meias pretas.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
'

Uniformes de treino 

  • Camisa azul, calções pretos e meias brancas.
  • Camisa branca, calções pretos e meias brancas.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Jogadores
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Comissão Técnica
santosfcmb

Torcida 

Torcida do Santos no Pacaembu.
Em pesquisa realizada pela Pluri Stochos, entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013 e publicada em 26 de março de 2013, apontou o Santos como a 7ª maior torcida do Brasil com 3,4%.  No dia 2 de fevereiro de2006, uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha apontou o Santos com 4% da população brasileira e 8 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil.  Em outra pesquisa feita pela Stochos Sports, mostra que de 2010 a 2012, o Santos aumentou em cerca de 20% o número de torcedores, também aponta que a torcida santista ultrapassou os palmeirenses nointerior de São Paulo, com 14,2% contra 11%. Na capital o Palmeiras ainda conta com vantagem, de 13,5% a 7,4%.  O Santos teve a segunda maior torcida Brasil na década de 60 com um esquadrão que encantou o mundo, liderado por Pelé, o time lotava os estádios do Brasil, o maior público em um jogo do Santos, foi na decisão da Taça Intercontinental de 1963, no Maracanã contra o Milan, 132.728 pessoas presenciaram a vitoria santista por 4 a 2.54 O Santos é o clube paulista com a maior média de público de uma edição do Campeonato Brasileiro, levando uma média de 49.306 pagantes por jogo no campeonato de 1983. 
santosjuvenil66

Torcidas organizadas 

  • Torcida Jovem do Santos
  • Sangue Jovem do Santos
  • Força Jovem do Santos
  • Torcida Tsunami Santista
  • Torcida Meninos da Vila
  • Jovem New York
  • Torcida Garra Santista
  • Torcida Santos, Sempre Santos
  • Torcida Tatu Santista
Santos-x-Vasco-da-Gama-21-07-2012

Treinadores 

Urbano Caldeira
O Santos teve como primeiro treinador, o irlandês Harold Cross, que dirigiu o time em 1912.  Em 1913, o lendário Urbano Caldeira, que, de 1913 a 1932, em períodos alternados, assumiu a função de treinar a equipe, Urbano que leva nome ao estádio da Vila Belmiro, também foi jogador e vice-presidente do Santos. 
Luís Alonso Pérez, o Lula, é considerado o treinador mais vitorioso da história do Santos, comandou o clube de 1954 a 1966 e conquistou 21 títulos em competições oficiais, também é o recordista em partidas como treinador do Santos, com 961 jogos.59 Outros treinadores com grandes passagens foram Antoninho FernandesPepeChico FormigaCastilhoEmerson LeãoVanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho.
SFC151

Presidentes 

Abaixo encontra-se uma lista dos últimos dez presidentes do Santos. 
Sizino Patusca, o primeiro presidente do clube em 1912.
Presidente
Período
Manuel dos Santos Sá
1987-1988
Otávio Adegas
1988
Miguel Assad Macool Filho
1988-1989
Antônio Aguiar Filho
1989-1991
Marcelo Teixeira
1991-1993
Miguel Kodja Neto
1994
Samir Jorge Abdul-Hak
1994-1999
Marcelo Teixeira
2000-2009
Luis Álvaro Ribeiro
2009-2013
Odílio Rodrigues
2013-

santos10156076_553061631476280_7901573858817969253_n

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.