A HISTORIA DA SELEÇÃO BRASILEIRA PARTE 01

 camisa-selecao-brasileira-copa-2014-neymar-jr-10-original-11142-MLB20040250055_012014-O

Seleção Brasileira de Futebol

Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil defutebol masculino, gerido pela Confederação Brasileira de Futebol(CBF), que representa o país nas competições de futebolorganizadas pela CONMEBOL e pela FIFA.
É a equipe mais bem-sucedida de futebol na história das Copas do Mundo, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou o Mundial com cinco títulos até então (19581962197019942002 ). Obteve um total de 72 títulos internacionais oficiais no nível profissional e de seleções de base, o que representa um recorde mundial.
Um lema vulgarmente usado sobre a Seleção Brasileira de Futebol, é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram.6 O Brasil é consistente entre as nações mais fortes de futebol do planeta e é a única equipe a ter jogado em todas as copas do mundo. 
Outras conquistas incluem o octacampeonato da Copa América (1919192219491989199719992004 e 2007) e o tetracampeonato da Copa das Confederações7 (199720052009 e2013).
Camisa da Seleção do Brasil - 1970
Entre as seleções rivais notórias, destaca-se a Argentina, sobretudo pelas disputas em diversas competições da América do Sul ao longo da história, confrontos em Copas do Mundo e por questionamentos acerca de quem teria sido o melhor jogador da história — se Pelé ou Maradona .
Outros grandes rivais são o Uruguai, com quem o Brasil já disputou jogos históricos em Copas do Mundo, como a traumática final daCopa de 1950 e a tensa semifinal da Copa de 1970, além de outras decisões de Copas Américas e de categorias de base; a Itália, com quem também disputou inúmeras partidas decisivas nas Copas, como as finais de 1970 e 1994, vencidas pelo Brasil, além do jogo da segunda fase de 1982, que contou com o êxito da equipe europeia e a eliminação traumática do favorito Brasil; e a França, sobretudo após a Copa de 1998, vencida pelos franceses em cima dos brasileiros  , além das Copas de 1986 e 2006, nas quais os europeus eliminaram os brasileiros nas quartas de final, e da 1958, quando o Brasil eliminou a então favorita França na semifinal.
2013-06-28_162909

1914–1938: A formação e os primórdios 

A primeira partida da seleção brasileira contra o Exeter City Football Club em 1914.
A Seleção Brasileira foi formada pela primeira vez em 20 de agosto de 1914. Fez seu primeiro jogo contra o Exeter City da Inglaterra, no campo do Fluminense Football Club, em 21 de julho daquele ano. Vitória para os brasileiros por 2 a 0, com o primeiro gol marcado por Oswaldo Gomes, do Fluminense. A equipe jogou ainda naquele ano em dois jogos contra a Seleção Argentina, sendo um amistoso em 20 de setembro e outro oficialmente, valendo a Copa Roca em 27 de setembro,11competição que visava a aproximar mais estes dois países.O Brasil venceu por 1-0 em Buenos Aires (gol de Rubens Salles), consagrando-se campeão do torneio, sendo esse o primeiro de vários títulos conquistados pela seleção Canarinho. O primeiro título relevante conquistado pela Seleção Brasileira foi o Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América,  com Friedenreich marcando o gol do título sobre o Uruguai, no Estádio das Laranjeiras construído pelo Fluminense para esta ocasião, já que o governo brasileiro não tinha o dinheiro para financiar este evento internacional. Em 1922, o Fluminense ampliou o seu estádio e a Seleção Brasileira conquistou o segundo título relevante de sua história, o bicampeonato do Sul Americano de Seleções.
Aprimeiraseleobrasileira
O Brasil é a única nação a ter se classificado para todas as edições da Copa do Mundo. Contudo, as participações iniciais do país estavam longe de serem bem sucedidas. Isso se deve à disputa interna do futebol brasileiro sobre o profissionalismo. Esse fato fez com que a Confederação Brasileira de Futebol fosse incapaz de convocar times com a força total. Em particular, disputas entre as federações estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro (as duas mais importantes da época) significavam que a seleção seria composta por jogadores vindos de apenas uma das federações.
Tanto na Copa de 1930, quando Preguinho marcou o primeiro gol da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, na estreia contra a Iugoslávia, em que o Brasil perdeu por 2 a 1, quanto na de 1934, o Brasil foi eliminado logo na primeira fase. Mas 1938 era um sinal do que viria, uma vez que o Brasil terminou em um bom terceiro lugar, com Leônidas da Silvafazendo história e terminando a copa como artilheiro e melhor jogador.
Após esta última até 1950, as edições da Copa do Mundo foram canceladas devido à Segunda Guerra Mundial.
b 1

1950: A derrota em casa para o Uruguai 

O Brasil sediou a Copa do Mundo de 1950, que foi o primeiro torneio a acontecer depois da II Guerra Mundial,  a única no Brasil. O torneio de 1950 foi único por não ter uma partida final, mas um quadrangular final; contudo, para todos os fins o jogo decisivo entre Brasil e Uruguai serviu como "final" do torneio. A partida foi jogada no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (então capital do país), assistida por algo em torno de 200.000 pessoas. O Brasil apenas precisava de um empate para ser campeão, mas acabou perdendo por 2 a 1 de virada, sendo Uruguai o segundo bicampeão mundial; essa partida desde então ficou conhecida na América do Sul como o Maracanazo.
A Seleção jogou de branco até a data fatídica de 16 de julho de 1950, quando perdeu para o Uruguai. Após essa data houve um concurso para escolher o novo uniforme da equipe, tendo sido escolhidos o amarelo como cor da camiseta, o azul como cor do calção e o branco a cor dos meiões. O concurso, promovido pelo jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, foi ganho pelo professor, jornalista gaúcho e, ironicamente, torcedor do Uruguai Aldyr Garcia Schlee.
b 3

1954: A derrota para a Hungria 

Para a Copa do Mundo de 1954, na Suíça, a equipe brasileira estava completamente renovada, para que a derrota doMaracanã pudesse ser esquecida, mas ainda tinha um bom grupo de jogadores, incluindo Nilton SantosDjalma Santos,Julinho e Didi.
O Brasil não foi muito longe por duas razões principais: a necessidade que seus jogadores tinham para provar que não eram covardes (como muitos foram acusados em 1950)[ ] e o fato de terem enfrentado a Hungria comandada por Puskás, o melhor time daquela Copa, na terceira fase.
b 4

1958–1970: A era de ouro 

Jogadores da Seleção Brasileiracomemoram o primeiro título mundial na Copa de 1958

1958: O primeiro título mundial  

O técnico do Brasil, Vicente Feola, impôs regras estritas para a equipe para aCopa do Mundo de 1958, na Suécia. Os jogadores receberam uma lista de quarenta coisas que eles não tinham permissão de fazer, incluindo usar chapéu ou guarda-chuva, fumar enquanto vestiam uniforme oficial e conversar com a imprensa fora dos locais designados. Era o único time que havia trazido um psicólogo (por causa das memórias de 1950, que ainda afetavam alguns jogadores) ou um dentista (já que, por causa de suas origens humildes, muitos jogadores tinham problemas dentais, o que causava infecções e tinha também um impacto negativo nas performances) com eles, e haviam mandado um representante para a Europa para assistir às partidas eliminatórias um ano antes do começo do torneio.
Bra_par1959ca
O Brasil caiu no grupo mais difícil, com InglaterraURSS e Áustria. Eles bateram a Áustria por
Garrincha.

 3-0 na primeira partida, então empataram em 0-0 com a Inglaterra. Os brasileiros estavam preocupados com sua partida contra os soviéticos, que tinham um físico excepcional e eram um dos favoritos a ganhar o torneio; sua estratégia era arriscar no começo do jogo para tentar marcar um gol logo no início. Antes da partida, os líderes do time, Bellini, Nílton Santos e Didi, falaram com o técnico e o persuadiram a fazer três substituições que seriam cruciais para o Brasil ganhar dos soviéticos e a Copa: Zito, Garrincha e Pelé começariam o jogo contra a União Soviética. No apito inicial, eles passaram a bola para Garrincha que passou por três jogadores antes de acertar a trave com um chute. Eles mantiveram a pressão sem descanso e, após três minutos, que mais tarde seriam chamados de "os três minutos mais grandiosos da história do futebol", Vavá deu ao Brasil a liderança no placar. Eles ganharam a partida por 2-0. Pelé marcou o único gol da partida das quartas-de-final contra o País de Gales, e eles bateram a França por 5-2 nas semifinais.
BRASIL 1950
O Brasil bateu os donos da casa, Suécia, na final por 5-2, ganhando sua primeira Copa do Mundo, se tornando a primeira nação a ganhar um título de Copa do Mundo fora de seu próprio continente. Repetiu o feito em 2002, ao triunfar na Ásia, somando títulos em três continentes. Depois só a Espanhaconquistou um título mundial fora do próprio continente, conseguindo-o naCopa do Mundo de
Pelé, na final da Copa, driblando os jogadores suecos

2010 na África do Sul. Um fato lembrado foi que Feola algumas vezes tirava sonecas durante os treinamentos e fechava os olhos durante os jogos, dando a impressão que ele estava dormindo. Por causa disso, Didi algumas vezes era tido como o verdadeiro técnico do time, já que ele comandava o meio de campo. Outro detalhe: na final da Copa, quando enfrentou a Suécia, o time brasileiro teve que arrumar o segundo uniforme urgentemente, já que o sueco era amarelo também. A Suécia emprestou ao Brasil seu uniforme reserva (camisetas azuis e calções brancos), e há informações de que os próprios jogadores costuraram os distintivos da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) durante a noite na camiseta no lugar dos distintivos suecos. Assim surgiu o uniforme reserva do Brasil. Diz-se que o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, tentou estimular os jogadores associando o azul da camisa ao "manto de Nossa Senhora".
BRASIL 1974

1962: O bicampeonato 

Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de 1959.
Na Copa do Mundo de 1962, o Brasil conseguiu seu segundo título com Garrinchacomo a grande estrela, fazendo gols de cabeça e também de perna esquerda e ainda jogando com febre a final, especialmente após Pelé ter se machucado no segundo jogo e estar impossibilitado de jogar pelo resto da Copa do Mundo.

1966: O fracasso 

Na Copa do Mundo de 1966, a preparação do time foi afetada por influências políticas. Todos os grandes clubes do futebol brasileiro queriam seus jogadores incluídos na equipe brasileira, para lhes dar mais exposição. Nos meses finais da preparação, o técnico Vicente Feola estava trabalhando com 46 jogadores, na qual apenas 22 iriam para a Inglaterra; isso causou muitas disputas internas e pressão psicológica.
O resultado foi que, em 1966, o Brasil teve uma das piores performances em todas as Copas do Mundo. Além disso, a derrota para a Hungria representou a única derrota de Garrincha com a camisa da seleção.
brasil_1962

1970: O tricampeonato 

A Seleção tricampeã. Em pé, da esquerda para a direita: Carlos AlbertoBrito,PiazzaFélixClodoaldo e Everaldo; agachados: JairzinhoGérsonTostãoPeléRivellino.
Após o fracasso na Copa do Mundo de 1966, a Seleção brasileira voltou a participar de eliminatórias para o torneio de 1970. Disputou uma das três vagas do continente sul-americano contra as Seleções da Colômbia,Venezuela e Paraguai que completavam o grupo B da América do Sul. A participação do Brasil foi irretocável, sob o comando do técnico João Saldanha, venceu todos os adversários em ambas as partidas (jogos de ida e volta), marcando 23 gols e sofrendo apenas dois 15 .
A base da seleção era formada por jogadores do BotafogoCruzeiro e doSantos. Utilizando o esquema 4-2-4, o time principal tinha a seguinte formação:Goleiro - Félixlaterais - Carlos Alberto e Rildo, zagueiros - Djalma Dias e Joel,médio-volante - Piazzameia-armador - Gersonponteiros - Jairzinho e Edu e completando o ataque - Pelé e Tostão.
No entanto, apesar do sucesso da seleção, ocorreram vários incidentes que levaram a substituição do técnico João Saldanha por Zagallo, faltando apenas alguns meses para o início da Copa. Zagallo, que já havia dirigido a seleção antes de João Saldanha, adotou algumas posições polêmicas, entre elas a separação da dupla de ataque Pelé e Tostão, chegando a deixar Pelé no banco de reservas durante um amistoso contra a Bulgária.16 Antes da Copa do Mundo de 1970, houve um amistoso no dia de 3 de setembro de 1969 contra o Atlético Mineiro e a futura seleção campeã de 1970 fora derrotada por 2-1. Depois do ocorrido, foram proibidos jogos amistosos de equipes brasileiras com a seleção.
brasil 1978
O Brasil ganhou sua terceira Copa do Mundo no México em 1970. Naquela ocasião, colocou em campo o que foi considerado, segundo uma pesquisa global com especialistas, realizada pela revista inglesa World Soccer, a melhor equipe de futebol de todos os tempos 17 com Pelé, em sua última edição de Copa do Mundo, Carlos Alberto TorresJairzinho,TostãoGérsonPiazzaClodoaldo e Rivelino. Após ganhar a Taça Jules Rimet pela terceira vez, o Brasil pôde mantê-la para si. Porém ela foi roubada e derretida anos mais tarde. Uma réplica foi aceita em 19 de janeiro de 1984, confeccionada a partir de seus moldes originais, mantendo totalmente suas características.
brasil_palmeiras_1965

Década de 1980 

Depois da conquista em 1970, a seleção passaria 24 anos sem conquistar uma Copa. Nesse meio tempo, o Brasil chegou a perder a Copa do Mundo de 1982, após a fatídica partida contra a Itália, comandada por Paolo Rossi, que marcou três gols na vitória por 3-2 sobre a Seleção Brasileira, eliminando-a da Copa. Com uma seleção que contava com jogadores comoZicoSócratesFalcãoJúniorEderToninho Cereza e Luizinho, o Brasil era considerado por muitos como a melhor seleção da história das Copas em 1982.
Em 1986, os brasileiros foram eliminados nas quartas-de-final pela França de Michel Platini, e ainda tiveram de suportar o título mundial dos grandes rivais da Argentina, que havia vencido a Alemanha Ocidental na final.
brasil_sulamer_1946

1994: O tetracampeonato 

Em 1994, o Brasil não era tido como favorito. Um ano antes, nas eliminatórias, havia se classificado no sufoco, graças à ajuda de Romário, que foi até apelidado de São Romário. Já na Copa disputada nos Estados Unidos, o time de Carlos Alberto Parreira era considerado defensivo demais, o que contrariava o estilo do futebol brasileiro. No decorrer da competição, entretanto, o Brasil foi ultrapassando barreiras e se classificando para as fases seguintes. Foi o líder de seu grupo na primeira fase, depois de vencer Camarões e a Rússia e empatar com a Suécia. Nas oitavas-de-final da Copa, eliminou os Estados Unidos em pleno dia 4 de julhodia da independência do país. Nas quartas-de-final, em jogo emocionante, eliminou a Holanda e, nas semifinais, voltou a encontrar com a Suécia, despachando o selecionado do país escandinavo. Na final, derrotou a Itália nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Passaria assim a ser a primeira seleção a conquistar quatro copas do mundo e a primeira a conquistar o título através da cobrança de penalidades máximas
selecao_olimpica_1972

1998: A derrota para os donos da casa  

Para a Copa do Mundo de 1998Ronaldo surgia como a grande promessa da Seleção. Vivendo uma fase fantástica em seu clube, a Internazionale, da Itália, o jogador era o atual detentor do prêmio de Melhor jogador do mundo pela FIFA.
O Brasil passou pela primeira fase com duas vitórias e uma derrota contra a algoz Noruega, seleção que até hoje nunca foi derrotada pelos brasileiros (ver Brasil-Noruega em futebol). Nas oitavas-de-final, uma convincente vitória por 4-1 sobre oChile. Nas quartas, uma vitória mais complicada contra a Dinamarca: 3-2. Nas semi-finais, mais uma partida dramática contra a Holanda: após o empate em 1-1 que persistiu até o final da prorrogação, os brasileiros conseguiram a classificação para a final apenas na disputa por pênaltis, graças as grandes defesas de Taffarel.
selecao-82
Classificada para a final da Copa do Mundo de 1998, a Seleção Brasileira teria pela frente os donos da casa, a França. Horas antes da decisão, uma polêmica envolvendo Ronaldo trouxe receio aos brasileiros: devido a uma misteriosa convulsão, diagnosticada desde como estresse até como ataque epilético, o jogador foi levado apenas 75 minutos antes da partida ao hospital. Vendo que seu principal jogador não tinha condições de jogo, Zagallo optou por escalar Edmundo em seu lugar, mas o próprio Ronaldo apareceu, a 40 minutos do início da partida, declarando-se apto. Com Ronaldo entre os titulares e tendo uma péssima atuação, o Brasil acabou derrotado por 3-0, numa partida magistral de Zinédine Zidane, que marcou dois gols, dando o primeiro título mundial aos anfitriões da Copa.
selecao-de-1986

2002: O pentacampeonato  

Painel do penta, loja da Nike,Londres.
A Seleção Brasileira teve problemas para se classificar para a Copa do Mundo de 2002. O primeiro deles foram as constantes trocas de técnicos (Vanderlei LuxemburgoCandinhoEmerson Leão e Luiz Felipe Scolari). O pouco tempo para treinos atrapalhou a campanha. Outra vez a Seleção não era vista como favorita, mas acabou surpreendendo bastanteNa Copa do Mundo de 2002Ronaldo foi novamente convocado, apesar das dúvidas se realmente tinha condições de jogar, pois estava parado há praticamente dois anos, por problemas de contusão. Porém, na Copa, teve grandes atuações. O Brasil, que eliminou as seleções da BélgicaInglaterraTurquia e Alemanha, esta última na final, acabou tendo Ronaldo como o artilheiro, com oito gols, sendo assim um dos grandes nomes da conquista juntamente com Rivaldo, tendo assim conquistado o quinto título para a seleção brasileira, vencendo todas as partidas do mundial de 2002 e mantendo sua hegemonia..
Seleobrasileira1962

2006–2010: em busca do hexa

Cafu o capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo 2002.

 

Com o bom desempenho nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o Brasil continuou sendo o único país a se classificar para todos os mundiais.
Depois do fracasso do Brasil na Copa do Mundo de 2006, onde a Seleção não demonstrou o futebol esperado e sucumbiu diante da França, fracassando no sonho de obter o hexacampeonato mundial, em 24 de julho de 2006Parreira foi demitido, e Dunga foi anunciado como o novo treinador,  numa tentativa da CBF de dar uma resposta às pesadas críticas por parte da torcida e da imprensa. Esta troca se deu em função da imagem de luta e garra que Dunga enquanto jogador sempre fez questão de demonstrar, contrapondo-se à imagem de falta de comando e profissionalismo, que foi criada de seu antecessor na campanha fracassada de 2006.
Desde que assumiu a Seleção, a palavra de ordem do técnico Dunga foi renovação. Diante disto, foram afastados da equipe brasileira jogadores veteranos como CafuRoberto CarlosRonaldo e Emerson, jogadores que, ao lado do técnico Carlos Alberto Parreira, foram responsabilizados pelo fracasso brasileiro no mundial da Alemanha.
Dunga, que viveu sua primeira experiência como técnico de futebol, chamou seu amigo e ex-companheiro na vitoriosa campanha da Copa do Mundo de 1994Jorginho para o cargo de auxiliar técnico, cargo este que era ocupado por Zagallo.
O ex-jogador nunca trabalhara na função, o que surpreendeu os torcedores e a imprensa, que esperavam a designação de nomes já reconhecidos na função. 
Seleobrasileira1994
Em 2008, as críticas voltaram após empates e derrotas contra equipes inferiores (VenezuelaParaguaiBolíviaColômbia). A eliminação precoce para a Argentina nas Olimpíadas só agravou a situação do treinador (embora tenha obtido a medalha de bronze na competição). O ano terminou, porém, com convincente goleada por 6-2 sobre Portugal, para quem o Brasil havia perdido há algum tempo.
O ano de 2009 foi a volta por cima. Em dezessete jogos, a seleção de Dunga conseguiu quinze vitórias, se sagrando campeã da Copa das Confederações e vencendo equipes como Itália por 3-0, Argentina por 3-1 e Inglaterra por 1-0. Com a confiança de volta, o grupo chegou para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2010 como um dos favoritos.
Após alguns amistosos, o Brasil passou da primeira fase do mundo derrotando Coreia do NorteCosta do Marfim e empatando com Portugal. Nas oitavas-de-final, obteve convincente vitória por 3-0 sobre o Chile. Porém, nas quartas-de-final, depois de ter ido para o intervalo vencendo por 1-0 os Países Baixos, permitiu que o adversário virasse a partida para 2-1, e deu adeus à competição, assim como Dunga do comando da equipe.
Seleotricampe1970

2011: A renovação e a Copa América 

No dia 23 de julho de 2010, Mano Menezes assumiu a Seleção, com novas promessas de renovação e sua contratação, assim como a de Dunga, foi contestada por parte da torcida brasileira pois era um técnico que não tinha um histórico vitorioso (só tinha conquistado até o momento 2 Campeonatos Brasileiros da Segunda Divisão, e uma Copa do Brasil). Para a primeira partida, contra os Estados Unidos, Mano convocou apenas quatro jogadores que disputaram o mundial meses antes. Nos oito primeiros jogos, que serviram como preparação para a disputa da Copa América de 2011, a Seleção venceu cinco e perdeu tres, para França, Argentina e Alemanha, além de um empate em 0-0 no sétimo jogo, contra aHolanda em Goiânia.
Tatu bola Copa 2014 na bandeira do Brasil
A primeira competição que seria disputada pela nova safra de jogadores de Mano Menezes foi a Copa América de 2011, realizada na Argentina. O Brasil caiu num grupo com seleções medianas: VenezuelaParaguai e Equador. A Seleção Brasileira classificou-se com uma vitória, contra o Equador, e dois empates, contra Venezuela e Paraguai. Nas quartas-de-final, a Seleção enfrentaria novamente o Paraguai. O jogo foi amplamente dominado pelo Brasil, que teve inúmeras chances de gol, mas o empate em 0-0 persistiu até o final da prorrogação. Na disputa por pênaltis, o goleiro paraguaioJusto Villar foi decisivo, defendendo uma das cobranças. Todas as demais cobranças foram desperdiçadas pelos brasileiros, fato que decretou a vitória paraguaia por 2-0. Após a Copa América, a Seleção realizou vários amistosos internacionais e acumulou várias vitórias seguidas, mas contra adversários modestos como Gana (1 x 0), Costa Rica (1 x 0), México (vitória por 2 x 1), Gabão (2 x 0) e Egito (2 x 0). O único revés foi no primeiro jogo apos a Copa América, derrota para a Alemanha por 3 x 2, em Stuttgart. Em 2012, o Brasil disputou cinco amistosos utilizando vários jogadores com idade abaixo dos 23 anos e venceu três (2 x 1 na Bósnia, 3 x 1 na Dinamarca e 4 x 1 sobre os EUA) e perdeu dois (2 a 0 para o México e 4 a 3 para a Argentina). Entre julho e agosto, a Seleção Olímpica disputou o Torneio de Futebol Masculino dos Jogos Olímpicos de Londres, pela 12ª vez, o Brasil tentava a inédita conquista da medalha de ouro, 
torcedor-selecao-papel04
na primeira fase três vitórias sobre Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia (3 a 2, 3 a 1 e 3 a 0 respectivamente), nas quartas vitória sobre Honduras por 3 a 2 e na semifinal mais uma vitória sobre a Coréia do Sul por 3 a 0. Porém após 5 jogos e 5 vitórias, 15 gols marcados e 5 gols sofridos, o Brasil foi derrotado pelo México na grande decisão por 2 a 1 no Estádio de Wembley e teve de se contentar com a medalha de prata. Após a disputa dos Jogos Olímpicos, o Brasil disputou mais amistosos e acumulou vitórias contra adversários fracos e/ou medianos tais como Suécia, Iraque, África do Sul, China e Japão, o Brasil encerrou 2012 com um empate por 1 a 1 com a Colômbia e com o título do Superclássico das Américas (após uma vitória e uma derrota seguida de vitória nos pênaltis sobre a Argentina). Após pouco mais de 2 anos com resultados péssimos, sem nenhuma vitória sobre uma seleção campeã do mundo e principalmente sem a conquista de títulos expressivos como a Copa América e a medalha de ouro olímpica, Mano Menezes foi demitido do cargo de treinador da Seleção Brasileira em novembro de 2012.
u 6

Nova era de Luiz Felipe Scolari 

Luiz Felipe Scolari ou Felipão, voltou ao comando da Seleção Brasileira em janeiro de 2013, o recomeço não foi dos melhores, pois já jogou sete jogos, uma derrota diante da Inglaterra (2x1), e dois empates com as seleções da Itália (2x2) e da Rússia (1x1). No amistoso contra a Bolívia, a seleção obteve a primeira vitória (4x0) desde a volta do treinador e nos últimos jogos contra o Chile e Inglaterra na reabertura do Maracanã, terminaram ambos empatados em (2x2). No dia 09 de junho de 2013, na nova Arena do Grêmio, a nova seleção de Felipão quebrou dois tabus: com a vitória de 3x0 sobre aFrança, encerraram-se os 21 anos sem conquistar uma vitórias sobre os "Bleus" (incluindo nessa conta os duelos de 1998 e 2006, pelas Copas da França e da Alemanha, respectivamente, o de 1997 pelo Torneio da França, e o de 2001 pelaCopa das
u 5
Confederações) e os 3 anos e meio sem derrotar uma seleção campeã mundial. Na copa das confederações de 2013, logo na estreia, o Brasil ganhou do Japão (3x0). No segundo jogo venceu o México de 2 x 0. No último jogo da fase de grupos, venceu a seleção italiana por 4 x 2. Na semifinal, derrotou o Uruguai por 2 x 1 e garantiu vaga para a final contra a atual campeã Mundial, a Espanha. O Brasil foi Campeão da Copa das Confederações derrotando a Espanha, invicta em jogos oficiais exatamente há 3 anos e 29 jogos, pelo placar de 3 x 0. Com esse resultado a seleção conseguiu sair do vigésimo segundo lugar no ranking da FIFA subindo vários degraus e ficando na nona colocação. Após o título, a seleção goleou a Austrália por 6x0 em um amistoso em Brasília. Depois foi a vez de Portugal no reencontro de Felipão com os portugueses, que foram vencidos por 3x1 em um amistoso realizado em Boston e encerrou 2013 com uma vitória sobre o Chile. Com as duas vitórias nos amistosos, saiu da nona colocação para a oitava colocação, segundo o novo Ranking da FIFA, divulgado em 12 de setembro de 2013.
u 7

Competições multidesportivas 

Nos Jogos Olímpicos, o Brasil jamais ganhou uma medalha de ouro. Chegou perto em 19841988 e 2012, mas teve que se contentar com a medalha de prata (o Brasil foi derrotado, respectivamente, pela França, pela antiga União Soviética e peloMéxico). Ainda possui duas medalhas de bronze, conquistadas em 1996 (após ser desclassificado pela Nigéria, que se tornaria a campeã) e 2008 (após ser desclassificado pela Argentina, que também se tornaria campeã). A medalha de ouroolímpica do futebol é o único título organizado pela FIFA que o Brasil ainda não conquistou.
Já nos Jogos Pan-Americanos, a situação é melhor: o Brasil ganhou quatro medalhas de ouro, em 1963 (quando atuou em casa), 1975 (dividida com o México), 1979 e 1987. Ainda possui duas medalhas de prata, conquistadas em 1959 e 2003, e uma de bronze, conquistada em 1983. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, disputados na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil tentou conquistar sua quinta medalha de ouro, porém foi eliminado pelo Equador, que acabaria se tornando campeão pan-americano.
Na Universíada obteve duas medalhas de bronze em Palma de Maiorca 1999 e Shenzhen 2011. 
Nas Macabíadas, o Brasil conquistou uma medalha de ouro em 1997.
u 8
Estatísticas e recordes

Mais partidas 

convocacao_selecao-4

Maiores artilheiros

PosiçãoJogadorPartidasGol marcado GolsPosiçãoJogadorPartidasGol marcado Gols
Pelé115[P]95[P]21ºSócrates6325
Ronaldo986222ºJair Rosa Pinto3922
Romário7055Pepe4022
Bebeto885224ºDidi6820
Zico72523925ºWaldemar de Brito1818
Jairzinho1064426°Baltazar3117
Rivellino12040Garrincha6017
Leônidas da Silva3737Nilo1817
Tostão6536Quarentinha1717
10ºAdemir de Menezes4135Raí5117
Ronaldinho Gaúcho1003531ºFred3016
12ºRivaldo743432ºCarvalho Leite2515
13ºZizinho5431Heleno de Freitas1815
14ºNeymar4730Vavá2015
15ºCareca632935ºCláudio Adão1214
Kaká8729Gérson7014
Robinho9029Patesko3414
18ºLuís Fabiano452838ºJulinho Botelho3113
19°Adriano4827Túlio Maravilha1513
20ºRoberto Dinamite472640ºEdmundo3912

P. ^ Como a contagem de jogos e gols daquela época era dificultada, as estatísticas são até hoje muito controversas, sendo contabilizados apenas 92 jogos e 77 gols para Pelé em contagens oficiais, como a da FIFA, que desconsidera muitas das partidas disputadas pela Seleção Brasileira. Apesar disto, em ambas as contagens ele se mantém como o maior artilheiro da equipe.
eeb44bc2c62139dacdb0ea7716b37b75c6d2cfe2

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.