O QUE É BALSA?

centro-73690
Balsa
Balsa, ferry boat ou ferribote  (ou batelão, em Moçambique) é uma embarcação de fundo chato, com pequeno calado, para poder operar próximo às margens e em águas rasas, e grande boca, muitas vezes utilizada para transporte de veículos.
DSC_1324
Na região nordeste do Brasil os pescadores constroem sua balsas de toras de madeira atadas lado a lado que recebem o nome de "jangadas". Na região dos Andes, no lago Titicaca, fronteira entre a Bolívia e o Peru, os índios aimará e uros designam por balsa uma embarcação feita de toras que pela sua natureza de construção têm uma duração limitada a acerca de três ou quatro meses.
wa1ei5n4oww2oyh1w033o1abii2
Cacilheiros: No rio Tejo em Lisboa chamam-se cacilheiros às balsas que atravessam o rio. Embora a designação ferry boat seja um anglicismo ele é amplamente usado em todas as restantes situações. O aportuguesamento ferribote existe mas é utilizado raramente.
DSC00038
Barca: No noroeste do Rio Grande do Sul este tipo de embarcação comumente se chama de barca. Por exemplo, a pequena embarcação que funciona sobre o Rio Ijuí, ligando o município de Roque Gonzales ao município de Pirapó, ou a sua equivalente, porém de maior porte, sobre o Rio Uruguai, na mesma região, conectando o município de Porto Xavier, no Brasil, a San Javier, na província de Misiones, Argentina.
balsa
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.