LAMPIÃO(LANTERNA)

1402_1
Lampião (lanterna)

Lanterna, candeeiro-de-petróleo ou ainda lampião (português brasileiro), é um objeto destinado à iluminação, constituindo-se geralmente de uma armação de metal (embora pudesse ser de outro material, como cerâmica) com um anteparo transparente (geralmente de vidro) para proteger a fonte de luz, que pode ser uma vela, uma chama abastecida por combustível (querosene ou gás, por exemplo) ou mesmo vaga-lumes, como era costume na antiga China. As lanternas costumam ter alças (ou pegas) para que possam ser carregadas.
lampi_o_gas
Usos das lanternas 
Antes do surgimento das lâmpadas elétricas, as lanternas eram usadas para iluminação noturna, sendo carregadas em carruagens,1 . O lampião a gás foi inventado em 1792, e foi uma das circunstâncias que possibilitaram o aumento da jornada de trabalho nas fábricas, principalmente da Inglaterra. O lampião ainda é usado em diversas culturas, como objeto de iluminação ou de decoração para atividades noturnas.
lampiao
Algumas lanternas a querosene eram usadas para sinalização náutica e ferroviária até meados do século passado. Foram as lanternas de sinalização manual do metrô de Nova Iorque que inspiraram o desenhista de quadrinhos Martin Nodell a criar o personagem Lanterna Verde (o primeiro, Alan Scott), junto com o roteirista Bill Finger, em 1940.2 Com o progresso da tecnologia, porém, os sistemas eletrônicos automáticos substituíram a sinalização manual por lanternas.
lampiao-tipo-querosene-com-leds

Seu uso atual se dá em residências para casos de falta de energia elétrica (ou onde não há fornecimento desta), acampamentos ou minas. O lampião é um tipo de lanterna.
351px-Kerosene_lantern
Combustíveis 

Estes são inflamáveis. Além disso, há o risco potencial de intoxicação por monóxido de carbono em ambientes fechados, pequenos e com pouca circulação de ar.
Além de querosene, outros combustíveis são ou foram utilizados em lanternas. Entre eles estão gasolina, diesel, biodiesel e gases como propano, butano e nafta.
396px-Openwork_lantern_MET39-40-87
Taschenlampe1
lanterna-verde

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.