Marcadores

quinta-feira, maio 30, 2013

O QUE É CORPUS CHRISTI


                                            Corpus Christi
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo  ) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).
História
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.Por solicitação do papa Urbano IV, que, na época, governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus de hoc mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.Para o máximo esplendor desta comemoração, desejava Urbano IV um Ofício para a Missa a ser cantada naquela solenidade. O Ofício escolhido foi de São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louvor a Sião), permanecendo até a atualidade como um dos cânticos na celebração desta solenidade.


Papa Urbano IV

 A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
A Festa no Brasil
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, em Goiás, no Brasil, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Também enfeitam-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum. Esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.Em Castelo, no estado do Espírito Santo, no Brasil, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos.
O município de Matão, em São Paulo, no Brasil, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, dolomitas, serragem e flores que formam uma cruz que se estende por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e beleza. No ano de 2011, Matão realizou a 63ª edição do Corpus Christi, onde mais de 70 toneladas de materiais foram usados para compor os desenhos. A expectativa dos organizadores é que o evento atrairia um público total de 80 mil pessoas. A praça de alimentação do evento fica por conta das entidades filantrópicas da cidade.
A cidade de Mariana, em Minas Gerais, no Brasil, comemora a festa de Corpus Christ'i' enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas.
As cidades paulistas de Jaguariúna,Monte Mor, Santo André, Santana de Parnaíba, São Joaquim da Barra, além da baiana Jacobina, também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas - tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
Em Caieiras, a juventude da cidade promove, com sua criatividade, tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antônio até a Igreja de São Francisco de Assis, num trabalho que dura doze horas e que é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.Em Porto Ferreira, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade. Arrecadam-se alimentos que integram os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa e, após a solenidade, são doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Esta iniciativa é realizada desde 2008.Em Borborema, em São Paulo, no Brasil, as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos, produzidos pelas mais de 50 lojas e fábricas da cidade. Após a procissão, tudo é vendido e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.
Em Portugal

Em todas as 20 dioceses de Portugal, fazem-se solenes procissões a partir da igreja catedral, tal como em muitas outras localidades, que são muito concorridas. Estas procissões atingem o seu esplendor máximo em Braga, Porto e Lisboa.
Ordenada por dom Dinis, a festa do Corpus Christi começou a ser celebrada em 1282, embora haja referências à sua comemoração desde os tempos de dom Afonso III.3 Em Portugal, a festa de longa tradição era antigamente celebrada com danças, folias, e procissões em que o sagrado e o profano se misturavam. Representantes de várias profissões, carros alegóricos, diabos, a serpe, a coca, gigantones, ao som de gaitas de foles e outros instrumentos, desfilavam pelas ruas.4 Das danças dos ofícios, em Penafiel, ainda se celebram o baile dos ferreiros, o baile dos pedreiros e o baile das floreiras.
Esta celebração tem uma conotação muito forte no Minho, particularmente em Monção e em Ponte de Lima.Em Ponte de Lima, a tradição d´O Corpo de Deus perdura já há vários séculos.


O Corpo de Deus é celebrado no 60º dia após a Páscoa, ou mais correctamente na Quinta-feira que se segue ao Domingo da Santíssima Trindade (que, por sua vez, é o primeiro Domingo a seguir ao Pentecostes) seguindo a norma canónica. A diferença prende-se no facto de, no dia posterior ao feriado nacional, se realizar uma celebração, própria e exclusiva da vila, tendo sido decretado desde 1977 feriado para todos os Limianos.
As celebrações do Corpo de Deus realizam-se durante todo o dia, sendo os Limianos presenteados com uma procissão da parte da manhã e outra da parte da tarde em volta da vila e uma missa para todos os habitantes do Concelho no próprio dia, sempre ao meio-dia, na Igreja Matriz.
Em Braga, é também tradição, desde 1923, a presença maciça de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, pois foi nessa procissão que os mesmos se apresentaram em público naquele ano.


 Tapetes
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.  Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios (um exemplo é o Colégio Virgo Potens, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na Sustentabilidade).Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.


quarta-feira, maio 29, 2013

Biografia Heath Ledger(Ator)

  Heath Ledger
Heathcliff Andrew "Heath" Ledger1 2 (Perth, 4 de abril de 1979 — Nova Iorque, 22 de janeiro de 2008  ) foi um ator australiano. Atuou inicialmente em filmes e na televisão australiana, no início da década de 1990. Em 1998 mudou-se para os Estados Unidos, onde prosseguiu com a carreira. O primeiro filme do qual participou no país foi 10 Things I Hate About You, lançado em 1999. Nos anos seguintes atuou em dezenove filmes, incluindo The Patriot (2000), Monster's Ball (2001), A Knight's Tale (2001), Brokeback Mountain (2005) e The Dark Knight (2008), dirigiu videoclipes de artistas como Modest Mouse e Ben Harper e planejava seguir a carreira de diretor de cinema  .
Sua interpretação de Ennis Del Mar em Brokeback Mountain foi elogiada pela crítica  e rendeu-lhe premiações como as de melhor ator no New York Film Critics Circle Awards de 200511 e no Australian Film Institute Awards de 200612 , além de indicações ao Oscar  , Globo de Ouro, SAG Awards e o BAFTA  .No dia 22 de janeiro de 2008, seu corpo foi encontrado em seu apartamento  , sendo a causa de sua morte prematura divulgada apenas cerca de duas semanas depois, quando o serviço de medicina legal de Nova Iorque concluiu que havia ocorrido uma "intoxicação acidental por remédios prescritos"  .


 Ledger morreu aos 28 anos de idade, poucos meses depois que havia terminado de filmar The Dark Knight e enquanto participava das gravações de The Imaginarium of Doctor Parnassus. The Dark Knight foi o último projeto que concluiu, tendo sido lançado após a sua morte, mas, como apenas metade das cenas de seu personagem em Doctor Parnassus haviam sido filmadas, o roteiro deste foi modificado para que o ator fosse substituído parcialmente   .
Ledger foi reconhecido por sua interpretação no filme The Dark Knight pelo papel de Coringa / Joker em diversas premiações póstumas, como o Globo de Ouro20 e o Oscar, na categoria de melhor ator coadjuvante  .



                                           Biografia

                                    Primeiros anos e vida familiar
O ator nasceu em Perth, Austrália Ocidental, filho de Sally Ledger, uma professora francesa que descende do clã Campbell da Escócia, e Kim Ledger, um piloto de corridas e engenheiro de mineração cuja família fundou e possui a Casa de Fundição Ledger  . A Fundação de Caridade Sir Frank Ledger foi nomeada em homenagem ao seu bisavô  . Ele tinha três irmãs, Katherine, Olivia e Ashleigh Bell  . Heath e sua irmã Katherine receberam esses nomes como homenagem aos personagens principais do livro Wuthering Heights, de Emily Brontë  .


Ledger estudou na Escola Primária Mary Mount, em Gooseberry Hill, e posteriormente na Guildford Grammar School, onde teria sua primeira experiência como ator, aos dez anos, ao participar de uma montagem da peça Peter Pan25 26 . Foi ao ver sua irmã mais velha, Katherine, no palco, fazendo parte de um grupo de teatro shakespereano, que se sentiu compelido a ingressar no teatro. Aluno de escola militar masculina, Ledger coreagrafou e dirigiu um grupo de colegas que nunca tinham dançado antes, sendo o primeiro grupo masculino a competir. O grupo venceu a competição representando sua escola. Mais tarde Ledger compara essa apresentação ao estilo Gene Kelly, que ele então declara ser seu ídolo do cinema  .


Ainda aos dez anos, Ledger ganhou o campeonato junior de xadrez da Austrália Ocidental  . Quando adulto, continuou um ávido jogador de xadrez, costumeiramente participando de partidas com outros entusiastas no Washington Square Park28 . Em 2008, anunciou que planejava iniciar as filmagens de uma adaptação do livro The Queen's Gambit, um thriller escrito por Walter Tevis cujo título faz referência ao Gambito da Rainha, uma abertura do xadrez. Produzido ao lado de Allan Scott, responsável pelo roteiro do projeto, teria sido a estréia de Ledger como diretor de cinema    . Alem de tudo, Heath foi o ator que mais tempo se dedicou a um personagem, foram 14 meses internado para interpretar o Coringa, personagem do Batman.
Vida profissional
                                       Década de 1990
Aos dezesseis anos de idade, Ledger fez exames de graduação rápida no ensino médio e partiu para Sydney com o melhor amigo, Trevor DiCarlo, para tentar consolidar-se como ator. Voltou para Perth para atuar como um ciclista homossexual na série de televisão Sweat, de 1996  .
Em 1996, antes de fazer a sua estreia no cinema australiano em Blackrock, envolveu-se em Roar, uma série de duração curta da Fox Broadcasting Company. Em 1999, o australiano estrelou na comédia adolescente 10 Things I Hate About You, e começou a ganhar visibilidade nos Estados Unidos da América. Também naquele ano estrelou no aclamado filme australiano Two Hands  .
 Década de 2000
De 2000 até 2005, Ledger estrelou, ao lado do ator Mel Gibson, The Patriot, e outros filmes Monster's Ball, A Knight's Tale, The Four Feathers, Ned Kelly, The Order e The Brothers Grimm. Em 2001, ganhou o prémio ShoWest de "Futura Estrela Masculina" com base nas suas performances em The Patriot e A Knight's Tale
Em 2005, recebeu o prémio de melhor ator do Círculo de Críticos de Cinema das cidades de Nova Iorque e de São Francisco pelo seu aclamado desempenho no filme Brokeback Mountain de Ang Lee. Neste, havia interpretado um cowboy homossexual do estado de Wyoming, Estados Unidos, chamado Ennis Del Mar, que se apaixona por Jack Twist, interpretado por Jake Gyllenhaa  . Por esta performance, recebeu também indicações para os prémios de melhor ator nos Globos de Ouro e Oscar  .Também em 2005, interpretou uma versão fictícia de Giacomo Casanova em Casanova. O filme, uma comédia romântica co-estrelada por Sienna Miller e Jeremy Irons, recebeu duras críticas e pouca bilheteria, sendo o primeiro filme de Ledger a não obter êxito comercial ou crítico.
Em 2006 o ator foi convidado a tornar-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, em 2007, foi um dos seis atores a interpretar Bob Dylan em I'm Not There  .Ledger interpretou o Coringa / Joker, maior vilão das histórias em quadrinhos / banda desenhada de Batman, em The Dark Knight, de 2008, do qual recebeu, no dia 23 de fevereiro de 2009, o prêmio póstumo Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante um ano após a sua morte   . O filme teve estréia em 18 de Julho de 2008, e, por já estar em etapa de pós-produção após a morte do ator, não sofreu alterações. Sua campanha de marketing viral, no entanto, por ser até então centrada na interpretação de Ledger, passou a retratar outros elementos do filme  .
O ator australiano estava a gravar, na época de sua morte, o filme The Imaginarium of Doctor Parnassus, com o diretor Terry Gilliam. Os produtores decidiram que os atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell continuariam o papel do ator no filme. Pelo roteiro, em suas viagens, o Dr. Parnassus passa por um espelho mágico para ingressar num "mundo imaginário" - e a mudança de atores se dá sempre nesses momentos  .
Direção
Ledger tinha fortes aspirações a se tornar diretor de cinema. Explorou esse seu lado em alguns videoclipes e numa curta-metragem. Em 2006, dirigiu três videoclipes: Morning Yearning, de Ben Harper, Cause an Effect e Seduction Is Evil (She's Hot), de N'fa, rapper australiano. Em 2007, revelou numa conferência de imprensa no Festival de Veneza que gostaria de dirigir um filme sobre Nick Drake, cantor e compositor britânico morto prematuramente aos 26 anos. Este foi o tema de Black Eyed Dog, a sua primeira e única curta-metragem  .
O futuro diretor estava a trabalhar numa adaptação cinematográfica de The Queen's Gambit, de Walter Tevis, com o produtor e argumentista escocês Allan Scott. Este seria o seu primeiro longa-metragem como diretor  .


Vida pessoa
De Agosto de 2002 até abril de 2004 Ledger namorou a atriz Naomi Watts, que conheceu durante as filmagens de Ned Kelly. Havia, antes, namorado as atrizes Lisa Zane e Heather Graham. Durante as filmagens de Brokeback Mountain, Ledger se envolveu com a atriz Michelle Williams, com quem teve uma filha, Matilda Rose, cujo nascimento ocorreu em 28 de outubro de 2005 na cidade de Nova Iorque. O padrinho da criança é Jake Gyllenhaal, e a madrinha é Busy Philipps, que atuara com Williams no seriado adolescente Dawson's Creek    . Em setembro de 2007 o pai de Williams declarou ao jornal australiano The Daily Telegraph que o relacionamento dos dois havia acabado  .Entre o final de 2007 e seu falecimento em 2008, certos jornais, em diferentes oportunidades, chegaram a declarar que Ledger estaria envolvido romanticamente com as supermodelos Helena Christensen e Gemma Ward e com a atriz Mary-Kate Olsen  .


Relacionamento com a imprensa
Ledger constantemente se chocava com a imprensa australiana, o que o levou a se mudar para a cidade de Nova Iorque  .Em 2004, Ledger negou veementemente que teria cuspido em jornalistas presentes durante as filmagens do filme Candy em Sidney, ou que algum de seus parentes teria tido comportamento semelhante na frente de sua casa na cidade  . Em 13 de janeiro de 2006, durante a estréia do filme Brokeback Mountain em Sidney, um grupo de paparazzi teria retaliado esse suposto ataque, molhando Ledger e Michele Williams, então sua esposa, com esquichos de pistolas-de-água  .Durante a décima segunda edição do Screen Actors Guild Awards, Ledger e Jake Gyllenhaal anunciaram o filme no qual contraceneram, Brokeback Mountain, como um dos indicados ao prémio de Melhor Performance de um Elenco. Durante o anúncio, Ledger pôs uma mão na cintura enquanto falava e tentava conter o riso; o que alguns consideraram como se estivesse imitando ou satirizando o coreógrafo gay de The Producers. O jornal Los Angeles Times referiu-se à sua apresentação como uma "aparente chacota aos gays"  . Ledger contatou o jornal, e explicou que sua postura de mão na cintura vem desde a infância, como uma demonstração de nervosismo ao falar em público e pela falta de tempo para ensaio, uma vez que lhe fora informado que seria o apresentador da categoria apenas minutos antes de subir ao palco  . Na ocasião, pediu desculpa por seu nervosismo e disse que "ficaria absolutamente horrorizado se seu medo de palco fosse interpretado erroneamente como uma falta de respeito pelo filme, pelo assunto e pela excelente equipe de cineastas"  .

Morte
Segundo a empregada Teresa Solomon, ela entrou no apartamento do ator, situado no bairro de SoHo em Nova Iorque, aproximadamente às 12h30min do dia 22 de janeiro de 2008, com sua própria chave, para seu trabalho habitual. Por volta das 13h00min, foi trocar uma lâmpada no quarto de Ledger e percebeu que ele ainda estava deitado; como o ouviu roncar, imaginou que não havia nada errado e deixou o quarto  .
Às 14h45min, a massagista Diana Wolozin apareceu para sua sessão agendada com o ator. Como Diana e a empregada não obtiveram resposta ao bater na porta do quarto de Ledger, a massagista resolveu entrar e tentar acordar Ledger, que segundo depoimento dado a polícia, já estava frio a esta altura  .Diana acreditava que Ledger estava apenas inconsciente, então usou o celular do ator para ligar para uma amiga de Ledger, cujo número estava na lista de contatos, a atriz Mary-Kate Olsen, a quem pediu orientação sobre o que fazer. Olsen, que também vive em Manhattan, mas se encontrava na Califórnia, respondeu que enviaria seus seguranças privados para ajudar na situação. Na sequência, a massagista ligou para o resgate  . A atendente da emergência ainda orientou Wolozin nas técnicas de reanimação48 . Os paramédicos chegaram minutos depois, sete após os seguranças de Olsen  , e tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. Ele foi declarado morto às 15h36min desse dia  .
A polícia trabalhou principalmente com duas hipóteses para a causa da morte prematura do ator: suicídio e overdose acidental  . Após duas semanas de investigação, o serviço de medicina legal de Nova Iorque concluiu que a causa da morte havia sido por intoxicação acidental de remédios prescritos (oxicodona, hidrocodona, diazepam, temazepam, alprazolam e doxilamina) com efeito calmante e sonífero  .
O funeral de Ledger aconteceu em sua cidade natal, Perth, no dia 9 de fevereiro de 2008  . Após o funeral, que durou cerca de 90 minutos, foi realizada sua cremação, assistida apenas por dez familiares do ator  . Suas cinzas foram dispersas na praia. Depois disso, seus parentes e amigos mergulharam no mar para realizar uma homenagem ao ator  .


Carreira
Filme
AnoTítulo originalTítulo no BrasilTítulo em PortugalPapel
1997BlackrockAssassinato em BlackrockBlackrockToby
PawsPC - Digitando ConfusõesO Agente CaninoOberon
1999Two HandsDuas MãosJimmy
10 Things I Hate About You10 Coisas Que Eu Odeio Em Você10 Coisas Que Odeio Em TiPatrick Verona
2000The PatriotO PatriotaGabriel Martin
2001A Knight's TaleCoração de CavaleiroSir William Thatcher / Sir Ulrich von Lichtenstein of Gelderland52
Monster's BallA Última CeiaMonster's Ball - Depois do ÓdioSonny Grotowski
2002The Four FeathersHonra & Coragem - As Quatro PlumasAs Quatro Penas BrancasHarry Faversham
2003Ned KellyNed KellyNed Kelly
The OrderO Devorador de PecadosAlex Bernier
2005Lords of DogtownOs Reis de DogtownSkip Engblom
The Brothers GrimmOs Irmãos GrimmJacob Grimm
Brokeback MountainO Segredo de Brokeback MountainEnnis del Mar
CasanovaCasanovaGiacomo Casanova
2006CandyCandyDan
2007I'm Not ThereNão Estou LáI'm Not There - Não Estou AíRobbie Clark
2008The Dark KnightBatman: O Cavaleiro das TrevasO Cavaleiro das TrevasCoringa / Joker
2009The Imaginarium of Doctor ParnassusO Mundo Imaginário do Dr. ParnassusParnassus – O Homem que Queria Enganar o DiaboTony53
Televisão
AnoTítuloPersonagemOutras informações
1992Clowning AroundPalhaçonão-creditado
1993-1994Ship to ShoreCiclista3 episódios
1996SweatSnowy BowlesSérie regular
1997RoarConorSérie regular
Home and AwayScott IrwinAtor convidado

terça-feira, maio 28, 2013

Biografia Alexandre Frota(Ator)

  Alexandre Frota
Alexandre Frota de Andrade (Rio de Janeiro, 14 de outubro de 1963) é um ator, diretor, modelo, apresentador e jogador de futebol americano brasileiro.


Carreira

É filho de Antônio Carlos de Andrade (Rio de Janeiro, 25 de junho de 1929) e Lais Frota (21 de Novembro de 1940), de origem portuguesa, açoriana, suíça e alemã, casada segunda vez a 19 de setembro de 1987 com Ronaldo Mauri Obladen.
Foi descoberto em um concurso de jovens talentos para a indústria de vídeos da área amadora, alcançou grande destaque, depois da puberdade, quando começou a contracenar em filmes adultos. Atuou em diversas telenovelas na Rede Globo de televisão e também no cinema nacional.
Foi casado primeira vez no Rio de Janeiro, Candelária, a 15 de dezembro de 1986, com Cláudia Raia, divorciados em 1989, e com Andréa Oliveira, este segundo durou apenas alguns meses. Tem um filho de Samantha Lima Gondim, filha de Antônio Marcos Lopes Sanches e de sua mulher Jaqueline Lima, Mayã Gondim Frota de Andrade, nascido a 1 de maio de 1998.
Participou da primeira edição do reality show Casa dos Artistas, no SBT, onde se destacou ao lado de Supla. Voltou a realizar um reality show participando da Quinta das Celebridades em Portugal e ficou em segundo lugar, em primeiro ficou o polémico José Castelo Branco. Alexandre Frota voltou para Portugal, onde fez vários strips e esteve no espectáculo Sex Fever.


Depois entrou em um novo reality show, Primeira Companhia, cujo o formato é um quartel onde José Castelo Branco também participou. Alexandre Frota posou nu quatro vezes para a revista brasileira G Magazine, sendo também o homem que posou mais vezes em menos tempo na história da revista (Outubro de 2001, Janeiro de 2003, Setembro de 2004 e Janeiro de 2006). Empresariou grupos de dançarinas de funk, em 2001. Em dezembro de 2005, foi investigado pela polícia por supostas ligações com o tráfico de drogas.
Em 2004, surpreendeu o público ao assinar contrato com a produtora de filmes pornográficos Brasileirinhas, sendo o primeiro ator famoso no Brasil a assumidamente entrar neste ramo. Outros, como o ator David Cardoso, já haviam atuado nesse tipo de filme, mas sempre escondidos por pseudônimos e, posteriormente, negando em entrevistas que haviam trabalhado como atores pornô.
Pouco depois, Alexandre criaria uma nova polêmica no mesmo ramo, fazendo um filme pornô no qual contracena com o travesti Bianca Soares.
Em 2006, se envolveu numa briga no programa Superpop, falando do seu desafeto com a transexual Renata Finsk, atriz contratada do Show do Tom, na Record. A apresentadora Luciana Gimenez fez uma pergunta bombástica a Frota, insinuando que a tal relação do ator com a transexual teria ido além de um beijo.
Em fevereiro de 2008, após assinar um contrato de 3 anos com a Rede Record como supervisor artístico, declarou: "Posso vir a passar fome, mas filme pornô eu não faço mais", indicando seu afastamento com a indústria de filmes pornográficos.
Em junho de 2009, abandonou a equipe de direção do reality show A Fazenda, também da Record, após desentendimento com o diretor da atração, Rodrigo Carelli. Ele disse que não houve brigas, apenas divergências de opinião por achar que o ritmo do programa é muito lento.
Em setembro de 2010, ele anunciou que jogaria futebol americano pelo Corinthians Steamrollers, time que representa o Corinthians na modalidade. Ele defende a equipe na disputa do Campeonato Brasileiro vestindo a camisa de número 77.
Em 2011 assinou contrato com SBT e fazia parte do programa humorístico A Praça É Nossa. Em 2012 foi demitido pela emissora aonde recebia cerca de R$20 mil como diretor artístico e atualmente continua fazendo gravações do seu antigo quadro no programa humorístico do SBT ganhando cerca de R$600. Segundo consta as fontes ele está em negociações com a Rede Bandeirantes e com a RedeTV!.

 Televisão
Telenovelas
2002 - Marisol (SBT).... Mário Soares
1995 - Cara e Coroa.... Boca
1992 - Perigosas Peruas.... Jaú
1989 - Top Model.... Raul
1988 - Olho por Olho.... Rico
1987 - Sassaricando.... Apolo
1985 - Roque Santeiro.... Luizão
1984 - Livre para Voar.... Cecílio
Minisséries
1997 - Por Amor e Ódio (Record).... Santiago
1997 - Olho da Terra (Record).... Marcelo
1991 - O Sorriso do Lagarto.... Tavinho
1990 - Boca do Lixo.... Tomás
1988 - Chapadão do Bugre (Bandeirantes).... Estevãozinho
Seriados
2006 - Mandrake (HBO).... Jorginho
2002 - Turma do Gueto (Record).... Nenê / Kadu
1999 - Malhação.... Robson
1995 - Malhação.... Pavão
Programas e Reality Shows
2011/atualmente - A Praça É Nossa(SBT)....Robin
2010 - Legendários (Record).... narrador
2009/2010 - A Fazenda (Record).... diretor
2008 - Hoje em Dia (Record).... apresentador....diretor
2007 - Show do Tom (Record).... quadro "Bofe de Elite".... Capitão Monumento
2007 - O Melhor do Brasil (Record).... quadro "As Aparências Enganam"
2005 - Primeira Companhia
2004 - Quinta das Celebridades
2001 - Casa dos Artistas (SBT)


 Cinema
  Convencional
1990 - A Rota do Brilho
1990 - Matou a Família e Foi ao Cinema
1988 - O Escorpião Escarlate
1985 - As Aventuras de Sérgio Mallandro
1984 - Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez
1984 - Garota Dourada
Pornográfico
Como Ator
2009 - A Última Foda de Frota no Pornô (Celebridades Sexxy)
2009 - 00 Frota: O Homem da Pistola de Ouro (Celebridades Sexxy)
2009 - Carnaval do Frota (Celebridades Sexxy)
2008 - Puro Desejo (Brasileirinhas)
2008 - Sem Limite (Brasileirinhas)
2008 - United Colors of Celebrites (Brasileirinhas)
2008 - Carnaval do Frota (Brasileirinhas)
2007 - Invadindo a Retaguarda (SexSites)
2007 - Especial de Natal do Frota (Celebridades Sexxy)
2007 - Frota, Mônica e Sousa (Brasileirinhas)
2007 - A Proibida do Sexo e a Gueixa do Funk (Brasileirinhas)
2007 - Na Teia do Sexo (Brasileirinhas)
2006 - Garoto de Programa (Brasileirinhas)
2006 - Anal Total 10 (Brasileirinhas)
2005 - Invasão de Privacidade (Brasileirinhas)
2005 - 11 Mulheres e Muito Pó (Brasileirinhas)
2004 - Sexo, Suor e Samba (Brasileirinhas)
2004 - A Bela e o Prisioneiro (Brasileirinhas)
2004 - Obsessão (Brasileirinhas)
              Como Diretor
2004 - A Boneca da Casa (Brasileirinhas)

         Controvérsias

Em 25 de junho de 2012 o ator em participação no programa Muito+ disse que ele e Joana Machado haviam ficado juntos.  Em revelação no quadro "Vale Tudo, Só Não Vale Mentir" do programa Tudo É Possível no dia 15 de julho de 2012 o participante disse que já havia transado com a ex-integrante do reality-show A Fazenda, levando com que o advogado de Joana entrasse na justiça contra Alexandre para impedir que ele fale dela nos meios de comunicação.