Biografia,Elias Gleizer(ator)


Elias Gleizer
Ilicz Glejzer (São Paulo, 4 de janeiro de 1934), mais conhecido como Elias Gleizer, é um ator brasileiro.

Biografia 

Filho de judeus poloneses que fugiram da perseguição na Europa, Elias Gleizer apareceu na TV Tupi, em fim da década de 1950. Fez a novela José do Egito, em 1959. Depois engatou uma série enorme de novelas e outros teleteatros, na TV Tupi. Fez nada menos que 25 trabalhos. Seu tipo bonachão, um corpo grande, aliados ao olhar doce, encaixam-se sempre em variados papéis.

Dessas 25 novelas, fez Se o Mar Contasse, O Mestiço, Olho Que Amei, A Outra, A Inimiga, A Ré Misteriosa, Os Irmãos Corsos, Presídio de Mulheres, Os Rebeldes, Antônio Maria, Nino, o Italianinho, Simplesmente Maria, A Fábrica, Signo da Esperança, Rosa dos Ventos, Salário Mínimo, Xeque-Mate e O Machão. Quando a TV Tupi foi fechada, Elias Gleizer foi para a TV Bandeirantes, onde trabalhou em Dona Santa e Sabor de Mel. No SBT fez Acorrentada e Uma Esperança no Ar. Foi quando ingressou na Rede Globo. E mais uma vez, engatilhou uma série de 25 participações em teledramaturgia. Seu tipo físico e seu jeito de atuar, parece abrirem-lhe os caminhos. Jamais se casou nem teve filhos.

Elias Gleizer: "Sempre adorei a solidão" - 668 (05/07/2013)
Após três internações, incluindo 15 dias no CTI, redução de 53 quilos e um marca-passo, ator quer voltar às novelas. Afastado da TV desde 2010, quando interpretou o mordomo Diógenes em 'Passione', ele fala a QUEM sobre a saúde, se lembra da origem polonesa e explica por que nunca se casou.

ENTREVISTA DE ELIAS GLEZER A REVISTA QUEM
QUEM: O senhor esteve três vezes internado desde 2011. Como foi a recuperação?
ELIAS GLEIZER: Emagreci muito, passei dos 120 quilos para os 67, e agora estou com 75. Melhorou tudo. Os médicos iam descobrindo várias coisas no CTI. Me colocaram até um marca-passo por causa de uma veia entupida atrás do coração. Tinha efeitos colaterais, porque (o problema renal) afetava outros órgãos e eu não sabia a dimensão da coisa. Vivia enfiando o pé na jaca, bebendo, comendo de tudo. Uma hora o médico me alertou e tomei jeito.
QUEM: Como está a saúde?
EG: Estou perfeito, não tenho mais nada. O problema é só me equilibrar na bengala. Não tenho tanta confiança em andar, então fico com ela na mão. Agora, para representar, tem de ter cabeça, e não perna. Não sou lutador de capoeira, sou ator. De vez em quando, vou ao Projac visitar os colegas e comer no bandejão.

QUEM: Quando o público poderá matar saudades suas?
EG: Meu grande problema é não fazer nada. Quero trabalhar. Tenho a impressão de que eles (os diretores da TV Globo) estão esperando alguma novela para me chamar. Não posso parar, não posso me sentir inútil.
QUEM: Como é viver sozinho? Não ter filhos foi uma decisão sua?
EG: Sim. Sou um lobo solitário, sempre adorei a solidão. Então, não prejudicou nada. Nunca me fez falta ter alguém, porque nunca fico sozinho... Leio, ouço música, vejo filmes, o tempo vai passando. Quando estou trabalhando, fica mais fácil ainda.
QUEM: Qual é a maior vantagem de viver sozinho?
EG: É um dom pessoal. Conheço gente que se separa e diz que vai ser que nem eu, mas duas semanas depois está com alguém. Sei me virar. Aprendi a fazer macarrão à putanesca, aos quatro queijos. Comida pesada, mas boa!

QUEM: E qual a desvantagem?
EG: Não sei. Chego à casa e não tem ninguém pedindo nada. Esse sossego, essa concentração... Ficar em casa é um prazer, sair também. Procuro me manter o tempo todo ocupado.
QUEM: Em algum momento viveu com uma mulher sob o mesmo teto?
EG: Ih, faz tempo. O melhor é cada um na sua. Assim não me enche o saco. Já fui muito namorador. Agora estou parado. Já fiz tudo que tinha de fazer, graças a Deus. Aliás, não preciso nem que Deus me ajude, porque já me ajudou muito. Que vá ajudar quem precisa.
QUEM
: Apesar da infância pobre, como se interessou pelas artes?
EG: Meu pai, certa vez, chegou em casa com um violino e me fez aprender a tocar com um professor. Cheguei a tocar numa orquestra juvenil, num clube que tinha um teatro. Um dia, o diretor perguntou se eu queria um papel. Daí fui emendando uma peça na outra. Teve um festival e fui premiado como o melhor coadjuvante. Naquela época, os diretores de TV iam assistir aos festivais

QUEM: Ainda segue o judaísmo?
EG: Sou um judeu falsificado. Um amigo meu tem uma sinagoga e eu falo para ele que não tenho como seguir a religião porque não posso deixar de trabalhar às sextas-feiras e aos sábados. Judeus respeitam isso. Sou judeu, mas vi os discursos do papa Francisco e achei maravilhosos.
QUEM: É curioso que um dos atores que mais fez padres na TV brasileira seja judeu.
EG: O arcebispo de São Paulo, dom Evaristo Arns (que deixou o cargo em 1998), um dia me convidou para ir à diocese. Eu gravava uma série na qual fazia um padre. Me ofereceu chá, café... Daí perguntou se eu sabia por que ele tinha me convidado. Era porque eu era o único judeu católico do mundo (risos). Mas já desisti de fazer um papa, porque nunca fui promovido sequer a bispo!
QUEM: Por ser de outra geração, como vê assuntos como o casamento gay?
EG: Você nasce e se desenvolve. Chega uma hora em que quer ser gay, ótimo, opção sua. Mas para que casar? Faz um testamento e compartilha seus bens, pronto. Antigamente, a família no Nordeste fazia questão de ter um padre ou uma freira no meio, era orgulho. Hoje parece que é orgulho ter filho gay. Não acredito que (ser gay) seja de nascença.

QUEM: Seria o quê?
EG: Tudo depende da sua cabeça e das companhias. Tem gay no meio artístico, assim como tem no Exército, em todo lugar. Como ela (a classe artística) é mais reduzida, está mais exposta. Você pode ter opção sexual, mas sair falando para quê? Não entendo.
QUEM: Assiste às novelas?
EG: Sim. Acompanhei Salve Jorge. Tem uma hora em que é tanta calamidade que eu paro. O galãzinho tem olho azul e já é protagonista. Não que eu seja contra, mas, se pegar um sujeito que nunca fez nada e já colocá-lo como protagonista, não vai ser mais nada na vida. Em Sangue Bom, não conheço quase ninguém. É um prolongamento de Malhação. No meu tempo, a gente fazia figuração e ficava de olho nos atores. Hoje passa na praia um cara de olho azul, o diretor vê e é contratado.
QUEM: O que banalizou a carreira do ator?
EG: Não foi a televisão, mas o equipamento, o sistema. Eu comecei ao vivo, tive de segurar árvore de cenário, senão ela caía. Agora o sujeito não faz nada, tem todo um recurso. Não entende o todo. E tem muita gente ruim, né? Acredito nos que vieram do teatro, não nos que vieram da praia.

QUEM: O que o senhor deixou de fazer por causa da idade?
EG: Viajar sozinho. Tive a oportunidade de ir a vários países, inclusive o Japão. A única coisa que você leva deste mundo é aquilo que conhece. Quero ser cremado. Que metade das minhas cinzas seja jogada neste condomínio e a outra metade, no mar. (Ao encerrar a entrevista, ele pede para falar mais um pouco.) Eu preciso trabalhar. Não posso ficar em casa parado, senão vou morrer. Amo o que faço. Que leiam isso e me chamem. Logo!
QUEM: A história de sua família remete à Primeira Guerra Mundial. O que traz dessa época na memória?
EG: Meus pais vieram fugidos da Polônia em guerra. Nasci aqui. Meus pais contavam da miséria que era lá, da fome. Eles vieram enganados para São Paulo. Acharam que iam para a América do Norte, aí desceram em Santos, pegaram um trem para São Carlos e foram trabalhar na expansão da estrada de ferro. Depois vieram para o Rio de Janeiro. Meu pai era sapateiro na Polônia e aqui no Brasil abriu uma sapataria.










Carreira 
Televisão 
1959 - José do Egito1 - Potifar
1964 - Se o Mar Contasse - Ramirez
1965 - O Mestiço - Xavier
1965 - Olhos Que Amei
1965 - A Outra - Sebastião
1965 - Um Rosto Perdido
1966 - A Inimiga - Frederico
1966 - A Ré Misteriosa - Batista
1966 - Os Irmãos Corsos
1967 - Presídio de Mulheres
1967 - Os Rebeldes
1968 - Antônio Maria
1969 - Nino, o Italianinho - Donato
1970 - Simplesmente Maria - José
1971 - A Fábrica - Ernesto
1972 - Signo da Esperança
1973 - Rosa dos Ventos - Padre José Lara
1974 - O Machão - Comendador Stromboli
1975 - Vila do Arco - Porfírio Caetano das Neves
1976 - Xeque-Mate - Padre Inácio
1976 - O Julgamento - Doutor Ernesto Alemão
1978 - Salário Mínimo
1980 - O Meu Pé de Laranja Lima - Padre Rosendo
1982 - Dona Santa - Padre Ferdenuto
1982 - Renúncia - Tio Jacques
1983 - Acorrentada - Dr. Mesquita
1983 - Sabor de Mel
1984 - Livre para Voar - Pedrão
1985 - Uma Esperança no Ar
1987 - Direito de Amar - Manel
1988 - Fera Radical1 - Donato Orsini
1989 - Tieta - Jairo
1990 - Mico Preto - Caroço
1991 - Salomé - Padre Nazareno
1992 - Pedra sobre Pedra
1992 - Despedida de Solteiro - Vitório
1993 - Agosto - Rosalvo
1993 - Sonho Meu - Tio Zé2 (Mazurgski)
1994 - Incidente em Antares - Barcelona
1994 - As Pupilas do Senhor Reitor - José das Dornas
1995 - Explode Coração - Augusto
1996 - Anjo de Mim - Canequinha
1998 - Era Uma Vez - Pepe
1998 - Meu Bem Querer
1999 - Chiquinha Gonzaga - Bergamini
1999 - Terra Nostra - Padre Olavo
2000 - Uga Uga
2001 - As Filhas da Mãe - Dedé
2002 - Brava Gente - Joaquim Mendes
2002 - Esperança - João Alfaiate
2004 - Um Só Coração - Padre
2004 - Como uma Onda - Velho Bartô
2005 - Bang Bang - Bispo
2006 - Sinhá Moça - Frei José
2006 - Pé na Jaca - Giácomo Lancelotti
2008 - Guerra e Paz - Dr. Alcebíades
2008 - Casos e Acasos - Aristides
2009 - Caminho das Índias - Sr. Cadore
2010 - Tempos Modernos - Abrãozinho Mota
2010 - Passione - Diógenes Santarém
2013 - "Flor do Caribe" - Manolo
            Cinema 

1965 - Quatro Brasileiros em Paris - Policial3
1971 - Diabólicos Herdeiros
2004 - Didi Quer Ser Criança



Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.