A Rede Social (The Social Network) o historico do filme


A Rede Social
The Social Network (conhecido no Brasil e em Portugal como A Rede Social) é um filme americano de 2010, sobre a fundação da rede social Facebook e seus desdobramentos. O filme foi dirigido por David Fincher, com um elenco composto por Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella, Josh Pence, Brenda Song, Joseph Mazzello, Rashida Jones e Rooney Mara.

O roteiro de Aaron Sorkin adapta o livro de não-ficção The Accidental Billionaires, escrito por Ben Mezrich. Nenhum funcionário Facebook, ou seu fundador Mark Zuckerberg, se envolveu na produção do filme, embora Eduardo Saverin tenha sido um consultor para o livro de Mezrich.  Foi distribuído pela Columbia Pictures e estreou em 1 de outubro de 2010 nos Estados Unidos, 4 de novembro de 2010 em Portugal e 3 de dezembro do mesmo ano no Brasil. Em alguns países o filme é classificado como "inadequado para menores de 14 anos", enquanto outros cogitam-o para maiores de 16 anos.


Andrew Garflield, Brenda Song, Armie Hammer, Rashida Jones, Josh Pence, Rooney Mara, Jesse Eisenberg
 O elenco do longa de David Fincher reunido na premiação: Andrew Garflield, Brenda Song, Armie Hammer, Rashida Jones, Josh Pence, Rooney Mara, Jesse Eisenberg


The Social Network foi geralmente aclamado pela crítica mundial, com os críticos aplaudindo sua edição, atuação, trilha sonora, direção e roteiro. O filme apareceu em 78 listas de melhores filmes do ano; 22 como número um. Recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme (Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca e Scott Rudin), Melhor Diretor (David Fincher) e Melhor Ator (Jesse Eisenberg), vencendo nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin), Melhor Edição (Kirk Baxter e Angus Wall) e Melhore Trilha Sonora Original (Trent Reznor e Atticus Ross). Também venceu quatro Golden Globes, para Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhore Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross).



 Os atores Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake, o diretor David Fincher e o roteirista Aaron Sarkoin


Enredo

 Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Em 2003, na Universidade de Harvard, o estudante Mark Zuckerberg tem a ideia de criar um website para medir a beleza das estudantes de Harvard após sua namorada Erica Albright terminar com ele. Mark invade as bases de dados de vários alojamentos, baixa as fotos e o nome das estudantes e, em algumas horas, usando um algoritmo dado por seu melhor amigo Eduardo Saverin, ele cria o "FaceMash", onde os estudantes homens escolhem quais das duas estudantes apresentadas são mais atraentes.
Mark é punido com seis meses de suspensão depois que as visitas do site fazem os servidores de Harvard cairem. Ele se torna uma espécie de "vilão" para a comunidade feminina de universidade. Entretanto, a popularidade do "FaceMash" e o fato que ele o criou o mesmo em uma noite e bêbado, chama a atenção dos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, da equipe de remo, e seu parceiro Divya Narendra. Como resultado, Mark começa a trabalhar para os Winklevoss como programador do site "Harvard Connection".



 


Pouco tempo depois, Mark fala com Eduardo sobre sua ideia para o site "Thefacebook", uma rede social exclusiva dos estudantes de Harvard. Ele explica que isso iria permitir que as pessoas compartilhassem suas informações pessoais e sociais em segurança. Eduardo concorda em ajudar Mark dando a ele US$ 1.000 para iniciar o site. Eles distribuem o link para as conexões de Eduardo no Phoenix S-K Club, e rapidamente se transforma em um sucesso entre os estudantes. Quando os Winklevoss e Narendra descobrem sobre o Thefacebook, eles acreditam que Zuckerberg roubou suas ideias. Tyler e Divya querem processar Mark por roubo de propriedade intelectual, porém Cameron os convence que eles podem resolver o assunto como "Cavalheiros de Harvard", sem precisar ir para o tribunal.
Após uma palestra de Bill Gates, a também estudante de Harvard Christy Lee se apresenta junto com sua amiga Alice para Eduardo e Mark. Ela pede aos garotos: "Nos adicionem no Facebook"; o uso dessa frase impressiona os dois. Christy os convida para irem ao bar, onde ela e Eduardo fazem sexo no banheiro. Mark depois encontra sua ex-namorada, que não conhece o Facebook por não ser uma estudante de Harvard. Surpreendido por isso, Mark decide expandir o site para outras escolas.


Ficheiro:Rooney Mara (2012) 1.jpg
Rooney Mara como Erica Albright


Por intermédio de Christy Lee, agora namorada de Eduardo, eles conseguem marcar um encontro com Sean Parker, co-fundador do Napster. Quando Christy, Eduardo e Mark encontram com Parker, Eduardo fica cético quanto a Parker, questionando sua personalidade problemática e sua história profissional. Christy nota que Eduardo parece estar com inveja de Parker e tenta acalmá-lo para evitar um constrangimento. Mark, entretanto, fica impressionado com Parker por ele apresentar uma visão similar a dele. Apesar de nenhum acordo ser feito, Parker sugere que eles tirem o "The" de "Thefacebook" e deixem o nome do site como apenas "Facebook". Eduardo mais tarde reconhece que essa foi a única contribuição de Parker para o projeto.


Ficheiro:Jesse Eisenberg 2009.jpg
Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg


Seguindo uma sugestão de Parker, Mark muda a sede da companhia para Palo Alto, enquanto Eduardo fica em Nova York para procurar patrocinadores. Quando Eduardo os visita, ele fica bravo por encontrar Parker vivendo na casa que eles alugaram e fazendo decisões sobre os negócios do Facebook. Depois de discutir com Mark, Eduardo congela a conta da companhia e volta para Nova York. Quando ele chega em Nova York, Christy briga com Eduardo sobre seu perfil no Facebook, que o lista como "solteiro". Quando ela pergunta o porque de ele não ter alterado seu perfil, Eduardo diz que não sabe como, fazendo Christy acreditar que ele está mentindo. Ela cita seu perfil como prova que ele a está traindo com uma mulher do Vale do Silício. Ela taca fogo o cachecol que ela havia recebido dele como presente. Enquanto Eduardo tenta apagar o fogo, Mark revela pelo telefone que eles haviam recebido dinheiro de um investidor através dos contatos de Parker.



Justin Timberlake como Sean Parker


Enquanto isso, na Inglaterra, enquanto competiam em uma regata em Henley, os Winklevoss descobrem que o Facebook se expandiu para três universidades de lá. Eles decidem finalmente processar Mark. Eduardo descobre que o acordo que ele havia assinado com os investidores de Parker lhes permitiu diluir a sua parte na empresa de 34% para 0,03%, enquanto mantinha a parte de todos os outros. Eduardo confronta Mark e diz que vai processá-lo. Mais tarde naquela noite, durante a festa de 1 milhão de membros do Facebook, Parker e alguns estagiários do Facebook são presos por porte de cocaína.




Armie Hammer como Cameron Winklevoss/Tyler Winklevoss


O método narrativo do filme mostra Mark respondendo em dois processos: um feito pelos Winklevoss e o outro por Eduardo. Na última cena, uma das advogadas de Mark o aconselha a fazer um acordo com Eduardo, já que os detalhes da fundação do Facebook e a personalidade de Mark fariam o júri ficar contrário a eles. Segundo ela, Mark perderia o júri nos primeiros cinco minutos de audiência. O acordo feito com os Winklevoss foi de US$ 65.000.000, e foi feito um acordo de valor desconhecido com Eduardo. O filme termina com Mark mandando um pedido de amizade para sua antiga namorada, Erica Albright, via Facebook, atualizando a página à espera de uma resposta.



Max Minghella como Divya Narendra


 Elenco

Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg
Andrew Garfield como Eduardo Saverin
Justin Timberlake como Sean Parker
Armie Hammer como Cameron Winklevoss/Tyler Winklevoss
Josh Pence atuou como dublê de corpo para Hammer
Max Minghella como Divya Narendra
Joseph Mazzello como Dustin Moskovitz
Patrick Mapel como Chris Hughes
John Getz como Sy
Denise Grayson como Gretchen
David Shelby como Gage
Rashida Jones como Marylin Delpy
Wallace Langham como Peter Thiel
Rooney Mara como Erica Albright
Brenda Song como Christy Lee
Malese Jow como Alice Cantwell
Shelby Young como K.C.
Dakota Johnson como Amelia Ritter
Trevor Wright como Josh Thompson
Dustin Fitzsimons como Presidente do Phoenix S-K Club
Douglcomo Urbanski como Larry Summers



Joseph Mazzello como Dustin Moskovitz


 Escolha do elenco
O elenco começou a ser escolhido no início de agosto de 2009, e foram abertas audições em vários estados norte-amerticanos. Jesse Eisenberg foi o primeiro anunciado como parte do projeto, em setembro do mesmo ano. Em uma entrevista para o Baltimore Sun, o ator comentou, "Mesmo que eu tenha feito parte de vários filmes maravilhosos, esse personagem Mark Zuckerberg parece ser o mais evidentemente insensível em tantos sentidos que deve ser o mais real para mim. Eu não costumo interpretar pessoas insensíveis, estão é bastante confortável: novo e excitante, como se nunca tivesse que se preocupar com o público. Não que eu me preocupe de qualquer maneira - essa deve ser a menor coisa na sua cabeça".  Justin Timberlake e Andrew Garfield foram confirmados nos papéis de Sean Parker e Eduardo Saverin no mesmo mês.  Em outubro de 2009, Brenda Song, Rooney Mara, Armie Hammer, Shelby Young e Josh Pence também foram escolhidos, assim como Max Minghella e Dakota Johnson, mais tarde.



Brenda Song como Christy Lee


 Filmagens
As filmagens começaram em outubro de 2009, em Cambridge, Massachusetts.  As cenas foram filmadas no campus de duas escolas, a Phillips Academy e a Milton Academy.  Cenas adicionais foram filmadas na Wheelock College, que serviu de locação para o campus de Harvard.  A cena de abertura do filme, com Zuckerberg e sua namorada, levou 99 tomadas para ser terminada.  A cena das regatas foram filmadas em Newton e na Henley Royal Regatta.  Apesar de uma grande parte do filme se passar no Vale do Silício, os produtores decidiram filmar essas cenas em Los Angeles e em Pasadena.
Armie Hammer, que interpretou os gêmos Winklevoss, atuou ao lado do dublê de corpo Josh Pence enquanto filmava suas cenas. Seu rosto foi digitalmente colocado sobre o rosto de Pence durante a pós produção, enquanto em outras cenas foi usado a técnica de divisão de tela.



Malese Jow como Alice Cantwell


 Música
 
Em 1 de junho de 2010 foi anunciado que Trent Reznor e Atticus Ross, da banda alternativa Nine Inch Nails, iriam compor a trilha sonora do filme.   A trilha sonora foi lançada em 28 de setembro desse ano em diversos formatos. Antes do lançamento da trilha, um extended play com cinco faixas foi disponibilizado de graça para download.  A canção "Baby, You're a Rich Man", dos Beatles, aparece nos créditos finais do filme, o que é notável porque a banda raramente libera suas músicas para serem tocadas em filmes ou outras mídias; ela não está presente na trilha sonora. Em 2011, Trent Reznor e Atticus Ross ganharam um Oscar e um Globo de Ouro de melhor trilha sonora original, para o filme A Rede Social.



Dustin Fitzsimons como Presidente do Phoenix S-K Club


 Recepção

The Social Network foi aclamado pela crítica. No site Rotten Tomatoes o filme possui um indíce de aprovação de 97%, baseado em 253 críticas. O consenso foi, "Com um roteiro impecável, bela direção e cheio de ótimas performances, The Social Network é um ambicioso exemplo do melhor do cinema moderno".  No Metacritic o filme recebeu uma média de 95/100, com base em 42 críticas, sendo classificado como "aclamação universal". Peter Travers, da revista Rolling Stone, disse "The Social Network é o filme do ano. Porém Fincher e Sorkin triunfam ao levá-lo além. Laçando suas sagacidades mordazes com uma doloroza tristeza, eles definem a ironia negra da última década".



David Fincher, Diretor


Apesar disso, não foi apoiado pelo Facebook e seu diretor-executivo e co-fundador Mark Zuckerberg, que é mostrado como um anti-herói; apesar do roteiro ter sido mostrado para os sócios da empresa e algumas edições terem sido feitas, eles não o aprovaram.
                                  Bilheteria
Debutou na primeira posição em seu primeiro final de semana nos cinemas dos Estados Unidos, arrecadando US$23 milhões.  Permaneceu nessa posição no final de semana seguinte, com US$15,5 milhões, acumulando 46 milhões em seus primeiros quinze dias.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.