BIRO-BIRO(JOGADOR DE BOLA)


 Biro-Biro
Antônio José da Silva Filho, mais conhecido como Biro-Biro (Olinda, 18 de maio de 1959), é um ex-futebolista brasileiro.
(Quando chegou do Sport Recife ao Corinthians o então presidente Vicente Matheus o apresentou dizendo que tinha contratado “um tal de Lero-Lero”.Volante de origem, Biro-Biro logo se destacou pela sua raça em campo e pela polivalência já que por diversas vezes atuou como meia e até atacante, tendo a oportunidade de anotar mais de 70 gols pelo Corinthians, muitos deles importantes como o da final do Paulista de 1982.


Mesmo não tendo sido formado no terrão, Biro-Biro logo incorporou o estilo corinthiano de jogar e com isso se tornou uma figura querida por toda a nação alvinegra nos 10 anos que vestiu com muito amor e dedicação a camisa do Corinthians.Além de sua história como jogador, Biro-Biro também entra pra história do Corinthians por ter feito parte e ser uma peça importante da tão famosa “Democracia Corinthiana” junto com Sócrates, Casagrande, Wladimir e outros.Um fato curioso é que quando chegou ao Parque São Jorge era época de eleição pro senado e o seu nome foi um prato cheio pros eleitores que o “elegeram” escrevendo o seu nome na cédula, mesmo sem ele ser candidato a nada. Anos depois, em 1988, Biro-Biro foi realmente candidato a vereador na cidade de São Paulo e, claro, foi eleito.

Mesmo após sua saída do Corinthians, Biro-Biro continuou sendo muito querido por todos os corinthianos e ainda hoje é lembrado por todos que o viram jogar por sua raça e total entrega em campo e também pelo seu cabelo loiro encaracolado, tornando-o uma figura única.

Biro-Biro, Lero-Lero... Seja lá qual for o nome! É até hoje um dos jogadores mais queridos e carismáticos da história do Corinthians e pra sempre será lembrado e homenageado.)

Carreira  

Iniciou sua carreira futebolística no Sport Club do Recife, e ficou nacionalmente conhecido em 1978, ano de sua entrada no Corinthians, principalmente devido a sua irreverência em campo e seus cabelos loiros cacheados. ao lado de Sócrates e Casagrande. Contratado pelo presidente Vicente Matheus, que o anunciou como "Lero Lero",1 o jogador que teria vindo no lugar de Falcão. Na final do Campeonato Paulista de 1982, fez o gol do título contra o São Paulo FC.Biro-Biro chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. quando parou de jogar, foi treinador de futebol, aonde comandou o Grêmio Mauaense, Barra do Garças, Francana e Guarujá.

 Política  

Elegeu-se vereador em São Paulo, para o quadriênio 1989—1992, pelo PDS. Em 2006, candidatou-se a deputado federal pelo PSC, mas não foi eleito.

                                                Comerciais  


                                                  Coca-Cola  
Em abril de 2008, a Coca-Cola anunciou a campanha Quem Foi o Melhor?, pela qual os consumidores do refrigerante supostamente escolheriam fariam a escolha entre Maradona ou Biro-Biro. A votação se dava por meio de tampinhas de garrafas de Coca-Cola, em urnas espalhadas em pontos comerciais. O resultado, anunciado ao final da campanha, deu "vitória" de Biro Biro, por 1 voto  de diferença.

 


  Clubes
Sport: 1977 - 1977
Corinthians: 1978 - 1990
Portuguesa: 1990 - 1991
Guarani-SP: 1991 - 1994
Remo (PA): 1994 - 1994
Botafogo-SP: 1994 - 1994
Nacional (SP): 1995 - 1995
O "Lero-Lero" de Matheus
Títulos
Campeonato Pernambucano - 1977 - Sport
Campeonato Paulista - 1979 - Corinthians
Campeonato Paulista - 1982 - Corinthians
Campeonato Paulista - 1983 - Corinthians
Campeonato Paulista - 1988 - Corinthians
Campeonato Paraense - 1994 - Remo (PA)
Feitos
1982 - Corinthians
Bola de Prata da revista "Placar"

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.