LADY GAGA,FINAL.


LADY GAGA,FINAL.
O sucesso representado por Lady Gaga levou a prestigiada Universidade da Carolina do Sul a idealizar um curso com o título de "Lady Gaga e a Sociologia da Fama". O programa tenta explicar a crescente popularidade global da artista. Além disto, o curso, organizado pelo professor Deflem Mathieu, pretende revelar algumas das dimensões sociológicas relevantes na fama que a cantora alcançou.Em 2010, Lady Gaga posou para a capa da revista Q, cobrindo os seios com apenas uma das mãos e fazendo topless. Por conta disso, a publicação mensal da revista foi retirada das bancas e livrarias dos Estados Unidos sendo considerada ofensiva.  Juntamente com Barack Obama e Britney Spears, Lady Gaga é a personalidade com o maior número de seguidores nas redes sociais.[198] Somente no website Twitter, a cantora possui mais de trinta milhões de seguidores - o maior número dentre todos os usuários desta rede social.  A cantora também foi alvo de noticiários ao vestir-se com um vestido feito de carne crua, durante a premiação dos MTV Video Music Awards. Na ocasião, após ser premiada, Lady Gaga explicou-se para a apresentadora do evento, Ellen DeGeneres.


Lady Gaga fundou em 2012 a Born This Way Foundation, uma instituição humanitária sem fins lucrativos, cujo o objetivo é a capacitação e conscientização dos jovens em questões como o bem-estar, bullying, LGBT, auto-confiança e outros temas. Sobre a instituição, a cantora declarou: "Juntos nós esperamos estabelecer um padrão de bravura e bondade, bem como uma comunidade mundial que protege e nutre os outros em face do assédio moral e abandono." Esta fundação é parceira de outras fundações humanitárias, tais como a John D. and Catherine T. MacArthur Foundation e a Berkman Center for Internet & Society (instituição sustentada pela universidade de Harvard). A Born This Way Foundation atuou contra a SB 1070, umas dessas marcas é a canção "Americano" do álbum Born This Way. Em 29 de fevereiro de 2012, Lady Gaga e Oprah Winfrey visitaram a Universidade de Harvard para lançarem oficialmente a Born This Way Foundation. 


  Discografia 
A discografia de Lady Gaga consiste de dois álbuns de estúdio, dois álbuns de compilação, três extended plays (EP), dez singles, quatro singles promocionais e quinze videoclipes. Aos dezessete anos de idade, ela estudou música na Universidade de Nova Iorque,  antes de sair aos dezenove.[203] Ela começou a sua carreira ao apresentar-se em boates burlescas e compor canções para artistas como Britney Spears e New Kids on the Block antes do lançamento do seu álbum de estreia, The Fame, em 19 de agosto de 2008. O álbum ficou no topo de várias paradas musicais no mundo inteiro e atingiu o número dois nos Estados Unidos. As suas primeiras canções lançadas como singles, "Just Dance" e "Poker Face", tornaram-se sucessos internacionais de número um. Eles foram seguidos pelos bem-sucedido singles "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" (lançado somente na Austrália, Nova Zelândia e em partes da Europa), "LoveGame" e "Paparazzi". Em dezembro de 2010, The Fame já havia vendido mais de doze milhões de cópias mundialmente. O seu sucesso incentivou o planejamento de uma edição de luxo, The Fame Monster, que definitivamente foi lançado como um extended play (EP) autônomo em 18 de novembro de 2009.


AnoDetalhes do ÁlbumSingles
2008The Fame
  1. "Just Dance"
  2. "Poker Face"
  3. "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)"
  4. "LoveGame"
  5. "Paparazzi"
2009The Fame Monster
  1. "Bad Romance"
  2. "Telephone"
  3. "Alejandro"
  4. "Dance in the Dark"
2011Born This Way
  1. "Born This Way"
  2. "Judas"
  3. "The Edge of Glory"
  4. "Yoü and I"
  5. "Marry the Night"

Ficheiro:LadyGaga-EqualityMarch-Crop.jpgFicheiro:Gagafameball.jpg

The Fame Monster ficou no topo da parada da Austrália e atingiu o número cinco nos Estados Unidos, onde vendeu mais de um milhão de cópias. O seu primeiro single, "Bad Romance", foi outro número um internacional, e os singles sucessores, "Telephone" e "Alejandro", ficaram no topo das paradas em vários países. "Alejandro" foi a canção mais tocada de 2010 no Brasil. "Dance in the Dark" foi lançado como o quarto single do álbum na Austrália, onde atingiu a posição de número 24 na parada local, e na França. A primeira compilação de Gaga, The Remix, foi lançada em 3 de março de 2010. Ela foi número seis nos Estados Unidos e cinco e três no Canadá e no Reino Unido, respectivamente. O álbum de remixes vendeu 500 mil cópias mundialmente. Lady Gaga ficou conhecida mundialmente pelo sucesso de seus singles "Just Dance", "Poker Face", "LoveGame", "Paparazzi", "Bad Romance", "Telephone" e "Alejandro". O segundo álbum de estúdio da cantora, intitulado Born This Way, tem lançamento previsto para 23 de maio de 2011 . Até janeiro de 2011, segundo dados da Universal Music Group, Gaga já havia vendido mais de 40 milhões de singles e 15 milhões de álbuns mundialmente.

Ficheiro:Lady Gaga Europride 2011 03.jpgFicheiro:Lady Gaga Madame Tussauds Sydney.jpg

 Filmografia

Gaga gravou o especial A Very Gaga Thanksgiving, que contava tudo sobre sua vida pessoal e suas influências musicais, lançando o extended play (EP) A Very Gaga Holiday, contendo as canções "White Christmas", "Orange Colored Sky", "Yoü and I" e "The Edge of Glory".  Como forma de divulgação do EP, a artista apresentou "White Christmas" no Z100 Jingle Ball.  Antes do especial, ela também lançou o álbum de vídeo Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden, retirado de um concerto da turnê The Monster Ball Tour no Madison Square Garden, em Nova York, exibido originalmente como um especial.

ProgramaEmissoraPersonagemNotas
The Sopranos HBOGarota da natação
  • Participação no episódio "The Telltale Moozadell".
Gossip Girl The CWEla mesma
  • Participação especial na temporada 3; episódio 10.
  • Posteriormente lançado em formatos de DVD e download digital;
Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden
  • Exibição: 7 de Maio de 2011
  • Gravadora(s): Streamline, Kon Live, Interscope
HBO
  • Especial da HBO.
  • Lançado como álbum de video a 21 de Novembro de 2011 em formatos de DVD e Blu-ray.214
A Very Gaga Thanksgiving ABC
  • Especial incluso no EP A Very Gaga Holiday.212
The Simpsons FOX
Ficheiro:Lady Gaga Judas GMA.jpg
 Prêmios e indicações
A lista de prémios e indicações de Lady Gaga consiste em 109 prémios vencidos de 119 indicações totais. Seu álbum de estreia, The Fame foi lançado pela Interscope Records em Agosto de 2008. O álbum tem diversos singles de sucesso, incluindo "Just Dance", que foi nomeado para um Grammy de Melhor Gravação Dance de 2009. O single seguinte, "Poker Face", liderou quase todas as paradas em todo o mundo, e foi nomeado para vários prémios Grammy, incluindo Música do Ano e Gravação do Ano, e venceu Melhor Gravação Dance em 2010.

Junto com os seus hit singles, The Fame em si, ganhou vários prémios e nomeações, como nomeações ao Grammy de Álbum do Ano, e o prémio de Melhor Álbum Eletrotécnico/Dance.  Gaga juntamente com os vídeos musicais lançados com os seus singles, também ganhou vários prémios e nomeações.Em 13 de Fevereiro de 2011, o single de Lady Gaga que liderou as paradas, "Bad Romance", de seu terceiro extended play, The Fame Monster, ganhou dois Grammys - um para Melhor Performance Vocal Pop Feminina e os outros foram para o seu vídeo de acompanhamento para Melhor Vídeo Musical.  Além disso, o single "Telephone" foi nomeado para o Grammy de Melhor Colaboração Pop com Vocais. O single promocional "Dance in the Dark" também deu a Gaga a sua terceira nomeação na categoria de Melhor Gravação Dance. The Fame Monster em si, foi nomeado para Álbum do Ano e ganhou o Grammy de Melhor Álbum Pop Vocal. 

Ficheiro:Gaga-monster-ball.jpgFicheiro:Lady GaGa at 2009 MTV VMA's.jpg

Turnês

Lady Gaga tem no total duas turnês concluídas: a The Fame Ball Tour, que promoveu o álbum The Fame,  e a The Monster Ball Tour, que divulgou o EP The Fame Monster. A The Fame Ball Tour possui músicas de The Fame e uma outra inédita, "Future Love". Ela teve início no dia 12 de Março de 2009 em San Diego, Califórnia, e terminou em 29 de Setembro do mesmo ano em Washington, D.C.. A turnê visitou a América do Norte em 22 apresentações, a Oceania em nove, a Europa em 25 e a Ásia em oito.  Os concertos eram compostos por quatro blocos seguidos por vídeos de abertura.A The Monster Ball Tour foi a segunda turnê mundial de Lady Gaga,  feita para divulgar o seu terceiro extended play, The Fame Monster, dividida em duas grandes partes e depois organizada em legs. Ela foi oficialmente confirmada no dia 11 de Setembro de 2009,  logo após sua turnê com o rapper Kanye West, Fame Kills: Starring Lady Gaga and Kanye West, ser cancelada.  Ela se iniciou quatro dias após o lançamento mundial de The Fame Monster em Montreal, Canadá,  e terminou em 6 de Maio de 2011 na Cidade do México, México.A atual turnê da cantora, intitulada The Born This Way Ball, tem o objetivo de divulgar o segundo álbum de estúdio da cantora homônimo. A turnê, que teve inicio em 27 de abril de 2012 ] com um show de ingressos esgotados em Seul, na Coréia do Sul, deve terminar no primeiro semestre de 2013, com cerca de   apresentações , visitando a Ásia, Europa , América do Norte e do Sul , Oceania  e África .

Ficheiro:Gaga on Fame Ball1-edit.jpgFicheiro:Gaga at bazaar.jpg

Haus of Gaga
O Haus of Gaga é a equipa criativa pessoal da cantora pop Lady Gaga, que é responsável por grande parte de seu estilo distinto.  O Haus of Gaga cria a maioria das roupas, adereços, cenários e maquilhagem para performances ao vivo de Gaga e outras representações visuais de sua obra, bem como peças individuais que representam artisticamente o estilo e temas enfatizados por Gaga.  Estas criações são reunidas em combinação com outras criações e som para criar uma colecção completa de vídeos musicais e outras aparições. Algumas das mais famosas peças da Haus é o "Disco Stick" (uma vara longa com uma cúpula acrílica que emite luz)  e "Óculos de LCD do iPod" (um par de óculos com duas telas do iPod Classic em vez de lentes).Em entrevistas e através de sua arte, Lady Gaga revelou o seu respeito pelo trabalho do artista pop Andy Warhol, especificamente por sua capacidade de elevar a arte pop. Warhol disse que "arte deve ser significativa, da maneira mais superficial", GaGa explicou em uma entrevista. "Ele era capaz de fazer arte comercial, que foi levada a sério como arte ... que é o que eu estou fazendo também." |Lady Gaga}Gaga manifestou seu desejo de ser sócia de Warhol. Quando Christina Aguilera disse ao Los Angeles Times em 2008, "Eu não sei se Lady Gaga é um homem ou uma mulher",  GaGa respondeu: "Quando eu ouço comentários como esse, eu sou como, 'Ela está morta', porque ela viu o Warhol em mim."Gaga usa o Haus para imitar seu ídolo, que tinha um famoso estúdio na Cidade de Nova Iorque, The Factory. "Nesta industria, você terá um monte de estilistas e produtores atirados a você, mas esta é a minha própria equipa criativa, com base no Factory de Warhol [...] Como eu faço música e performances que são instigantes, frescas e futurísticas? Nós decidimos o que é bom, e se as ideias são poderosas o suficiente, podemos convencer o mundo que é óptimo."
Ficheiro:Lady Gaga at Lollapalooza 2007-08.jpg
Televisão
Na televisão, Lady Gaga já recebeu tributos e fez aparições. A série de televisão Glee, fez tributos em dois episódios: "Theatricality" na primeira temporada e "Born This Way" na segunda. Ela fez uma aparição em Gossip Girl no episódio "The Last Days of Disco Stick" da terceira temporada.   Em "Theatricality", os personagens femininos e Kurt usam vestimentas inspiradas em roupas de Lady Gaga e cantam a canção "Bad Romance". Esta versão da canção foi lançada como single e está incluída no álbum de trilha sonora, Glee: The Music, Volume 3 Showstoppers. Lady Gaga emprestou seu costureiro para ajudar na criação de roupas no episódio.  Neste episódio também foi interpretada a canção "Poker Face" pelas personagens Rachel e sua mãe Shelby. Essa versão de "Poker Face" estreou no 20º lugar na Billboard Hot 100.  Lady Gaga adorou o episódio e chamou-o de "fantástico".  Em "Born This Way", foi interpretado o primeiro single de Born This Way, "Born This Way".  Ela disse que adorou a performance.  Esta versão da canção estreou na Billboard Hot 100 no número 47,  vendeu 73.000 cópias nos Estados Unidos e se encontra no álbum Glee: The Music, Volume 6 que foi lançado no mesmo dia que o álbum de Gaga.  Em "The Last Days of Disco Stick", a personagem Blair Waldorf tem o desejo de se juntar as pessoas fixes da Tish School of the Arts. Ela faz uma peça de teatro baseada na música pop: uma Branca de Neve moderna com a música de Lady Gaga. No fim, ela consegue trazer a Lady Gaga para o show, facto que impressionou muito os seus colegas.

Internet
Maria Lourdes Aragon (nascida em 17 de Julho de 2000) é uma cantora canadense de ascendência filipina de Winnipeg, Manitoba. Em 16 de fevereiro de 2011, um vídeo de Aragon cantando um cover de "Born This Way" foi enviado para o canal do YouTube da sua irmã para mostrar seu talento para os amigos e familiares. O vídeo chamou a atenção de Lady Gaga e ela ficou tão impressionada com o desempenho de Maria que ela fez um link para o vídeo no seu twitter.  Em seis dias, o seu vídeo atingiu mais de 28 milhões de visualizações. Durante uma entrevista à HOT 103 em Winnipeg, Lady Gaga disse no show a Maria, como ela tinha sido comovida por seu desempenho.  Em seguida, ela convidou-a a interpretar "Born This Way" com ela na The Monster Ball Tour em Toronto.  Em 3 de Março de 2011, Aragon entrou com Lady Gaga no palco, no Air Canada Centre, onde realizaram um dueto acústico da canção, com Maria sentada no colo de Gaga a tocar piano e Lady Gaga fazendo o trabalho dos pedais.  Aragon posteriormente voltou a juntar-se a Lady Gaga e sua equipa de dançarinos para fazerem uma versão final do uptempo de "Born This Way".

Literatura
Lady Gaga: Queen of Pop é uma biografia de Lady Gaga, escrita por Emily Herbert (pseudônimo de Virginia Blackburn),  e publicada no Reino Unido pela John Blake Publishing Ltd.. Foi publicado pela Overlook Press nos Estados Unidos, com o título Lady Gaga: Behind the Fame.  Versões adicionais foram publicadas em 2010 pela Wilkinson Publishing em Melbourne, Victoria,  e pela Gardners Books no Reino Unido.  O livro discute o início da vida de Gaga quando ela era conhecida como Stefani Joanne Angelina Germanotta. Começa com seu nascimento em 1986, e narra a sua educação e angústias que antecederam a sua primeira experiência com a fama.  A autora aborda seu tempo no Convent of the Sacred Heart em Nova Iorque, suas idas precoces para discotecas com sua mãe para se apresentar nos eventos de microfone livre, e sua breve incursão na Tisch School of the Arts.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.