BIOGRAFIA EMERSON FITTIPALDI


Emerson Fittipaldi
Emerson Fittipaldi  (São Paulo, 12 de dezembro de 1946) é um ex-automobilista brasileiro.É um dos mais vitoriosos automobilistas brasileiros da história, e foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1 e em categorias de ponta no automobilismo internacional, abrindo portas para vários compatriotas. Fittipaldi foi bicampeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, campeão da CART (Fórmula Indy) em 1989 e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993.
Início
Emerson é filho de mãe polonêsa e pai brasileiro, o jornalista Wilson Fittipaldi. Em 1964, ele foi notado a primeira vez em Interlagos, quando brigou com o diretor da prova que o impedia de entrar na ambulância que levava seu irmão Wilson, logo após ele ter sofrido um acidente em sua berlineta da Equipe Willys. Nesse mesmo ano Emerson se tornou piloto e começou a competir de kart, estreando com uma vitória em Santo André (SP), no dia 12 de abril. Terminou o campeonato em nono lugar. Sagrar-se-ia campeão paulista em 1965, quando estreou no automobilismo, dirigindo um Renault 1093, numa corrida na Ilha do Fundão pelo Campeonato Carioca. Ali sofreria também o seu primeiro acidente.Em 1966, o irmão Wilson teve uma experiência internacional na Fórmula 3, correndo na Argentina, mas apesar de prometido não conseguiu um carro para as corridas na Europa e voltou ao Brasil. Wilson resolveu construir carros de fórmula conhecidos como Fórmula Vê. Emerson dominou o campeonato de Fórmula Vë de 1967, ganhando cinco das sete provas com o carro construído pelo irmão. Também voltou a ser campeão de kart.


Os irmãos Fittipaldi construiriam ainda um Fittiporsche e Emerson ganhou a II Cem Milhas de Kart em Piracicaba, disputada em 1968. Mas a categoria brasileira estava em crise e Emerson resolveu tentar a sorte na Europa. Iriam com ele os pilotos Luiz Bueno e Ricardo Achcar (que já havia vencido naquele mesmo ano na Inglaterra com um carro alugado), mas acabaram desistindo. A última vitória de Emerson no Brasil antes de viajar foi nas 12 Horas de Porto Alegre, pilotando um Volks 1600 (em segundo, pilotando um Corcel, chegaria José Carlos Pace).Emerson teve a sua primeira corrida internacional em 7 de abril de 1969 na Holanda e três meses depois, após muitas vitórias na Fórmula Ford, ele estrearia na Fórmula 3 inglesa. Sagrou-se campeão da categoria aos 22 anos.Seu imenso talento foi notado por Colin Chapman, proprietário da equipe Lotus de Fórmula 1, que o contratou no ano seguinte para correr pela sua equipe.
Fórmula 1
A corrida de estreia foi no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, mesmo largando nas últimas posições terminou a prova em oitavo. Três semanas depois, em Hockenheim, marcaria seus primeiros pontos, com um 4º lugar. No final daquele ano, em Monza, seu companheiro de equipe, o austríaco Jochen Rindt, pediu que Emerson amaciasse seu carro para a corrida do dia seguinte.
O Brasileiro, no carro de Rindt, sofreu um acidente destruindo o carro do companheiro impossibilitando a sua utilização na corrida. Como Rindt liderava o campeonato, o chefe da equipe deixou Emerson de fora da corrida e Jochen Rindt competiu com o carro dele, mas o piloto austríaco faleceu num acidente que poderia ter matado Fittipaldi. A Lotus, de luto, retirou-se por duas corridas e voltou no penúltimo GP da temporada, em Watkins Glen. Nesse dia, Emerson venceu sua primeira corrida e, ao mesmo tempo, impossibilitou seus adversários de alcançar a pontuação de Rindt, que assim sagrou-se campeão mundial postumamente (ver Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1970 (Fórmula 1)).
O ano de 1971 não viu vitórias de Emerson, embora sua atuação consistente lhe tenha garantido três pódios. Em 1972, com 5 vitórias, Fittipaldi tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1, com 25 anos, oito meses e 29 dias, recorde que manteve por mais de três décadas e que só foi quebrado em 2005, pelo piloto espanhol Fernando Alonso. Em 1973, Emerson venceu mais 3 corridas, no entanto perdeu o título para o escocês Jackie Stewart. O sucesso contribuiu fortemente para a entrada do Grande Prêmio do Brasil no calendário internacional no ano seguinte, no circuito de Interlagos. Ele mesmo venceu a corrida inaugural.
Em 1974, o piloto brasileiro trocou a Lotus pela McLaren, e, com três vitórias (uma delas no Brasil), sagrou-se bicampeão do mundo. Ainda competitivo, venceu mais duas corridas pela mesma equipe no ano seguinte.
Copersucar Fittipaldi
Em 1975, fundou, em parceria com o irmão, a equipe Fittipaldi, equipe inteiramente brasileira e que contou em boa parte de sua vida com o patrocínio da cooperativa brasileira de açúcar e álcool Coopersucar, nome pelo qual a equipe se tornou mais conhecida entre os brasileiros. O primeiro ano em sua própria equipe 1976 foi frustrante, com constantes abandonos. Em 1977, Emerson conquistou alguns resultados razoáveis, como três 4º lugares, mas foi em 1978 que ocorreu o grande momento de Emerson em sua própria equipe com o modelo F5A, ao terminar o Grande Prêmio do Brasil no circuito de Jacarepaguá em 2º lugar. A equipe teve dois 4º, 5º e um 6º lugar. Fechou o ano em 7º com 17 pontos.
Grandes esperanças no campeonato de 1979. Na corrida de abertura, o piloto terminou o GP da Argentina em 6º lugar com o chassi do ano anterior, mas quando foi para o Fittipaldi F6, ele sofreu. O carro tem uma aparência estética muito bonita, mas tem um problema muito sério: o excesso de torção do chassis; o carro era difícl de controlar principalmente em curvas. Desentendimentos da equipe com o projetista culminou com um péssimo desempenho do carro no campeonato. Nenhum ponto conquistado com ele. O carro era alvo de gozações, e com isso, a Copersucar retirava o apoio à equipe.
A partir de então houve um declínio técnico na equipe, e, ao final de 1980, no mesmo circuito de Watkins Glen onde vencera sua primeira prova, Emerson Fittipaldi retirou-se da Fórmula 1 como piloto; naquele ano, ele conseguiu o último pódium com o 3º lugar em Long Beach, tendo o compatriota Nelson Piquet, o vencedor, e conquistado a primeira vitória na categoria. Em 1981, Emerson Fittipaldi exerce a função de chefe de equipe e tendo como pilotos: o finlandês Keke Rosberg e o brasileiro Chico Serra. Com equipamentos de segunda linha e pouco dinheiro, e nenhum ponto para a equipe no campeonato. No campeonato de 1982, após seu piloto Chico Serra marcar um ponto no Grande Prêmio da Bélgica, sua equipe fechou as portas.
Ao longo da carreira na Fórmula 1 foram 149 Grandes Prêmios, 14 vitórias, 6 pole positions, 6 melhores voltas, com um total de 276 pontos.
Ficheiro:Emerson Fittipaldi McLaren M23 1974 Britain.jpg
Fórmula Indy
Emerson, quando ainda estava na Fórmula 1, chegou a realizar testes com carros da CART em circuitos ovais mas não gostou. Com o término da sua carreira na Fórmula 1 ele mudou de ideia e logo no primeiro ano em que realizou algumas corridas por essa categoria estadunidense (1984), ganhou o oval do GP de Michigan, um dos mais difíceis do circuito.Aos 38 anos, Emerson reafirmava seu talento e assinou com a Patrick Racing para disputar regularmente o campeonato da CART de Fórmula Indy. Em 5 anos ele obteve 6 vitórias. Em 1989, após 5 vitórias, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão da categoria. Sua mais expressiva e histórica vitória foi a mítica 500 milhas de Indianapolis, quando liderou 158 das 200 voltas. No final, um duelo de arrepiar com Al Unser Jr. A 5 voltas do final Little Unser ultrapassou facilmente Fittipaldi e faltando apenas duas voltas Fittipaldi se aproximou de Unser Jr devido a um grupo de retardatários que o haviam segurado. Na curva 3 do circuito de Indianápolis o brasileiro colocou seu carro por dentro e os carros se tocaram a mais de 350 km/h, Unser Jr rodou e bateu seu carro no muro, Fittipaldi conseguiu corrigir o carro e venceu a prova sob bandeira amarela.

 Mesmo com o acidente Unser junior terminou em segundo lugar, pois o piloto brasileiro Raul Boesel - que chegou em terceiro - era retardatário e estava seis voltas atrás. Após a corrida foi constatado que em sua última parada para reabastecimento, ninguém na equipe Patrick se lembrou de que havia poucas voltas para o fim e colocaram muito mais combustível do que o necessário para o final da corrida; desta maneira com o carro mais pesado Fittipaldi não conseguiu segurar a ultrapassagem de Unser Jr a poucas voltas do fim.Roger Penske levou Emerson para seu time, a Penske, em 1990. Emerson continuou entre os melhores da categoria e em 1993 ganhou a sua segunda 500 Milhas de Indianapolis superando o campeão da Fórmula 1 de 1992, Nigel Mansell. Emerson comemorou tomando suco de laranja em lugar do tradicional copo de leite, como forma de promover o produto de suas fazendas. Emerson encerrou sua participação na categoria em 1996, depois de um grave acidente no Michigan International Speedway.
Em sua carreira na Fórmula Indy, obteve 22 vitórias e 17 pole positions .



                           
Curiosidades
Foi, durante mais de 30 anos (desde 1972), o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1 de todos os tempos. Até sua marca ser batida em 2005, por Fernando Alonso, que por sua vez, foi batido por Lewis Hamilton em 2008, e atualmente, o detentor da marca é o piloto Sebastian Vettel, que venceu o Mundial em 2010).
Escreveu sua autobiografia: Emerson Fittipaldi: uma Vida em Alta Velocidade, pela Editora Objetiva
Uma de suas corridas marcantes ocorreu no Grande Prêmio da França de 1971. Emerson Fittipaldi, que não conseguiu nenhuma vitória naquele ano, Largando na décima sétima posição, chegou ao final da prova e cruzou a linha de chegada em terceiro.


Junto ao irmão Wilsinho, idealizou, criou e pilotou o carro da primeira e única equipe brasileira construtora de Fórmula 1: a Copersucar Fittipaldi.
Emerson é chamado de “Rato” pelos brasileiros e de “Emmo” pelos estadunidenses.
Foi o primeiro brasileiro a se sagrar campeão mundial de Fórmula 1, primeiro a ganhar uma 500 milhas de Indianápolis, e primeiro a se sagrar campeão na fórmula Indy.
Emerson Fittipaldi é o único Brasileiro e um dos poucos pilotos da história da Fórmula 1 a vencer um grande prêmio em seu ano de estréia.
George Harrison e Emerson Fittipaldi eram grandes amigos.

TABELAS DE RESULTADOS
TemporadaEquipeChassiMotor1234567891011121314151617ClassificaçãoPontos
1970Gold Leaf Team LotusLotus 49CFordV8AFSESPMONBELNEDFRAGBR
8
GER
4
AUT
15
10º12
Lotus 72CFordV8ITA
DNS
CANUSA
1
MEX
Ret
1971Gold Leaf Team LotusLotus 72CFordV8AFS
Ret
ESP
Ret
16
Lotus 72DFordV8MON
5
NEDFRA
3
GBR
3
GER
Ret
AUT
2
CAN
7
EUA
NC
World Wide RacingLotus 56BP&WITA
8
1972John Player Team LotusLotus 72DFordV8ARG
Ret
AFS
2
ESP
1
MON
3
BEL
1
FRA
2
GBR
1
GER
Ret
AUT
1
CAN
11
USA
Ret
61
World Wide RacingLotus 72DFordV8ITA
1
1973John Player Team LotusLotus 72DFordV8ARG
1
BRA
1
AFS
3
55
Lotus 72EFordV8ESP
1
BEL
3
MON
2
SUÉ
12
FRA
Ret
GBR
Ret
NED
Ret
ALE
6
AUT
Ret
ITA
2
CAN
2
EUA
6
1974Marlboro TeamTexacoMcLarenM23FordV8ARG
10
BRA
1
AFS
7
ESP
3
BEL
1
MON
5
SUÉ
4
NED
3
FRA
Ret
GBR
2
ALE
Ret
AUT
Ret
ITA
2
CAN
1
EUA
4
55
1975Marlboro Team McLarenMcLarenM23FordV8ARG
1
BRA
2
AFS
NC
ESP
DNS
MON
2
BEL
7
SUÉ
8
NED
Ret
FRA
4
GBR
1
ALE
Ret
AUT
9
ITA
2
USA
2
45
1976Copersucar-FittipaldiFittipaldiFD04FordV8BRA
13
RSA
17
OEU
6
ESP
Ret
BEL
DNQ
MON
6
SUÉ
Ret
FRA
Ret
GBR
6
GER
13
AUT
Ret
NED
Ret
ITA
15
CAN
Ret
EUA
9
JAP
Ret
17º3
1977Copersucar-FittipaldiFittipaldiFD04FordV8ARG
4
BRA
4
AFS
10
EUA
5
ESP
14
MON
Ret
SUÉ
18
12º11
FittipaldiF5FordV8BEL
Ret
FRA
11
GBR
Ret
ALE
DNQ
AUT
11
NED
4
ITA
DNQ
EUA
13
CAN
Ret
JAP
1978Fittipaldi AutomotiveFittipaldiF5AFordV8ARG
9
BRA
2
RSA
Ret
OEU
8
MON
9
BEL
Ret
ESP
Ret
SUÉ
6
FRA
Ret
GBR
Ret
ALE
4
AUT
4
NED
5
ITA
8
EUA
5
CAN
Ret
10º17
1979Fittipaldi AutomotiveFittipaldiF5AFordV8ARG
6
BRA
11
OEU
Ret
ESP
11
BEL
9
MON
Ret
FRA
Ret
GBR
Ret
21º1
FittipaldiF6FordV8AFS
13
FittipaldiF6AFordV8ALE
Ret
AUT
Ret
NED
Ret
ITA
8
CAN
8
EUA
7
1980Skol Fittipaldi TeamFittipaldiF7FordV8ARG
NC
BRA
15
AFS
8
OEU
3
BEL
Ret
MON
6
FRA
Ret
15º5
FittipaldiF8FordV8GBR
12
ALE
Ret
AUT
11
NED
Ret
ITA
Ret
CAN
Ret
EUA
Ret

Equipes na CART[editar]

AnoEquipeCarro/ChassisMotorPneusGP'sVitóriasPolesVoltas Mais RápidasPontosClassificação
1996Mobil Hogan-PenskePenskeMercedesG120012918° lugar
1995Marlboro Team PenskePenskeMercedesG161026711° lugar
1994Marlboro Team PenskePenskeMercedesG16124178Vice-Campeão
1993Marlboro Team PenskePenskeChevroletG16323183Vice-Campeão
1992Marlboro Team PenskePenskeChevroletG164231514° lugar
1991Marlboro Team PenskePenskeChevroletG171201405° lugar
1990Marlboro Team PenskePenskeChevroletG161211445° lugar
1989Marlboro Team PatrickPenske PC19ChevroletG15541196Campeão
1988Marlboro Team PatrickMarch 88C/Lola 87ChevroletG152101057° lugar
1987Marlboro Team PatrickMarch 87CChevroletG152007810° lugar
1986Marlboro Team PatrickMarch 86CFord CosworthG171201037° lugar
19857 Eleven Team PatrickMarch 85CFord CosworthG151001046° lugar
1984WITMarch 84CFord CosworthG90003015° lugar

 



40 ANOS DA VITORIA

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