Biografia Anthony Hopkins(Ator)

Anthony Hopkins
Sir Philip Anthony Hopkins, CBE (Port Talbot, 31 de Dezembro de 1937) é um ator britânico de cinema, televisão e teatro. Considerado como um dos maiores atores em atividade,  Hopkins é mais conhecido por interpretar o serial killer cannibal, Hannibal Lecter, em The Silence of the Lambs (vencendo um Oscar de Melhor Ator), sua sequência Hannibal e sua prequência Red Dragon.
Outros filmes proeminentes incluem The Lion in Winter, The Elephant Man, 84 Charing Cross Road, Dracula, Legends of the Fall, The Remains of the Day, Amistad e Nixon. Hopkins nasceu e foi criado no País de Gales. Mantendo sua cidadania britânica, ele se tornou cidadão americano em 12 de abril de 2000.  Os filmes de Hopkins se espalharam por uma variedade de gêneros, de filmes para a família até terror. Além de seu Oscar, Hopkins já venceu três BAFTA Award, dois Primetime Emmy Award e um Prêmio Honoráiro Cecil B. DeMille no Golden Globe.Hopkins foi feito cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 1993 por seus serviços pela arte.  Ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2003.
infância

Hopkins nasceu em Port Talbot, País de Gales, filho de Muriel Yeats Annee e Richard Arthur Hopkins. Seus dias na escola foram improdutivos; ele preferia imergir-se em artes, como pintura e desenho, ou aprender a tocar piano, a ir as aulas. Em 1949, para instilar disciplina, seus pais insistiram que ele fosse para a West Monmouth School, em Pontypool. Ele ficou lá por cinco anos e foi então educado na Cowbridge Grammar School, no Vale de Glamorgan.6 Ele foi influenciado e encorajado a se tornar um ator pelo compatriota Richard Burton (que também havia nascido em Neath Port Talbot, e que Hopkins conheceu rapidamente aos 15 anos. Com esse objetivo, ele se matriculou no Royal Welsh College of Music & Drama, em Cardiff, se formando em 1957.  Depois de dois anos servindo no Exército Britânico, ele se mudou para Londres e começou a treinar na Royal Academy of Dramatic Art.
Papéis
Hopkins fez sua primeira aparição profissional no teatro no Palace Theatre, em Swansea, no ano de 1960 com a produção da peça Have a Cigarette.Em 1965, depois de alguns anos, ele foi assistido por Laurence Olivier, que o convidou para se juntar a ele na Royal National Theatre.5 Hopkins se tornou o reserva de Olivier, e o substituíu quando Olivier teve apendicite durante a produção de The Dance of Death, de August Strindberg. Olivier, mais tarde em sua memórias Confessions of an Actor, escreveu que, "Um jovem novo ator na companhia de promessa exepcional chamado Anthony Hopkins estava na minha reserva e pegou o papel de Edgar como um gato com um rato no seus dentes".
Apesar de seu sucesso na Royal National Theatre, Hopkins ficou cansado de repetir os mesmos papéis noite após noite, ansiando por trabalhar em filmes. Ele estreou na televisão em 1967, no filme para a TV A Flea in Her Tea, da BBC. Em 1968, ele estreou no cinema no filme The Lion in Winter interpretando Ricardo I da Inglaterra, junto com Peter O'Toole, Katherine Hepburn e o futuro James Bond, Timothy Dalton.


Mesmo continuando no teatro, Hopkins graduativamente se afastou dos palcos, se estabalecendo como um ator de filmes e televisão. Sua interpretação de Pierre Bezukhov no drama da BBC, War and Peace de 1972, foi particularmente memorável, com Hopkins vencendo um BAFTA Television Award de Melhor Ator. Desde então, ele foi desfrutar uma londa carreira de muitos aplausos e prêmios por suas interpretações. Hopkins se tornou Comandante do Império Britânico (CBE) em 1987, e um Knight Bachelor em 1993.  Ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2003.Hopkins afirmou que seu papel de Burt Munro, que ele interpretou no filme The World's Fastest Indian (2005), foi um de seus favoritos. Ele também disse que Munro foi o papel mais fácil que ele já teve, porque ambos possuem perspectivas semelhantes na vida.  Em 2006, Hopkins foi o recepiente do Prêmio Cecil B. DeMille do Globos de Ouro por sua carreira.
Estilo de atuação
Hopkins é famoso por sua preparação para seus papéis. Ele indicou em várias entrevistas que, uma vez comprometido com um projeto, ele passará por suas falas quantas vezes for necessário (algumas vezes passando de 300) até que elas soem naturais para ele, podendo assim dizê-las "sem pensar". Isso leva para um estilo quase casual de dizer as falas que camufla a quantidade de trabalho prévio. Apesar de permitir improvisações cuidadosas, esse estilo já causou conflitos entre ele e um diretor ocasional que diverge do roteiro original, ou que pede para o ator passe por um número excessivo de tomadas. Hopkins já disse que após terminar uma cena, ele simplesmente descarta as falas, não mais se recordando delas. Isso é diferente de outros que lembram de suas falas décadas após as filmagens.  Richard Attenborough, que já dirigiu Hopkins em cinco ocasiões, viu-se em dificuldades durante as filmagens de Shadowlands (1993) para acomodar os diferentes estilos de suas duas estrelas (Hopkins e Debra Winger), que dividiam muitas cenas.
Enquanto que Hopkins, preferindo a espontaneidade de uma nova tomada, gostava de manter os ensaios no mínimo, Winger ensaiava continuamente. Para permitir isso, Attenborough se passou pelo personagem de Hopkins durante os ensaios de Winger, chamando o ator para apenas para o último ensaio antes da gravação. O diretor elogiou Hopkins por "essa extraordinária habilidade de fazer acreditar que, quando você o ouve, é a primeira vez que ele já disse aquela fala. É um dom incrível".8 Conhecido por sua habilidade em memorizar falas, Hopkins trabalha sua memória lendo poesias e Shakespeare. No filme Amistad, de Steven Spielberg, Hopkins supreendeu a equipe e o elenco ao memorizar um discurso de sete páginas, falando tudo de uma vez só.
Um admirado e intimidado Spielberg não conseguia chamá-lo de Tony, insistindo em chamá-lo de Sir Anthony por toda a produção.Além disso, Hopkins é um mímico de talento, alterando seu sotaque galês em qualquer sotaque que o personagem necessite. Ele duplicou a voz de seu falecido mentor, Sir Laurence Olivier, para cenas adicionais de Spartacus para sua restauração em 1991. Hopkins disse que atuar "como um submarino" o ajudou a entregar interpretações críveis em filmes de thriller. Ele disse. "É bem difícil para um ator evitar, você quer mostrar um pouco. Porém eu acredito que o quanto menos alguém mostra, melhor".


Filmografia 


TítuloAnoPapelNotas
A Flea in Her Ear1967Etienne PlucheuxFilme para a televisão
The White BusBrechtianCurta
The Lion in Winter1968Ricardo Coração de LeãoIndicação - BAFTA Award de Melhor Ator Coadjuvante
The Looking Glass War1969John Avery
HamletRei Claúdio
Department SGreg HallidaySérie de televisão
The Great Inimitable Mr. Dickens1970Charles DickensFilme para a televisão
Hearts and FlowersBobIndicação - BAFTA Television Award de Melhor Ator
When Eight Bells Toll1971Philip Calvert
Young Winston1972David Lloyd George
War and PeacePierre BezukhovMinissérie
BAFTA Television Award de Melhor Ator
A Doll's HouseTorvald Helmer
The Girl from Petrovka1974Kostya
QB VIIDr. Adam KelnoMinissérie
JuggernautJohn McCleod
All Creatures Great and SmallSiegfried FarnonFilme para a televisão
The Childhood FriendAlexander Tashkov
Dark Victory1976Dr. Michael GrantFilme para a televisão
The Lindbergh Kidnapping CaseBruno HauptmannFilme para a televisão
Primetime Emmy Award de Melhor Ator Minissérie ou Filme
Victory at EntebbeYitzhak Rabin
A Bridge Too Far1977Tenente Coronel John D. Frost
Audrey RoseElliot HooverIndicação - Saturn Award de Melhor Ator
Magic1978Charles "Corky" WithersIndicação - BAFTA Award de Melhor Ator
Indicação - Golden Globe Award de Melhor Ator - Filme Dramático
International VelvetCapitão Johnson
Mayflower: The Pilgrims' Adventure1979Capitão JonesFilme para a televisão
The Elephant Man1980Sir Frederick Treves
A Change of SeasonsAdam Evans
The Bunker1981Adolf HitlerFilme para a televisão
Primetime Emmy Award de Melhor Ator Minissérie ou Filme
Peter and PaulPaulo de TarsoFilme para a televisão
OthelloOteloFilme para a televisão
The Hunchback of Notre Dame1982QuasimodoFilme para a televisão
Indicação - Primetime Emmy Award de Melhor Ator em Minissérie ou Filme
A Married Man1983John StricklandFilme para a televisão
The Bounty1984Tenente William Bligh
Hollywood Wives1985Neil GrayFilme para a televisão
Arch of TriumphDr. RavicFilme para a televisão
Guilty ConscienceArthur JamisonFilme para a televisão
Mussolini and IConde Galeazzo CianoFilme para a televisão
CableACE Award de Melhor Ator em um Filme ou Minissérie
The Good FatherBill Hooper
84 Charing Cross Road1987Frank DoelPrêmio de Melhor Ator do Festival de Moscou
The Dawning1988Angus Barrie
Across the LakeDonald CampbellFilme para a televisão
A Chorus of DisapprovalDafydd Ap Llewellyn
The Tenth ManJean Louis ChavelIndicação - Golden Globe Award de Melhor Ator - Minissérie ou Filme para a TV
Great Expectations1989Abel MagwitchMinissérie
Indicação - Primetime Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante - Minissérie ou Filme para a TV
Desperate Hours1990Tim Comell
The Silence of the Lambs1991Dr. Hannibal LecterOscar de Melhor Ator
BAFTA Award de Melhor Ator
Prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston para Melhor Ator Coadjuvante
Prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Chicago para Melhor Ator
Prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Dallas-Forth Worth para Melhor Ator
Prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Kansas City para Melhor Ator
National Board of Review de Melhor Ator Coadjuvante
Prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Nova York para Melhor Ator
Prêmio Sant Jordi de Melhor Ator Estrangeiro
Saturn Award de Melhor Ator
Indicação - Golden Globe Award de Melhor Ator - Filme Dramático
Indicação - Prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Londres para Melhor Ator
One Man's WarJoelFilme para a televisão
Freejack1992Ian McCandless
SpotswoodErrol Wallace
Howards EndHenry J. Wilcox
DraculaProfessor Abraham Van HelsingIndicação - Saturn Award de Melhor Ator Coadjuvante
ChaplinGeorge Hayden
The Trial1993O Padre
The InnocentBob Glass
The Remains of the DayJames StevensDavid di Donatello de Melhor Ator
Prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Kansas City para Melhor Ator
Prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Londres para Melhor Ator
Prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles para Melhor Ator (também porShadowlands)
National Board of Review de Melhor Ator Coadjuvante (também por Shadowlands)
Prêmio da Associação de Críticos do Sul para Melhor Ator (também por Shadowlands)
Indicação - Oscar de Melhor Ator
Indicação - BAFTA Award de Melhor Ator
Indicação - Golden Globe Award de Melhor Ator - Filme Dramático
ShadowlandsC. S. LewisBAFTA Award de Melhor Ator
Prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles para Melhor Ator (também porThe Remains of the Day)
National Board of Review de Melhor Ator Coadjuvante (também por The Remains of the Day)
Prêmio da Associação de Críticos do Sul para Melhor Ator (também por The Remains of the Day)
The Road to Wellville1994Dr. John Harvey Kellogg
Legends of the FallCoronel William Ludlow
Nixon1995Richard NixonIndicação - Oscar de Melhor Ator
Indicação - Golden Globe Award de Melhor Ator - Filme Dramático
Indicação - Screen Actors Guild Award de Melhor Performance por um Ator em Papel Principal
Indicação - Screen Actors Guild Award para Melhor Performance de um Elenco em um Filme
August1996Ieuan DaviesTambém dirigiu e compôs a trilha sonora
Surviving PicassoPablo Picasso
The Edge1997Charles Morse
AmistadJohn Quincy AdamsBroadcast Film Critics Association de Melhor Ator Coadjuvante
Indicação - Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
Indicação - Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante
Indicação - Prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema Online para Melhor Ator Coadjuvante
Indicação - Screen Actors Guild Award para Melhor Performance por um Ator em Papel Secundário
The Mask of Zorro1998Don Diego de la Vega/Zorro
Meet Joe BlackWilliam ParrishIndicação - Saturn Award de Melhor Ator
Instinct1999Ethan Powell
TitusTito AndrônicoIndicação - Prêmio do Círculo de Críticos de Cinema de Londres para Melhor Ator Britânico do Ano
Mission: Impossible II2000Comandante da Missão SwanbeckNão creditado
How the Grinch Stole ChristmasNarradorVoz
Hannibal2001Dr. Hannibal LecterIndicação - Saturn Award de Melhor Ator
Hearts in AtlantisTed Brautigan
Bad Company2002Oficial Oakes
Red DragonDr. Hannibal Lecter
The Human Stain2003Coleman SilkPrêmio de Melhor Ator do Festival de Hollywood
Alexander2004Ptolomeu I Sóter
Proof2005Robert
The World's Fastest IndianBurt MunroNew Zealand Screen Award de Melhor Ator
Bobby2006JohnPrêmio de Melhor Elenco do Festival de Hollywood
Indicação - Screen Actors Guild Award para Melhor Performance de um Elenco em um Filme
All the King's MenJuiz Irwin
Shortcut to Happiness2007Daniel WebsterFilme para a televisão
SlipstreamFelix Bonhoeffer
FractureTheodore "Ted" Crawford
BeowulfHroðgar
The City of Your Final DestinationAdam
Where I Stand:
The Hank Greenspun Story
2008Hank Greenspun
The Wolfman2010Sir John Talbot
You Will Meet a Tall Dark StrangerAlfie Shepridge
The Rite2011Padre Lucas
ThorOdin
3602012John
Hitchcock2013Alfred Hitchcock
Thor: The Dark WorldOdin
The Song of Names
Noah2014Matusalém
Hemingway & FuentesErnest Hemingway


Vida pessoal
O ator é filho de Muriel Anne Yeats e Richard Arthur Hopkins.
Entre 1967 e 1972 foi casado com Petronella Barker, com quem teve a sua única filha: Abigail Hopkins, nascida a 20 de Agosto de 1968. Em 1973 casou com Jennifer Lynton, união que terminou em 2002. Desde Março de 2003 que Anthony é casado com Stella Arroyave.
Hopkins estudou piano na juventude e nunca deixou de praticar. Em 1986, lançou um disco intitulado Distant Star que atingiu o nº75 nos tops britânicos.Aos 19 anos compôs uma valsa chamada And the Waltz Goes On. A música pode ser conferida no DVD Under the Stars de André Rieu. O maestro recebeu o pedido para que a tocasse do próprio Hopkins.
Em 2008 vai estar afastado do cinema e efectuar uma digressão mundial como pianista.Hopkins apoia várias organizações filantrópicas. Foi convidado de honra na gala de recolha de fundos da Women in recovery, Inc., uma organização sem fins lucrativos canadiana destinada à ajuda de mulheres necessitadas.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.