Don Ramón (SEU MADRUGA,A HISTORIA DO PERSONAGEM)

6da8c81d76eab686731681fc74

Don Ramón (Seu Madruga)
Don Ramón (no Brasil: Seu Madruga ou ainda Seu Ramón) é um personagem do seriado de televisão humorístico mexicano Chaves.Interpretado por Ramón Valdés, seu sucesso permanece até hoje na televisão brasileira, mais especificamente no SBT.

Na trama, o personagem tem como filha uma garotinha chamada Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves), cuja mãe morreu no seu nascimento. Madruga é sempre injustamente castigado com bofetadas no rosto pela vizinha Dona Florinda (Florinda Meza). Vive fugindo das cobranças de 14 meses de aluguel, feitas pelo Senhor Barriga (Edgar Vivar), dono da vila. Sempre repreende o protagonista, Chaves, por suas travessuras, com cascudos na sua cabeça, porém, não o odeia. Apesar de frequentemente estar de mau humor, é um homem de bom coração, que ama a todos na vila, especialmente as crianças.Ramón Valdés faleceu em 9 de agosto de 1988, devido a um câncer de pulmão que se espalhou pelo corpo e atingiu a sua espinha, e deixa saudades até os dias de hoje. Ainda hoje, o personagem Seu Madruga é cultuado e possui diversas páginas, blogs e comunidades nos sites de relacionamentos Orkut, Facebook, dentre outras tantas, em sua homenagem.


 Descrição  

Mora no apartamento nº 72, com a filha Chiquinha, e deve 14 meses atrasados de aluguel ao proprietário da vila, Senhor Barriga, sempre inventando desculpas para não pagar o aluguel. Às vezes, perde a paciência com as crianças e aplica cascudos em Chaves e beliscões em Quico. Neste caso, sempre que é flagrado por Dona Florinda, leva uma bofetada dela no rosto. Às vezes, ele é acusado por ela, mesmo sem ter feito nada ao garoto.Exerceu diversas atividades, incluindo cabeleireiro, carpinteiro, carregador de lenha, empresário, fotógrafo, agente especializado em compra e venda de artigos para o lar, leiteiro, lutador de boxe, mestre de obras, sapateiro, vendedor de confetes, vendedor de balões e vendedor de churros.


Sua vizinha, Dona Clotilde, conhecida como Bruxa do 71, é apaixonada por ele e, para agradá-lo, costuma fazer bolos e salgadinhos para ele. Normalmente, as guloseimas são visadas e roubadas pelas crianças da vila.
Apesar de na maioria dos episódios o Seu Madruga inventar desculpas para não pagar o aluguel, ele já pagou o aluguel em certos episódios.
Possui por Chaves, um carinho especial, mesmo batendo neste e lhe castigando, mas são como pai e filho e ajuda o menino sempre que pode, como lhe dando comida ou lhe oferecendo abrigo, de partida, o menino também retribui o gesto do velho homem, mas mesmo assim, Chaves acaba vacilando quando deixa o homem irritado por motivos furteis e ignorantes, ou quando delata o mesmo(sem querer), como dizer que já esteve na cadeia, ou já viu revistas proibidas como no episódio "O vale de 1 milhão de cruzeiros".


 Personalidade  

Seu Madruga é tido na faixa dos 50 anos de idade (sua idade é provavelmente estimada entre 45 e 50 anos; uma vez que ele afirmou ter 50 em um episódio, porém, em outro, afirma que "ninguém é velho aos 40 e tantos anos" ao falar de si próprio, deixando claro que ainda não atingiu os 50), e apesar de ser apenas um homem de meia idade, não tolera piadas relativas á sua idade(geralmente feitas pelas crianças). É um homem maduro, porém um tanto preguiçoso e desleixado com sua vida e suas responsabilidades. Vive arranjando bicos para conseguir dinheiro (chegou a ser dito que ele nunca concluiu o colégio), mesmo com a fama de não gostar de trabalhar.



Seu Madruga é visto como um homem bruto e selvagem (como dito pelo seu crítico, Professor Girafales), que perde a paciência com muita facilidade, inclusive com as crianças e especialmente com Chaves. Costuma se envolver em alguns contratempos com outras pessoas, inclusive alguns vizinhos(principalmente Dona Florinda), e sempre tem uma desculpa para escapar dos problemas(muitas vezes verdadeiras e algumas vezes malandragem).

Apesar disso, é um homem que tem muita fé na vida, que tenta manter o bom humor, apesar das más situações que o cercam. Demonstra ter um bom coração e boas intenções, que são notadas por todos ao seu redor.

Relação com outros personagens (na série original e na animada)  
Chaves (El Chavo): Apesar de ser comum desavenças entre os dois, eles possuem uma relação bem amistosa e uma considerável intimidade. É bastante comum ver Chaves na casa de Seu Madruga e também ambos conversando amigavelmente (situações bastante incomuns entre Seu Madruga e Quico), e também são várias as vezes em que Seu Madruga pede favores ao garoto. Quando ocorrem as desavenças, a maneira dele de punir Chaves é sempre socando a cabeça do pobre menino. Em algumas ocasiões, é comum dizer que Seu Madruga e Chaves tem uma relação semelhante a de pai e filho, uma vez em que Seu Madruga, mesmo que não intencionalmente, costuma educar Chaves, por mais que duramente. Seu Madruga foi o primeiro a conhecer Chaves, quando este chegou à vila sem ter para onde ir, ainda bem pequeno.


8
Quico: Ambos estão frequentemente em conflito, devido a Seu Madruga (mesmo sendo inocente) sempre levar a culpa de tudo que acontece ao garoto e Dona Florinda insistir que seu filho (Quico) não deve se juntar a ele, por considerá-lo uma gentalha. É muito difícil ver os dois em harmonia: Quico sempre está apoiando sua mãe e Seu Madruga não suporta Quico pela falta de inteligência do garoto e por este dizer e fazer muitas bobagens, e várias vezes ele agride Quico apenas por causa disso (por exemplo, quando Quico brinca com sua bola muito perto de Seu Madruga, atrapalhando o homem, quando este está trabalhando ou lendo jornal, e também quando Quico faz a ele uma série de perguntas ridículas, sempre terminando com suas frases "Licença!" ou "Não deu!"). Por ser uma boa pessoa e embora deteste Quico, Seu Madruga sempre o defende quando Chaves ou Chiquinha tentam agredi-lo, mesmo sabendo que Dona Florinda nunca o escuta, e a falta de inteligência de Quico o impede de dizer a mãe que Seu Madruga nunca é o culpado (são raríssimas as vezes em que Quico declara à mãe a inocência de Seu Madruga). A relação mais cômica entre os dois é quando Quico diz sua frase Gentalha, Gentalha! e soca o peito de Seu Madruga. Sua maneira de punir Quico é geralmente através de beliscões. Apesar disso tudo, os dois atores (Villagrán [Quico] e Valdéz [Seu Madruga]) possuíam uma relação muito amigável .

16
Chiquinha (La Chilindrina - relação apenas na série original): Os dois mantém uma boa relação de pai e filha, apesar de também haverem disputas entre os dois às vezes, quase sempre devido às travessuras de Chiquinha. Por vezes, Seu Madruga perde a paciência com Chiquinha, geralmente quando ela o desobedece ou lhe faz passar vergonha, principalmente perto do Professor Girafales ou de alguma mulher. Ele a castiga, geralmente batendo nela ou a mandando para casa, o que ela reage chorando escandalosamente. Ela também costuma chorar quando sente que seu pai irá repreendê-la. Mesmo assim, ela costuma defendê-lo contra quem está o agredindo, geralmente Dona Florinda, por mais que erroneamente, geralmente dizendo coisas assim: "abusa do meu pai só porque ele é velho e está fraco. Por que não se mete com um homem?". Ela costuma ter ciúmes dele, evitando qualquer proximidade que possa ter com qualquer mulher (em outras palavras, com a personagem Glória).


Dona Florinda: Sua arqui-inimiga. Ela sempre o considerou uma gentalha, devido à sua condição social. Ela por várias vezes demonstra sentir nojo de Seu Madruga e sempre o culpa e o esbofeteia por todas as coisas que acontecem a Quico e às vezes vai mais longe, surrando ele a ponto de deixá-lo engessado e roxo, com muletas e o mandando para o hospital. Seu Madruga nunca revidou os maus-tratos que recebeu, por considerar errado bater em uma mulher (apesar de castigar Chiquinha com palmadas ou cintadas, mesmo ela sendo mulher), embora por vezes a xingue, como no episódio em que irrita o Professor Girafales, chamando-a de "a valentona do 14". São raras as vezes em que há trégua entre os dois, com Dona Florinda o tratando bem e dizendo coisas boas a seu respeito (normalmente em episódios especiais de Natal e Ano-Novo), e Dona Florinda já chegou a dizer que tem orgulho de tê-lo como vizinho, no episódio em que Chaves come todos os churros que ela fez e ele (Seu Madruga) deveria vender. Ao invés de acusar o garoto órfão, Seu Madruga assume a responsabilidade dizendo que ele mesmo tinha comido tudo. Esperando apanhar, ele se surpreende quando ela o cumprimenta, dizendo que o Chaves tinha confessado comer os churros.
10 curiosidades sobre Ramón Valdés, o Sr. Madruga
Senhor Barriga: A relação entre os dois se baseia quase que inteiramente na dívida de aluguel de Seu Madruga, fato que gera graves discussões e desavenças entre os dois. Às vezes Sr. Barriga aceita perdoar-lhe parte da dívida em troca de algum serviço ou por simples caridade. E nas poucas vezes em que a dívida do aluguel é esquecida, eles têm um convívio amistoso. Um dos fatos mais cômicos entre a relação deles é quando Seu Madruga troca as palavras ao conversar com Sr. Barriga (por exemplo: dizer coisas como Um barriga, Senhor Momento!, ao invés de Um momento, Senhor Barriga!). Sr. Barriga sabe que Seu Madruga nunca vai lhe pagar, mas não faz questão que ele saia do imóvel. Em certo episódio, ele revela ao professor Girafales: "Professor, se essa gente sair daqui, onde vão viver?" E vai embora.


Dona Clotilde: Dona Clotilde é completamente apaixonada por Seu Madruga e sonha em se casar com ele. A paixão dela incomoda profundamente Seu Madruga. Assim como as crianças, Seu Madruga constantemente (embora sem intenção) a chama de bruxa. Ela sempre tenta agradá-lo com diversas refeições e sobremesas (bolos e frangos assados) que sempre acabam tendo um fim que não é o estômago de Seu Madruga. Certas vezes, Madruga também a incomoda chamando-a de bruxa.


Glória: Possui uma boa e ótima relação como vizinhos, quando na verdade, o mesmo tem uma paixão pela bela vizinha, que é correspondida, a ajuda sempre que ela necessite ou quando precisa de algo para fazer qualquer coisa em seu apartamento, foi de fato o único romance feliz do Seu Madruga, até hoje não fica claro se a relação foi em frente ou não.

Patty: Assim como Glória, ele trata bem a menina e até a defende quando sua filha tenta algo contra a mesma, a única criança da vila que parece demostrar respeito pelo velho homem.

Professor Girafales: Os dois mantém uma boa relação como adultos, apesar de também haverem conflitos entre os dois, especialmente quando o professor sai em defesa de Dona Florinda ou Quico, por quem Girafales tem carinho especial. Seu Madruga às vezes sente pena de ver o Professor agindo como um cachorrinho adestrado nas mãos de Dona Florinda, pois ele faz todas as vontades dela mesmo quando ela está errada. Por vezes, o professor pede ajuda a Seu Madruga para resolver problemas pessoais. Girafales também costuma se intrometer em assuntos pessoais de Madruga que não lhe convém, além de constantemente conversar com ele a respeito do comportamento de sua filha, a Chiquinha.
Jaiminho (relação apenas na série animada): Não são comuns as vezes em que ambos se interagem (pois vários dos episódios da série animada são meras cópias dos episódios da série original, e na série original Jaiminho e Seu Madruga jamais se encontraram), e apesar de haverem alguns conflitos entre os dois, eles possuem uma relação pacífica como vizinhos (pois na série animada, Jaiminho reside na vila do Chaves).


Dublagem no Brasil  

Desde o início da série até os dias atuais, Seu Madruga é dublado por Carlos Seidl, que é conhecido pelo personagem até hoje. Em um vídeo, Seidl confessa que o nome Seu Madruga foi dado ao personagem porque entendeu-se que ele aparentava ter aparência cansada, de quem tinha o costume de acordar pela madrugada, e que nomeá-lo como Seu Ramón (tradução correta) não seria muito cômico.Em 2012 foi anunciado que Carlos Seidl não iria mais dublar Seu Madruga, por isso ele foi substituído por Marco Moreira que dublou a 5°temporada do desenho animado do Chaves e os novos episoidos da serie clássica comprados pelo SBT em 20121


                                                      Livro  

Em 2010, foi lançado o livro "Seu Madruga - Vila e Obra"2 , uma homenagem ao personagem mais adorado pelos fãs. A obra foi escrita por Pablo Kaschner, mesmo autor de "Chaves de um Sucesso", e traz curiosidades, entrevistas (com as filhas de Ramón Valdés, o dublador de Don Ramon e até mesmo uma entrevista fictícia com Seu Madruga), ilustrações e fotos inéditas.


Bordões 
Tinha que ser o Chaves (mesmo/de novo) (depois que Chaves o dá uma bofetada acidentalmente)
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.
Segure isso aqui. (quando pede para Chaves segurar alguma coisa dele antes de bater)
Toma! (quando bate em Chaves)
Eu posso explicar (Quando o Seu Madruga quer explicar para a Dona Florinda antes dela bater nele, mas ela sempre bate nele sem deixá-lo explicar)
Só não te dou outra porque... (depois que bate em Chaves e o garoto começa a chorar. Às vezes, ao fim dessa frase, ele fala algo sobre sua vozinha, que é anteriormente citada por Chaves, em consequência de algum fato que ocorreu após apanhar de Dona Florinda)
Digo... digo... (dito para Dona Clotilde, quando ele a chama de bruxa acidentalmente ou ao Sr. Barriga, quando ele erra o seu nome)
Chiquinha, vá já pra casa!
Chiquinha, cale a boca! (geralmente quando Chiquinha o interrompe quando ele está conversando com alguém)
Dá licencinha pro Madruguinha ou Uma licencinha pro Madruguinha que vai tomar um cafezinho/uma aguinha
Que que foi, que que foi, que que há?/Que que foi, que que foi, que que isso!?
Francamente, Francamente!



A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
As pessoas boas devem amar seus inimigos.
Desculpe... atores conhecemos, costumes não sabemos. (frase dita ao querer emprestar seu macaco para Héctor Bonilla consertar seu carro)
Escute, aqui minha senhora... (Quando Dona Florinda está brigando com Seu Madruga)
Não há nada mais trabalhoso que viver sem trabalhar!
E tudo por culpa de quem? (Referindo-se ao Chaves, após apanhar de Dona Florinda, porque na maioria das vezes a culpa é dele)
Diga ao seu Barriga que eu fui cortar o cabelo do Kojak. (tentando fugir do aluguel)
Um momentinho, um momentinho.
Não chame a srta. Clotilde de bruxa.
Não se pode dormir aqui com tanta criança, com tanta bruxa! (tentando dormir por causa da insônia)
Já te dou uma cacetada!



Vestuário e aparência  

As roupas do Seu Madruga são inconfundíveis, sempre usa uma camiseta (às vezes camisa polo) preta, às vezes com um bolso no lado esquerdo do peito (onde guardava seus cigarros), jeans, tênis(geralmente branco) e um chapéu do tipo denim azul. O fato dele usar sempre as mesmas roupas, foi questionado por Chaves, que no episódio O Futebol Americano, diz para Seu Madruga e Professor Girafales, que as crianças não seriam capazes de jogar porque "não teriam amor à camisa", então Chaves diz ao Seu Madruga que ele tinha amor à camisa, por este sempre usar a mesma. Porém, em alguns episódios menos comuns, Seu Madruga faz uso de outras peças de roupa, muitas vezes no lugar da tradicional camisa preta com jeans.

Nos primeiros episódios, a camisa preta foi trocada por uma branca ou amarela. Também no primeiro episódio no lugar do famoso chapéu denim usou uma boina estilo basco, além de usar outros chapéus diferentes em situações mais raras. Em alguns episódios(principalmente gravados em 1975 ou 76), Seu Madruga veste uma camiseta preta já gasta em sua pintura ou mesmo camiseta acinzentada ao invés de totalmente preta. Também aparece de terno em alguns poucos episódios, o que o faz certamente se igualar a outros adultos como Senhor Barriga e Professor Girafales(já que os dois se vestem formalmente enquanto Madruga se veste casualmente).O bigode que Seu Madruga usa também é marca de seu personagem(além de Ramón Valdéz fazer uso do mesmo em outros personagens que interpreta), mesmo assim, o personagem em alguns poucos episódios aparece sem bigode.


Nos Jogos Eletrônicos  

O sucesso do Seu Madruga no Brasil foi tanto desde a sua morte que ele acabou virando o protagonista da maioria dos jogos produzidos pela CyberGambá, a mesma que fez o Street Chaves.Em "Super Magro World" Seu Madruga (como Super Mario) tem a missão de salvar as crianças da vila de Bowser (personagem vindo dos jogos de Mario) pelo Reino dos Cogumelos. Em Street Chaves ele aparece como um lutador baseado em Robert Garcia (Art of Fighting/The King of Fighters) com a missão de recuperar seu violão da Dona Florinda, sendo que ele também é o rival de Chaves, Dona Florinda e Seu Barriga. Em "Madruga Goes Home" ele tem a missão de fugir de sua inimiga Dona Florinda por diversos mundos até chegar seguro em casa.

Em "Highway Crossing Madruga" ele tem que atravessar a rua se desviando dos carros, cachorros, Dona Florinda e Seu Barriga para conseguir pegar o dinheiro do outro lado da rua. Em "Codename Madruga" Seu Madruga é um soldado cuja missão é a de salvar sua filha Chiquinha de militares matando a todos. Em "MadrugaCraft" Seu Madruga é um guerreiro medieval cuja missão é a de recuperar seu violão sagrado dos monstros de Dona Florinda com a ajuda de Chaves, a Bruxa do 71 e Chiquinha. E em "Madruga From Mars" ele aparece como um astronauta cuja missão é a de destruir os asteroides do espaço.




Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.