BESOURO(Inseto)

 Besouro
Os besouros, também chamados de escaravelhos, são insetos pertencentes à ordem Coleoptera . A palavra Coleoptera vem do grego κολεός, koleos, koleos (estojo) e πτερόν, pteron (asas), como uma referência a uma importante característica dos besouros: um par de asas anteriores rígidas, conhecidas como élitros, que protegem como um "estojo" as asas posteriores, que são membranosas e delicadas. 
A ordem Coleoptera é a que tem o maior número de espécies dentre todos os seres vivos — cerca de 350 mil — sendo portanto o grupo animal mais diversificado existente.  Dentre os seus representantes mais conhecidos estão as joaninhas, os besouros-rinocerontes, os gorgulhos, os besouros-serra-pau e os vaga-lumes. A maior família dentro da ordem coleoptera (e também dentre todo o reino animal) é a família Curculionidae, com mais de 50.000 espécies diferentes, que caracterizam-se pelo rostro comprido que possuem.
Os coleópteros apresentam uma enorme diversidade morfológica. Ocupam particamente qualquer habitat, incluindo os de água doce, embora a sua presença em ambientes marinhos seja mínima. São na grande maioria animais fitófagos, o que torna alguns besouros verdadeiras pragas de culturas, como é o caso de certos besouros-da-cana, por exemplo.  Outros, como as joaninhas, são vorazes predadores de afídeos (pulgões) e, portanto, desempenham um papel importante no combate a estas pragas. 
Morfologia Externa

Os besouros são geralmente caracterizadas por um rígido exoesqueleto, bem como por rígidos élitros. O exoesqueleto do besouro é composto por numerosas camadas de placas de quitina, chamadas de escleritos, que são separadas por suturas finas. Estas características possibilitam uma espécie de defesa blindada mas que não afeta sua flexibilidade. Em geral a anatomia de um besouro é bastante uniforme, embora certos órgãos específicos e apêndices possam variar muito em aparência e função entre as muitas famílias na ordem. Como todos os demais insetos, os corpos dos besouros são divididos em três seções: cabeça, tórax e abdômen.
Taxonomia

  
Sub-ordem Adephaga
Sub-ordem Archostemata
Sub-ordem Myxophaga
Sub-ordem Polyphaga
Família Cerambycidae
Família Chrysomelidae
Família Ciidae - ciídeos
Família Coccinellidae - joaninhas
Família Lampyridae - vaga-lume
Família Nitidulidae
Família Scarabaeidae - escaravelhos
Sub-ordem Protocoleoptera †
Ficheiro:Colorado potato beetle.jpg
O besouro-da-batata (Leptinotarsa decemlineata) é um inseto coleóptero, da família dos crisomelídeos. A espécie é originária da América do Norte, onde foi produzido artificialmente, apresenta élitros estriados de preto e amarelo, além de causar prejuízos nas plantações de batata do hemisfério norte. Também é conhecido pelo nome de escaravelho-da-batata.

Ficheiro:Lasioderma serricorne01.jpg
O Besouro-do-fumo (Lasioderma serricorne) é um inseto coleóptero da família dos anobiídeos, cosmopolita, de ampla distribuição brasileira. A larva dessa espécie de besouro infesta produtos manufaturados ou dessecados de origem vegetal ou animal, sobretudo folhas secas do fumo (ou tabaco).

Também são conhecidos pelos nomes de besourinho-do-fumo, bicho-do-fumo e caruncho-do-fumo.

Ficheiro:Goliathus goliatus dos.jpg
O Besouro-golias (Goliathus giganteus) é um besouro da família dos escarabeídeos, encontrado na África. A espécie chega a atingir 15 cm de comprimento, sendo um dos maiores representantes da ordem dos coleópteros. Apresenta ainda hábitos diurnos e alimenta-se de pólen.

Os machos grandes possuem ao redor de 11 cm de comprimento, portanto não podem competir em tamanho com oCerambicídeo Gigante nem com o bicho-pau de Bornéu, mas a sua robustez o dota com um peso que alcança 40g. As larvas desta espécie, por sua vez, chegam a superar 100g de peso nas fases prévias à sua conversão em pupa.

Ficheiro:Dynastes hercules ecuatorianus MHNT.jpg
O besouro-hércules (Dynastes hercules) é um coleóptero. Habita os bosques tropicais e equatoriais da América Central e do Sul. É um dos maiores besouros que existem, já que os machos adultos chegam à alcançar 17 cm de comprimento incluindo o seu enorme chifre torácico. É a maior das espécies conhecidas do gênero Dynastes, sendo que existem apenas duas espécies de besouros maiores do que esta, os cerambicídeos: Macrodontia cervicornis e o Titanus giganteus da Amazônia.
Os machos da espécie possuem dois chifres, um na parte superior da cabeça e outro no tórax. Em algumas ocasiões estes chifres costumam crescer a ponto de ficarem maiores que o próprio corpo. As fêmeas não possuem estes chifres, já que a espécie apresenta um significativo dimorfismo sexual. A finalidade destes apêndices está relacionada com a reprodução, uma vez que os machos os utilizam como "armas" para disputas na conquista de fêmeas. É comum encontrar uma fileira de pelugem alaranjada por toda a parte inferior do chifre torácico.

Ficheiro:Dynastes hercules (female).jpg
Besouro-hércules fêmea

Além de não possuírem chifres, as fêmeas são bastante menores e apresentam uma coloração mais escura do que os machos, que possuem élitros de cor amarela com manchas pretas. O besouro-hércules, capaz de levantar 850 vezes seu próprio peso, é considerado o animal mais forte do mundo.   O estado larval deste besouro tem uma duração de um a dois anos, no qual a larva alcança um tamanho de 110 mm e pesa aproximadamente 120 gramas. Em grande parte do tempo, a larva vive perfurando a madeira em decomposição, que é sua maior fonte de alimento. Após esse período a larva se transforma em pupa, onde ocorre a metamorfose da qual emerge o besouro adulto, que se alimenta principalmente de frutos caídos no solo da floresta.

Ficheiro:Popillia japonica - japanese beetle - desc-mating pair on filbert tree leaf.jpg
O Popillia japonica Newman, 1841, conhecido pelos nomes comuns de besouro-japonês ou escaravelho-japonês, é um coleóptero da família dos escarabeídeos. Possui cabeça e tórax verdes brilhantes, com marcada iridescência na parte dorsal, élitros castanhos manchados de verde nas margens e abdome com manchas brancas. A espécie é originária do Japão, onde não provoca prejuízos nas culturas pelo facto de ser controlada pela acção de numerosos inimigos naturais . Foi introduzida nos Estados Unidos da América, nos Açores e em muitas outras regiões temperadas e subtropicais, onde se tornou uma séria praga, causando vultosos danos a várias culturas e na vegetação natural .
 Descrição

P. japonica é um insecto polífago: os adultos alimentam-se de folhas e partes florais de diversas espécies arbustivas e arbóreas, tendo preferência pelo castanheiro, pela videira e pelos silvados . Os instares larvares desenvolvem no solo, onde se alimentam de raízes, sobretudo de gramíneas.
                                           Plantas hospedeiras

O escaravelho-japonês é polífago, consumindo folhas e flores de um largo espectro de espécies, incluindo as seguintes espécies cultivadas : feijões, morangueiros, tomate, pimentos, uvas, lúpulo, roseiras, cerejas, ameixas, peras, pêssegos, ginjas, amoras, milho, ervilha e mirtilos. Consome ainda folhas de plantas dos seguintes géneros:


O Besouro-pardo (Bolax flavolineatus) é um inseto coleóptero, da família dos escarabeídeos. De distribuição em regiões do Brasil central e meridional, atacam sobretudo folhas de marmeleiro e da videira. Também são conhecidos pelo nome de besouro-pardo-da-videira.


O Besouro-verde (Paraulaca dives) é um besouro da família dos crisomelídeos, de coloração verde, que ataca, entre outras plantas, o cafeeiro, o tomateiro e a jabuticabeira.



   BESOURO TITANUS O MAIOR BESOURO DOMUNDO
titanus giganteus e o maoir besouro do mundo estando ente os maires insetos
ultrapassa os 17 centimetros sem contar as antenas sendo assim o maior inseto
chega aos 25 se considera as antenas o titanus giganteus vive na foresta amazonica brasil.
 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.