Bolinha (apresentador)

Bolinha (apresentador)
Édson Cabariti   (Araçatuba, 16 de julho de 1936 — São Paulo, 1 de julho de 1998), mais conhecido artisticamente como Bolinha, foi um radialista e apresentador brasileiro.
 Início na TV
Filho de imigrantes sírios, Bolinha começou a carreira como locutor esportivo, depois de fazer bicos como feirante, engraxate e balconista. Na TV Excelsior, Bolinha começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa Últimas Notícias. A estreia como apresentador de programa de auditório aconteceu quase por acaso, em janeiro de 1967. Convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Bolinha não apenas levou o programa adiante, como aumentou o seu Ibope.
 Clube do Bolinha
Édson Cury ficou conhecido mesmo com o Clube do Bolinha, programa que ficou no ar por 20 anos na TV Bandeirantes, (1974-1994) alcançou oito pontos no Ibope e era um dos líderes de audiência da emissora. Uma marca registrada do programa eram as bailarinas, chamadas carinhosamente de "boletes", e o quadro "Eles e Elas", em que transformistas e travestis se apresentavam. Vários artistas como Alan & Aladim, Leandro & Leonardo e Arnaldo Antunes, mesmo depois de famosos, foram ao seu programa agradecer o apoio ao início de suas carreiras.
Seu elenco de boletes também era composto por ex-chacretes.

Lista de algumas Boletes: Zulu, Tânia Bang Bang (Tânia Bang Bang era secretaria pessoal e assistente de produção musical do Clube do Bolinha, e era casada com o cantor Antônio Luiz que também fazia às vezes de assessor nas viagens da Caravana do Bolinha), Edna Poncell, Delma, Inês, Valquíria, Norman, Raquel, Sonia Lírio, Sônia Rangel, Isná, Gracinha Japão, Eduarda, Carla, Audrey, Sandra Lee, Silvana, Míriam Bianchi, Rose Cleópatra, Ana Maria,Marta Martin, Verônica, Leda Zepellin, Índia Amazonense, Laura, Júlia, Gina Tropical, Neide, Sandra Janete, Olívia, Fábia, Lúcia, Vanderléia, Beth Balanço, Beth Gazeta, Beth Coqueiro, Iris, Renata, Solange, Marli Bang Bang, Iara.
 Morte
O apresentador morreu às 2h30 do dia 1º de julho de 1998, aos 61 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, para tratamento da doença, que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de falecer, a doença do apresentador tinha-se agravado. Bolinha foi sepultado no cemitério do Paquetá, na cidade de Santos.


biografia por NETSABER
O nome de Bolinha era Édson Curi. Ele nasceu em Araçatuba, interior de São Paulo, em 1936 . Era filho de imigrantes sírios. De corpo volumoso, bastante desembaraçado e criativo. Edson Cury, que na verdade se chamava Édson Cabariti, apareceu na TV Record em 1959. Ele apresentava, com muito alarde, as lutas do "Astros do Ringue". Era desconhecido, mas ficou sendo famoso, como comentarista de telecatch. Depois passou para a TV Excelsior. No principio de sua vida agitado , foi feirante, engraxate , balconista. Na TV Excelsior era responsável por flashes esportivos nos programas jornalísticos.
 Em 1967, inesperadamente foi convocado para substituir o apresentador Chacrinha, que havia-se desentendido com a emissora. Foi a chance do Bolinha, que passou a ser "Bolinha". Foi para a TV Record, em 1973, com o programa: "A Hora do Bolinha". Mas logo voltou à TV Bandeirantes, onde ficou quase 30 anos. Gostava da emissora e a emissora gostava dele. Improvisava, saltava, dançava, era o dono do pedaço. O programa ia ao ar aos sábados à tarde e, o mais importante, dava audiência. Irreverente, camisa estampada, cabelo por pentear, lançou cantores como Leandro e Leonardo, e outros mais. Mas, quando estava com 62 anos foi abatido por um câncer no aparelho digestivo e veio a falecer, no dia 1º de julho de 1998. Deixou a filha Victória Cury e inúmeros amigos e fãs, que conquistou com sua maneira alegre e sincera de ser. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.