Os Flintstones (personagens)

Ficheiro:The Flintstones.jpg
Os Flintstones
Os Flintstones (em inglês: The Flintstones) foi uma famosa série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera de 1960 a 1966. O desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas.

No desenho animado, a família Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock, trabalha numa pedreira e dirige um carro com rodas de pedra, movido pelos pés. Eles têm uma família de amigos, o casal Rubble, e animais de estimação: um dinossauro e um tigre dente de sabre. Com o tempo, surgiram a filha Pedrita, dos Flintstones, em 1962, e o filho adotivo Bambam, dos Rubbles, em 1963.

Exibida pela primeira vez em 30 de setembro de 1960, Os Flintstones foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos. Ela foi a primeira animação a exibir uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. Ela foi também a primeira série de animação exibida em horário nobre e tornou seus criadores, a empresa Hanna-Barbera Productions, um dos maiores estúdios de Hollywood.

História
Os Flintstones foi uma criação dos estúdios Hanna-Barbera inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons. Várias piadas de Stone Age são retomadas em Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.

A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.

Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em anúncios publicitários. A série mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita, o principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.
Personagens
Os Flintstones moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C.

Fred Flintstone ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company, é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da confraria dos Búfalos d'água. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. O prato preferido de Fred é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Nos episódios, Fred sempre entra em confusão. Seu famoso bordão é "yabadabadoo".

Fred é casado com Wilma Flintstone, uma exímia dona-de-casa, mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Na série animada Wilma é da classe operária assim como Fred; porém, no filme Viva Rock Vegas é de família rica. Pedrita, filha do casal, casa-se com Bambam Rubble quando cresce. A mãe de Wilma, Pearl Slaghoople, visita freqüentemente a família, trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadissimo conflito entre sogra e genro. O mascote da família Flintstone é Dino, que sempre lambe seu dono quando ele chega do trabalho.

O melhor amigo de Fred é Barney Rubble, com quem sempre acaba brigando. Barney é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Se Fred faz alguma trapalhada, Barney estará junto, mesmo contra a sua vontade, pois Fred o obriga a fazer coisas que ele não quer fazer. Ainda quando o personagem tem uma boa idéia, Fred a toma para sí. É chamado de nanico por Fred.

Barney é casado com Betty Rubble. O nome de solteira de Betty é Betty McBricker. Esposa de Barney, é mãe adotiva de Bambam. Vizinha de Wilma Flintstone, sua melhor amiga, sempre acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se meteram e sempre está com Vilma, mas tem um senso crítico mais apurado que seu ingênuo marido em relação a Fred.

Bambam Rubble é o filho adotivo de Barney e Betty, conforme mostrado em episódio da série. Ele foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama pedrita desde a infância.

Hoppy, um híbrido de canguru e dinossauro, é o mascote dos Rubbles. No primeiro episódio em que apareceu foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles. A confusão de um canguru com um rato de tamanho descomunal também ocorreu em outro desenho famoso de Hanna-Barbera, com o personagem Sylvester (Frajola), um rato e um filhote de canguru.

Dublagem
 Vozes originais da primeira série norte-americana
Fred Flintstone: Alan Reed (série).
Barney Rubble: Mel Blanc, Daws Butler.
Wilma Flintstone: Jean Vander Pyl.
Betty Rubble: Bea Benaderet, Gerry Johnson.
Pedrita: Jean Vander Pyl.
Bam-Bam: Don Messick.
Dino: Mel Blanc, Jerry Mann.
Gazoo: Harvey Korman.
Sr. Pedregulho: John Stephenson.

Dublagem brasileira
A Screm Gems, de propriedade da Columbia Pictures, foi a primeira empresa a distribuir e dublar programas para a televisão brasileira. Para este fim, montou-se um estúdio de dublagem no Brasil chamado Gravasom. Mais tarde, o estúdio mudou de nome para Arte Industrial Cinematográfica, a AIC. Os Flintstones foi um dos primeiros desenhos a ser dublado no Brasil.

Fred Flintstone: Marthus Mathias (1ª e mais freqüente voz) e Alceu Silveira
Barney Rubble: Rogério Márcico, Waldir Guedes e Neville George
Wilma Flintstone: Helena Samara
Betty Rubble: Nícia Soares, Laura Cardoso e Aliomar de Mattos
Pedrita: efeitos vocais de Cristina Camargo e Aliomar de Mattos
Bam-Bam: efeitos vocais de Older Cazarré e Maria Inês
Dino: Amaury Costa (em sua primeira aparição, quando a personagem falava)
Sr. Pedregulho: Waldyr de Oliveira, Older Cazarré, Waldir Guedes, Carlos Alberto Vaccari e José Carlos Guerra
Gazoo: Wilson Ribeiro
Traduções e direção das dublagem: Waldyr de Oliveira

O sucesso de Os Flintstones deu origem a outras séries animadas como Cave Kids e The Flintstone Kids, onde se incluía o super-herói Capitão Caverna e seu filho.

A lista de séries animadas derivadas da original é:

The Flintstones (1960-66)
Bambam e Pedrita (1971-72)
The Flintstone Comedy Hour (1972-73)
The Flintstone Comedy Show (1973-74)
Fred Flintstone and Friends (1977-78)
The New Fred and Barney Show (1979)
Fred and Barney Meet the Thing (1979)
Fred and Barney Meet the Shmoo (1979-80)
The Flintstone Comedy Show (1980-82)
The Flintstone Funnies (1982-84)
The Flintstone Kids (1986-88)
Dino: World Premiere Toons - featuring "Stay Out!" (1995) and "The Great Egg-Scape" (1997)
Cave Kids: Pebbles & Bamm-Bamm (1996)




          Animação teatral
The Man Called Flintstone (1966, Columbia Pictures)
        Especiais de televisão
A Flintstone Christmas (1977)
The Flintstones: Little Big League (1978)
The Flintstones Meet Rockula and Frankenstone (1979)
The Flintstones' New Neighbors (1980)
The Flintstones: Fred's Final Fling (1980)
The Flintstones: Wind-Up Wilma (1981)
The Flintstones: Jogging Fever (1981)
The Flintstones' 25th Anniversary Celebration (1986)
The Flintstone Kids' "Just Say No" Special (1988)
A Yabba Dabba Doo Celebration: 50 years of Hanna-Barbera (1989)
A Flintstone Family Christmas (1993)

 Filmes
 Filmes para televisão
The man called Flinstone (O Agente Flintstone)
The Jetsons Meet the Flintstones (1987)
I Yabba-Dabba Do! (1993)
Hollyrock-a-Bye Baby (1993)
A Flintstones Christmas Carol (1994)
The Flintstones: On the Rocks (2001)
      Filmes com atores humanos

Foram feitos dois filmes com atores baseados na série.

Os Flintstones (1994)
The Flintstones in Viva Rock Vegas (2000)

Remake de The Flintstones

O diretor Seth MacFarlane é quem vai comandar o remake do desenho The Flintstones, um dos maiores clássicos da Hannah-Barbera. Após anos de complicações, o acordo entre a Fox Entertainment Group e a Warner Bros, que possui os direitos da série, foi finalmente confirmado, resultando em uma produção conjunta entre os dois estúdios.

Com estreia prevista para 2013 nos Estados Unidos, através da Fox Entertainment Group a nova animação contará ainda com Dan Palladino (Gilmore Girls) e Kara Vallow (Uma Família da Pesada) como produtores executivos. Considerando seu histórico de animações (The Cleveland Show, Uma Família da Pesada), Alguns fãs ficaram preocupados de como será a interpretação de Seth MacFarlane diante da série clássica.


Em um vídeo exibido no upfront da Fox Entertainment Group , o diretor falou rapidamente sobre seus planos para o remake, ele disse: “Os personagens se parecerão os mesmos, mas eles terão novas tecnologias, como por exemplo, ‘qual é a versão animal de um iPad?’“. A produção do Remake de The Flintstones começa em 2011.


The Flintstones no McDonald's

No mês de Setembro/Outubro de 2010, a da Rede de Lanchonetes McDonald's estavam tendo como brinde do McLanche Feliz mini-pelúcias do Fred Flintstone, Pedrita Flintstone, Bambam Rubble e Dino. O tema da promoção era os clássicos personagens da Hanna-Barbera. Alem das mini-pelúcias do Fred Flintstone, Pedrita Flintstone, Bambam Rubble e Dino, tambem tinham mini-pelúcias do Scooby-Doo e Salsicha Rogers do classico Scooby-Doo e Tom e Jerry do classico Tom and Jerry. No total eram oito mini-pelúcias, mas só dos melhores desenhos: The Flintstones, Scooby-Doo e Tom and Jerry. Os Brindes da Hanna-Barbera ainda podem ser encontrados a venda em sites da internet.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.