HISTORIA DO PINK FLOYD PARTE FINAL


HISTORIA DO  PINK FLOYD PARTE FINAL
          Direções futura
Muitos fãs expressaram esperança de que a apresentação do Live 8 os levariam a uma turnê de reunião, e uma oferta que bateu recordes, de US$250 milhões, foi oferecida para uma turnê mundial, mas a banda deixou claro que não existem planos para tal. Nas semanas depois do show, no entanto, as rixas entre os membros pareciam ter se acertado. Gilmour confirmou que ele e Waters estavam em "termos amigáveis", mas Waters tem apresentado comentários conflitantes desde então, com afirmações que variam de "Eu posso rolar por um show, mas eu não poderia rolar por uma grande turnê" e "Eu espero que nós o façamos de novo". Recentemente suas afirmações indicam seu desejo por tocar de novo, não por uma turnê, mas por um evento similar ao Live 8.

Em 31 de Janeiro de 2006, David Gilmour apresentou uma afirmação em nome do grupo dizendo que não existem planos para uma reunião, indo contra os rumores que a mídia fizera. Gilmour, mais tarde, afirmou numa entrevista ao La Repubblica que ele terminou com o Pink Floyd e espera se focar em seus projetos a solo e sua família. Ele menciona que concordou tocar no Live 8 com Waters para apoiar a causa, para fazer as pazes com Waters e sabendo que ele se arrependeria se não o fizesse. No entanto, ele afirma que o Pink Floyd estaria ansioso para tocar em um concerto "que apoiasse os acordos de paz de Israel e Palestina". Então falando com a Billboard, Gilmour mudou seu sentimento "terminou com Pink Floyd" para "quem sabe". Uma apresentação surpresa, pela formação do Pink Floyd pós-Waters, com David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason ocorreu na última apresentação do Gilmour no Royal Albert Hall em 31 de Maio de 2006, enquanto os 3 tocaram "Wish You Were Here" e "Comfortably Numb".

007 foi o aniversário de 40 anos em que o Pink Floyd assinou com a EMI, e o aniversário de 40 anos do lançamento dos 3 primeiros singles "Arnold Layne", "See Emily Play" e "Apples and Oranges" e do seu primeiro álbum The Piper at the Gates of Dawn. Isso foi marcado pelo lançamento de uma edição limitada contendo mixagens estéreo e mono do álbum, além de faixas dos singles e gravações raras.

Em 10 de Maio de 2007, Roger Waters tocou em um concerto em homenagem ao Syd Barrett no Centro Barbican em Londres. Isso foi seguido de uma apresentação surpresa pelo Pink Floyd pós-Waters, com David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason de "Arnold Layne" para um estrondoso aplauso e uma ovação em pé. Mas esperanças de um próximo show de reunião com a formação clássica foi descartada quando Waters não tocou com o grupo. Roger Waters subiu ao palco aos gritos de "Pink Floyd!" ao qual ele respondeu "Mais tarde". Gilmour, Mason e Wright subiram ao palco aos gritos de "Roger Waters!" ao qual Gilmour respondeu educadamente, "Yeah, ele esteve aqui também, agora o resto de nós."

Mais recentemente, Waters se tornou mais e mais aberto para uma reunião com o Pink Floyd. Em uma entrevista em 2007 ele disse "Eu não teria nenhuma problema se o resto deles quisesse se juntar de novo. E isso nem precisaria acontecer para salvar o mundo. Isso poderia acontecer somente por ser divertido. E as pessoas o adorariam."

Em 24 de Setembro de 2007, Gilmour afirmou sobre uma reunião futura do Pink Floyd, de qualquer jeito, sendo ela com Roger Waters ou não; "Eu não sei porque eu gostaria de voltar atrás para aquela coisa antiga. É bastante retrogressivo. Eu quero olhar para frente, e olhando para trás não é minha alegria."

Em 10 de Dezembro (Reino Unido) e 11 de Dezembro (Estados Unidos), o Pink Floyd lançou um novo box, Oh, By the Way contendo todos os 14 álbuns de estúdio com suas respectivas atuais remasterizações, encarte original de vinil, mais encarte por Storm Thorgenson.

No dia 21 de Maio de 2008, O Pink Floyd recebeu o prêmio Polar na cidade de Estocolmo,Suécia. O júri declarou que sua decisão foi baseada na importância do Pink Floyd para a evolução da música popular, por uni-la à arte, em sua proposta experimental, e por seu sucesso "capturar e formar reflexões e atitudes para toda uma geração". O júri declarou ainda que a banda "inspirou e marcou o caminho para o desenvolvimento do rock progressivo"

           Legado
                                                                                       Influências

Vários artistas foram influenciados pelo trabalho do Pink Floyd: David Bowie cita Syd Barrett como a sua maior inspiração, o guitarrista Steve Rothery da banda Marillion cita o álbum Wish You Were Here como sua maior inspiração; os Pet Shop Boys prestou homenagem ao The Wall durante uma apresentação em Boston; e varias outras bandas foram influenciado pelo Pink Floyd como o Queen, Korn, Nine Inch Nails, Radiohead, Dream Theater, Porcupine Tree, The Mars Volta, Tool, Queensryche, 30 Seconds to Mars, Scissor Sisters, Rush, Gorillaz, Mudvayne, Primus e muitas outras bandas.

Há também inúmeras bandas que fizeram um tributo ao Pink Floyd. Em 11 de outubro de 2005, a banda de metal progressivo Dream Theater tocou o álbum inteiro The Dark Side of the Moon em Amsterdã, duas semanas depois, em Londres. Por sua parte, Easy Star All-Stars postou um tributo ao Dark Side, com influências de reggae e hip-hop, intitulado Dub Side of the Moon, enquanto a banda de heavy metal Ministry seguiu o exemplo, nomeando Dark Side of the Spoon em seu disco de 1999.
Espectáculos ao vivo
O Pink Floyd são reconhecidos pelos seus prodigiosos espectáculos ao vivo, que combinam as mais modernas experiências visuais com a sua música para criar um espectáculo onde os próprios artistas são quase secundários. Os Pink Floyd, nos seus primeiros tempos, foram das primeiras bandas a usar jogos de luzes próprios nos seus espectáculos, projectavam slides e filmes e formas psicodélicas numa grande tela circular. Mais tarde foram adicionados aos espectáculos efeitos especiais, incluindo lasers, pirotecnia e balões gigantes (um suíno gigante flutuava sobre a audiência durante a actuação de "Pigs" do álbum Animals sendo a obra de George Orwell Animal Farm como inspiração).

O espectáculo mais elaborado que os Floyd montaram foi o da digressão de The Wall, no qual um grupo de músicos contratados tocava a primeira canção usando máscaras de borracha (provando assim que os membros da banda não eram reconhecidos pelas suas personalidades individuais). Depois, um gigantesco muro era erguido, separando a banda da audiência e que no final do espectáculo era demolido por explosões. Este espectáculo foi recriado por Roger Waters em 1990 no meio das ruínas do Muro de Berlim, convidando para o efeito músicos conhecidos como Bryan Adams, Van Morrison, Scorpions, The Band, Joni Mitchell, Cyndi Lauper e Sinéad O'Connor.

Os prodigiosos espectáculos ao vivo serviram também de base ao grupo de rock ficcionário Disaster Area de Douglas Adams (criadores do maior barulho do Universo, que usavam chamas solares nas suas actuações) na série The Hitchhiker's Guide to the Galaxy. Douglas Adams era amigo pessoal de Gilmour e tocou guitarra em um dos últimos concertos da tournée de "The Division Bell", sendo que em uma das datas era seu 42º aniversário.
Em Portugal

 22 e 23 de Julho de 1994, o Pink Floyd tocou pela primeira vez em Portugal, no antigo Estádio José Alvalade, no qual estiveram presentes 120 mil pagantes (60 mil em cada um dos espectáculos, que é a lotação esgotada do estádio). Nesta digressão europeia, Portugal foi escolhido para o primeiro espectáculo. Segundo diversas opiniões o primeiro espectáculo ao termos sonoros foi melhor, outros dizem somente que estava mais alto o volume.
No Brasil

Pela segunda vez no Brasil (a primeira vez ocorreu em março de 2002), Roger Waters resolve realizar shows no Brasil, onde a banda pela qual ele fez parte por vários anos, jamais passou. E com a promessa de tocar o aclamado álbum The Dark Side of the Moon. Um dos shows realizados em São Paulo ocorreu em 24 de março de 2007 no estádio do Morumbi. Com pouco mais de 40 mil fãs[carece de fontes], Roger abriu o show com a tradicional "In the Flesh" (The Wall) acompanhado de fogos de artifício e um show de iluminação.
Pink Floyd Animals Logo Camiseta
Após clássicos como "Shine On You Crazy Diamond" e "Wish You Were Here", ele toca "Sheep" e um porco voador rodeia o estádio e é solto no céu noturno. Depois do intervalo de dez minutos, Roger volta para tocar o álbum The Dark Side of the Moon.

Também houve um show no Rio de Janeiro com cerca de 33 mil fãs,na Apoteose também com o álbum The Dark Side of the Moon e finalizando o show com a música "Another Brick In The Wall".

Em 2012 Roger Waters esteve no Brasil com a turnê "The Wall", fazendo três shows, o primeiro show foi em Porto Alegre no Estádio Beira-Rio no dia 25 de março, depois o músico seguiu para o Rio de Janeiro (Estádio Olímpico João Havelange) onde se apresentou no dia 29 de março em seguida apresentou-se em São Paulo (Estádio do Morumbi) nos dias 1º e 3 de abril. Roger Waters dedicou os três shows que fez ao brasileiro Jean Charles, morto por policiais britânicos em Londres no ano de 2005 ao ser confundido com terrorista. "Gostaria de dedicar este concerto a Jean Charles, sua família e sua luta por verdade e justiça."
Integrantes

INTEGRANTES David Gilmour — vocal, guitarra, baixo, teclado, efeitos especiais (1967—1996; 2005)
Roger Waters — vocal, baixo, guitarra, percussão, programação (1965—1985; 2005)
Richard Wright — teclado, vocal, órgão, piano, sintetizador, mellotron(1965—1979; 1987—1996; 2005)
Nick Mason — bateria, percussão, programação (1965—1996; 2005)
Syd Barrett — vocal, guitarra (1965—1968)
Bob Klose — guitarra (1965)
Músicos convidados
Os músicos abaixo não são ou foram membros oficiais do Pink Floyd, mas contribuíram significativamente com a banda em estúdio ou apresentações ao vivo:
 Guy Pratt - baixo e vocal
 Jon Carin - teclado e vocal
 Sam Brown - vocal de fundo
 Bob Ezrin - producão, teclado e composição
 Ron Geesin - orquestração e composição
 Roy Harper - vocal
 Scott Page - saxofone
 Michael Kamen - orquestração e teclado
 Carol Kenyon - vocal de fundo
 Dick Parry - saxofone
 Tim Renwick - guitarra
 Clare Torry - vocal e vocal de fundo
 Gary Wallis - percussão
 Snowy White - guitarra

Discografia

    

    * The Piper at the Gates of Dawn (1967)
    * A Saucerful of Secrets (1968)
    * More (1969)
    * Ummagumma (1969)
    * Atom Heart Mother (1970)
    * Meddle (1971)
    * Obscured by Clouds (1972)
    * Dark Side of the Moon (1973)
    * Wish You Were Here (1975)
    * Animals (1977)
    * The Wall (1979)
    * The Final Cut (1983)
    * A Momentary Lapse of Reason (1987)
    * The Division Bell (1994)
Videografia

Live at Pompeii (1972)
The Wall (1982)
Delicate Sound of Thunder (1988)
The Wall: Live in Berlin (1990)
La Carrera Panamericana (1992)
P-U-L-S-E (1994)
London '66-'67 (1995)
Live at Pompeii: Directors Cut (2003)
Classic Albuns: The Dark Side of the Moon (2003)

Bibliografia
Desde 1981, e durante dez anos, a fanzine "The Amazing Pudding" documentou as actividades da banda.
Durante o concerto de 27 de abril de 2008, que encerrou o Festival de Artes e Música Coachella Valley, realizado no deserto a leste de Los Angeles, o porco insuflável gigante, marca registada do ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters e que integrava as apresentações do Pink Floyd desde 1977, soltou-se das amarras e saiu voando sobre o público do festival, perdendo-se. Os organizadores estão oferecendo uma recompensa de US$ 10 mil e quatro ingressos vitalícios para quem o encontrar e devolver
.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.