Cebolinha turma da monica

Cebolinha 
Cebolinha é um personagem de histórias em quadrinhos e tirinhas, criado em 1960 por Maurício de Sousa.  Sempre à procura de um jeito de pegar o coelhinho de sua amiga Mônica, o Sansão.
Além de participar das histórias com a turma da Mônica, Cebolinha também participa das histórias do Louco, caracterizadas por situações completamente absurdas que não ocorrem nas histórias com a turma. Cebolinha também participa de histórias com Xaveco, personagem secundário da Turma da Mônica.
Apesar de Cebolinha ser considerado hoje parte da Turma da Mônica, foi criado antes de Mônica (que surgiu em 1963). Cebolinha ganhou sua própria revista em quadrinhos em 1973, quando já existia a revista "Mônica".
Cebolinha foi baseado em um dos amigos de infância de Maurício de Sousa, quando Maurício vivia em Mogi das Cruzes, e teria apelidado o amigo de "Cebolinha" por causa de seus cabelos espetados.
Apesar de marca registrada do personagem, a dislalia o traz inconvenientes muito grandes. Por exemplo, no filme Uma Aventura no Tempo, na cena em que o Astronauta desmaia, a personagem Cabeleira Negra ameaça o transformar em rato através de um aparelho que só poderia ser desativado com as palavras "Cabeleira Negra" sendo pronunciadas corretamente. Todavia, por causa da dislalia pertinente ao Cebolinha, ele não consegue - sendo salvo na undécima hora por seu amigo Cascão.
É um dos personagens mais queridos e importantes da história dos quadrinhos brasileiros.
História

Famoso pelas populares tiras de Mauricio de Sousa, Cebolinha apareceu pela primeira vez em outubro de 1960, como personagem secundário nas tiras diárias em preto e branco de “Bidu e Franjinha”, publicadas no jornal “Folha da Manhã” (atual “Folha de S. Paulo”).
Conforme explica o próprio autor, “nas tiras do Bidu começou a aparecer um menino de cabelos espetados e que trocava o 'r' pelo 'l' quando falava. Era baseado num garoto de Mogi das Cruzes que jogava bola perto da barbearia do meu pai.
 E foi meu pai que, observando o menino e seu cabelo parecendo com o alto de uma cebola, começou a chamá-lo de 'Cebolinha'. Peguei daí o nome e parte dos detalhes físicos.”
Nas historietas, Cebolinha tem uns oito anos e vive no bairro paulistano do Limoeiro. Essas primeiras tiras até então circulavam basicamente em São Paulo. Mas quando ganharam sua versão em revista, passaram a ser conhecidas em outros estados. E o próprio Cebolinha foi crescendo em popularidade, desbancando os “titulares” Bidu e Franjinha.
O nosso troca-letras se tornou então a figura principal da historinha. E logo foi ganhando seus próprios coadjuvantes. Floquinho, seu estranho cachorro verde da raça “Lhasa Apso”, foi um deles. E, na tira de 21 de março de 1963, contracenando com Cebolinha, surgiu a menina Mônica e seu coelho de pelúcia. E aquela garotinha feia, baixinha e dentuça acabaria, por sua vez, desbancando o próprio Cebolinha, tornando-se o carro-chefe do universo “mauriciano”.
Mas naquele ano de 1963 Cebolinha ainda era o principal personagem de Mauricio. Em 8 de setembro daquele ano, o popular menino dos cabelos espetados ganhou também uma versão em cores, no “Suplemento Folhinha”(encarte da “Folha”).
 Publicação
Cebolinha estreou numa tira para o jornal Folha da Manhã em Outubro de 1960,  foi publicado pela Editora Continental na revista do Bidu.
O personagem só ganharia título próprio em janeiro de 1973  pela Editora Abril  e depois pelas editoras Editora Globo e Panini em formatinho.
Além do título mensal, Cebolinha possui almanaques de republicações.
Em 2010, Cebolinha completou 50 anos, para comemorar a Panini lançou um álbum de luxo em formato grande (19 x 27,5 cm) semelhante  ao feito em homenagem aos 50 anos do Bidu  contendo uma seleção de histórias do personagem e uma história em estilo mangá e capa é inspirada na Cebolinha #1 da Editora Abril, a diferença é que no álbum do Cebolinha não teve facsimile da primera revista, já que a Panini já esta havia sido publicada na Coleção História vol 1 em setembro de 2007,  também foi lançada uma edição de Cebola Jovem com 96 páginas, toda em cores e formato grande (19 x 27,5 cm).
Características

Fala trocando o R intervocálico pelo L, problema conhecido como dislalia.
Tem apenas 5 fios de cabelo. Interessante notar que, ao ser criado, Cebolinha tinha os cabelos espetados e em maior número;
Está sempre arquitetando planos "infalíveis" para derrotar a Mônica, chamada de "dona da rua", ou em suas próprias palavras, "dona da lua";
Usa sempre camisa verde, shorts pretos e sapatos marrons;
Acha que tem a superiodade intelectual maior de que todos seus amigos, tanto que, ás vezes usa técnicas de meditação budista, arames para localizações de energia positiva e até pirâmides de bambu para melhorar a sintonia de sua inspiração;
Se estressa facilmente com pessoas que discordam ou pertubam dele;
É presidente de um clubinho para meninos, que reúne os garotos do bairro para discutir sobre brincadeiras e planos contra Mônica;
Conforme o gibi, seu aniversário é no dia 24 de outubro.
Apesar de Cebolinha se mostrar São-Paulino nas primeiras estórias, é torcedor do Palmeiras, como é mostrado nas HQs mais recentes.Isso aconteceu pelo fato de usar camisa verde, associando-o mais ao alviverde do que ao tricolor
Turma da Mônica Jovem

Em Turma da Mônica Jovem, Cebolinha prefere ser chamado simplesmente de 'Cebola' e continua um garoto esperto e muito inteligente. Ele já muda a aparência, tendo mais de 5 fios, mas mantém a velha forma e ainda assim, Cascão o chama de "careca" e dá uma encorpada. Não faz mais 'planos infalíveis' para derrotar a Mônica e se tornar o dono da rua, ele quer conquistar o mundo com os seus projetos para um mundo melhor. Não troca mais os 'erres' pelo 'eles' por ter feito tratamento para a dislalia que tinha, mas quando fica nervoso, acaba trocando as letras.
Ele tem uma quedinha por Xabéu, sua antiga babá, mas a pessoa que ele ama mesmo, é a Mônica, por quem é apaixonado desde a infância. Escondia o seu amor pela Mônica na infância, mas na Turma da Mônica Jovem, não consegue esconder esse sentimento, principalmente na Edição nº04, quando Mônica o beija. Durante esta série, possuem uma "amizade colorida" bastante enfatizada.
Família Cebola
            Maria Cebolácia Menezes da Silva Filha "Maria Cebolinha"
Salson Menezes da Silva "Salsinha"
Irmão caçula do Cebolinha e Maria Cebolinha, nasceu em tiras de jornal que foram publicadas em "Tiras Clássicas da Turma da Mônica", na edição 3. Com cartas de leitores, acabou ganhando o nome de Salsinha, mas depois de um tempo acabou sumindo sem explicações, mesmo tendo sido "tirado do fundo do baú", segundo dizem os autores de "Tirinhas Clássicas da Turma da Mônica".


Dona Maria Cebolácia Carneiro Menezes "Dona Cebola"
É a mãe de Cebolinha e de Maria Cebolinha. Ela gosta de seus filhos, mas não aceita quando Cebolinha aborrece sua irmã que logo recebe uma bronca. É cuidadosa com os afazeres domésticos, deixando a casa sempre impecável.
            Seu Cebolácio Cogumélio da Silva "Seu Cebola"
É o pai de Cebolinha e de Maria Cebolinha, e se parece muito com seu filho, mas não troca as letras. É trabalhador, atencioso, compreensivo e carinhoso com sua família. Em uma história seu verdadeiro nome é revelado: Cebolácio Cogumélio da Silva .

         Floquinho

Floquinho é o cachorrinho de estimação do Cebolinha. De cor verde, e com uma pelagem super-original, espalha a dúvida por onde passa: está indo ou andando de costas? De que lado é o focinho? É um cachorro, mesmo? Numa história, foi revelado que é da raça lhasa-apso, além disso, se parece com uma moita.
Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira "Louco"
Licurgo ,O Louco é um personagem obviamente louco. Consta que mora num hospício próximo da casa do Cebolinha. Por isso vive atazanando o coitado. Está sempre provocando situações absurdas e loucas, porém sem má intenção alguma. Á partir dos anos 90, consta que fugiu do hospício e passa a morar em sua própria casa, uma casa recheada de uma decoração louca e inimaginável, onde quadros e enfeites ganham vida própria. Chama Cebolinha sempre de Cenourinha, embora Cebolinha já seja um nome de um legume. Sempre brinca ao chamá-lo de Cenourinha, como dizendo que vai brotar se cair com força no chão e ser regado. Na Turma da Mônica Jovem, passa a chamar Cebolinha de Cenoura(como visto na edição 33).
Momentos notáveis

Foi capitão do time do campinho do Bairro do Limoeiro, mas abandonou o cargo após fazer cinco gols contra.
Na década de 1960, quando foi criado, Cebolinha era dono do bordão: "Diacho!". Hoje, seu bordão mais frequente é "Pindalolas! "(Pindarolas).
Cebolinha é conhecido por ser o terceiro mais criativo da turma . Franjinha ocupa o primeiro lugar por ser cientista mirim, e Cascão o segundo lugar, por saber consertar máquinas e brinquedos quebrados, e também, por transformar lixos em brinquedos.
Na história "Barraco entre famílias", foi descoberto que o animal mais rápido do planeta é o Cebolinha fugindo da Mônica. Em segundo lugar, segundo a revista é o Andorinhão, que Xaveco diz alcançar 700 km e em terceiro está o Guepardo, que alcança 110 km por hora em apenas quatro segundos.
em
em turma da monica jovem
Cebola
Cebola é um adolescente esperto e muito inteligente. Rejeita ser chamado por seu apelido de infância, Cebolinha, e, por ter tido apenas cinco fios de cabelo nessa época, vive sendo chamado amigavelmente de careca por seu amigo Cascão, mesmo tendo hoje mais cabelo. Na edicão 48 página 39 foi dito que seu nome completo é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Costuma trocar o R pelo L quando fica nervoso, apesar de esse distúrbio ter sido mais frequente na infância, já que atualmente ele costuma falar certo. É de fato apaixonado pela Mônica e às vezes não consegue esconder isso.
Ainda assim tenta vez ou outra impressionar outras meninas bonitas e fica nervoso quando a Mônica chega perto demais ou quando ocorre um clima de romance entre eles. Tem crises de ciúmes por não gostar de ver a Mônica com outro garoto, pois morre de ciúmes dela. Já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela).
 Diferentemente de quando era criança, Cebola não pensa em ser mais o "Dono da Rua",(exceto na edição 37 que estão em um universo diferente onde Cebola é o dono da rua, pois a Mônica tinha mudado de bairro) agora ele quer é conquistar seu espaço no mundo com suas inovações tecnológicas e um tanto mirabolantes. Na edição 48, ao ser levado ao futuro e descobrir que Mônica desistiu de esperar por ele, Cebola percebe que precisa se esforçar para conquistá-la e evitar assim aquele futuro. Conta com uma edição especial em cores em que é o protagonista. Aparenta ter traços de megalomania.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.