BIOGRAFIA WALTER BASSO(MUSICO)

Walter Basso
Nascido em 1952, em Concórdia (SC), Walter Basso mudou-se para Marechal Cândido Rondon aos seis anos de idade.  Filho de Elfrida Gasnke e Guilherme Guerino Basso, começou a trabalhar em 1968 na Rádio Difusora como sonoplasta, mas exerceu diversas funções durante o tempo em que esteve ligado à emissora.
Ainda quando era criança, Walter Basso sempre demonstrou muito interesse pela música, fazendo muito sucesso em bailes de todo o Sul do país com o grupo Os Fronteiristas, que já no início da década de 1970 viria a se chamar Os Wikings.

Em 1972, o conjunto gravou em de São Paulo um compacto duplo, o qual trazia a canção “Castelo de Sonhos”, que cinco anos depois iria abrir os caminhos para um contrato com uma grande gravadora da capital paulista.
Despontava então nas paradas musicais a faixa “Castelo de Sonhos”, sucesso em todo o Brasil que foi regravada em 25 versões em português e até em espanhol, por nomes de destaque como Pedro Bento & Zé da Estrada.

Toda esta repercussão positiva lhe garantiu o disco de ouro pela venda de um milhão de cópias, recebido ao vivo no “Programa do Bolinha”, capitaneado pelo apresentador Edson Cury.


Walter Basso casou com Adiles Maria, com quem teve os filhos Giuliano, Graziele e Walter Lucas, tendo vendido em 1989 a marca de seu conjunto, porém sem deixar de se dedicar à carreira solo.

Ao todo, Walter Basso gravou seis álbuns (LP) e oito compactos entre simples e duplos. Na era do CD, editou ainda três outros trabalhos e atualmente está com outros dois CDs em fase de remasterização.
Por ocasião da comemoração dos 50 anos de carreira e 35 anos da conquista do disco de ouro, Walter Basso foi convidado para fazer o grande show da 52ª edição da ExpoRondon e Festa Nacional do Boi no Rolete, reunindo milhares de pessoas num dos maiores públicos da história do evento.


aqui ele aparece no conjunto os vikings no qual fazia parte  na decada de 70

HOMENAGEM 27/06/2012 10h46
Projeto para homenagear Walter Basso com o título de Cidadão Honorário tramita na Câmara
Projeto de Decreto Legislativo é assinado pelos 9 vereadores de Marechal Cândido Rondon
Está tramitando na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon um Projeto de Decreto Legislativo para homenagear o cantor rondonense Walter Basso com a entrega do título de Cidadão Honorário. O projeto de iniciativa do vereador Ilario Hofstaetter, o Ila, que leva a assinatura de todos os vereadores, foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (26).

Conhecido nacionalmente pelos diversos trabalhos de sucesso, Walter Basso é o artista musical de maior destaque e expressão da história do município de Marechal Cândido Rondon.


Natural de Concórdia, Santa Catarina, mudou-se com a família para Marechal Cândido Rondon em 1961, na época com 9 anos de idade.

Desde muito cedo chamava atenção o talento musical, que passou a explorar profissionalmente no final dos anos 60, integrando o grupo musical Os Fronteiristas, que mais tarde passou a se chamar de Os Vikings. Em 1972 o grupo gravou um compacto duplo, sendo que uma das canções, "Castelo de Sonhos", composição de Walter Basso, foi o grande destaque.
Com o sucesso, Walter Basso foi convidado pela gravadora Scala para gravar um disco solo e, apenas seis meses após o lançamento, o compacto simples, já alcançava os primeiros lugares em vendagem em todo o Brasil, recebendo Disco de Ouro por ter vendido mais de 1 milhão de cópias.
A música Castelo de Sonhos já tem 23 regravações e vendeu mais de 5 milhões de discos, e o cantor Walter Basso tornou-se ídolo em diversos lugares do país, sendo um dos primeiros artistas a divulgar, difundir e propagar o nome do município de Marechal Cândido Rondon em todo o Brasil.

Conforme o vereador Ila, idealizador da homenagem, o fato do projeto ter sido assinado por todos os vereadores é uma clara demonstração do imenso carinho e orgulho de todos pelo artista maior de nossa cidade. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.