BIOGRAFIA RENATA SORRAH(ATRIZ)


          Renata Sorrah
Renata Sorrah, nome artístico de Renata Leonardo Pereira Sochaczewski; (Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1947) é uma atriz de teatro, cinema e televisão e produtora teatral brasileira. Embora seja mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas da Tv Globo, onde eternizou grandes personagens femininas, ela atua no teatro nacional há mais de 40 anos e especializou-se sobretudo na interpretação dramática.

              Biografia

Filha de Míriam Leonardo Pereira e de Peter Sochaczewski, Renata foi para Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1964, num programa de intercâmbio cultural, o AFS, e lá entrou para um curso de arte dramática e continuou os estudos básicos. À época, a Califórnia vivia o auge do movimento hippie que, num processo radical de mudança, lutava pela ampla liberdade de expressão e pelo direito de cada um exercer a sua sexualidade sem culpa. Isso influenciou seu estilo e ela passou a ter ideias mais modernas, até utilizadas em seu curso.
Como parte do curso, participou do elenco da peça Dura lex sed lex, de Oduvaldo Vianna Filho, na qual teve oportunidade de desempenhar vários papéis.

Ao retornar ao Brasil, em 1967, encontrou o meio teatral influenciado pelas ideias do movimento hippie. Embora não tenha sido ela própria uma hippie, adotou o visual dos integrantes do movimento e viajava seguidamente à praia de Arembepe, na Bahia, que era o lugar preferido dos hippies à época. Lá se reunia com amigos, trocava ideias e as aplicava nas produções de teatro que fazia ou participava.
Neste período, cursou Psicologia, mas não chegou a se graduar, e ingressou no TUCA - Teatro Universitário Católico. Desde então, o teatro, onde alia ao seu trabalho de atriz às funções de produtora, é sua paixão. Costuma dizer: "O palco é o meu prazer, como se nele eu soubesse mais que na vida ".

Renata é tia dos atores Deborah Evelyn e Carlos Evelyn, filhos da sua irmã mais velha Suzana. A atriz tem ainda um irmão mais velho chamado Antônio Cláudio. Foi casada com os atores Carlos Vereza, com o diretor Euclydes Marinho e Marcos Paulo, pai da sua única filha, Mariana. Teve também muitos romances, entre eles com os atores André Gonçalves, Roberto Bonfim e Paulo Coelho. É avó, e Marcos Paulo avô, de um menino chamado Miguel, nascido em 4 de novembro de 2009.
Apoiou Luiz Inácio Lula da Silva em sua última candidatura presidencial em 2006, quando vários artistas decidiram deixar de apoiá-lo por causa do escândalo que ficou conhecido como "mensalão"  .

 Vida profissional

Sua primeira aparição na televisão foi em 1969, na Rede Tupi, na telenovela Um Gosto Amargo de Festa. Em 1970 Dias Gomes chamou-a para seu primeiro papel na Rede Globo, na telenovela Assim na Terra Como no Céu. Seguiram-se outros sucessos que contruibuíram para sua carreira como O Casarão, Brilhante, Roda de Fogo, Vale Tudo, Rainha da Sucata, Pedra Sobre Pedra, A Indomada, Senhora do Destino,Duas Caras e Fina Estampa.
A atriz fez uma participação especial no clipe de "O Segundo Sol", de Cássia Eller, em 1999.

Em 1988 Renata consagrou-se com um de seus personagens mais marcantes nas telenovelas, o da alcoólatra Heleninha Roitman, em Vale Tudo. Filha da vilã sem escrúpulos Odete Rotiman, personagem de Beatriz Segall, Heleninha culpava-se pela morte do irmão num acidente de carro em que ela supostamente estava dirigindo. O álcool foi a válvula de escape, mas destruiu seu casamento e foi o responsável por inúmeros escândalos e barracos que a personagem proporcionou durante os oito meses em que a novela foi ar. No final, descobre-se que sua mãe, Odete, é quem dirigia o carro no acidente que matou o irmão de Heleninha e deixou a filha pensando ser a culpada. A personagem fez tanto sucesso que mesmo vinte anos depois o nome "Heleninha" ainda é sinônimo, para vários grupos de pessoas, de pessoa alcoolizada.

Em 2004 Renata interpretou a inesquecível vilã Nazaré Tedesco em Senhora do Destino; entre outras maldades da personagem: O sequestro de Lindalva/Isabel (Carolina Dieckmann), o assassinato de seu marido Zé Carlos (Tarcísio Meira), de um amante e de Djenane (Elizângela), além de atormentar a vida de sua enteada Cláudia (Leandra Leal). No final, Nazaré se atirou de uma ponte na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, a uma altura de 90 metros. Foi uma das maiores vilãs de todos os tempos, tamanho nível de maldade, e a Renata foi muito premiada e aplaudida, tendo sua personagem também um lado além de muito perverso, engraçado, pois colocava apelidos nos outros e nela mesma, como "gostusuda" e "delícia ambulante".

Por seu Papel como Nazaré, Renata recusou o papel dado à ela por Manoel Carlos para interpretar outra Vilã, a Marta na Novela Páginas da Vida. Renata Alegou que não fazia sentido interpretar outra vilã depois de ter dado vida a Nazaré há tão pouco tempo. Manoel, por sua vez, não deixou Renata de fora, deu a ela outro papel, a promotora Teresa, que apareceu na 2° fase da novela. O papel de Marta ficou com a Atriz Lília Cabral, que foi muito elogiada e aclamada pela crítica e pelo público, inclusive foi indicada ao Emmy internacional, na categoria Melhor Atriz.
A atriz já atuou em cerca de 20 peças. Dentre as quais Os Veranistas, de Máximo Gorki, Festa de Aniversário, de Harold Pinter, A Gaivota, de Anton Tchekhov, Afinal Uma Mulher de Negócios, de Rainer Fassbinder (Prêmio Moliére de Melhor Atriz), Mary Stuart de Schiller e em 2010 Macbeth de William Shakespeare.

Televisão
1969 - Um Gosto Amargo de Festa
1970 - Assim na Terra como no Céu .... Nívea
1971 - O Cafona .... Malu
1971 - A Próxima Atração .... Madalena
1972 - O Primeiro Amor .... Mariana
1973 - Os Ossos do Barão .... Lourdes
1973 - Cavalo de Aço .... Camila
1974 - Caso Especial, ep. "Enquanto a Cegonha Não Vem"
1974 - Caso Especial, ep. "A Cartomante"
1974 - Corrida do Ouro .... Patrícia
1976 - O Casarão .... Carolina Bastos (Lina)
1977 - Caso Especial, ep. "Férias Sem Volta" .... Hortência
1978 - Sinal de Alerta .... Selma

1980 - Chega Mais .... Lúcia
1981 - Brilhante .... Leonor
1983 - Guerra dos Sexos .... Blanche
1984 - Transas e Caretas .... Sofia
1985 - Tudo em Cima .... Lana Cardoso
1986 - Roda de Fogo .... Carolina Villar
1988 - Vale Tudo .... Heleninha Roitman
1990 - A, E, I, O... Urca .... Olga Luísa
1990 - Rainha da Sucata .... Mariana Szymanski
1992 - Pedra sobre Pedra .... Pilar Baptista
1993 - Você Decide, ep. "Faça a Coisa Certa" ... Júlia Duarte
1994 - Pátria Minha .... Natália Proença
1997 - A Indomada .... Zenilda de Holanda

1999 - Você Decide, E O Circo Chegou ... Bárbara
1999 - Andando nas Nuvens .... Eva Montana / Condessa Astrid Van Brandenburg
2001 - Um Anjo Caiu do Céu .... Naná / Shirley
2002 - Desejos de Mulher .... Rachel
2003 - Celebridade .... Dora Lima
2004 - Senhora do Destino .... Nazaré Tedesco
2006 - Páginas da Vida .... Tereza Junqueira de Figueiredo
2007 - Duas Caras .... Célia Mara Melgaço de Andrade
2010 - A Grande Família .... Dona Carminda
2011 - Fina Estampa .... Danielle Steiner Fraser[


Renata Sorrah ao lado da maravilhosa e inesquecivel atriz Dina Sfat

Cinema
1968 - Vida provisória
1969 - Matou a família e foi ao cinema
1970 - Cuidado, madame
1971 - Lua de mel & amendoim
1977 - O velho Gregório
1985 - Avaeté - semente da vingança
1995 - O Mandarim

1996 - Metal guru (curta-metragem)
1997 - O bote (curta-metragem)
2002 - Madame Satã
2002 - Furos no sofá (curta-metragem)
2004 - A dona da história
2004 - Nina
2006 - Árido Movie

  Teatro
Macbeth
Um dia, no verão
Medéia
Jantar entre amigos
Mais perto
As três irmãs
Noite de reis
Mary Stuart
Shirley Valentine
Encontrar-se

Grande e pequeno
As lágrimas amargas de Petra von Kant
Os veranistas
Afinal, uma mulher de negócio
A gaivota
É...
Vagas para moças de fino trato
Antígona, de Sófocles
Festa de aniversário
Trágico acidente destronou Teresa
Capeta em Caruaru
Coronel de Macambira
Dura lex sed lex

Prêmios

AnoPrêmioCategoriaNovelaResultado
2005Troféu ImprensaMelhor atrizSenhora do DestinoVencedora
2005Troféu InternetMelhor atrizSenhora do DestinoVencedora

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.