biografia Letícia Spiller

 


Letícia Spiller
Letícia Pena Spiller (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1973) é uma atriz brasileira. Começou sua carreira como uma das paquitas do antigo programa Xou da Xuxa, da Rede Globo, e recentemente atuou em novelas da emissora, como Duas Caras e Viver a Vida.
Biografia

Pituxa “Pastel” – Letícia Spiller

Começou a carreira como atriz em teatro amador no Colégio Sagrado Coração de Maria, onde estudou. Cursou "O Tablado", com o professor Bernardo Jablonski e participou do Grupo Pessoal do Tom com Roberto Bomtempo e Roney Vilella. Em 1989 entrou para o programa Xou da Xuxa, produzido pela TV Globo entre 1986 e 1992, fazendo parte da segunda geração de paquitas. Foi escolhida como a nova Pituxa em março de 1989, substituíndo Louise Wischermann, a primeira Pituxa. Liderava o grupo paquitas e recebeu este apelido por ser a "pasteleira" do grupo, ou seja, ela era a mais distraída e "pagadora de mico" das garotas.

Ela, solou canções como Broto Legal e cantou "partes" de outras, como Alegres Paquitas e Fada Madrinha (é tão bom)!
Em 1990 começou a participar do Grupo Porão, sediado no Teatro Villa Lobos, onde desenvolveu uma linguagem pessoal através de investigações cênicas, físicas e vocais. Fez parte deste Grupo até 1994, quando começou a gravar a novela "Quatro por Quatro" de Carlos Lombardi.
VIP: fotos da Letícia Spiller na edição de setembro
Letícia gravou dois discos do grupo Paquitas, o de 1989 e o de 1991, e participou como paquita de filmes como Sonho de Verão, Lua de Cristal e Gaúcho Negro

    Carreira como atriz
Após algumas participações especiais em 1992 no humorístico Os Trapalhões, Letícia fez a estréia em telenovelas ao interpretar a personagem Debbie, uma pequena participação, em Despedida de Solteiro.
Alguns anos depois, com a desistência da atriz Adriana Esteves, Letícia ganhou o seu primeiro papel principal, em 1994, quando a atriz estreou como Babalu, uma das protagonistas da telenovela das sete Quatro por Quatro.

Surpreendendo a todos, a personagem de Letícia, assim como sua interpretação, foram os destaques da novela, transformando a cabeleireira Babalu na personagem mais popular da obra escrita por Carlos Lombardi e uma das mais populares no contexto das telenovelas da década de 90.
Em 1996 interpretou a personagem Giovanna, na primeira fase da aclamada telenovela O Rei do Gado. Sob a direção de Luiz Fernando Carvalho, Letícia teve a oportunidade de contracenar com grandes atores como Raul Cortez, Antônio Fagundes, Eva Wilma e Vera Fischer, em cenas cujos níveis de concepção e realização aproximam-se do cinema.

No ano de 1997 participou de Zazá, como a cozinheira Beatriz, mais uma vez fazendo par com o marido Marcelo Novaes. Em 1999, Letícia voltou à televisão como a vilã Maria Regina, em Suave Veneno. Incialmente foi muito criticada pelos exageros na interpretação da personagem, mas no decorrer da trama Maria Regina acabou dando a volta por cima e tornando-se o melhor da novela. Sobre isso, José Wilker disse em entrevista: É muito bom o trabalho de Letícia Spiller. Ela foi massacrada pela imprensa e, de repente, surpreendeu-me pela maturidade. Com apenas 25 anos, ouviu tudo com a cabeça erguida e, em seguida, reavaliou o que estava fazendo. Hoje, acho que ela faz um dos melhores trabalhos dessa novela.

Com o sucesso de sua personagem anterior, Letícia foi convidada para protagonizar Esplendor, telenovela exibida no horário das 18h, em 2000. No ano seguinte, a atriz recusou encarnar Jade, a protagonista de O Clone, papel que acabou ficando com Giovanna Antonelli.  Nessa época, a atriz dedicava-se ao espetáculo teatral O Falcão e o Imperador, no qual foi responsável pela adaptação do texto, produção, direção e atuação - ao lado de Jac Fagundes. Baseado na obra do grego Nikos Kazantzakis e do persa Rumi, o espetáculo foi apresentado em diversas cidades brasileiras e é descrito pela atriz como o trabalho de sua vida.

Voltou à televisão em 2002, quando interpretou mais uma protagonista das 18h, a Diana de Sabor da Paixão. Em 2004 foi convidada por Aguinaldo Silva para participar de Senhora do Destino, trama exibida às 20 horas. Letícia deu vida à Viviane Perón, ambiciosa primeira-dama da Vila de São Miguel e apaixonada esposa de Reginaldo, interpretado por Eduardo Moscovis. Leticia afirmou em uma entrevista que se inspirou em Lady Macbeth de Shakespeare para compor seu papel.

No cinema atuou em Villa-Lobos, uma Vida de Paixão (2000), como a segunda esposa do compositor; em Oriundi (1999), ao lado de Anthony Quinn; e viveu a personagem-título de A Paixão de Jacobina (2002). Participou ainda de dois curta-metragens: o premiado O Pulso (1997), de José Pedro Goulart, e O Problema (2004), no qual foi dirigida por Frederico Benedini e repetiu a parceria com Eduardo Moscovis.
Em 2006 a atriz foi convidada pela autora Gloria Perez a integrar o elenco da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, exibida pela Rede Globo em 2007.

2007. Participou como Anália, esposa infiel que contava com o consentimento do marido. Posteriormente esteve em cartaz com a peça Isadora Duncan, com direção de Bibi Ferreira e texto de Aguinaldo Silva. No fim de 2007, fez parte da novela das 20h, Duas Caras, em que interpreta a Maria Eva Duarte. Depois de um ano longe das novelas, trabalha pela primeira vez com o autor Manoel Carlos, em Viver a Vida. Letícia interpretou Betina, uma mulher avançada e moderna às voltas com a infidelidade do marido, que a trai com a propria prima, e o namoro da filha adolescente.
Atualmente, integra o elenco de Malhação.

 Vida pessoal
A atriz é descendente de austríacos pelo lado materno, e cresceu ouvindo sua mãe falar alemão, embora não saiba falar o idioma.
Foi casada com o ator Marcello Novaes, com quem tem um filho chamado Pedro, nascido em 1996.
No dia 20 de janeiro de 2011 a atriz deu à luz a menina Stella, filha dela e de seu namorado, Lucas Loureiro. Ela está junto com ele desde junho de 2009.

Carreira

Televisão
AnoTítuloPersonagemNotas e prêmios
1989Xou da XuxaPituxa Pastel - (Paquita)
1990
1991
1992
1991El Show de XuxaPituxa Pastel - (Paquita)
1992
Xuxa ParkPituxa Pastel - (Paquita)
Despedida de SolteiroDebbie (participação)
Os TrapalhõesParticipação
1994Participação
Quatro por QuatroBabalu (Barbarela Lurdes)Prêmio Contigo de melhor atriz
1996O Rei do GadoGiovanna BerdinazziPrêmio Contigo de melhor par romântico (com Leonardo Brício)
1997ZazáBeatriz Soffer
1998MulherMulher com depressão pós-parto
1999Suave VenenoMaria Regina Cerqueira FigueiraPrêmio Extra de Televisão de melhor atriz
Zorra TotalEla mesma
Mundo VIPEla mesma
2000EsplendorFlávia Cristina
2001A Grande FamíliaSofia
Casseta & Planeta, Urgente!Maria Regina
2002Sabor da PaixãoDiana
2003Xuxa no Mundo da ImaginaçãoVambrina
Sítio do Picapau AmareloGavita
KubanacanLaura / Adelaide Labarca
2004A Diaristaela mesma (Aquele do Projac)
Senhora do DestinoVivianne Fontes
2005Cidade dos HomensEla mesma
Quem vai ficar com Mário?Diana
2006Xuxa 20 Anos(especial)
2007AmazôniaAnália
Linha Direta JustiçaSylvia Thibau
Duas CarasMaria Eva Monteiro Duarte
2008Casos e AcasosCléo
Nada FofaNádia Wolf
2009Episódio EspecialEla mesma
Viver a VidaBetina
2010Afinal, o Que Querem as Mulheres?Sophia
2011Malhação (19ª temporada)Laura Guimarães
2012Salve JorgeAntonia

Cinema
1990 - Lua de Cristal.... Fada e Estudante de Música
1990 - Sonho de Verão.... Letícia
1991 - Gaúcho Negro.... Adriana
1997 - O Pulso (curta-metragem)
1999 - Oriundi.... Caterina Padovani / Sofia D'Angelo
2000 - Villa-Lobos, uma vida de paixão.... Mindinha
2002 - A Paixão de Jacobina.... Jacobina Mentz
2004 - O Problema (curta-metragem)
2007 - Xuxa em Sonho de Menina.... Mãe de Kikinha
2009 - Flordelis - Basta uma Palavra para Mudar.... Volúcia
2010 - Tudo o que Deus Criou.... Maura
2011 - Desenrola.... Virgínia

 Teatro
Isadora Duncan
A leve, o próximo nome da Terra
Bodas de Sangue
O falcão e o imperador
Abelardo e Heloísa
Peer Gynt
 Discografia
1989 - Paquitas
1991 - Paquitas
 Projetos Sociais
2012 Cabelereiros Contra Aids 2013 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.