BIOGRAFIA DIANA (CANTORA)




 Diana (cantora)
Ana Maria Siqueira Iório (Rio de Janeiro, 2 de junho de 1954), conhecida pelo nome artístico de Diana, é uma cantora e compositora brasileira.
Começou a carreira durante a fase final da Jovem Guarda, em 1969. Gravou quatro compactos simples até 1971, quando obteve seu primeiro grande sucesso comercial com o lançamento do compacto de "Ainda Queima a Esperança", que figurou em sétimo lugar entre as 50 mais daquele ano, segundo o Nopem, orgão de pesquisa do mercado de discos .
A partir dali, foi emplacando mais sucessos, entre os quais, Uma Vez Mais, Fatalidade, Um Mundo Só pra Nós, Porque Brigamos, Estou Completamente Apaixonada, Ainda Queima A Esperança  e Hoje Sonhei com Você. 


Ganhou de seu público e da mídia os apelido de "A Voz que Emociona" e "A Cantora Apaixonada do Brasil", devido ao conteúdo apaixonado e melancólico de suas canções .
Depois da grande popularidade vivenciada na década de 1970, a carreira musical da cantora entrou em declínio, ainda assim, ela está na ativa, fazendo shows pelo interior do Brasil. Recentemente, Diana adotou uma nova grafia para seu nome artístico: "Dianah" .


  Carreira

Diana iniciou sua carreira no final da década de 1960, seguindo os passos da Jovem Guarda, que dominava o cenário musical jovem na época.
Em 1969 gravou seu primeiro disco, um compacto simples, pela Caravelle, trazendo as canções Menti pra Você (Lado A) e Sítio do Pica-Pau Amarelo (Lado B), ambas de sua autoria, sendo a segunda em parceria com Carlinhos, um dos membros do grupo Renato e Seus Blue Caps e primo do guitarrista e lider do grupo, Renato Barros. Menti pra Você, carro-chefe deste disco, ficou em primeiro lugar na Rádio Globo por mais de 40 semanas. 
O sucesso de Menti pra Você lhe rendeu o convite de Evandro Ribeiro, então produtor da gravadora CBS, para fazer parte do catálogo de artistas da empresa, cobrindo a vaga deixada por Wanderléa. Em 1970, gravou um compacto simples, pelo selo EPIC, com duas canções, intituladas Não Chore Baby e Eu Gosto Dele. Diana passou, então, a ser produzida por Raul Seixas , também autor de uma das suas músicas de maior sucesso: Ainda Queima a Esperança. Raul Seixas compôs várias das baladas do repertório de Diana , a maioria em parceria com Mauro Motta. Rossini Pinto, produtor e compositor capixaba, ficou encarregado de fazer a versão dos sucessos internacionais da época para Diana. De sua autoria são as letras de Fatalidade, Porque Brigamos, Tudo Que Eu Tenho e Canção dos Namorados. Ainda neste ano, teve duas de suas composições gravadas pelos artistas Odair José e José Roberto, a saber, Mundo Feito de Saudade e Que Tolo Fui. Recém chegada à CBS, Raul chegou a cogitar Diana para participar do disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, mas acabou optando por Miriam Batucada
  

Em 1974, Diana trocou de gravadora. Na Polydor, gravou três discos entre 1974 e 1976. Desta fase, resultam os sucessos Foi Tudo Culpa do Amor, Lero-Lero, Sem Barulho e Uma Nova Vida, sendo esta última uma composição que Odair José fez para Rosemary. Curiosamente, na voz de Rosemary a canção não teve êxito porém, em 1975, gravada por Diana, foi sucesso no Brasil.
Em 1978, Diana gravou pela RCA seu último LP dos anos 70, que contou com arranjos de Azymuth, Maurício Einhorn, Hélio Delmiro, Nivaldo Ornelas, José Roberto Bertrami e Oberdan Magalhães . Destaque nesse disco foi a faixa Vida que Não Pára, composta por Odair José e gravada por ele em 1972.
Na década de 1980, Diana gravou alguns compactos e um LP, além de participar de um tributo ao cantor Evaldo Braga no disco Eu Ainda Amo Vocês, onde cantou em dueto com Evaldo a canção Só Quero. Embora sua carreira artística tenha entrado em declínio durante essa década, Diana prosseguiu com shows, especialmente por cidades pequenas e médias do Brasil.

  Vida pessoal

Diana nasceu no bairro do Botafogo, filha de Regina Siqueira e Osvaldo Iório. Foi no bairro do Leblon, também no Rio, que Diana cresceu.
Foi casada com o cantor e compositor Odair José , o qual conheceu no final da década de 1960, quando os dois ainda iniciavam a carreira artística. O casamento oficial foi em 1973, mas durou pouco e se encerrou de maneira conturbada - ocupando as páginas dos jornais entre 1974 e 1975 devido a violentas brigas. 
Em 1976 nasceu a filha do casal, Clarice. Diferente do que muitos pensam, a união de Odair e Diana só foi terminar definitivamente em 1981. Entrevistado por um blog, Odair José declarou que, segundo o advogado Paulo Lins e Silva, eles foram o quarto casal a obter o divórcio no Brasil .



 Uma porta de ferro meio escondida entre a Burgão Laticínios e a Mark Máquinas - numa praça de Nilópolis que tem ainda o Jona's Açougue e a sede do Esporte Clube Filhos de Nilópolis - guardava na última segunda-feira um dos maiores segredos da música ultrapopular brasileira. Lá dentro, num estúdio, a cantora e compositora Diana (agora Dianah) ensaiava para o show que faz nesta quarta-feira (dia do seu aniversário de 56 anos), às 17h, no auditório da Rádio Nacional, no programa "Musishow". Popularíssima nos anos 70, redescoberta por artistas jovens como Érika Martins (que regravou seu sucesso "Ainda queima a esperança"), com discos que ganharam o status de cult (como os produzidos por Raul Seixas) e pinçada por Karim Aïnouz para a trilha do filme "O céu de Suely", Dianah andava sumida da mídia e dos palcos cariocas há pelo menos duas décadas (descontando-se uma participação num show no Campo dos Afonsos). ]

O que a cantora arquiteta no bunker de Nilópolis é uma volta em grande estilo. Isso inclui retomar a agenda de shows pelo Brasil (sobretudo Norte e Nordeste) interrompida há quase dois anos, mas também gravar um CD em estúdio e um DVD ao vivo até o fim do ano - seu empresário quer o Canecão -, além de lançar uma autobiografia. A ideia é atingir novos fãs e resgatar os antigos, da época em que ela era um ícone da cena cafon... Melhor não falar a palavra perto dela.
- Cafona? Estudei teoria musical, e essa palavra não existe em nenhum livro - diz, indignada. - Se sou brega, Beatles e Sinatra, que como eu cantavam o amor e eram populares, também são. Neil Diamond, de quem gravei "I am... I said..." como "Por que brigamos", é cafona? Há artistas populares, como Fernando Mendes, Márcio Greyk e eu, e popularescos. Gosto de Waldick Soriano, mas "Eu não sou cachorro, não" é popularesco.
Dianah rebate o rótulo de cafona, portanto, com argumentos elitistas:

- Estudei no colégio Stella Maris e fiz Socila, fui preparada para ser adida cultural do Itamaraty - conta a artista, criada no Leblon. - Meu pai tinha três empregos, entre eles O de porteiro do nosso prédio, para me dar uma boa educação.
Educada num colégio de freiras, ela conta que passou a projetar na música "os sonhos, a energia". Beatles na vitrola, bailes de Ed Lincoln e Renato & Seus Blue Caps, participação no programa "Clube do rock", de Carlos Imperial - que depois criou o apelido pejorativo "turma do lamê" para os artistas populares como ela e Odair José, com quem foi casada. A conturbada relação com Odair, aliás, rendeu brigas públicas, divórcio e uma mágoa com a imprensa. Um jornal publicou que ela teria dado uma facada no cantor. Era uma referência a dinheiro, não havia armas, mas até hoje há quem repita que ela esfaqueou o ex-marido.
fot
Marcada por uma estética fortemente popular, a música de Dianah passou por uma fase de sofisticação, com a colaboração de artistas como Azymuth, Hélio Delmiro e Luiz Claudio Ramos. Perdeu público, mas aumentou o alcance:
- Fiz show na boate Sucata - lembra Dianah, que hoje mora em Araruama.
O show desta segunda reunirá sucessos como "Menti pra você", "Uma vez mais" e "Fatalidade". Ela canta com expressividade e gestos largos que os versos pedem ("Acho que sou mulher o bastante/ Para não aceitar essa vida de amante", por exemplo). Cantora popular, enfim - e não estrela, ressalta:
- Adoro Ivete Sangalo, mas enquanto a mídia só se ocupa dela, o interior da Bahia é das Dianahs da vida. Não sou rainha de nada. Sou operária.

Discografia

1969 - Compacto Simples (Caravelle)
1970 - Compacto Simples (Epic)
1971 - Compacto Simples (CBS)
1971 - LP As 14 mais nº25 - faixas 3 e 12 (CBS)
1972 - Compacto Simples (CBS)
1972 - LP As 14 mais nº26 - faixas 4 e 6 (CBS)
1972 - Compacto duplo (CBS)
1972 - LP Diana (CBS)
1973 - Compacto Simples (CBS)
1973 - Compacto Simples (CBS)
1973 - LP As 14 mais nº27 - faixa 2 (CBS)
1973 - Compacto duplo - Porque brigamos (CBS)
1973 - LP Uma Vez Mais (CBS)
1974 - LP Você Prometeu Voltar (Polydor)
1974 - Compacto duplo - do LP Uma vez mais (CBS)
1975 - Compacto duplo - do LP Você prometeu voltar (Polydor)
1975 - Compacto duplo - Agora que sou livre (CBS)
1975 - LP Uma Nova Vida (Polydor)

1976 - LP Sem Barulho (Polydor)
1976 - Compacto duplo - do LP Uma nova vida (Polydor)
1977 - Compacto simples (RCA)
1978 - LP Flor Selvagem (RCA)
1979 - Compacto Simples (Kelo music)
1981 - Compacto Duplo (Continental)
1983 - Compacto Duplo (Copacabana)
1986 - LP Reencontro - Diana & Odair (Polyfar)
1987 - LP Eu Ainda Amo Vocês (Polydor) (cantou com Evaldo Braga a canção Só Quero)
1989 - Pra Sempre (Somarj)
1995 - Diana (Maurício Produções)
1999 - A Discoteca do Chacrinha (Universal Music) (Regravou a canção Ainda Queima a Esperança)
2000 - Diana Ao Vivo (GEMA)
2002 - O melhor de Diannah (Adhonai)


OS LINKS MORRERAM ESTAVAM NO RAPID SHARE 
http://musicadasantigas.blogspot.com.br/search/label/Diana
Diana Discografia

Faixas:

[01] Estou Completamente Apaixonada 
[02] No Fundo da Minha Vida (Proplakat Ce Zora)
[03] Você Tem Que Aceitar
[04] Pegue as Minhas Mãos (Take My Hand For a While)
[05] Quero Te Ver Sorrindo (When My Little Girl Is Smilling)
[06] Meu Lamento (Voy A Guardar Mi Lamento)
[07] Canção dos Namorados (El Valsa de Las Mariposas)
[08] Hoje Sonhei com Você
[09] Fatalidade (Fatalità)
[10] Tudo Que Eu Tenho (Everything I Own)
[11] Porque Brigamos (I Am... I Said)
[12] Ainda Queima a Esperança

linque


1973 - Uma Vez Mais

Diana Discografia

Faixas:

[01] Uma Vez Mais (One Last Time)
[02] Amor Só Se Paga Com Amor
[03] Sinceramente (Probabilmente)
[04] Se Soubesses (Si Supieras)
[05] Um Mundo Só Pra Nós
[06] Não Sou de Mais Ninguém
[07] Vivo Só Pensando em Ti (Vivo Solo Para Ti)
[08] Não Te Esqueças de Mim (Funny Face)
[09] Mistério (Mistero)
[10] Lá Fora Faz Muito Frio
[11] A Música da Minha Vida (My Reason)
[12] Esta Noite Lhe Digo Não (Stasera Ti Dico di No)

linque


1974 - Você Prometeu Voltar 

Diana Discografia

Faixas:

[01] Esta Noite Minha Vida Vai Mudar
[02] Você Prometeu Voltar
[03] Foi Tudo Culpa Do Amor
[04] Sonhos Infantis (He's An Indian Cowboy In The Rodeo)
[05] Volte Depressa
[06] Jambalaya
[07] Que Vontade Eu Sinto De Voltar
[08] Quando Chegar A Noite
[09] Alguém Pra Me Fazer Feliz
[10] Talvez... Quem Sabe
[11] Não Sei Viver Assim
[12] Onde Está Você

linque


1975 - Minha Nova Vida

Diana Discografia

Faixas:

[01] Ainda Sou Mais Eu
[02] Lero-lero
[03] Momentos
[04] Vem Morar Comigo
[05] Eu Tenho Razão
[06] Promessa de Amor
[07] Uma Nova Vida
[08] Eu Preciso Fazer Você Feliz
[09] O Tempo e a Distância
[10] Muito Obrigada
[11] Eu Amo Você Demais
[12] Se Você Tentasse (Vem Tentar a Sorte)

linque


1976 - Sem Barulho

Diana Discografia

Faixas:

[01] Sem Barulho
[02] Sangue nas Veias
[03] Balanço Manuêh
[04] Tesouro Escondido
[05] Hoje Que Você Disse Adeus
[06] Fato Consumado
[07] Estado de Graça
[08] Medo
[09] Quebra Cabeça
[10] Deixa o Sol Entrar na Sua Casa
[11] Evolução
[12] Tudo Vai Dar Certo

linque


1978 - Flor Selvagem

Diana Discografia

Faixas:

[01] Mundo Moderno
[02] A Vida Que Tanto Sonhei
[03] Domingo de Flores
[04] Solte os Cabelos (Faça Como Eu)
[05] Vida Que Não Pára
[06] Campo Verde, Flor Selvagem
[07] Conflito
[08] Pode Ser
[09] A Outra Metade
[10] Tapete Mágico
[11] Se Eu Soubesse 

linque


1986 - Reencontro (Diana & Odair José)

Diana Discografia

Faixas:

[01] Amigo (Odair José)
[02] Esta Noite Minha Vida Vai Mudar (Diana)
[03] Deixe Esta Vergonha de Lado (Odair José)
[04] Uma Nova Vida (Diana)
[05] A Noite Mais Linda do Mundo - Felicidade (Odair José)
[06] Não Sei Viver Assim (Diana)
[07] Cadê Você (Odair José)
[08] Foi Tudo Culpa do Amor (Diana)
[09] Esta Noite Você Vai Ter Que Ser Minha (Odair José)
[10] Ainda Sou Mais Eu (Diana)
[11] Na Minha Opinião (Odair José)
[12] Jambalaya (Diana)
[13] Dê Um Chega na Tristeza (Odair José)
[14] Lero-lero (Diana)

linque


1989 - Pra Sempre

Diana Discografia

Faixas:

[01] Eu Confesso
[02] Latino Americana
[03] Maluca e Teimosa
[04] Ainda Queima a Esperança/ Porque Brigamos/ Canção dos Namorados
[05] Jambalaya/ Lero-Lero/ Uma Nova Vida
[06] A Música da Minha Vida/ Foi Tudo Culpa do Amor/ Fatalidade
[07] Eu Te Perdi
[08] Pra Sempre

linque


1990 - Sucessos dos Anos 80

Diana Discografia

Faixas:

[01] Ainda Queima a Esperança/ Porque Brigamos/ A Canção dos Namorados
[02] Pra Sempre
[03] Eu Confesso
[04] A Música da Minha Vida/ Foi Tudo Culpa do Amor/ Fatalidade
[05] Latinoamericana
[06] Maluca e Teimosa
[07] Eu Te Perdi
[08] Jambalaya/ Lero-lero/ Uma Nova Vida

linque


1995 - Diana

Diana Discografia 

Faixas:

[01] Por Te Querer Demais
[02] Ele
[03] Avise ao Coração
[04] Sonho Azul
[05] Aventuras
[06] Eu Te Amo
[07] Jogando Conversa Fora
[08] Só Quero Te Dizer
[09] Palavras Diferentes
[10] Essência
[11] Meu Dilema
[12] Eu Acredito em Mim

linque


2000 - Diana Ao Vivo

Diana Discografia

Faixas:

[01] Noite Mais Linda do Mundo 
[02] Uma Vez Mais 
[03] Fatalidade 
[04] Foi Tudo Culpa do Amor 
[05] Ainda Queima a Esperança 
[06] Esta Noite Lhe Digo que Não 
[07] Meu Lamento 
[08] Música da Minha Vida 
[09] Canção dos Namorados 
[10] Porque Brigamos 
[11] Jambalaya 
[12] Por Te Querer Demais 
[13] Jogando Conversa Fora 
[14] Eu Te Amo

linque


2002 - O Melhor de Diannah

Diana Discografia

Faixas:

[01] Porque Brigamos (I Am.. I Said) 
[02] Ainda Queima A Esperança 
[03] Canção dos Namorados (El Vals de Las Mariposas) 
[04] A Música da Minha Vida (My Reason) 
[05] Foi Tudo Culpa do Amor 
[06] Tudo Que Eu Tenho (Everything I Own) 
[07] Fatalidade (Fatalità) 
[08] Uma Vez Mais (One Last Time) 
[09] Esta Noite Lhe Digo Que Não (Stasera Ti Dico Di No) 
[10] Lero-Lero 
[11] Hoje Sonhei Com Você 
[12] Esta Noite Minha Vida Vai Mudar 
[13] Amor Só Se Paga Com Amor 
[14] Quero Te Ver Sorrindo (When My Little Girl Is Smiling) 
[15] Jambalaya 
[16] Vivo Só Pensando Em Ti

linque
VEJA TAMBEM
BIOGRAFIA ODAIR JOSE(CANTOR)

Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
  1. tive saudade por isso visitei ah! foimuito bom.,.

    ResponderExcluir
  2. Como amo suas músicas também moro em Araruama meu sonho era te conhecer forte abraço minha cantora

    ResponderExcluir
  3. Amo suas músicas meu sonho era te conhecer também moro em Araruama forte abraço minha cantora

    ResponderExcluir
  4. Que Deus ilumine sua vida e Saúde ete dê mais uns trinta anos de vida ou mais. Gostei Muito das suas músicas. Sou de 1969. Cresci ouvindo Jovem guarda.

    ResponderExcluir
  5. O meu esposo e fanático da Diana porisu que eu gostaria de saber poronde anda vc Diana cadê suas músicas maravilhosa 🤷

    ResponderExcluir