BIOGRAFIA Lewis Carroll (o criador de alice no paiz das maravilhas)

Charles Lutwidge Dodgson

Nascido     27 janeiro de 1832 
Daresbury , Cheshire, Inglaterra
Morreu     14 de janeiro de 1898 (65 anos) 
Guildford , Surrey, Inglaterra
Pseudônimo de escritor     Lewis Carroll
Ocupação     Autor, matemático , Anglicana clérigo, artista, fotógrafo
Nacionalidade     Britânico
Tudo tem uma moral: é só encontrá-la.    
— Lewis Carroll


Aqui está ele em uma fotografia a si mesmo juntamente com Louisa MacDonald e quatro das crianças MacDonald:

Gêneros     Literatura infantil , literatura de fantasia , poesia, absurdo literário
Notável trabalho (s)     Alice no País das Maravilhas , Através do Espelho ", A caça do Snark "," Jabberwocky "
Charles Lutwidge Dodgson (  / 
  ɑr l z l ʌ t w ɪ  d ɒ  s ən / charlz ludt-wij doj-sən ;;  27 de janeiro de 1832 - 14 de Janeiro de 1898), mais conhecido pelo pseudônimo Lewis Carroll ( / kær?l / karr-?l ), foi um autor Inglês , matemático , lógico , Anglicana diácono e fotógrafo. Seus escritos mais famosos são Alice no País das Maravilhas e sua continuação através do espelho- , bem como os poemas " A caça do Snark "e" Jabberwocky ", todos os exemplos do gênero de absurdo literário . Ele é conhecido por sua facilidade de jogo de palavras , lógica e fantasia, e há sociedades em muitas partes do mundo (incluindo o Reino Unido, Japão, Estados Unidos e Nova Zelândia), dedicado à fruição e promoção de seus trabalhos ea investigação de sua vida.

Arquivo: TheJabberwocky.jpg
O Jabberwock, como ilustrado por John Tenniel para Lewis Carroll, Através do Espelho, incluindo o poema " Jabberwocky


                                                                                                                                                                       Antecedentes

Família Dodgson era predominantemente Inglês norte, com conexões irlandeses. Conservador e Alta Igreja Anglicana, a maioria dos antepassados ??Dodgson eram oficiais do exército ou Igreja da Inglaterra clero. Seu bisavô, também chamado Charles Dodgson , havia subido na hierarquia da igreja para se tornar o Bispo de Elphin .  Seu avô, um outro Charles, tinha sido um capitão do exército, morto em ação na Irlanda em 1803, quando seus dois filhos eram pouco mais do que os bebês.  O nome de sua mãe era Frances Jane Lutwidge. 
O mais velho desses filhos - mais uma Dodgson Charles - era o pai de Carroll. Ele voltou a tradição da família e tomou outro ordens sagradas . Ele foi para a escola de Westminster , em seguida, a Christ Church, em Oxford . Ele foi presenteado matematicamente e ganhou um duplo grau primeiro, o que poderia ter sido o prelúdio de uma brilhante carreira acadêmica. Em vez disso, ele se casou com sua prima de primeiro grau em 1827 e tornou-se um país pároco . 
Dodgson nasceu no presbitério pouco de Daresbury , em Cheshire , perto das cidades de Warrington e Runcorn ,   garoto mais velho, mas já o terceiro filho do casamento de quatro-e-um-metade-ano-velho. Oito crianças mais foram a seguir. Quando Charles tinha 11 anos, seu pai foi dada a vida de Croft-on-Tees no Norte de Yorkshire , e toda a família se mudou para a reitoria espaçoso. Este permaneceu sua casa para os próximos 25 anos.
Jovem pai de Charles, foi um clérigo ativo e altamente conservadora da Igreja da Inglaterra, que mais tarde se tornou o arcediago de Richmond  e envolveu-se, por vezes, influente, nas disputas intensas religiosos que estavam dividindo a igreja. Ele era Alta Igreja, inclinando a anglo-catolicismo , um admirador de John Henry Newman eo movimento Tractariano , e fez o seu melhor para incutir tais visões em seus filhos. O jovem Charles foi desenvolver uma relação ambígua com os valores de seu pai e com a Igreja da Inglaterra como um todo. 

Arquivo: Alice Liddell 2.jpg
Foto de Alice Liddell tomado por Lewis Carroll (1858)
Ficheiro:Alice Liddell.jpg
Alice Liddell (foto) foi a inspiração de Carroll para criar Alice no País das Maravilhas..".

          Educação

                                                                                                                                                  Início da vida
Durante sua juventude, Dodgson foi educado em casa. Seus "listas de leitura" preservado nos arquivos da família testemunham um intelecto precoce: na idade de sete a criança estava lendo O Peregrino . Ele também sofria de uma gagueira - condição compartilhada pela maioria de seus irmãos   - que muitas vezes influenciado sua vida social ao longo de seus anos. Com a idade de 12 ele foi enviado para Richmond Grammar School (agora parte da Escola de Richmond ) na próxima Richmond .

ALICE E AS IRMAS

     Rugby
Em 1846, o jovem Dodgson mudou-se para Rugby School , onde ele era, evidentemente, menos feliz, pois, como ele escreveu alguns anos depois de sair do lugar:
Eu não posso dizer ... que quaisquer considerações terrenas iria induzir-me a passar por meus três anos de novo ... Eu posso honestamente dizer que se eu poderia ter sido ... assegurar de aborrecimento, à noite, as dificuldades da vida diária teria sido ninharias comparativos de suportar. 
Academicamente, porém, ele se destacou com aparente facilidade. "Eu não tive um garoto mais promissor na sua idade desde que vim para Rugby", observou o prefeito RB, então mestre de Matemática.


  Oxford
Ele deixou Rugby no final de 1849 e se matriculou na Universidade de Oxford maio 1850 como membro do antigo colégio de seu pai, Christ Church .   Depois de esperar por quartos na faculdade para se tornar disponível, ele entrou em residência em janeiro de 1851.  Ele tinha estado em Oxford apenas dois dias, quando ele recebeu uma casa intimação. Sua mãe havia morrido de "inflamação do cérebro" - talvez a meningite ou um acidente vascular cerebral - com a idade de 47.  
Seu início de carreira acadêmica oscilava entre a promessa de alta e distração irresistível. Nem sempre trabalhar duro, mas foi excepcionalmente talentoso e realização veio fácil para ele. Em 1852 ele obteve de primeira classe honras em Matemática Moderations , e foi pouco depois nomeado para um Studentship pelo velho amigo de seu pai, Canon Edward Pusey . Em 1854, ele obteve de primeira classe honras na Escola Honras Final Matemática, graduando-se Bacharel em Artes .   Ele permaneceu na Igreja de Cristo estudar e ensinar, mas no ano seguinte ele não conseguiu uma bolsa de estudos importante através de sua auto-confesso incapacidade de aplicar-se ao estudo. Mesmo assim, sua talento como matemático ganhou o Cristo Leitorado Igreja de Matemática, em 1855,   que ele continuou a manter para os próximos 26 anos.   Apesar de infelicidade inicial, Dodgson era permanecer na Igreja de Cristo, em várias capacidades, até sua morte.

    Personagem e aparência

                                                                                                                                                              Os desafios da saúde
O jovem adulto Charles Dodgson tinha cerca de seis metros de altura, magro, e tinha enrolando cabelo castanho e olhos azuis ou cinza (dependendo da conta). Ele foi descrito mais tarde na vida como algo assimétrico , e como realizar-se um tanto rigidamente e sem jeito, mas isso pode ser por conta de uma lesão no joelho sofrida na meia idade. Como uma criança muito jovem, ele sofreu uma febre que o deixou surdo de um ouvido. Na idade de 17, ele sofreu um severo ataque de tosse convulsa , que provavelmente foi responsável por seu peito cronicamente fraca mais tarde na vida. Outro defeito que ele carregava na idade adulta foi o que ele chamou de sua "hesitação", uma gagueira que ele adquiriu na infância e que atormentou durante toda a sua vida. 
A gagueira tem sido sempre uma parte potente das concepções de Dodgson, que faz parte da crença de que ele balbuciou apenas em companhia de adultos e era livre e fluente com as crianças, mas não há nenhuma evidência para apoiar esta idéia.   Muitas crianças de seu conhecimento lembrou da gagueira, enquanto muitos adultos não conseguem perceber isso. Dodgson mesmo parece ter sido muito mais conscientes disso que a maioria das pessoas que ele conheceu, é dito que ele caricaturado se como o Dodo em Alice no País das Maravilhas, referindo-se a sua dificuldade em pronunciar seu sobrenome, mas este é um dos muitos "fatos" muitas vezes repetida, para o qual nenhuma evidência em primeira mão permanece. Ele realmente se referir a si mesmo como o dodo, mas que esta era uma referência à sua gagueira é simplesmente especulação.  
Embora gaguejar Dodgson incomodava, nunca foi tão debilitante que o impediu de aplicar suas outras qualidades pessoais para fazer bem na sociedade. Numa época em que as pessoas comumente concebido seus divertimentos próprios e quando canto e recitação foram necessárias habilidades sociais, o jovem Dodgson foi bem equipado para ser um artista envolvente. Ele supostamente poderia cantar razoavelmente bem e não tinha medo de fazê-lo diante de uma platéia. Ele era adepto de mimetismo e contação de histórias, e era tida como muito bom em charadas . 

Lewis Carroll Album I - Princeton University Library

TRABALHO COMO FOTOGRAFO
FONTE DESTAS FOTOS  
http://libweb2.princeton.edu/rbsc2/portfolio/lc1/index.html#page0 Return to Main Page

     
     
     
     
     
     
     
    
    conexões sociais
No intervalo entre a sua escrita precoce publicado eo sucesso dos livros de Alice, Dodgson começou a mover-se na pré-rafaelita círculo social. Ele conheceu John Ruskin em 1857 e tornou-se amigável com ele. Ele desenvolveu um relacionamento próximo com Dante Gabriel Rossetti e sua família, e também sabia que William Holman Hunt , John Everett Millais , e Arthur Hughes , entre outros artistas. Ele também sabia que o conto de fadas autor George MacDonald bem - foi a recepção entusiástica de Alice pelas crianças MacDonald que o convenceram de apresentar o trabalho para publicação. 


   Política, religião e filosofia
Em termos gerais, Dodgson tem sido tradicionalmente considerada como politicamente, religiosamente, e pessoalmente conservador. Martin Gardner rótulos Dodgson como Tory que foi "intimidado por senhores e inclinado a ser esnobe direção inferiores".   O Rev. W. Tuckwell, em suas Reminiscências de Oxford (1900), considerado-o como "austero, tímido, preciso, absorvido em devaneio matemático, vigilante tenaz de sua dignidade, rigidamente conservador em política, teoria teológica, social, sua vida traçada em praças como paisagem de Alice."  No entanto, Dodgson também manifestaram interesse em filosofias e religiões que parecem em desacordo com esta avaliação. Por exemplo, ele foi um dos fundadores da Sociedade de Pesquisas Psíquicas .  Tem sido argumentado pelos defensores do "Mito Carroll que esses fatores exigem uma reconsideração do diagnóstico de Gardner, e que talvez, Dodgson é verdade perspectiva era mais complexa do que se acreditava anteriormente (ver abaixo "Mito da Carroll").  
Dodgson escreveu alguns estudos de vários argumentos filosóficos. Em 1895, ele desenvolveu um argumento filosófico regressus-no raciocínio dedutivo em seu artigo " O que a tartaruga disse a Aquiles ", que apareceu em um dos primeiros volumes da revista filosófica Mente . O artigo foi reimpresso no mesmo jornal de cem anos depois, em 1995, com um artigo subseqüente por Simon Blackburn Raising Tartaruga intitulado Prática. 


                                                                                                                                                                   As atividades artísticas

                                                                                                                                                                    Literatura
A partir de uma idade jovem, Dodgson escreveu poesia e contos, tanto contribuindo fortemente para a revista da família Mischmasch e depois enviá-los para várias revistas, desfrutando um sucesso moderado. Entre 1854 e 1856, seu trabalho apareceu nas publicações nacionais, a Comic Times e do trem, bem como revistas menores, como o Diário de Whitby e da Crítica Oxford. A maior parte dessa produção foi bem-humorado, às vezes satírica, mas seus padrões e ambições foram exigentes. "Eu não acho que eu ainda escreveu nada digno de publicação real (em que não incluem o Diário Whitby ou o Anunciante Oxonian), mas eu não me desespero de fazer isso algum dia", escreveu ele em julho de 1855. Algum tempo depois de 1850, ele escreveu fantoches jogos para o entretenimento de seus irmãos, dos quais um sobreviveu, La Guida di Bragia . 
Em 1856, ele publicou seu primeiro trabalho sob o nome que o tornaria famoso. Um poema romântico chamado de "Solitude" apareceu em O Trem sob a autoria de "Lewis Carroll". Este pseudônimo era uma brincadeira com seu nome verdadeiro;. Lewis foi a forma anglicizado de Ludovicus, que era o latim para Lutwidge, e Carroll um sobrenome irlandês semelhante aos Carolus nome latino, a partir do qual o nome de Charles vem

rainha louca de alice no piz das maravilhas

                                                                                                                                                            Alice

No mesmo ano de 1856, um novo reitor, Henry Liddell , chegou à Igreja de Cristo , trazendo consigo a sua jovem família, os quais viriam a ter grande na vida de Dodgson e, ao longo dos anos seguintes, influenciam muito a sua carreira de escritor. Dodgson se tornaram amigos íntimos com a esposa de Liddell, Lorina, e seus filhos, especialmente as três irmãs: Lorina, Edith e Alice Liddell. Ele foi por muitos anos amplamente assumido ter derivado o seu próprio "Alice" de Alice Liddell . Isto foi dado alguma substância aparente pelo fato de o acróstico poema no final do Através dos feitiços de vidro com vista seu nome, e que há muitas referências superficiais a ela oculta no texto de ambos os livros. Tem sido apontado que Dodgson se repetidamente negado mais tarde na vida que a sua "heroína pouco" foi baseado em qualquer criança real,  e, frequentemente, dedicou os seus trabalhos para as meninas de seu conhecimento, adicionando seus nomes em poemas acrósticos em o início do texto. Gertrude Chataway nome é aparece nesta forma no início de A caça do Snark , e ninguém jamais sugeriu isso significa qualquer um dos personagens da narrativa são baseadas nela. 


Embora a informação é escassa (diários de Dodgson para os anos 1858-1862 estão faltando), parece claro que a sua amizade com a família Liddell era uma parte importante de sua vida no final da década de 1850, e cresceu o hábito de levar as crianças (primeiro o menino, Harry, e mais tarde as três meninas) em viagens de remo acompanhados por um amigo adulto   para a vizinha Nuneham Courtenay ou Godstow . 
Ele estava em uma expedição de tal, em 4 de julho de 1862, que Dodgson inventou o esboço da história que eventualmente se tornou seu primeiro sucesso e maior comercial. Depois contou a história e foi implorou por Alice Liddell de anotá-la, Dodgson finalmente (depois de muita demora) a presenteou com um manuscrito, escrito à mão ilustrada intitulada Alice Under Ground, em novembro de 1864.  
Antes disso, a família do amigo e mentor George MacDonald manuscrito incompleto leitura de Dodgson, eo entusiasmo das crianças MacDonald encorajados a procurar Dodgson publicação. Em 1863, ele havia tomado o manuscrito inacabado para a editora Macmillan, que gostou imediatamente. Após os títulos possíveis alternativas Alice Entre as Fadas e hora de ouro de Alice foram rejeitadas, a obra foi finalmente publicada como As aventuras de Alice no País das Maravilhas , em 1865, sob a Lewis Carroll pseudônimo, que Dodgson tinha utilizado pela primeira vez cerca de nove anos antes.   A ilustrações desta vez foram por Sir John Tenniel , Dodgson evidentemente pensou que um livro publicado teriam as habilidades de um artista profissional.

O sucesso esmagador comercial do livro Alice primeiro mudou a vida de Dodgson de muitas maneiras. A fama de seu alter ego "de Lewis Carroll" logo se espalhou ao redor do mundo. Ele foi inundado com mensagens de fãs e com atenção, por vezes indesejada. Na verdade, de acordo com uma história popular, a rainha Vitória se gostava de Alice no País das Maravilhas tanto que ela sugeriu que ele dedica seu livro a seu lado, e foi assim apresentado com seu próximo trabalho, um volume acadêmico matemático intitulado Um tratado elementar sobre Determinantes.   Dodgson se negou veementemente essa história, comentando "... É completamente falso em cada detalhe: mesmo nada parecido com isso ocorreu", [ e é improvável por outras razões: como comentários TB Fortes em tempos de artigo, "Teria sido contrário limpa para toda a prática de identificar o seu autor [a] de Alice com o autor de suas obras matemáticas".  Ele também começou a ganhar quantias substanciais de dinheiro, mas continuou com sua aparentemente não gostava de pós na Igreja de Cristo.  
No final de 1871, uma sequela - Através do espelho eo que Alice encontrou lá - foi publicado. (A página de título da primeira edição erroneamente dá "1872" como data da publicação.    O seu humor um pouco mais escura, possivelmente, reflete as mudanças na vida de Dodgson. Seu pai tinha morrido recentemente (1868), mergulhando-o em uma depressão que durou alguns anos. 

          A caça do Snark
Em 1876, Dodgson produziu sua última grande obra, A caça do Snark , um fantástico poema "nonsense", explorando as aventuras de um grupo bizarro de comerciantes, e um castor, que partiu para encontrar a criatura de mesmo nome. O pintor Dante Gabriel Rossetti supostamente tornou-se convencido de que o poema era sobre ele. 

            Fotografia


 
Em 1856, Dodgson levou a nova forma de arte da fotografia, primeiro sob a influência de seu tio Skeffington Lutwidge , e mais tarde seu amigo Oxford Reginald Southey  Ele logo se sobressaiu na arte e se tornou um conhecido senhor fotógrafo, e ele parece ainda ter brincado com a ideia de ganhar a vida fora dele em seus primeiros anos.  
Um estudo recente de Roger Taylor e Wakeling Edward  enumera cada impressão sobrevivente, e Taylor calcula que pouco mais de 50 por cento de sua obra sobreviver retrata jovens, embora isto possa ser uma figura altamente distorcida como cerca de 60% ??do seu fotográfica original portfolio agora está faltando, portanto, quaisquer conclusões firmes são difíceis   Dodgson também fez muitos estudos de homens, mulheres, crianças do sexo masculino e paisagens; seus súditos também incluem esqueletos, bonecas, cães, estátuas e pinturas, e árvores. Seus retratos de crianças foram levadas com um dos pais no atendimento e muitas das fotos foram tiradas no jardim Liddell, porque a luz solar natural foi necessário para boas exposições.  
Ele também descobriu a fotografia para ser um entrée útil em maiores círculos sociais. Durante a parte mais produtiva de sua carreira, ele fez retratos de assistentes notáveis ??como John Everett Millais , Ellen Terry , Dante Gabriel Rossetti , Margaret Julia Cameron , Michael Faraday e Alfred, Lord Tennyson .  
Dodgson cessou abruptamente fotografia em 1880. Mais de 24 anos, ele havia dominado completamente o meio, montou seu próprio estúdio no telhado do Tom Quad, e criou cerca de 3.000 imagens. Menos de 1.000 sobreviveram tempo e destruição deliberada. Ele relatou que ele parou de tirar fotos porque manter seu trabalho de estúdio foi difícil (ele usou o processo de colódio úmido ) e fotógrafos comerciais (que começou a usar o processo de placa seca em 1870) tirou fotos mais rapidamente.  
Com o advento do Modernismo , os gostos mudaram, e sua fotografia foi esquecido a partir de 1920 até os anos 1960.

   Invenções
Para promover a escrita da letra, Dodgson inventou A Wonderland Caso selo postal em 1889. Este foi um pano de pasta-backed com 12 slots, duas marcadas para inserir o selo em seguida, mais comumente usado centavo, e um para cada uma das outras denominações atuais para um xelim. A pasta foi então colocado em um estojo decorado com uma foto de Alice na frente eo Gato de Cheshire nas costas. Tudo poderia ser convenientemente levado no bolso ou na bolsa. Quando emitido também incluía uma cópia da palestra pamphletted Carroll, oito ou nove Palavras sábias sobre a carta escrita.  


Outra invenção é uma tábua de escrita chamado nyctograph para uso à noite que permitiu a tomar notas no escuro; eliminando assim o problema de sair da cama e bater a luz quando um acorda com uma idéia. O dispositivo consistia de um cartão quadriculado com 16 quadrados e sistema de símbolos que representam um alfabeto de projeto de Dodgson, usando formas carta semelhante ao Graffiti sistema de escrita em uma palma dispositivo.
Entre os jogos que estabeleceu fora da lógica, há uma série de jogos de palavras, incluindo uma versão inicial do que hoje é conhecido como Scrabble . Ele também parece ter inventado, ou pelo menos, certamente popularizou, a Escada Palavra (ou "gibão", como era conhecido no primeiro); uma forma de quebra-cabeças que ainda é popular hoje em dia: o jogo de mudança de uma palavra para outra por alterar uma letra de cada vez, cada mudança sucessiva resultando sempre em uma palavra genuína. Por exemplo, transforma-se em CAT DOG por as seguintes etapas:. Gato, cachorro, COT, DOT 
Outros itens incluem uma regra para encontrar o dia da semana para qualquer data, um meio para justificar margens direita numa máquina de escrever, um dispositivo de direção para um velociam (um tipo de triciclo) e os novos sistemas de representação parlamentar;   mais de perto justas regras de eliminação para os torneios de tênis, um novo tipo de ordem de dinheiro postal; regras para porte acerto de contas; regras para uma vitória em apostas; regras para a divisão de um número por vários divisores, a escala de papelão para o quarto colégio comum, ele trabalhou em mais tarde na vida , que, realizada ao lado de um vidro, assegurado o direito quantidade de licor para o preço pago; uma tira adesiva dupla-face para coisas como a fixação de envelopes ou coisas de montagem de livros, um dispositivo para ajudar um inválido acamado para ler a partir de um livro colocado de lado, e pelo menos duas cifras para criptografia .

  O trabalho de Matemática

Dentro da disciplina de matemática, Dodgson trabalhou principalmente nos campos da geometria , álgebra matricial , lógica matemática e matemática recreativa , produzindo quase uma dúzia de livros sob seu nome real. Dodgson também desenvolveu novas idéias no estudo das eleições (por exemplo, o método de Dodgson ) e comitês ; parte deste trabalho não foi publicado até bem depois de sua morte. Ele trabalhou como professor de matemática na Universidade de Oxford, uma ocupação que lhe deu alguma segurança financeira.

  Últimos anos



Um retrato póstumo de Lewis Carroll por Hubert von Herkomer , com base em fotografias. Esta pintura agora paira no Grande Salão do Christ Church, em Oxford .
Ao longo dos restantes 20 anos de sua vida, ao longo de sua crescente riqueza e fama, sua existência permaneceu pouco alterado. Ele continuou a ensinar na Igreja de Cristo até 1881, e permaneceu na residência até a sua morte. Seu último romance, os dois volumes de Sylvie and Bruno , foi publicado em 1889 e 1893, respectivamente. Conseguiu nem perto do sucesso dos livros de Alice. Sua complexidade aparentemente não foi apreciada por leitores contemporâneos. Os comentários e as suas vendas, apenas 13.000 cópias, foram decepcionantes.  
A única ocasião em que (tanto quanto se sabe), ele viajou para o exterior foi uma viagem para a Rússia em 1867, como um eclesiástico junto com o reverendo Henry Liddon . Ele narra a viagem em seu "Jornal russo", que foi publicado comercialmente em 1935.   Em seu caminho para a Rússia e Lewis Carroll volta também vi diferentes cidades da Bélgica, Alemanha, Polônia particionado e França.
Ele morreu em 14 de janeiro de 1898 na casa de seus irmãs, "As Castanhas" em Guildford , de pneumonia após gripe . Ele foi duas semanas longe de virar 66 anos. Ele está enterrado em Guildford, no Cemitério Monte .


Lewis Carroll.
Elizabeth Ley Hussey. 
1864
     "Mito Carroll"
Desde 1999, um grupo de estudiosos, nomeadamente Karoline Leach , Hugues Lebailly e Sherry L. Ackerman , John Tufail, Douglas níquel e outros, argumentam que o que Leach termos o "Mito Carroll" tem descontroladamente distorcida percepção biográfico de sua vida e sua obra. Livro de Leach, Na Sombra do Dreamchild , levantou uma quantidade considerável de controvérsia. Em breve a alegação é que:
Em termos gerais, a vida de Dodgson foi simplificada e 'infantilised' por uma combinação de biografia impreciso e da indisponibilidade de longa data da prova fundamental, o que permitiu lendas a proliferar sem controle.
Até o momento a evidência se tornou disponível a imagem "mítica" do homem tornou-se tão incorporado no pensamento escolástico e popular permaneceu inquestionável, apesar do fato de a prova não apoiá-lo.
Se a prova é examinado desapaixonadamente mostra muitas das lendas mais famosas sobre o homem (por exemplo, o seu 'pedofilia', e sua adoração exclusiva de meninas pequenas) são falsas, ou pelo menos grosseiramente simplificada.  
Em mais detalhe, Lebailly tem se esforçado para definir Dodgson criança da fotografia, dentro do "Culto Infantil vitoriana", que percebida criança-nudez como essencialmente uma expressão de inocência. Lebailly afirma que os estudos de nus crianças eram mainstream e moda em tempo de Dodgson e que a maioria dos fotógrafos, incluindo Oscar Gustave Rejlander e Margaret Julia Cameron , fez-lhes como uma questão de curso. Lebailly continua aquela criança nus até apareceu em cartões de Natal do Victorian, o que implica uma avaliação muito diferente social e estética do material. Lebailly conclui que foi um erro dos biógrafos de Dodgson para ver seu filho da fotografia, com os olhos do século 20 ou 21, e de ter apresentado como uma forma de idiossincrasia pessoal, quando na verdade era uma resposta a um movimento predominante estética e filosófica do tempo.

Lewis Carroll.
Charlotte Mary Yonge and mother. 
1866
Reavaliação de Leach de Dodgson incidiram nomeadamente sobre a sua sexualidade controversa. Ela argumenta que as acusações de pedofilia subiu inicialmente a partir de um mal-entendido da moral vitoriana, bem como a idéia equivocada, promovida por vários biógrafos de Dodgson, que ele não tinha interesse em mulheres adultas. Ela chamou a imagem tradicional de Dodgson "o mito Carroll".  Ela chamou a atenção para a grande quantidade de evidências em seus diários e cartas que ele também estava muito interessado em mulheres adultas, casadas e solteiras, e gostava escandaloso vários (por as normas sociais de seu tempo) relações com eles. Ela também apontou para o fato de que muitos dos que ele descreveu como "criança-amigos" eram meninas no final da adolescência e até vinte anos.   Ela argumenta que as sugestões de pedofilia evoluiu só muitos anos depois de sua morte, quando seu bem-intencionado família tinha suprimido todas as evidências de seus relacionamentos com mulheres, em um esforço para preservar sua reputação, dando uma falsa impressão de um homem interessado apenas em meninas. Da mesma forma, traça Leach a alegação de que muitas das amizades femininas Carroll terminou quando as meninas atingido a idade de 14 para uma biografia 1932 por Langford Reed.  
O conceito do Mito Carroll produziu reações polarizadas de estudiosos de Carroll. Em 2004 Ao contrário, a Associação para novos estudos de Lewis Carroll .   foi estabelecida, e aqueles que, como Carolyn Sigler e Hollingsworth Cristopher se juntaram às fileiras daqueles que apelava a uma grande reavaliação. Mas o conceito do Mito foi contestado por alguns estudiosos líderes Carroll, em particular Morton N. Cohen e Martin Gardner (seus comentários, e os de mais revisores positivos, podem ser encontrados no Karoline Leach da própria página). Biógrafo Jenny Woolf, embora concordando que a imagem de Carroll foi amplamente deturpado no passado, acredita que isso pode ser atribuído, em parte, ao comportamento próprio Carroll, e em particular a sua tendência para a auto-caricatura mais tarde na vida.

Lewis Carroll Kissing Alice 
       Ordenação
Dodgson tinha sido preparado para o ministério ordenado na Igreja Anglicana a partir de uma idade muito precoce, e esperava-se, como condição de sua residência na Igreja de Cristo, para tomar ordens sagradas dentro de quatro anos de obter seu mestrado. Ele atrasou o processo por algum tempo, mas eventualmente recebia ordens diácono em 22 de Dezembro de 1861. Mas quando chegou a hora de um ano depois de progredir para ordens sacerdotais, Dodgson recorreu ao reitor para a permissão de não prosseguir. Este era contra as regras da faculdade e, inicialmente, Dean Liddell disse que ele teria que consultar o corpo dirigente da faculdade, o que, sem dúvida, quase resultou em sua expulsão. Por razões desconhecidas, Dean Liddell mudou de idéia durante a noite e permitiu Dodgson para permanecer na faculdade, desafiando as regras Excepcionalmente entre os estudantes seniores do seu tempo Dodgson nunca se tornou um sacerdote.
Atualmente não há provas conclusivas sobre o porquê de Dodgson rejeitou o sacerdócio. Alguns sugeriram seu gaguejo fez relutante em dar o passo, porque ele estava com medo de ter que pregar.  Wilson letras citações por Dodgson dificuldade em descrever em ler as lições e orações ao invés de pregar em suas próprias palavras. Mas Dodgson, de fato, pregar mais tarde na vida, nem mesmo embora em ordens sacerdotais, por isso parece improvável seu impedimento foi um fator importante que afeta a sua escolha.   Wilson também aponta que o então bispo de Oxford , Samuel Wilberforce , que ordenou Dodgson, tinha opiniões fortes contra o clero que vão para o teatro, um dos grandes interesses de Dodgson. Outros sugeriram que ele estava tendo sérias dúvidas sobre o anglicanismo Ele estava interessado em formas minoritários do cristianismo (ele era um admirador de FD Maurice ) e "alternativos" religiões ( teosofia ). [  Dodgson tornou-se profundamente perturbado por um sentimento inexplicável de pecado e culpa neste momento (início dos anos 1860) e frequentemente expressa o ponto de vista em seus diários que ele era um "vil e desprezível" pecador, indigno do sacerdócio,   e este sentido do pecado e indignidade pode bem ter afetado sua decisão de abandonar a serem ordenados para o sacerdócio.

The Rossetti Family 
(Charles Lutwidge Dodgson)
     diários Desaparecidas
Pelo menos quatro volumes completos [ e cerca de sete páginas [ do texto estão faltando 13 Dodgson diários. A perda dos volumes permanece inexplicado, as páginas foram deliberadamente removido por uma mão desconhecida. A maioria dos estudiosos assumem o material diário foi removido por membros da família, no interesse de preservar o nome da família, mas isso não foi provado. [64] Com exceção de uma página, o período de seus diários a partir do qual o material que falta é entre 1853 e 1863 (quando Dodgson era 21-31 anos). [  Este foi um período em que Dodgson começou a sofrer angústia mental e espiritual e confessando a uma enorme sensação de seu próprio pecado. Este foi também o período de tempo em que ele compôs sua poesia de amor extensa, levando à especulação de que os poemas podem ter sido autobiográfico. 
Muitas teorias têm sido propostas para explicar o material em falta. Uma explicação popular para uma determinada página em falta (27 de Junho de 1863) é que ele poderia ter sido arrancada para esconder uma proposta de casamento no mesmo dia por Dodgson aos 11 anos de idade, Alice Liddell, nunca houve qualquer evidência que sugira isso era assim, e um documento   descoberto por Karoline Leach no arquivo da família Dodgson em 1996 oferece algumas evidências em contrário.

Lewis Carroll  
Saint George and the Dragon June 26, 1875
Este documento, conhecido como "páginas cortadas em documento diário", foi compilado por vários membros da família de Carroll após sua morte. Parte disso pode ter sido escrita na época as páginas foram destruídas, embora este não é claro. O documento oferece um breve resumo de duas páginas do diário que agora estão ausentes, incluindo o para 27 de Junho de 1863. O resumo desta página estados que a Sra. Liddell disse Dodgson havia boatos circulando sobre ele ea família Liddell governanta , bem como sobre sua relação com "Ina", presumivelmente irmã de Alice mais velha, Lorina Liddell. O "break" com a família Liddell, que ocorreu logo após foi presumivelmente em resposta a esta fofoca.   Uma interpretação alternativa tem sido feitas a respeito envolvimento rumores de Carroll com "Ina": Lorina também era o nome da mãe de Alice Liddell . O que é considerado mais importante e surpreendente é que o documento parece implicar quebra de Dodgson com a família não estava conectado com Alice em tudo. Mas até que a fonte primária é descoberta, os eventos de 27 de junho de 1863 permanecem inconclusivos.
Lewis Carrol
Eliza D. Hobson, taken at Croft Rectory, Yorkshire
Circa 1860 
Albumen  
15.5 x 12.5 cm
                                                                                               enxaqueca e epilepsia
Em seu diário de 1880, Dodgson registrados experimentando seu primeiro episódio de enxaqueca com aura, descrevendo de forma muito precisa o processo de "movendo fortificações 'que são uma manifestação da fase aura da síndrome.  Infelizmente não há evidência clara de mostrar se esta era a sua primeira experiência de enxaqueca, por si só, ou se ele pode ter sofrido anteriormente a forma mais comum de enxaqueca sem aura, embora este último parece mais provável, dado o fato de que a enxaqueca se desenvolve mais comumente na adolescência ou início da idade adulta.  Uma outra forma de enxaqueca com aura, Alice in Wonderland Syndrome , foi nomeado depois de heroína pouco Dodgson, porque sua manifestação pode assemelhar-se a súbitas mudanças de tamanho-do livro. Também conhecida como micropsia e macropsia , é uma condição cerebral que afeta a forma como os objetos são percebidos pela mente. Por exemplo, uma pessoa atingida pode olhar para um objeto maior, como uma bola de basquete, e percebê-lo como se fosse do tamanho de uma bola de golfe. Alguns autores têm sugerido que Dodgson pode ter sofrido com esse tipo de aura, e é usado como uma fonte de inspiração em seu trabalho, mas não há provas de que ele fez. 
Dodgson também sofreu dois ataques em que ele perdeu a consciência. Ele foi diagnosticado por três médicos diferentes, um Morshead Dr., Dr. Brooks, e Dr. Stedman, acreditava que o ataque e um ataque consequente para ser um "epileptiforme" apreensão (inicialmente pensado para ser desmaio, mas mudou de idéia Brooks).

Las hermanas Liddel - The Liddel sisters
Alguns concluíram a partir deste era um sofredor tempo de vida desta condição, mas não há nenhuma evidência de este nos seus diários para além do diagnóstico dos dois ataques já mencionadas.   Alguns autores, em particular Sadi Ranson , sugeriram Carroll podem ter sofria de epilepsia do lobo temporal em que a consciência não é sempre completamente perdido, mas alterada, e na qual os sintomas se assemelham muitas das mesmas experiências como Alice no País das Maravilhas. Carroll teve pelo menos uma incidência no qual ele sofreu perda total da consciência e acordou com o nariz sangrando, que ele registrou em seu diário e observou que o episódio não deixou sentindo-se por "bastante tempo depois". Este ataque foi diagnosticado como possivelmente "epileptiforme" e próprio Carroll escreveu depois de seus "ataques" no mesmo diário.
A maioria dos testes padrão de diagnóstico de hoje não estavam disponíveis no século XIX. Recentemente, o Dr. Yvonne Hart, neurologista consultor do Hospital Radcliffe, em Oxford, considerados sintomas de Dodgson. Sua conclusão, citado em Jenny Woolf O Mistério de Lewis Carroll , é que muito provavelmente Dodgson tinha enxaqueca, e pode ter tido epilepsia, mas ela enfatiza que ela teria sérias dúvidas sobre como fazer um diagnóstico de epilepsia, sem mais informações. 


 



                                                                                                                                       
    Sugestões de pedofilia
Stuart Dodgson Collingwood (sobrinho de Dodgson e biógrafo) escreveu:
E agora sobre as causas secundárias que o atraíram para as crianças. Primeiro, eu acho que as crianças apelou para ele, porque ele foi pré-eminentemente um professor, e ele viu em suas mentes virgens o melhor material para ele trabalhar em cima. Nos anos posteriores, uma de suas favoritas era recreações para lecionar em escolas de lógica, ele costumava dar atenção pessoal a cada um de seus alunos, e pode-se imaginar com o que antecipação das crianças teria olhado para a frente para as visitas de um professor que sabia como fazer até mesmo os dullest assuntos interessante e divertido.
Apesar de comentários como este, amizades de Dodgson com raparigas e leituras psicológicas de sua obra - especialmente suas fotografias de meninas nuas ou semi-nuas   que tudo isso levou a especulações de que ele era um pedófilo . Esta possibilidade tem sustentado inúmeras interpretações modernas de sua vida e obra, particularmente Dennis Potter brincadeira de Alice e seu roteiro para o filme, Dreamchild , Robert Wilson 's Alice, e uma série de biografias recentes, incluindo Michael Bakewell Lewis Carroll 's : A Biography (1996), de Lewis Carroll Donald Thomas: Um retrato com fundo (1995), e Morton N. Cohen 's de Lewis Carroll: uma biografia (1995). Todas estas obras mais ou menos de forma inequívoca assumir que Dodgson era um pedófilo, ainda que reprimida e celibatário. Cohen afirma Dodgson "energias sexuais procurou saídas não convencionais", e ainda escreve:
Não podemos saber até que ponto impulsos sexuais por trás preferência de Charles para desenhar e fotografar crianças nuas. Ele sustentou a preferência era inteiramente estética. Mas, dada a sua ligação emocional com as crianças, bem como a sua apreciação estética de suas formas, a sua afirmação de que seu interesse era estritamente artístico é ingênuo. Ele provavelmente sentiu mais do que ele ousou reconhecer, até para si mesmo

   
  


Las hermanas Liddel - The Liddel sisters
   Cohen observa que Dodgson "aparentemente convenceu muitos de seus amigos que sua ligação com a forma filho nu feminino estava livre de qualquer erotismo ", mas acrescenta que" as gerações posteriores olhar abaixo da superfície "(p. 229).Cohen e outros biógrafos afirmam que Dodgson pode ter queria casar com a 11 anos de idade, Alice Liddell, e que esta era a causa do "break" inexplicável com a família, em junho de 1863.  Nunca houve evidência significativa para apoiar a idéia, no entanto, a descoberta de 1996 das "páginas cortadas em documento Diary" (ver acima) parece torná-lo altamente provável que o 1863 "break" não tinha nada a ver com Alice, mas foi, talvez relacionado com rumores que envolvem sua irmã mais velha Lorina (nascido em 11 mai 1849, então ela teria sido 14 anos na época), sua governanta, ou sua mãe, que também foi apelidado de "Ina".Alguns escritores, por exemplo, Derek Hudson e Roger Lancelyn Verde , param de identificar Dodgson como um pedófilo, mas concordam que ele tinha uma paixão por pequenas crianças do sexo feminino e ao lado de nenhum interesse no mundo adulto.A base para estudiosos especulações sobre o interesse de Dodgson em crianças do sexo feminino tem sido contestada nos últimos 10 anos por vários escritores e estudiosos 



.

Obras

Os Princípios da Representação Parlamentar (1884)
               As obras literárias
La Guida di Bragia , uma ópera Balada para o Teatro de Marionetas (cerca de 1850)
Um Conto de Tangled
Alice no País das Maravilhas (1865)
                    Fatos
Rima? E Razão? (também publicado como Phantasmagoria)
Problemas travesseiro
Sylvie and Bruno
Sylvie and Bruno Concluído
A caça do Snark (1876)
Três Sunsets e outros poemas
Através do espelho, e que Alice encontrou lá (inclui " Jabberwocky "e" The Walrus and the Carpenter ") (1871)
O que a tartaruga disse a Aquiles
              obras matemáticos
Um programa de Geometria Algébrica Plane (1860)
O quinto livro de Euclides Tratada Algebricamente (1858 e 1868)
Um tratado elementar sobre Determinantes, com a sua aplicação para equações lineares e equações algébricas
Euclides e seus rivais modernos (1879), tanto literárias e matemática em grande estilo
Parte lógica simbólica I
Simbólico Logic II (publicado postumamente)
A Cifra Alfabeto (1868)
O jogo de lógica
Algumas falácias populares sobre vivissecção
Curiosa Mathematica I (1888)
Curiosa Mathematica II (1892)
A Teoria dos Comitês e Eleições, recolhidos, editado, analisado e publicado em 1958, por Duncan Black

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
  1. Muito obrigado por estas informações preciosas e as lindas fotos de nosso idolatrado Carroll e da icônica Alice Liddel!

    ResponderExcluir