ADRIANA ESTEVES (ATRIZ)


          Adriana Esteves
Adriana Esteves Agostinho Brichta (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1969) é uma atriz brasileira.
Recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Cartagena, em 1996, na Colômbia, por sua interpretação no filme As Meninas, baseado no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles.  Além disso, foi indicada ao Emmy Internacional na categoria de melhor atriz em série dramática pela sua intepretação de Dalva de Oliveira na minissérie Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor.

    Biografia

Filha da artista plástica Regina Esteves Agostinho e do médico Paulo Felipe Agostinho, Adriana Esteves estudou balé e teatro quando criança e iniciou sua carreira artística aos 16 anos como modelo após desistir de ser bailarina.  Formou-se em Publicidade e ingressou na televisão como apresentadora do programa Evidências, na Rede Bandeirantes, em 1988. 
A primeira aparição de Adriana Esteves em telenovelas foi como uma figurante em Vale Tudo, ainda em 1988. Ela interpretava uma modelo. 
Um ano depois, em 1989, ela participou do quadro "Estrela Por Um Dia", no Domingão do Faustão. A participação no programa da Rede Globo abriu as portas da emissora para Adriana que, naquele mesmo ano, estreou como atriz na novela Top Model.

A primeira aparição de Adriana Esteves em telenovelas foi como uma figurante em Vale Tudo, ainda em 1988. Ela interpretava uma modelo. 
Um ano depois, em 1989, ela participou do quadro "Estrela Por Um Dia", no Domingão do Faustão. A participação no programa da Rede Globo abriu as portas da emissora para Adriana que, naquele mesmo ano, estreou como atriz na novela Top Model. 
Em 1992, viveu a sua primeira protagonista, a jovem Marina Batista de Pedra sobre Pedra. Na trama, fez par romântico com Maurício Mattar. Seus personagens, para ficar juntos, viveram um verdadeiro Romeu e Julieta, já que seus pais, vividos por Renata Sorrah e Lima Duarte, viviam em pé de guerra. No ano seguinte, foi criticada pela sua atuação em Renascer, como a fogosa Mariana. Depois, chegou a ser escalada para protagonizar Quatro por Quatro, tendo gravado várias cenas caracterizada como Babalu, mas abandonou a novela antes da estreia, onde foi substituída por Letícia Spiller.
Adriana manteve-se reclusa da televisão sofrendo de depressão por quase dois anos devido a problemas na vida sentimental. 
No cinema, esteve no elenco do filme As Meninas, baseado no romance de Lygia Fagundes Telles.
Em 1995, protagonizou a minissérie Decadência.  Em 1996, transferiu-se para o SBT, onde protagonizou Razão de Viver Nessa época, conheceu seu primeiro marido, Marco Ricca, com quem teve um filho Felipe, nascido em 2000.

Em 1997, retornou à Globo e protagonizou A Indomada , onde viveu as personagens Eulália, na primeira fase e Helena, na segunda fase. Em 1998, interpretou a vilã Sandra na novela Torre de Babel e foi considerada a melhor atriz daquele ano. Em 2000, atuou em O Cravo e a Rosa , onde viveu a feminista Catarina Batista, personagem que é considerada uma de suas mais importantes atuações na teledramaturgia nacional.
Em 2002, viveu a vilã cômica Amelinha na novela Coração de Estudante , onde conheceu seu segundo marido Vladimir Brichta, com quem teve um filho. Logo depois protagonizou Kubanacan, onde viveu a cantora de cabaré, Lola de autoria de Carlos Lombardi.  A primeira opção do autor foi a atriz Letícia Spiller, mas a atriz estava envolvida nas gravações de Sabor da Paixão e por isso não pode aceitar o convite.
Atuou ainda em A Lua me Disse, como a mocinha Heloísa. 
Além da televisão, também atuou no teatro. Já no cinema, participou do longa Trair e Coçar É Só Começar.

Em 2005, deu vida à dona de casa Celinha, no especial de fim de ano Toma Lá, Dá Cá. Quando o programa entrou para a grade da Globo, em 2007, Adriana, após a licença-maternidade de seu segundo filho, retomou a personagem Celinha, interpretando-a até 2009.
Enquanto ainda gravava Toma Lá, Dá Cá, Adriana gravou a minissérie Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor interpretando a cantora Dalva de Oliveira. A minissérie foi exibida em janeiro de 2010, quando já estava completamente gravada. No mesmo ano protagonizou o episódio "A Vingativa do Méier" da série As Cariocas.
Em 2011 foi escalada para viver Júlia, a protagonista de Morde & Assopra, em que fez parte de um triângulo amoroso com o cientista Ícaro (Mateus Solano) e o fazendeiro Abner (Marcos Pasquim). 
Atualmente interpreta a vilã Carminha em Avenida Brasil, novela de João Emanuel Carneiro.

Adriana Esteves e Vladimir Britcha estavam no camarote da Nova Schin

 Vida pessoal

Seu primeiro namorado

 e marido foi o professor de jiu-jitsu Totila Jordan, com quem ficou casada dos 19 aos 21 anos, período de 1988 a 1990. Em 1993 e a três anos solteira, entrou em uma depressão por conta das críticas que sofria na carreira e pela recente separação. Nesse período pôde contar com ajuda de seu amigo de anos, o ator Marco Ricca. Eles começaram a namorar e em 1994 se casaram, mas Adriana continuava em depressão. A atriz só melhorou em 1995 pois ficou um bom período tomando anti-depressivos e indo a psicólogos, logo depois descobriu que sofria de síndrome do pânico. 
Em 2000 nasceu seu primeiro filho, Felipe, com quem teve com Marcos e que em 2004 se separou. Após meses de separação, no mesmo ano começou a namorar o ator Vladimir Brichta. Em fevereiro de 2006 eles se casaram.

adriana e vladimir - poster
O ator Vladimir Brichta revelou a revista Lola que, mesmo após dez anos de casamento, a mulher Adriana Esteves ainda é um mistério.
— Adriana tem ‘alma demais'. O motivo disso, por mais que viva ao lado dela intensamente há quase dez anos, ainda é um mistério para mim.

No mesmo ano, após alguns meses de casados, nasceu o filho do casal, Vicente.  Ao casar, Adriana tornou-se madrasta de Agnes, nascida em 1997, que é filha de Vladimir com a primeira esposa dele, a cantora Gena, falecida em 1999 de câncer sanguíneo. Agnes chama Adriana de mãe, e Adriana já disse em entrevistas "considerar de fato a menina sua filha", já que cria a enteada desde que ela tinha 9 anos, contando que a menina tem contato com a família da mãe. Vendo sua mãe em fotos, a menina a chama de mamãe. Assim como Adriana cuida de Agnes, seu marido Vladimir a ajuda na criação do filho Felipe, que sempre está visitando o pai, tendo Adriana declarado ser amiga do seu ex-marido. Até hoje, 2012, Adriana e Vladimir estão juntos, tendo um dos casamentos mais sólidos do meio artístico.

Adriana Esteves (Foto: Delson Silva/AgNews)
Adriana Esteves com Felipe e Vicente (Foto: Delson Silva/AgNews)

Em uma entrevista recente ao programa Fantástico, a atriz declarou que sua personagem em Avenida Brasil que está fazendo sucesso de crítica e do público  não foi considerada uma "vingança" por conta das críticas que recebeu no passado, ela também disse "Não acho que foi feita justiça. A gente vai crescendo. Sou uma atriz, e era uma atriz crua quando jovem... Agora estou madura. Não é uma 'vingança da Adriana'".

Carreira

[editar]Televisão

AnoTítuloPersonagemNotas
1989Top ModelTininha
1990Meu Bem, Meu MalPatrícia Melo
1991Caso EspecialMarinaCaso "Marina"
1992Pedra Sobre PedraMarina Farias Batista
Você Decide
Episódio "Águas Passadas"
Especial Leandro e LeonardoNamorada de LeandroParticipação especial
1993RenascerMariana
1994Você Decide
Episódio "Anjos sem Asas"
1995DecadênciaCarla
A Comédia da Vida PrivadaMaria HelenaEpisódio "O Pesadelo da casa Própria"
1996Didi MalasarteLiliEspecial de Fim de Ano
Razão de ViverZilda
1997Mundo VIPEla mesmaParticipação especial
A IndomadaLúcia Helena / Eulália
1998MulherLilianaEpisódio "O Princípio de Tudo"
Torre de BabelSandra da Silva (Sandrinha)
2000O Cravo e a RosaCatarina Batista
2001Brava GenteMarinaEpisódio "Como Matar um Playboy"
2002Coração de EstudanteAmélia Mourão (Amelinha)
2003KubanacanLola Calderón
2004Senhora do DestinoNazaré Tedesco (jovem)Participação especial - 1ª fase
2005A História de RosaRosaEspecial Globo 40 Anos
A Lua Me DisseHeloísa[19]
A Turma do DidiEla mesmaParticipação especial
Sitcom.brMãeEpisódio "A dura vida de uma mãe"
Toma Lá Dá CáCelinhaEspecial de Fim de Ano
2006BelíssimaStella AssumpçãoParticipação especial
2007Toma Lá Dá CáCelinhaComo seriado fixo (2007-2009)
2009Episódio EspecialEla mesmaParticipação especial
2010Dalva e Herivelto - Uma canção de amorDalva de Oliveira
As CariocasCeliEpisódio "A Vingativa do Méier"
2011Morde & AssopraJúlia Freire de Aquino
2012Avenida BrasilCarmen Lúcia (Carminha)

Cinema

AnoFilmePersonagem
1995As MeninasLorena
1998TiradentesBárbara
1999O Trapalhão e a Luz AzulJuliana
2006Trair e Coçar É Só ComeçarOlimpia

Teatro

AnoPeçaPersonagem
1992A Dama e o VagabundoDama
1994A Falecida
2001Ponto de VistaAmy
2002Only YouJúlia
2007Auto de AngicosMaria Bonita

cena de o mapa da mina

Prêmios e indicações

AnoIndicaçãoTrabalhoPrêmioNotas
1993Melhor atrizRenascerTroféu ImprensaIndicada
1996Melhor atrizAs MeninasFestival Internacional de Cinema de CartagenaVenceu
1998Melhor atrizTorre de BabelPrêmio APCAVenceu
Melhor atrizMelhores do Ano - Domingão do FaustãoVenceu
Melhor atrizTroféu ImprensaVenceu
Melhor atrizMelhores e Piores - TV PressVenceu
Melhor atrizPrêmio Extra de TelevisãoIndicada
2000Melhor atrizO Cravo e a RosaTroféu ImprensaIndicada
Melhor atrizFestival Latino Americano de Vídeo e TVVenceu
2002Melhor atrizCoração de EstudantePrêmio ContigoIndicada
Melhor atrizPrêmio Extra de TelevisãoIndicada
2003Melhor atrizKubanacanMelhores do Ano - Domingão do FaustãoVenceu
Melhor atrizPrêmio Extra de TelevisãoIndicada
Melhor atrizPrêmio Arte Qualidade BrasilIndicada
2005Melhor AtrizA Lua Me DissePrêmio Extra de TelevisãoIndicada
2008Melhor atriz cômicaToma Lá Dá CáPrêmio Arte Qualidade Brasil SPIndicada
Melhor atriz cômicaPrêmio ContigoIndicada
2009Melhor atriz cômicaPrêmio ContigoIndicada
Melhor atriz de humorísticoPrêmio Arte Qualidade BrasilIndicada
2010Melhor atriz de minissérieDalva e HeriveltoPrêmio Arte Qualidade BrasilVenceu
Melhor atrizPrêmio Tudo de Bom - Jornal O DiaIndicada
Melhor atrizPrêmio Extra de TelevisãoIndicada
Melhor atriz de minissériePrêmio ContigoVenceu
2011Melhor interpretação por uma atrizPrêmio Emmy InternacionalIndicada


Adriana Esteves, 42 anos, falou à revista "Contigo!" sobre o sucesso da trama e de sua megera. “Tem sido um barato, tem muito homem que me para e diz que não via novela e que agora está vendo. Alguns dizem que trocam até o futebol para ver Avenida Brasil. Antes de a novela começar, as pessoas me diziam: “Prepare-se para ser odiada”. Mas estou achando até que as pessoas estão curtindo a Carminha (risos).”
Feliz com a repercussão da trama das 9, a atriz já se mostra saudosa. “Entrei nessa novela tendo a certeza absoluta de que iria ter muito prazer, mas foi além! É um trabalho que me dá orgulho de ser uma atriz de televisão. Para você ter uma ideia, já estou sentindo saudade (a trama termina em outubro).”
Já sobre a postura de sua personagem, Adriana se mostra tranqüila. “Uma vilã pode falar as barbaridades que quiser. E eu não critico a Carminha. Tenho de me jogar na personagem, e é isso o que estou fazendo! Meu lema é: vou me jogar!”
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.