Lynda Carter(BIOGRAFIA) A MULHER MARAVILHA


          Lynda Carter
Lynda Jean Córdoba Carter (Phoenix, 24 de julho de 1951) é uma atriz norte-americana. Ficou famosa no papel-título da amazona na série de TV de aventura e fantasia Mulher-Maravilha, exibida originalmente de 1976 a 1979.
Origens

Nascida no estado do Arizona.  Seu pai, Colby Carter, é um caucasiano norte-americano e sua mãe, Juana Córdoba, mexicana. Durante sua infância, Lynda foi uma ávida leitora das histórias em quadrinhos de Mulher-Maravilha. Freqüentou as instituições de ensino Globe High School em Globe (Arizona) e Arcadia High School em Phoenix, e daí para a Arizona State University, a qual deixou após ser eleita a aluna mais talentosa, seguindo carreira musical. Ela fez turnês como cantora para diversas bandas de rock (uma delas incluindo Gary Burghoff, o "Radar" do filme e série de TV Mash), até que voltou ao Arizona em 1972.

      Carreira

Lynda inscreveu-se em um concurso de beleza local e obteve fama nacional pela primeira vez ao ganhar o título de Miss Mundo EUA, em 1972, representando o Arizona.  Como candidata dos Estados Unidos ao Miss Mundo, ela chegou às semifinais. Após freqüentar aulas de interpretação em diversas escolas dramáticas de New York, ela começou a fazer aparições em programas de TV como Starsky & Hutch: Justiça em Dobro!, Cos e Nakia e "filmes B" como Bobby Jo And The Outlaw (1976). Contudo, sua carreira de atriz não decolaria até ela estrear em seu papel de protagonista na série de televisão Mulher-Maravilha. Sua interpretação perfeita ganhou-lhe a estima dos fãs e a apreciação da crítica, fazendo a série durar por três temporadas. Mais de três décadas após ter estreado neste papel, Lynda continua a ser imediatamente identificada como a Mulher-Maravilha, tanto que tornou-se difícl para os produtores

 encontrarem uma candidata adequada para interpretar a personagem nas subseqüentes produções canceladas (a mais recente tentativa foi anunciada em 2005). Os outros créditos de Lynda incluem o papel-título na biografia para TV de Rita Hayworth e diversos especiais para a televisão. Também estrelou em duas séries de TV de curta duração: Jogo de Damas (Partners in Crime), com Loni Anderson e Nas Garras do Falcão (Hawkeye). No final dos anos 70s, ela gravou o álbum Portrait e fez várias aparições como convidada em programas de variedades musicais. Também cantou duas de suas canções no episódio de Mulher-Maravilha Amazon Hot Wax.
Em 2001, Lynda estrelou a comédia de baixo-orçamento Os Super-Tiras, como a Governadora Jessman do Estado de Vermont. Os roteiristas do filme, a trupe cômica Broken Lizard e o membro e diretor Jay Chandrasekhar, queriam Lynda especificamente para o papel, com planos-reserva de abordar outras estrelas de TV doas anos 70s caso Lynda recusasse. Outra rara aparição de Lynda no cinema em anos foi em na refilmagem para a telona de Os Gatões: Os Gatões: Uma Nova Balada, em 2005, também dirigido por Chandrasekhar. No mesmo ano, ela também apareceu no filme Escola de Super-Heróis, como Diretora Powers. O roteiro deu à Lynda a oportunidade de fazer piada com sua personagem mais famosa quando diz: "Não sei mais o que fazer com vocês, crianças. Não sou a Mulher-Maravilha."


Lynda também dublou vários videogames, fazendo as vozes das personagens femininas Nord e Orsimer (Orc) em dois jogos para computador da série The Elder Scrolls: The Elders Scrolls III: The Morrowind e The Elders Scrolls IV: The Oblivion. Desenvolvidos pela Bethesda Softworks, da qual seu marido Robert Altman (não confundir com o falecido diretor de Hollywood homônimo) é presidente e CEO. De 26 de setembro a novembro de 2005, Lynda interpretou o papel de Mama Morton na produção do West End London de Chicago.

    Vida pessoal

Lynda e   Ron                                    Lynda e Robert A. Altman
Lynda casou-se duas vezes. Seu primeiro casamento foi com o então agente Ron Samuels a 28 de maio de 1977. Divorciaram-se em 1982. Lynda casou-se com o então advogado Robert A. Altman a 29 de janeiro de 1984. Eles tem dois filhos: James Altman e Jessica Altman.
                                            Mulher Maravilha

Carreira de atriz Carter decolou quando ela fez o papel de protagonista em As Novas Aventuras da Mulher Maravilha como Mulher Maravilha e seu alter ego Diana Prince. As economias de seus pais tinha reservado para ela prosseguir atuando em Los Angeles estavam quase esgotados, e Carter estava perto de voltar para o Arizona quando seu empresário lhe informou que ela havia ganhado o papel. Sua performance sincero amor dela para os fãs e críticos, ea série durou três temporadas. Trinta anos depois a primeira a assumir o papel, Carter continua a ser estreitamente identificado com a Mulher Maravilha.
Como o programa estava terminando, disse Carter EUA revista :

"Eu nunca quis ser um objeto sexual para ninguém, mas meu marido. Eu nunca pensei que uma imagem do meu corpo iria ser preso se em casas de banho dos homens. Eu odeio os homens me olhando e pensando o que eles pensam. E eu sei o que eles pensam. Eles escrevem e me dizem. "

                                                                Outros créditos
Durante os anos 1970, Carter gravou um álbum, Portrait . Carter é creditado como co-autor em várias músicas, e ela fez inúmeras aparições em programas de televisão de variedades no momento em uma capacidade musical. Ela também cantou duas de suas canções no episódio de Mulher-Maravilha 1979, "Amazônia Hot Wax".

Em 1977, Carter lançou um cartaz promocional através Pro Arts Inc. por sugestão do seu então marido e empresário, Ron Samuels . O cartaz foi muito bem sucedida, apesar insatisfação Carter com ele. Em 1981, durante uma entrevista sobre as NBC Mulheres especiais de televisão Quem Avaliação de 10, ela disse:

"É desconfortável, porque eu simplesmente tirou uma foto. Isso é tudo que minha participação foi no meu cartaz que vendeu mais de um milhão de cópias foi que eu tirei uma foto que eu pensei que era uma fotografia muda. Meu marido disse: 'Oh, experimentar essa coisa amarrada até aqui, vai ficar bonito ". E o fotógrafo disse que" a iluminação de fundo é realmente fantástico ". Então, lidar com alguém que tenha essa imagem em seu quarto ... ou a sua sala de estar ... ou o que eu acho que ser difícil para qualquer um lidar com eles. "

Em 1979, de Apocalypse Now Lynda Carter foi originalmente escalado para o papel da Playboy Playmate Coelho, mas a filmagem de suas cenas foi interrompido pela tempestade que destruiu o famoso conjunto de teatro, levando atraso de quase dois meses para a reconstrução. Até o momento Coppola estava pronto para atirar novamente, as obrigações contratuais de Carter a Mulher Maravilha forçou de volta para os estados, e suas cenas foram re-shot com Colleen Camp . A única evidência de envolvimento restante Carter são a Playboy Centerfold , que foram especialmente baleado pela revista como adereços de filmes. Em um ponto na versão Redux de Apocalypse Now, um vislumbre de pinup Carter é visível, pois o trabalho só nu atribuído à atriz fora de Bobbie Jo e Outlaw . 

No início de 1980, Carter realizada na Strip de Las Vegas e em Atlantic City , destacando seu talento musical.

Outros créditos Carter incluem o papel-título em um filme biográfico da atriz Rita Hayworth , intitulado Rita Hayworth, deusa do amor (1983) e uma variedade de seus especiais de TV próprio: Special Lynda Carter (1980), Encore (1980), Celebration (1981)! , Street Life (1982), Corpo e Alma E (1984). Ela estrelou em uma série de TV alguns de curta duração, incluindo Partners in Crime (1984) com Loni Anderson e Hawkeye (1994-95) com Lee Horsley . Durante este tempo, ela também se tornou um modelo de celebridade promocional para Maybelline cosméticos comerciais.

Ela estava se referindo aos comentários que recebeu por seu cartaz como Mulher-Maravilha. 

Carter também estava chateado com alguma da comercialização de sua imagem. Warner Bros feito um acordo com a empresa de brinquedos Mego para criar uma boneca Mulher Maravilha enquanto a série ainda estava no ar. Em 1987, no The Late Show com Joan Rivers ,   Carter comentou:

"Eu acho que você provavelmente está familiarizado com um problema em Hollywood, e isso é que eles comercializam, e eles usá-lo. Eles fizeram uma máscara do meu rosto e colocá-lo na boneca, e eles colocaram meu nome para o executado pela primeira vez dele. E então eles levaram o meu nome fora e disse que eles não tem que me pagar mais. Então é o tipo de coisa que você pode ser usado tanto na indústria. eu fazer nada. eu nem sequer fazer qualquer coisa, desde as reprises. Nunca se contentar com lucros líquidos. É chamado de contabilidade criativa ".

Em 1985, DC Comics chamado Carter como um dos homenageados no 50 da companhia aniversário publicação Cinqüenta Who Made DC Grande por seu trabalho na série Mulher Maravilha.   Em 2007, brinquedo da empresa DC Direct lançou um 13 "estátua full-figura de Lynda Carter como Mulher Maravilha, limitada a 5.000 peças;  , foi re-lançado em 2010.   Também em 2010, DC Direct começou a vender a 5 ½ polegadas busto de entrega de Carter de Mulher Maravilha para comemorar a DC Comics "75 º aniversário. 

Ao longo da década de 1990, Carter apareceu em uma série de filmes de TV , que resultou em um ressurgimento em aparições na televisão. Além disso, por causa da re-syndication de Mulher Maravilha em redes de cabo como FX e SyFy , Carter ainda participou de duas sessões agendadas on-line de bate-papo com os fãs.   Foi nessa época que Carter criou sua própria companhia de produção, Potomac Productions. Ao longo da década de 1990, ela também apareceu em comerciais para o Lens expresso (agora 1-800 Contacts ).

Em 2001, Carter foi escalado para a comédia independente recurso Super Troopers como governador de Vermont Jessman. Os escritores e estrelas do filme, a trupe cômica Broken Lizard , com Jay Chandrasekhar direção, tinha procurado especificamente Carter para o papel. Inspirado pelo desvio de caráter de seus papéis habituais, ela concordou em desempenhar um lavado-up ex-rainha da beleza em A Criatura do Sunny Side Up Trailer Park (2004), dirigido por Christopher Coppola . Carter fez sua primeira aparição em um grande filme em um número de anos no remake de tela grande de The Dukes of Hazzard ( 2005 ), também dirigido por Chandrasekhar. Ela também apareceu na comédia Sky High (2005) como "Principais Potências", o chefe de uma escola para super-heróis. O roteiro permitiu Carter para picar o divertimento em sua personagem mais famosa quando diz: ".. Eu não posso fazer mais nada para ajudá-lo não estou a Mulher Maravilha, sabe" Em 2006, ela co-estrelou no feito-para-cabo vampiro filme Extermínio . No ano seguinte, Carter voltou para a DC Comics 'mundo da televisão no Smallville "episódio Progeny "(2007) jogando Chloe Sullivan 's Kryptonite mãe-poderes.

Carter também fez dublagens para jogos de vídeo, realizando vozes para o nord e orsimer (ORC) do sexo feminino em três jogos de computador de The Elder Scrolls série, The Elder Scrolls III: Morrowind , The Elder Scrolls IV: Oblivion e The Elder Scrolls V: Skyrim . Estes jogos foram desenvolvidos pela Bethesda Softworks , seu marido, o empresário Robert A. Altman , é presidente e CEO da empresa-mãe da Bethesda, Mídia ZeniMax .

De setembro a novembro de 2005, Carter jogou Mama Morton no West End de Londres produção de Chicago .   Em 2006, sua interpretação de "Quando Você é a Boa Mãe", foi lançado oficialmente no Chicago: Anniversary conjunto Edição 10 caixa de CD . Em maio de 2007, Carter começou a excursionar os EUA com seu show de cabaret uma mulher-musical, Uma Noite com Lynda Carter. Ela tem desempenhado compromissos em locais como Feinstein no Loews Regency em Nova York, Jazz at Lincoln Center, no Kennedy Center em Washington, DC, a Sala de Plush em San Francisco, e O Clube de Jazz Catalina em Los Angeles. Em junho de 2009, seu segundo álbum, "At Last", foi lançado e alcançou a posição # 10 na Billboard 's Jazz Albums Chart. 

Filmography

Film
Year Film Role Notes
1976 Bobbie Jo and the Outlaw Bobbie Jo Baker
1993 Lightning in a Bottle Charlotte Furber
2001 Super Troopers Governor Jessman a.k.a. Broken Lizard's Super Troopers
2002 The Elder Scrolls III: Morrowind Female Nords video game
2004 The Creature of the Sunny Side Up Trailer Park Lynette a.k.a. Creature
2005 Sky High Principal Powers
The Dukes of Hazzard Pauline
The Elder Scrolls IV: Oblivion Female Nords and Female Orcs video game
2006 Tempbot Mary Alice Short film
2007 Tattered Angel Hazel Anderson
2011 The Elder Scrolls V: Skyrim Azura, Gormlaith Golden-Hilt Video game
Television
Year Title Role Notes
1974 Nakia Helen Chase 1 episode
1975 Matt Helm Bobbi Dee 1 episode
1976 A Matter of Wife... And Death Zelda TV movie
Starsky and Hutch Vicky 1 episode
1975-79 Wonder Woman Wonder Woman 60 episodes
1980 The Last Song Brooke Newman TV movie
The Muppet Show Herself 1 episode
1981 Born to Be Sold Kate Carlin TV movie
1982 Hotline Brianne O'Neill TV movie
1984 Rita Hayworth: The Love Goddess Rita Hayworth TV movie
Partners in Crime Carole Stanwyck 13 episodes
1987 Stillwatch Patricia Traymore TV movie
1989 Mike Hammer: Murder Takes All Helen Durant TV movie
1991 Daddy Charlotte Sampson TV movie
a.k.a. Danielle Steel's Daddy
Posing: Inspired by Three Real Stories Meredith Lanahan TV movie
a.k.a. I Posed for Playboy
1994-95 Hawkeye Elizabeth Shields 22 episodes
1996 When Friendship Kills Kathryn Archer TV movie
a.k.a. A Secret Between Friends: A Moment of Truth Movie
She Woke Up Pregnant Susan Saroyan TV movie
a.k.a. Crimes of Silence
1997 A Prayer in the Dark Emily Hayworth TV movie
1998 Someone to Love Me Diane Young TV movie
a.k.a. Someone to Love Me: A Moment of Truth Movie
a.k.a. Girl in the Backseat
1999 Family Blessings Lee Reston TV movie
a.k.a. LaVyrle Spencer's 'Family Blessings'
2003 Terror Peak Dr. Janet Fraser TV movie
Hope & Faith Summer Kirkland 1 episode
2005 Law & Order: Special Victims Unit Lorraine Dillon 1 episode
Law & Order Lorraine Dillon 1 episode
Sky High Principal Powers Movie
2006 Slayer Colonel Jessica Weaver TV movie
2007 Smallville Moira Sullivan 1 episode
discografia
At Last
Studio album by Lynda Carter
Released June 2009
Genre Jazz
Label Potomac Productions
Producer Lynda Carter
Lynda Carter chronology
Portrait
(1978)
At Last
(2009)

Studio album by Lynda Carter
Released May 1978
Genre Pop
Label Epic
Producer Vini Poncia

Lynda Carter
Born Linda Jean Córdova Carter[1]
July 24, 1951 (age 61)
Phoenix, ArizonaU.S.
Occupation Actress, singer, songwriter
Years active 1968-present
Known for Wonder Woman, (1975-1979).
Spouse Ron Samuels (1977-1982) (divorced)
Robert A. Altman (1984-present) 2 children
Lynda Carter
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.