Marcadores

sábado, julho 14, 2012

Sophia Loren biografia

  Sophia Loren

Sophia Loren, OMRI (nascida em Sofia Villani Scicolone, 20 de setembro de 1934) é uma italiana atriz.  

Em 1962, Loren, entre os 21 outros prêmios, ganhou o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em Duas Mulheres , tornando-se a primeira atriz a ganhar um Oscar para uma performance não falam Inglês. Loren ganhou vários prêmios internacionais, incluindo um Globo de Ouro , um Prêmio Grammy , um prêmio BAFTA e um prêmio Laurel . Seus outros filmes incluem: Chalupa (1958), El Cid (1961), Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Casamento à Italiana (1964) e Um Dia Muito Especial (1977). Ela recebeu o sucesso comercial e de crítica em filmes de TV, como Courage (1986) e em blockbusters americanos como Grumpier Old Men (1995) e Nine (2009). Em 1994, ela estrelou no filme de Robert Altman Ready to Wear , que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro no mesmo ano. Em 1995 ela recebeu o Cecil B. DeMille Award para realizações da vida. Em 2011 ela apelidado de um dos personagens de grande sucesso da Pixar Cars 2 para os mercados que não falam inglês.

Em 1999, Loren foi listado pelo American Film Institute em 100 AFI Anos ... 100 Estrelas como   de 25 lendas do cinema americano de todos os tempos. Em 2002, ela foi homenageada pelo Italian American National Foundation (NIAF) na sua Gala anual de aniversário e foi introduzido no seu Salão ítalo-americano da Fama. Em 2009, o Livro Guinness dos Recordes reconheceu-a como "Atriz mais premiada da Itália".    Em 1991, ela recebeu um Oscar honorário para realizações da vida.

No mesmo ano, a República da França concedeu-lhe uma distinção de la Légion d'honneur (a Legião de Honra ) com o grau de Chevalier ( Cavaleiro ). Em 1994, ela foi premiada com o Honorary Urso de Ouro no 44 Festival Internacional de Cinema de Berlim .   Em 1997, Loren foi investido Cavaliere di Gran Croce Ordine al Merito della Repubblica Italiana ( Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana República ). Em 2010, ela foi premiada com o Praemium Imperiale pela Família Imperial do Japão , em nome da Associação Japonesa de Arte .  

                                                                            Início da vida

Eu não sou italiano, eu sou napolitano! É outra coisa!
-Sophia Loren entrevista com Barbara Walters 
Loren nasceu na Clinica Regina Margherita em Roma Itália   filha de Romilda Villani (1914-1991) e Scicolone Riccardo, um engenheiro de construção de sicilianos e venetian origens.   Scicolone se recusou a casar com Villani, deixando-a , uma professora de piano e aspirante a atriz, sem apoio.   os pais Loren teve outro filho juntos, sua irmã Anna Maria Villani Scicolone , em 1938. Loren tem dois jovens paterna meio-irmãos, Giuliano e Giuseppe. Romilda, Loren, Maria e viveu com a avó Loren em Pozzuoli, perto de Nápoles, para sobreviver.  

Durante a Segunda Guerra Mundial , o porto ea fábrica de munições em Pozzuoli foi um alvo freqüente bombardeio dos Aliados. Durante um ataque, como Loren correu para o abrigo, ela foi atingida por estilhaços e ferido no queixo. Depois disso, a família mudou-se para Nápoles, onde eles foram levados por parentes distantes.  

Após a guerra, Loren e sua família voltaram para Pozzuoli. Avó Luisa abriu um pub em sua sala de estar, a venda de licor de cereja caseiro. Villani tocava piano, Maria cantou e Loren esperou em mesas e pratos lavados. O lugar era muito popular com os soldados americanos estacionados nas proximidades.

Quando ela tinha 14 anos, Loren entrou em um concurso de beleza em Nápoles e, enquanto não ganhar, foi selecionado como um dos finalistas. Mais tarde, ela se matriculou em atuar classe e foi selecionado como um extra no Mervyn LeRoy 1951 's filme Quo Vadis , lançando sua carreira como atriz de cinema.

                                                                  Carreira

                                                  1950-1957 (início e estrelato de Hollywood)
Depois de ter sido creditado profissionalmente como Sofia Lazzaro, ela começou a usar seu nome atual estágio em La Favorita de 1952. Seu primeiro papel foi em Aida (1953), pelo qual recebeu elogios da crítica.   Depois de jogar o papel principal em Duas Noites com Cleópatra (1953), seu primeiro papel de destaque foi em O Ouro de Nápoles (1954), dirigido por Vittorio De Sica .  Too Bad Bad Ela é , também lançado em 1954, tornou-se o primeiro de muitos filmes em que Loren co-estrelou com Marcello Mastroianni . Ao longo dos próximos três anos, ela atuou em muitos filmes como Scandal in Sorrento (1955) e sorte de ser uma Mulher (1956). Em 1957, estrela Loren tinha começado a subir em Hollywood, com filmes Boy em uma Dolphin (sua estréia no cinema dos EUA), Legend of the Lost , com John Wayne e The Pride e da Paixão , no qual ela estrelou ao lado de Cary Grant e Frank Sinatra .

                                                             Internacional fama

Loren tornou-se uma estrela de cinema internacional após o seu contrato de cinco filmes com a Paramount Pictures em 1958. Entre seus filmes, neste momento foram Desire Sob a Elms com Anthony Perkins , com base no Eugene O'Neill jogo; Houseboat , uma comédia romântica co-estrelada por Cary Grant e George Cukor 's Heller em collants rosa , em que ela apareceu como um louro, pela primeira vez.

Em 1961, ela estrelou em Vittorio De Sica 's Duas mulheres , uma história, Stark corajoso de uma mãe que é estuprada enquanto tentava proteger a filha em Itália devastada pela guerra. Originalmente lançado como a filha, Loren lutou contra o tipo e foi re-lançada como a mãe (a atriz Eleonora Brown iria retratar a filha). Desempenho Loren lhe rendeu muitos prêmios, incluindo o Festival de Cannes prêmio melhor desempenho 's, e um Oscar de Melhor Atriz , a primeira grande Oscar para uma performance não-Inglês-língua e de uma atriz italiana. Ela ganhou 22 prêmios internacionais por duas mulheres. O filme mostrou-se extremamente bem aceito pela crítica e foi um enorme sucesso comercial.

Loren é conhecido pela sua inteligência afiada e insight. Uma de suas frases mais citados é uma piada irônica sobre sua figura voluptuosa famosa: "Tudo que você vê, eu devo ao espaguete." No entanto, no dia 20 episódio de Dezembro de 2009, da CBS Sunday Morning Notícias , Loren negou citando a linha.

Durante os anos 1960, Loren foi uma das atrizes mais populares do mundo, e ela continuou a fazer filmes em ambos os EUA ea Europa, estrelado por proeminentes líderes homens. Em 1964, sua carreira atingiu o seu auge quando ela recebeu US $ 1 milhão para aparecer em A Queda do Império Romano . Em 1965, ela recebeu uma indicação ao Prêmio segunda Academia por sua atuação em Casamento à Italiana .

Entre os filmes mais conhecidos Loren deste período são Samuel Bronston da produção épica de El Cid (1961) com Charlton Heston , a milionária (1960) com Peter Sellers , Começou em Nápoles (1960) com Clark Gable , tríptico Vittorio De Sica Ontem, , Hoje e Amanhã (1963) com Marcello Mastroianni, Peter Ustinov 's Lady L (1965) com Paul Newman , os clássico de 1966 Arabesque com Gregory Peck , e Charlie Chaplin "filme de final, A Condessa de Hong Kong (1967) com Marlon Brando .

Loren recebeu quatro prêmios Globo de Ouro entre 1964 e 1977, como "Cinema Mundial favorita -. Feminino" 
                                                                                1970-1988
Uma vez que ela se tornou mãe, Loren trabalhado menos. Durante a próxima década, a maioria de seus papéis estavam em características italianas. Durante os anos 1970, ela foi emparelhado com Richard Burton no último filme de De Sica-dirigida, A Viagem (1974), e um remake do filme Brief Encounter (1974). O filme teve sua estréia na televisão dos EUA em 12 de novembro de 1974 como parte da Hallmark Hall of Fame série na NBC. Em 1976 ela estrelou The Cassandra Crossing , um clássico filme de desastre com estrelas veteranas como Richard Harris , Martin Sheen , e Ava Gardner . Ele se saiu muito bem internacionalmente, e foi um sucesso respeitável escritório caixa no mercado dos EUA. Ela também co-estrelou com Marcello Mastroianni em Ettore Scola é um dia especial (1977). Este filme foi nomeado para onze prêmios internacionais, como dois Oscars (melhor ator em papel principal, de melhor filme estrangeiro). Ele ganhou um Globo de Ouro e um prêmio César de melhor filme estrangeiro. Desempenho Loren foi premiada com um prêmio David di Donatello, o sétimo em sua carreira. Além disso, o filme foi extremamente bem recebido pelos críticos americanos e foi um sucesso de bilheteria.

Após esse sucesso, Loren estrelou um americano suspense alvo de bronze . Este filme recebeu críticas mistas, embora tenha sido um sucesso moderado em os EUA e internacionalmente. Em 1978 ela ganhou o Globo de Ouro de quarto "favorito filme de mundo". Outros filmes desta década foram Academy Award Nominee Girassol (1970) que foi um sucesso de crítica e Arthur Hiller Man of La Mancha (1972) que foi um fracasso comercial e de crítica apesar de ter sido nomeado para vários prêmios, incluindo dois prêmios Globo de Ouro. O'Toole e James Coco foram nomeados para dois prémios NBR, além disso, a NBR Homem de La Mancha listado em seus melhores 10 fotos de 1972 lista.

Em 1980, após o sucesso internacional da biografia Sophia Loren: Viver e Amar, a sua própria história por A. Hotchner, Loren retratou a si mesma e sua mãe em um feito para a televisão biopic adaptação de sua autobiografia, intitulada Sophia Loren: sua própria história. Ritza Brown e Chiara Ferrari cada retratou a Loren mais jovem. Em 1981, ela se tornou a primeira celebridade feminina para lançar seu próprio perfume, Sophia, e uma marca de óculos logo em seguida.   Em 1982, enquanto na Itália, ela ganhou as manchetes depois de cumprir uma pena de prisão de 18 dias em evasão fiscal acusações -um fato que não conseguiu impedir a sua popularidade ou carreira. Na verdade, Bill Moore, então empregado em salmoura Packers Internacional de Publicidade de departamento, enviou-lhe um troféu em forma de picles rosa por ser "a mais bela dama em apuros a mais bonita".

Ela agiu com pouca freqüência durante os anos 1980 e recusou o papel de Alexis Carrington em 1981 para a série de TV Dinastia . Embora ela foi escalada para estrelar em treze episódios da CBS Falcon Crest em 1984 como Angela Channing é meia-irmã Francesca Gioberti , negociações fracassaram no último momento eo papel foi para Gina Lollobrigida vez. Sophia preferia dedicar mais tempo para criar seus filhos.   Em 1988, ela estrelou a minissérie O Peregrino Afortunado .

Loren também gravou mais de duas dúzias de canções ao longo de sua carreira, incluindo um álbum best-seller de canções de comédia com Peter Sellers ; relatos, ela teve de afastar seus avanços românticos. Foi em parte devido à Sellers 'paixão com que ele Loren dividir com sua primeira esposa, Anne Howe. Loren deixou claro a numerosos biógrafos que as alterações dos vendedores era correspondido apenas platonicamente . Esta colaboração foi coberto em A Vida e Morte de Peter Sellers , onde a atriz Sonia Aquino retratados Loren. Diz-se que a música " Where Do You Go To (My Lovely) ", de Peter Sarstedt foi inspirado por Loren.  

                   Sophia Loren - Bunte Magazine [Germany] (12 May 1965)                                             Carreira mais atrasada

Em 1991, Loren recebeu o Oscar honorário por suas contribuições para o cinema mundial e foi declarado "um dos tesouros do cinema mundial." Em 1995, recebeu o Globo de Ouro Cecil B. DeMille Award .

Ela apresentou Federico Fellini , com seu Oscar honorário. Em 2009, Loren declarou em Larry King Live que Fellini tinha planejado para orientá-la em um filme pouco antes de sua morte em 1993. 

Ao longo do anos 1990 e 2000, Loren foi seletivo ao escolher seus filmes e se aventurou em várias áreas de negócio, incluindo livros de culinária, óculos, jóias e perfumes.

Ela recebeu um Globo de Ouro indicação por sua performance em Robert Altman filme 's Ready to Wear (1994), co-estrelado por Julia Roberts .

Na comédia Grumpier Old Men (1995), Loren teve um femme fatale oposto Walter Matthau , Jack Lemmon , e Ann-Margret . O filme foi um sucesso de bilheteria e se tornou o maior hit de Loren EUA nos últimos anos. 
Em 2001, Loren recebeu um especial Grand Prix do Prêmio Américas no Festival de Cinema Mundial de Montreal para seu corpo de trabalho.  Ela filmou dois projetos no Canadá durante este tempo: o filme independente Entre Estranhos (2002), dirigido por ela filho Edoardo e co-estrelado por Mira Sorvino , ea minissérie de Vida dos Santos (2004).

Em 2009, após cinco anos fora do conjunto e catorze anos desde que ela estrelou um filme teatral proeminente dos EUA, Loren estrelou Rob Marshall 's versão cinematográfica de Nine , com base na Broadway musical que conta a história de um diretor cuja meia-idade crise causas ele se esforçar para concluir seu filme mais recente, ele é forçado a equilibrar as influências de várias mulheres de formação em sua vida, incluindo sua falecida mãe. Loren foi primeira e única escolha de Marshall para o papel. O filme também é estrelado por Daniel Day-Lewis , Penelope Cruz , Kate Hudson , Marion Cotillard e Nicole Kidman . Como parte do elenco recebeu sua primeira indicação para um Screen Actors Guild Award .

Em 2010, Loren jogado a própria mãe em uma minissérie de duas partes italiana sobre sua vida precoce, dirigido por Vittorio Sindoni, intitulado La Mia Casa e Piena di Specchi (traduzido Minha casa está cheia de espelhos), baseado no livro de memórias escrito por sua irmã Maria. 

                                                                        Vida pessoal

Residência principal Loren tem sido em Genebra , Suíça desde o final de 2006.   Ela também é proprietária de casas em Nápoles e Roma.

Em setembro de 1999, Loren entrou com uma ação contra 76 sites adultos para postagem alterados fotos dela nua na internet. 

Loren é um grande fã do futebol do clube SSC Napoli . Em maio de 2007, quando a equipe ficou em terceiro lugar na Serie B , ela disse à Gazzetta dello Sport que ela faria um strip-tease se o time ganhou.  

Loren posou pouca roupa a 72 para o 2007 Calendário Pirelli juntamente com atrizes como Penélope Cruz e Hilary Swank .  

Loren é uma católica devota. 

                                                                  Casamento e família
Loren conheceu Carlo Ponti em 1950, quando ela tinha 15 anos e ele tinha 37 anos. Eles se casaram em 17 de setembro de 1957. No entanto, Ponti foi ainda oficialmente casado com sua primeira esposa Giuliana de direito italiano, porque a Itália não reconhece o divórcio naquele tempo. O casal teve seu casamento anulado em 1962 para escapar bigamia acusações.   Em 1965, Ponti conseguiu um divórcio de Giuliana na França, permitindo que ele se casasse com Loren em 9 de abril de 1966. Mais tarde, eles se tornaram cidadãos franceses após a sua aplicação foi aprovado pelo então presidente francês Georges Pompidou . 

Eles tiveram 2 filhos:

Carlo Ponti.Jr 
nascido em 30 de Dezembro de 1968 (43 anos) 
Eduardo Ponti 
nascido em 06 de janeiro de 1973 (39 anos)
Loren permaneceu casada com Carlo Ponti até sua morte em 10 de janeiro de 2007 de complicações pulmonares.  

Quando perguntado em uma entrevista novembro de 2009, se ela é sempre susceptível de se casar novamente, Loren respondeu: "Não, nunca mais. Seria impossível amar mais ninguém".  

Suas filhas-de-lei são Sasha Alexander e Andrea Meszaros.   Loren tem quatro netos: Lucia Ponti (nascido em 12 de Maio de 2006),   . Vittorio Ponti (nascido em 03 de abril de 2007)   Leonardo Fortunato Ponti (nascido em 20 de dezembro de 2010) e Beatriz Lara Ponti (nascido em 15 de março de 2012
).


ilmografia

AnoTítuloPapelNotas
1950Eu sou o CapatazSecretário do ditador
1950Seis Barbablu de EsposasMenina seqüestrada
1950TototarzanA tarzanide
1950Eu Dedicar, TiUm popular para a festa de Piedigrotta
1950Corações no MarExtraSem créditos
1951Branco HanseníaseUma menina na pousada
1951Proprietário do VaporBallerinetta
1951Bilionário MilanExtraSem créditos
1951Mago da ForçaA noiva
1951Quo VadisEscravo de LygiaSem créditos
1951É ele! ... Sim! Sim!Odalisca
1951AnnaAssistente DiscotecaSem créditos
1952E chegou a AccordatoreAmica di Giulietta
1952I Dream of ZorroConchitaComo Sofia Scicolone
1952Favorita ALeonora
1953país de CampanelliBombom
1953Peregrino do Amor
1953Encontramo-nos em ArcadeMarisa
1953Duas Noites com CleópatraCleópatra / Nisca
1953Meninas Marcado PerigoElvira
1953Domingo Folk GoodInes
1953AidaAida
1953África Sob o MarBarbara Lama
1954Napolitano CarouselSisina
1954Un giorno em circondarialeAnna
1954Anatomy of Lovemenina
1954A pobreza ea NobrezaGema
1954Ouro de NápolesSófiaSegmento "Pizze um Credito"
1954AttilaHonoria
1954Pena que ela é ruimLina Stroppiani
1955Signo de VênusAgnese Tirabassi
1955Mulher do Miller BonitoCarmela
1955Garota do RioNives Mongolini
1955Escândalo em SorrentoDonna Sofia
1956Sorte de ser uma mulherAntonietta Fallari
1957Boy on a DolphinPhaedra
1957orgulho ea paixãoJuana
1957Legend of the LostDita
1958Desejo sob os UlmeirosAnna Cabot
1958Chave AStella
1958The Black OrchidRose BiancoVolpi Cup - Festival de Veneza
1958Casa flutuanteCinzia Zaccardi
1959Que tipo de mulherKay
1960Heller em collants rosaAngela Rossini
1960Começou em NápolesLucia CurioNomeadas - Musical ou Comédia - Globo de Ouro de Melhor Atriz
1960Millionairess AEpifânia Parerga
1960sopro de escândaloPrincesa Olympia
1960Duas MulheresCesira
1961El CidJimena
1962Madame Sans-GeneCatherine Hubscher, disse: "Madame Sans-Gene"
1962Boccaccio '70ZoeSegmento "La Riffa"
1963Ontem, hoje e amanhãAdelina Sbaratti / Anna Molteni / MaraDavid di Donatello de Melhor Atriz
1964Queda do Império RomanoLucilla
1964Casamento à ItalianaFilomena Marturano
1965Operação CrossbowNora
1965Lady LLady Louise Lendale / Lady L
1966JudithJudith
1966ArabescoYasmin Azir
1967Condessa de Hong Kong ANatasha
1967Mais do que um milagreIsabella Candeloro
1968Ghosts - estilo italianoMaria Lojacono
1970GirassolGiovanna
1971Lady LibertyMaddalena Ciarrapico
1971A Mulher do PadreValeria Billi
1972Homem de La ManchaAldonza / Dulcinea
1973Pecado AHermana Germana
1974O VoyageAdriana de Mauro
1974SentençaTeresa Leoni
1974Brief EncounterAnna JessonTV (Hallmark Hall of Fame)
1975Pot sexoPupa
1976Travessia de CassandraJennifer Rispoli Chamberlain
1977Dia Especial UmAntoinette
1978Blood FeudTitina Paterno
1978Alvo de bronzeMara papel / cameo
1978AngelaAngela Kincaid
1979Potência de fogoAdele Tasca
1980Sophia Loren: a sua própria históriaherself / Romilda Villani (sua mãe)
1984AuroraAuroraCinema e Televisão
1986CoragemMarianna MiraldoCinema e Televisão
1988Peregrino A FortunateLuciaMinissérie de televisão
1989Running AwayCesiraMinissérie de TV (remake de "duas mulheres")
1990Sábado, domingo e segunda-feiraRosa Prioreestreou durante o Festival de Cinema de Chicago
1994Prêt-à-PorterIsabella de la Fontaine
1995Grumpier Old MenMaria Sophia Coletta Ragetti
1997SoleilLevy Maman
2001Francesca e NunziataFrancesca MontorsiMinissérie de TV
2002Entre EstranhosOlivia
2004Romântico demais ... É hora de pimentões recheadosMaria
2004Vida dos SantosTeresa InnocenteMinissérie de TV
2009NoveMama
2010Minha casa está cheia de espelhosRomilda VillaniMinissérie de TV
2011Carros 2Mama Topolinovoz (em países que não falam inglês)