Gene Roddenberry criador de star trek

    Gene Roddenberry

Eugene Wesley "Gene" Roddenberry (19 de agosto de 1921 - 24 de outubro de 1991) foi um roteirista de televisão americano, produtor e futurista , mais conhecido por criar o americano de ficção científica da série Star Trek . Nascido em El Paso, Texas , Roddenberry cresceu em Los Angeles, Califórnia, onde seu pai trabalhava como policial. Roddenberry voou 89 missões de combate no Exército dos Estados Unidos Força Aérea durante a Segunda Guerra Mundial , e trabalhou como piloto comercial, após a guerra. Mais tarde, ele seguiu os passos de seu pai, juntando-se a polícia de Los Angeles para sustentar sua família, mas começou a se concentrar em escrever roteiros para a televisão.

Como um escritor freelance, Roddenberry escreveu roteiros para Highway Patrol , Have Gun-Will Travel , e outras séries, antes de criar e produzir seu próprio programa de televisão, The Lieutenant . Em 1964, Roddenberry criou Star Trek, que estreou em 1966 e correu por três temporadas antes de ser cancelado. Syndication de Star Trek levou à crescente popularidade, e Roddenberry continuou a criar, produzir e realizar consultas sobre Star Trek filmes ea série de televisão, Star Trek: The Next Generation até sua morte. Roddenberry recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e ele foi introduzido no Salão da Fama ficção científica e da Academy of Television Arts & Sciences 'Hall of Fame. Anos depois de sua morte, Roddenberry foi um dos primeiros seres humanos a ter suas cinzas "enterrado" no espaço sideral .

The Star Trek universo ficcional criado Roddenberry já dura mais de quatro décadas, produzindo seis séries de televisão, 726 episódios e onze filmes, com um filme décima segunda atualmente em pós-produção e previsto para Maio de 2013 uma libertação. Além disso, a popularidade do universo de Star Trek e os filmes inspirou o suave paródia / homenagem filme Galaxy Quest (1999), bem como muitos livros, videogames e filmes de fãs fixados nas várias "eras" do universo de Star Trek.

                                            i nício da vida (1921-1940)

Gene Roddenberry, nasceu em 19 de agosto de 1921, em El Paso, Texas ,  Seus pais eram o policial Eugene Roddenberry Edward e Caroline "Glen" Golemon Roddenberry.  Ele cresceu em Los Angeles e participou Berendo Junior High School (agora Berendo Middle School) antes de se formar na Franklin High School .

Após a formatura, Roddenberry teve aulas de Estudos de Polícia de Los Angeles City College e tornou-se chefe do Clube de Polícia, em ligação com o FBI . Ele passou a estudar na Columbia University , a Universidade de Miami , e da University of Southern California , mas não se formou.

                                     O serviço militar e aviação civil (desde 1941)

Roddenberry desenvolveu um interesse em engenharia aeronáutica e, posteriormente, obteve uma licença de piloto . Em 1941, ele se juntou ao United States Army Air Corps , que no mesmo ano tornou-se o United States Army Air Forces . Ele começou a treinar em campo Goodfellow (agora Goodfellow Air Force Base ) em San Angelo, Texas e formou-se a formação em 1942, Classe G.   Ele voou missões de combate no Teatro do Pacífico com o "bombardeiro" Barões do Esquadrão de Bomba 394 , Grupo de Bombardeio 5 da Força Aérea XIII e em 2 de agosto de 1943, Roddenberry foi pilotar um B-17E Flying Fortress chamado de "Yankee Doodle", de Espiritu Santo, Novas Hébridas , quando falha mecânica causou a falha na decolagem. No total, ele voou oitenta e nove missões para as quais ele recebeu o Distinguished Cruz do vôo e da Medalha de ar antes de deixar as Forças Aéreas do Exército em 1945.  Depois da militar, Roddenberry trabalhou como piloto comercial para Pan American World Airways (Pan Am). Ele recebeu uma comenda da Aeronáutica Civil, por seus esforços de resgate na sequência de um acidente de junho 1947 no deserto da Síria, enquanto em um vôo para Istambul a partir de Karachi .

Roddenberry mantido uma associação permanente com o mundo da aviação, ao longo dos anos. Durante meados dos anos sessenta, ele passou grande parte de seu tempo livre, enquanto trabalhava em Star Trek, em Monterey Peninsula Airport Califórnia com um grupo de entusiastas da aviação que voaram combatentes da Segunda Guerra Mundial.

                                          Los Angeles Police Department (1949-1956)

Prosseguir uma carreira em Hollywood, Roddenberry deixou Pan Am e se mudou para Los Angeles. Para sustentar a sua família, entrou para o Los Angeles Police Department em 1 de fevereiro de 1949. Ele se tornou um policial III em 1951 e foi feito um sargento em 1953. [7] Para o fim de sua carreira aplicação da lei como um sargento que ele se tornou o escritor fala da lendária LAPD Chefe William H. Parker . Ele supostamente baseou seu icônico personagem de Star Trek Sr. Spock . sobre Parker por seu comportamento muito racional e emocional baixo   . Em 7 de junho de 1956, ele demitiu-se da força policial para se concentrar em sua carreira de escritor [9] Em sua breve carta de demissão, Roddenberry escreveu:

Acho-me incapaz de sustentar a minha família no momento sobre os níveis salariais da polícia antecipados de uma forma que consideramos necessário. Depois de ter passado pouco mais de sete anos neste trabalho, durante os quais um tratamento justo e agradáveis ??condições de trabalho foram recebidos, esta decisão é tomada com pesar considerável e genuíno.

                                        carreira na televisão e no cinema (1955-1991)

Enquanto Roddenberry trabalhou para a polícia de Los Angeles, ele escreveu roteiros de televisão sob o pseudônimo de "Robert Wesley" para a série de Polícia Rodoviária e as versões de rádio e TV de Have Gun-Will Travel . Em 1957, ele escreveu um episódio para as botas e selas western série intitulada "O Fazendeiro prussiano". Em 1960, ele escreveu quatro episódios da (British ITC Entretenimento ) fez australiano ocidental Whiplash .

Eventualmente, a insatisfação de Roddenberry com o seu trabalho como um escritor freelance levou-o a produzir seu próprio programa de televisão. Ele veio com idéias de histórias e muitos outros conceitos para a sua nova série de televisão que em última análise, foi utilizado, entre eles estavam Vara Noite, Defiance County e The Hunt longo do mês de Abril Savage, enquanto isso, sua primeira tentativa, APO 923 , não foi captado pelo as redes, mas em 1963, ele criou e produziu The Lieutenant , que durou uma única temporada e foi criado dentro da Marinha dos Estados Unidos com Nichelle Nichols estrelando no primeiro episódio.

                                                                  Star Trek
Roddenberry desenvolveu Star Trek em 1964, desenvolvendo-a como uma combinação de ficção científica da série Buck Rogers e Flash Gordon . Roddenberry vendeu o projeto como um " Wagon Train to the Stars ", e foi apanhada por Desilu Studios . O primeiro piloto foi até o seu orçamento e só recebeu apoio menor do NBC . No entanto, a rede encomendou um piloto sem precedentes segunda e da série estreou em 08 de setembro de 1966, e correu por três temporadas. O show começou a receber baixos ratings , e no final da temporada, deixou Roddenberry envolvimento ativo com o show (que manteve o seu título produtor executivo apenas no nome) quando a rede quebrou a sua promessa para um horário mais conveniente. Em 1970, a Paramount concordou em vender-lhe todos os direitos de Star Trek, mas Roddenberry não podia pagar o preço de US $ 150,000 (898,000 dólares hoje).

A série passou a ganhar popularidade através de sindicância .  

Começando em 1975, o sinal verde foi dado pela Paramount para Roddenberry para desenvolver um novo Star Trek série de televisão, com muitos do elenco original a ser incluído. Ele foi originalmente chamado de Fase II . Esta série foi o programa âncora de uma nova rede (o antepassado da UPN , que mais tarde se tornou parte da The CW Television Network ), mas os planos de Paramount para esta rede foram demolidos eo projeto foi reformulado em um longa-metragem. O resultado, Star Trek: The Motion Picture , recebeu uma resposta morna crítica, mas foi um sucesso nas bilheterias - ajustado pela inflação era a maior bilheteria de todos os filmes de Star Trek, com o Primeiro Contato , em 1996, chegando em segundo.  

Quando solicitados a produzir uma sequela do primeiro filme, Roddenberry apresentou uma história de uma tripulação da Enterprise viajando no tempo envolvido no assassinato de John F. Kennedy .   Ele foi rejeitado. Ele foi removido como produtor executivo e substituído por Harve Bennett   Ele continuou, no entanto, como consultor executivo para os próximos cinco filmes: Star Trek II: A Ira de Khan , Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock , Star Trek IV : The Voyage Home , Star Trek V: The Final Frontier e Star Trek VI: A Terra Desconhecida . Star Trek VI foi o último filme com o elenco da série original de Star Trek e foi dedicado à Roddenberry. Ele teria visto uma versão inicial do filme poucos dias antes de sua morte.

Roddenberry estava profundamente envolvido com criação e produção de Star Trek: The Next Generation . Sua participação diminuiu consideravelmente após a primeira parcela, embora este não foi divulgada publicamente por causa do valor do seu nome para os fãs. Além de The Next Generation, Roddenberry foi creditado com "Baseado em Star Trek por Gene Roddenberry" em Star Trek: Deep Space Nine , Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise .    

Além de seu filme e trabalho na TV, Roddenberry também escreveu a novelização de Star Trek: The Motion Picture . Foi publicado em 1979 e foi o primeiro de centenas de Star Trek baseados em romances de ser publicado pela Livros de Bolso unidade de Simon & Schuster , cuja empresa-mãe também de propriedade da Paramount Pictures Corporation . Porque Alan Dean Foster escreveu o tratamento original do Star Trek: The Motion Picture filme, houve [ quem? um boato de que Foster era o] ghostwriter do romance. Isto foi desmistificado por Foster em seu site pessoal. (Foster, no entanto, ghostwrite a novelização de George Lucas 's Star Wars ). Roddenberry falou de escrever um romance Trek segundo baseado em seu roteiro de 1975 rejeitou o assassinato de JFK enredo, mas ele morreu antes que ele foi capaz de fazê-lo.  
Roddenberry é relatado para ter feito comentários sobre o que deveria ser considerado canônico material no universo ficcional de Star Trek, mesmo para o fim de sua vida. Em particular, as reivindicações foram feitas a respeito de suas opiniões quanto ao local dos filmes Star Trek V: The Final Frontier , Star Trek VI: A Terra Desconhecida , e Star Trek: The Animated Series em Star Trek cânone .

Star Trek é um raro exemplo de uma série de televisão ganhando popularidade e substancialmente em moeda cultural por muito tempo após o cancelamento (veja o artigo principal, a influência cultural de Star Trek ). Talvez inevitavelmente, então, tem havido alguma controvérsia ao longo dos anos sobre a atribuição adequada de crédito artístico e cessão de direitos relacionados com o show. Alguns escritores e pessoal de outra produção para a série ter dito que as idéias que foram desenvolvidas mais tarde reivindicado por Roddenberry como sua própria, ou que Roddenberry descontadas suas contribuições e envolvimento. Roddenberry foi confrontado com algumas dessas pessoas, e ele pediu desculpas a eles, mas de acordo com pelo menos um crítico, ele continuou a reivindicar o crédito indevido.
Estrela tema Trek música compositor Alexander Courage tempo abrigou o ressentimento de fixação de Roddenberry de letras de sua composição. Pelas regras sindicais, que resultou na divisão dos royalties dois homens de música a pagar sempre que um episódio de Star Trek foi ao ar, que de outra forma teriam ido para Coragem na íntegra.   (As letras nunca foram usados ??no show, mas foram realizadas por Nichelle Nichols em seu álbum de 1991, "Out of This World".) Mais tarde, cooperando com Stephen Whitfield para o livro deste último, The Making of Star Trek, Gene Roddenberry exigiu e obteve a aquiescência de Whitfield para 50 por cento dos royalties que livro. Como explicou a Whitfield Roddenberry em 1968:

Eu tinha que ter algum dinheiro em algum lugar. Não tenho certeza vai começar a partir dos lucros de Star Trek.

Herbert Solow e Robert H. Justman observar que nunca se arrependeu Whitfield seu negócio 50-50 com Roddenberry, uma vez que lhe deu "a oportunidade de se tornar o primeiro cronista da bem sucedida série de televisão de sucesso".

                                                    Outros trabalhos na televisão
Além de Star Trek, Gene Roddenberry produziu Pretty Maids All in a Row , um sexploitation filme adaptado do romance escrito por Francis Pollini e dirigido por Roger Vadim . O elenco incluiu Rock Hudson , Angie Dickinson , Telly Savalas e Roddy McDowall ao lado de Star Trek regular de James Doohan e (convidado em dois episódios) William Campbell . Ele também incluiu Gretchen Burrell, a esposa de country-rock pioneiro Gram Parsons . Apesar das expectativas Roddenberry, o filme não foi um sucesso.

No início dos anos 1970, Roddenberry lançou três pilotos para sci-fi conceitos da série de TV, embora nenhum deles foi desenvolvido como uma série: Os Tapes Questor , Spectre e Genesis II . ABC pediu para ver outro filme de TV com os personagens do Gênesis II, mas com mais ação, e Roddenberry produziu o Planeta Terra . Ele não foi, no entanto, envolvido em uma TV Movie terceiro, Novo Mundo Estranho , que utilizou alguns dos personagens e situações do Planeta Terra, mas com uma história diferente original.

Roddenberry temia que ele seria incapaz de sustentar sua família, como ele era incapaz de encontrar trabalho na indústria da televisão e do cinema e estava enfrentando uma possível falência.

                                                                Casamentos

Em 1942, casou com Eileen Rexroat Roddenberry. Eles tiveram duas filhas, Darleem e Dawn, mas durante os anos 1960, ele teve romances com Nichelle Nichols (dito por Nichols ser a razão pela qual ele queria que ela no show)  e Majel Barrett . Vinte e sete anos após seu primeiro casamento, Roddenberry se divorciou de sua primeira esposa e se casou com Barrett no Japão, em um tradicional Shinto cerimônia em 6 de agosto de 1969, e tiveram um filho juntos, Eugene Wesley, Jr.

                                                       Concepções Religiosas

Embora Roddenberry foi criado como um batista do sul , em vez disso ele se considerava um humanista e agnóstico . Ele via a religião como a causa de muitas guerras e sofrimento humano.   Brannon Braga disse que Roddenberry fez saber que os escritores de Star Trek e Star Trek: The Next Generation que a religião e pensamento místico não podiam ser incluídos, e que na visão de Roddenberry do futuro da Terra, todo mundo era ateu e melhor para ele.   No entanto, Roddenberry não foi claramente meticuloso a esse respeito, e algumas referências religiosas existem em vários episódios de ambas as séries com o seu relógio. A série original episódios " Pão e Circo "," Quem chora por Adonais? " e " The Ultimate Computer ", e Star Trek: The Next Generation episódios" Dia de Data "e" onde o silêncio tem Lease "são exemplos. Por outro lado, " Metamorphosis "," The Empath "," Quem vigia os vigilantes ", e vários outros refletem suas visões agnósticas.

                                                                             Morte e legado

Roddenberry morreu em 24 de outubro de 1991, de insuficiência cardíaca  O primeiro episódio de Star Trek: The Next Generation ao ar após a sua morte, " Unificação ", contou com uma dedicação à Roddenberry. Em 1992, uma porção de cinzas Roddenberry voou e retornou à Terra no Space Shuttle Columbia missão STS-52  Em 21 de abril de 1997, uma nave espacial Celestis - carregando partes dos restos cremados de Roddenberry, de Timothy Leary e de 22 outros indivíduos - foi lançado em órbita da Terra a bordo de um Pegasus XL foguete de perto das Ilhas Canárias .  Em 20 de maio de 2002, a órbita da nave espacial se deteriorou e se desintegrou na atmosfera. Outro vôo para lançar mais de suas cinzas no espaço profundo, juntamente com aqueles de Majel (Barrett) Roddenberry, a viúva, que morreu em 2008, está previsto para lançamento em 2014.

Após sua morte, propriedade de Roddenberry permitida a filmagem do Earth: Final Conflict e Andromeda , duas séries de televisão que foram baseados em suas histórias não utilizados. A idéia terceira história   foi adaptado em 1995 como a história em quadrinhos Universo Perdido Gene Roddenberry (mais tarde intitulado Xander Gene Roddenberry em Universo Lost). Starship Gene Roddenberry, foi uma série animada por computador que foi proposto por Majel Barrett e John Semper mas não foi produzido.

Roddenberry e Majel sua esposa foram homenageados pela Fundação Espaço em 2002 com o Morrow S. Douglas Público Prêmio Outreach,  , em reconhecimento dos seus contributos para o conhecimento eo entusiasmo para a exploração espacial.

Roddenberry foi empossado na Academia Television Hall of Fame em 2010.

Majel and Gene Roddenberry
Majel Barrett-Roddenberry

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.