James Doohan("Scotty" Star Trek)


      James Doohan(
"Scotty" Star Trek)

James Montgomery "Jimmy" Doohan  (Vancouver, 3 de Março de 1920 — Redmond, 20 de Julho de 2005) foi um canadense personagem e ator da voz mais conhecida por seu papel como Montgomery "Scotty" Scott na televisão e filme da série Star Trek . Caracterização de Doohan do escocês engenheiro-chefe da Starship empresa foi um dos elementos mais conhecidos da franquia Star Trek, para o qual ele também contribuiu muito nos bastidores . Muitas das caracterizações, maneirismos e expressões que ele estabeleceu para Scotty e outros personagens de Star Trek se tornaram enraizada na cultura popular.

Depois de seu sucesso com Star Trek, ele complementava sua renda e mostrou apoio contínuo para seus fãs, fazendo várias aparições públicas. Doohan foi muitas vezes para grandes comprimentos de bóia o grande número de fãs que foram inspirados para fazer suas próprias realizações em engenharia e outros campos, como resultado do trabalho de Doohan e seu encorajamento.
                                                                                   
Início da vida

Doohan nasceu em Vancouver , British Columbia , o mais jovem dos quatro filhos de William e Sarah Doohan, que emigrou de Bangor, County Down , Irlanda do Norte . Seu pai era um farmacêutico, veterinário, dentista e, sua mãe era uma dona de casa.   pai de Doohan teria inventado uma forma primitiva de alta octanagem da gasolina em 1923. Autobiografia Doohan em 1996 contou sério do pai do alcoolismo . A família mudou-se para Sarnia , Ontário , e Doohan cursou o ensino médio no Collegiate Institute Sarnia e Escola Técnica (SCITS), onde se destacou em matemática e ciências. Matriculou-se na 102 Royal Canadian Army Corps Cadet .  
                                                                
O serviço militar

No início da Segunda Guerra Mundial , juntou-se à Doohan Artilharia Real do Canadá . Ele foi encomendado um tenente do Regimento de Artilharia 13 da 3 ª Divisão de Infantaria canadense . Doohan foi para a Inglaterra em 1940 para o treinamento. Seu primeiro combate foi a invasão da Normandia em Juno Beach no Dia-D . Tiro dois snipers , Doohan levou seus homens para lugares mais altos através de um campo de minas anti-tanques , onde tomaram posições defensivas para a noite. Cruzamento entre postos de comando às 11:30 naquela noite, Doohan foi atingido por seis tiros disparados por uma pistola Bren por um sentinela nervoso canadense:   quatro em sua perna, uma no peito, e um através de seu dedo médio direito. A bala de seu peito foi parado por uma cigarreira de prata . Seu dedo médio direito teve de ser amputada, algo que ele iria esconder durante sua carreira como ator. 

Doohan treinado como piloto (graduar-se Pilot Air Curso de Observação 40 com outros 11 oficiais de artilharia canadenses),   e voou Taylorcraft Auster Mark V aeronaves para 666 (AOP) Esquadrão, RCAF , como Artilharia Royal Canadian oficial de apoio à primeira Exército do Grupo Royal Artillery canadense . Todos os três canadenses Squadrons (AOP) RCAF foram tripulados por artilharia Diretor-pilotos e acompanhados por organizações não-comissionado RCA e pessoal RCAF servindo como observadores.  

Embora nunca tenha sido realmente um membro da Real Força Aérea Canadense , Doohan já foi rotulado de "louco piloto na Força Aérea canadense." A história de seus anos que voam fala de Doohan slalom um avião - diversamente citado como um furacão ou um treinador a jato - entre os pólos da montanha telégrafo para provar que poderia ser feito, que lhe valeu uma reprimenda séria. (A façanha real foi realizada em um Mark IV Auster na planície de Salisbury norte de Andover RAF no final da primavera de 1945).  



      
  Início da carreira atuando

Após a guerra, Doohan começou sua carreira de ator. Seu trabalho começou com um CBC aparência programa de rádio em 12 de janeiro de 1946. Ele tomou uma aula de teatro em Toronto, e mais tarde ganhou uma bolsa de dois anos para a Neighborhood Playhouse em Nova York, onde seus colegas incluiu Leslie Nielsen , Tony Randall e Richard Boone . Durante vários anos Doohan teria de transporte entre Toronto e Nova York como o trabalho exigia. Durante este período, ele apareceu em cerca de 4.000 programas de rádio e 400 programas de televisão, e ganhou uma reputação por sua versatilidade.   

Em meados dos anos 1950 ele apareceu como floresta de madeira ranger Tom (o equivalente norte de Buffalo Bob) na versão canadense de Howdy Doody . Coincidentemente, companheiro de Star Trek membro do elenco William Shatner apareceu simultaneamente como Ranger Bill na versão americana. Doohan e Shatner também apareceu no Canadá ciência ficção 1950 série Comando Espacial . 

Doohan fez o papel principal na produção de drama de TV CBC vôo em Perigo escrito por Arthur Hailey que a transformou o romance Runway Zero-Eight, mais tarde adaptado como Terror in the Sky. Seus créditos também incluiu The Twilight Zone , The Outer Limits e Bewitched e Ilha da Fantasia e O Homem da UNCLE (1964) e Bonanza . No episódio de Bonanza, "Gift of Water" (1962), ele co-estrelou com a atriz Majel Barrett , que viria a ser escalado para o papel de Star Trek da enfermeira Chapel . Ele apareceu como um assistente do presidente dos Estados Unidos em dois episódios de Viagem ao Fundo do Mar .
 
Star Trek
Doohan desenvolveu um talento para acentos como uma criança.  audição para o papel de Montgomery Scott, engenheiro-chefe da USS Enterprise , antes de Gene Roddenberry (o criador de Star Trek), Doohan fez vários sotaques diferentes. Roddenberry pediu que ele preferia, e Doohan respondeu: "Bem, se você quiser um engenheiro, é melhor ele ser um escocês, porque, na minha experiência, todos os melhores do mundo, os engenheiros têm sido escocês". 

Nos últimos anos, Doohan seria revisitar este processo de fundição em convenções de Star Trek, demonstrando uma variedade de vozes possíveis e personagens. Quando Roddenberry produziu Star Trek: The Animated Series no início de 1970, a capacidade de Doohan para executar diferentes vozes foi usado por tê-lo executar a maioria das "Guest Star" papéis masculinos da série, incluindo Robert abril , conjecturou primeiro capitão da Enterprise. Doohan também executou a três braços, três pernas navegador Arex e muitas vezes realizada até quatro vozes diferentes e distintas em cada episódio. 
O personagem Scott, tal como concebida, teria sido um semi-regular, mas com colegas de elenco Leonard Nimoy ( Spock ) e DeForest Kelley ( Dr. McCoy ), foi elevada em importância às ligações ao lado de William Shatner 's Capitão James T. Kirk . Ficou claro que, devido à sua orientação de alta tecnologia, tenente-comandante. Scott foi o terceiro em comando da Enterprise, e às vezes o navio foi deixado sob seus cuidados. Scott foi usado freqüentemente em subparcelas em relação a componentes de navios com deficiência (como os cristais Dilithium que regulava a velocidade de dobra , o transportador do dispositivo de teletransporte, ou apenas mexer na tubos Jefferies ) e como uma folha de ambiciosas Kirk abordagens táticas, que foram ditas a estirpe a propulsão e / ou defesas da nave ("Não posso empurrá-lo mais rápido, capitão!"). Nesta capacidade, Scott mostrou-se tanto de um funileiro, ou engenheiro de improviso, como um especialista de alta tecnologia, muitas vezes aparentemente segurando a empresas em conjunto com pouco mais de arame e de sua própria saliva. No final, muitos fãs viu a própria empresa como a estrela do show, deixando Scott em uma posição invejável como seu defensor. Por exemplo, em " The Trouble Com Tribbles ", Scott está de braços cruzados e ainda mantém Chekov de iniciar qualquer problema como um Klingon insultos Kirk, no entanto, Scott está finalmente provocado a violência quando os Klingon insultos Empresa da mesma.

Doohan foi citado como dizendo, "Scotty é 99 por cento James Doohan e um sotaque por cento."  Usando suas consideráveis ??habilidades vocais, Doohan concebeu o Vulcan e linguagem Klingon diálogo ouvido em Star Trek: The Motion Picture . Mais tarde, profissionais lingüistas , particularmente Marc Okrand , expandiram Klingon em um totalmente língua construída com uma gramática de trabalho. Além de jogar Scotty, ele também fez vozes muitos hóspedes em Star Trek, incluindo:
Sargão em " Return to Tomorrow "
O M-5, em " O Último Computador "
A Voz Controle da Missão em " Assignment: Earth "
A Oracle, em " Para o Mundial é oco e eu ter tocado o céu "
Além de ser um ator de Star Trek, ele também ajudou na criação de Marc Okrand da Língua Klingon.

                                                                
     Depois de Star Trek

Doohan esperava que Star Trek beneficiaria sua carreira de ator. Após a série terminou, no entanto, ele encontrou-se estereotipado e teve um tempo difícil obter outros papéis. Depois de uma conversa com seu dentista,  ele percebeu que seria "sempre Scotty", e poderia se sustentar com a renda das aparências pessoais. Ao contrário de alguns outros membros do elenco, Doohan saboreou fãs de reuniões e estava sempre pronto para entreter com uma história ou uma canção. Caso contrário, ele teve pequenas, peças fugazes, muitas vezes trocando em sua Trek, como o Capitão na vida curta sábados de manhã live-action filhos show ', Jason of Star Command , ou um cameo no filme feito para a TV- Knight Rider 2000 como "Jimmy Doohan, o cara que jogou Scotty em Star Trek". Ele também tinha um papel no filme Homeboys no espaço exterior , no qual ele interpretou um personagem chamado Pippen: um trocadilho com Scotty e astro do basquete Scottie Pippen . Ele apareceu como a si mesmo em um episódio de The Ben Stiller Visualizar . Ele também jogou Damon Warwick, pai de James Warwick, na novela diurna, The Bold and the Beautiful . 

Quando a franquia Star Trek foi reavivado, Doohan reprisou seu papel de Scotty em sete filmes de Star Trek e fez uma aparição em Star Trek: The Next Generation 's 130 º episódio de "relíquias" , tudo o que o deixou financeiramente confortável. Muitas das aparições de Doohan fez filmes centro sobre o papel de Scotty, como um cameo na arma carregada National Lampoon 1 , onde ele interpreta um policial que diz a seu oficial superior "Eu estou dando tudo o que ela tem, capitão!" no mesmo sotaque que ele usou em Star Trek. No entanto, ele se recusou a contribuir para o Futurama episódio " Onde nenhum fã tem ido antes "ou permitir a sua imagem para ser usado nele, e foi" substituído "no episódio criado pelo personagem" Welshie ", que foi finalmente dada a redshirt tratamento .  
Embora continuasse a trabalhar com William Shatner no filme Star Trek, na vida privada Doohan não cuidar dele, e já foi citado como tendo dito "Eu gosto de Capitão Kirk, mas não posso dizer que eu gosto muito de Bill, "recusando-se a ser entrevistado por Shatner para a primeira Shatner Star Trek: Memórias livro sobre o show. No entanto, Doohan consentiu em ser entrevistado para o segundo livro de William Shatner, Star Trek: Memórias de filmes, e um Associated Press artigo, publicado no momento da aparição de Doohan convenção definitiva no final de agosto 2004, afirmou que Doohan tinha perdoado Shatner e tiveram remendado seu relacionamento. 

 
   Vida Adulta

Muitos fãs disseram Doohan ao longo dos anos que foi ele que inspirou a escolha da engenharia como profissão. astronauta Neil Armstrong , um engenheiro antes que ele participou da NASA 's programa Apollo , disse pessoalmente Doohan no palco última aparição de Doohan público, "De . um antigo engenheiro para outro, graças, mate "  Em uma entrevista mais tarde, desta vez para o filme Trekkies em primeiro lugar, Doohan relatou a história de um jovem fã que estava a pensar em suicídio; Doohan diz que ele a convenceu a participar de sua próxima aparência de convenções, e mais tarde descobriu que o seu incentivo e palavras amáveis ??tinha não só salvou sua vida, mas também inspirou-a a voltar para a escola e se tornar um engenheiro eletrônico.

                                                                     
    Problemas de saúde

Doohan sofria de doença de Parkinson , diabetes mellitus , e fibrose pulmonar na vida adulta. Em 2004, ele foi diagnosticado com a doença de Alzheimer . 

                                                                                              
Morte

     Wikinews relacionou a notícia: James Doohan, Star Trek 'Scotty', morre aos 85
Em 20 de julho de 2005, às 5:30 da manhã, Doohan morreu em sua casa, em Redmond, Washington , com sua esposa e Wende amigo de longa data e agente, Steve Stevens, ao seu lado. Seu agente identificado como a causa pneumonia e doença de Alzheimer. Coincidentemente, Doohan morreu no dia do aniversário da Apollo 11 pouso lunar, sem dúvida o maior feito de engenharia na história humana.  

Quase dois anos após sua morte, cerca de uma onça quartas-de-(7 gramas) de cinzas de Doohan foram enviados para o espaço ,   como ele havia pedido em seu testamento. As cinzas, juntamente com as de Mercúrio astronauta Gordon Cooper , bem como quase duzentos outros, foram lançados no XL Spaceloft foguete, em 28 de abril de 2007, quando o foguete entrou brevemente em um espaço de quatro minutos suborbital de vôo antes de pára-quedismo para terra, como planejado, com as cinzas ainda dentro.  As cinzas foram lançados posteriormente em um Falcon 1 foguete, em 3 de agosto de 2008, em que se pretendia ser uma órbita baixa da Terra , no entanto o foguete falhou dois minutos após o lançamento .  O resto de suas cinzas foram espalhadas sobre Puget Sound , em Washington .  Em 22 de maio de 2012, uma pequena urna que contém alguns dos restos mortais de Doohan em forma de cinzas foi levado para o espaço a bordo da nave espacial do dragão , como parte de COTS Vôo Demo 2 .  

                                                                            Legado
Exploits Scotty como o Engenheiro temível chefe a bordo da Enterprise inspirou muitos estudantes a seguir a carreira de engenharia . Devido a isso, a Escola de Engenharia de Milwaukee concedeu Doohan um grau honorário em engenharia.   Ele foi imortalizado com uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 31 de agosto de 2004. Apesar de problemas de saúde, ele estava presente na cerimônia, que provou ser sua última aparição pública.

O personagem Scotty se diz ter nascido em Linlithgow , na Escócia. Em 2007, o West Lothian Conselho colocada uma placa comemorativa existe na memória de Doohan.  Outras cidades com grupos que reivindicam ser terra natal de Scotty e desejando memoriais são Aberdeen , Elgin , e Edimburgo .

                                                                                Vida pessoal

Doohan foi casado três vezes. Ele tinha quatro filhos, Larkin, Deirdre, e os gêmeos Christopher Montgomery e com primeira esposa, Janet jovem antes de um divórcio 1964. Seu casamento com Anita Yagel 1967-1972 não produziu filhos. No início de 1974, ele foi apresentado a 17-year-old fã Wende Braunberger em uma peça de teatro, mais tarde se casar naquele mesmo ano quando ela tinha 18 anos e ele 54, em 12 de outubro de 1974, com Star Trek ator William Campbell servindo como padrinho .  Doohan e Braunberger teve três filhos: Eric, Thomas e Sarah. Sarah nasceu em 2000, quando Doohan tinha 80 anos.

Seu filho Christopher apareceu em Star Trek: The Motion Picture em 1979 e no JJ Abrams "reboot", Star Trek (com Simon Pegg . assumir o papel de Montgomery Scott) 

Com o anúncio da continuação , os fãs mais uma vez começou uma campanha para trazer de volta Christopher para a empresa após o seu aparecimento em 2009 de Star Trek, afirmando que "a empresa precisa de um Doohan". 
                                                                        Bibliografia

                                                                              Autobiografia

Doohan, Tiago, David, Peter (1996) Beam me up, Scotty:. Star Trek "Scotty" em suas próprias palavras. ISBN 0-671-52056-3 .
De ficção científica romances (A série engenheiro de vôo):

Stirling, SM ; Doohan, James (1996) The Rising.. ISBN 0-671-87758-5 .
Stirling, SM ;. Doohan, James (1999) A Privateer. ISBN 0-671-57832-4 .
Stirling, SM ;. Doohan, James (2000) Command The Independent. ISBN 0-671-31951-5 .

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.