Clint Eastwood biografia




                                                              Clint Eastwood
Clinton "Clint" Eastwood, Jr. (São Francisco, 31 de maio de 1930) é um ator, cineasta e produtor dos Estados Unidos famoso pelos seus papéis típicos em filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspetor 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980.
Como diretor, seus filmes têm sido criticados positivamente. Ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, e foi homenageado em 1995, recebendo o prêmio Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema.  Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos estadunidenses, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.
Eastwood também tem interesse na política. Membro do partido republicano desde 1951, Clint foi eleito prefeito de Carmel-by-the-Sea, Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 até 1988.

      Vida antes da fama

Eastwood nasceu em São Francisco (Califórnia), filho de Margaret Ruth (1909-2006) (nome de casada: Runner) e Clinton Eastwood (1906-1970), um operário metalúrgico.  Ele tem ascendência escocesa, inglesa, alemã e irlandesa.  Sua família era de classe média e protestante.  Trabalhou em várias profissões, assim como seu pai, por toda a costa oeste norte-americana.  Durante sua adolescência, morou em Piedmont, uma pequena cidade californiana, e em 1949 realizou seu sonho de se formar na Universidade de Oakland. Após o término da faculdade, trabalhou como atendente em um posto de gasolina, foi bombeiro e tocou piano em um bar de Oakland.  Foi convocado ao exército em 1950, mas seu avião caiu em São Francisco. Ele escapou gravemente ferido e ficou por meio ano prestando depoimentos para a investigação da causa da queda. Este acidente fez com que não fosse para a Guerra da Coreia.


   Carreira no cinema

Eastwood começou sua carreira como ator, fazendo pequenas aparições em filmes pequenos, como Revenge of the Creature, Tarantula e Francis in the Navy. Em 1958, ele conseguiu seu primeiro papel oficial no filme, Ambush at Cimarron Pass, o qual considerou um filme muito fraco. Em 1959, ele trabalhou com James Garner em um episódio da série Maverick. Após isso, Eastwood se dedicou somente a trabalhar na TV com a série de western Rawhide, na qual interpretava o personagem Rowdy Yates (que Eastwood na época descreveu como "O idiota das Planícies").

  Anos 60
Eastwood somente começou a ter destaque após interpretar o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone. Os filmes Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965), e Três Homens em Conflito (1966) foram um verdadeiro sucesso em terras italianas e norte-americanas, em especial o último, que fez Eastwood se tornar famoso mundialmente.
    Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais. Uma com o chapéu e outra sem ele.   
— Sergio Leone
Em Where Eagles Dare (1968) ele dividiu o papel principal com Richard Burton. Seu salário chegou a US$ 800 000.[12] No mesmo ano, estrelou no filme dirigido por Don Siegel de nome Coogan's Bluff. Neste, Clint desempenhava um xerife de uma pequena cidade que tentava colocar a lei na grande Nova Iorque. O filme foi controverso por sua apelação à violência, mas iniciou uma parceria que duraria por mais de dez anos com Siegel. Em 1969, Clint trabalhou em outro filme musical, chamado Paint Your Wagon. O filme deu grande prejuízo para o estúdio na época, e só lucrou após ser vendido em VHS e DVD.
Clint Eastwood Monterey Young
  Anos 70
No começo dos anos 70, o filme de guerra Kelly's Heroes e o western dirigido por Don Siegel Two Mules for Sister Sara combinaram comédia com ação. Em The Beguiled, novamente com direção de Siegel, Clint interpreta um soldado da união durante a Guerra Civil, gravemente ferido que é salvo à beira da morte por uma adolescente. A garota leva-o para a escola onde mora, um internato feminino, fazendo com que as professoras e as colegas entrem em pânico pelo perigo de manter um inimigo em casa. À medida que o rapaz se recupera, a vaidade das moças se aguça, provocando intrigas e transformando o ambiente. Mas o principal passo para Eastwood se tornar uma estrela de Hollywood veio em 1971 quando ele montou sua companhia de filmes, e decidiu dirigir seu primeiro filme. Play Misty for Me foi um suspense sobre um radialista que vivia perseguido por uma fã. Um dos maiores sucessos da carreira de Clint viria com o inspetor policial Harry Callahan em Dirty Harry, que é considerado o melhor filme de Siegel. O amargo e mal-humorado Callahan fez com que o filme fosse um sucesso absoluto de bilheteria nos Estados Unidos. Dirty Harry originou várias sequências, sempre com altos lucros: Magnum Force (1973), The Enforcer (1976), Sudden Impact (1983) e The Dead Pool (1988).

Eastwood fez dois importantes filmes de western durante a década de 70. High Plains Drifter (1973) e The Outlaw Josey Wales (1976). O primeiro trazia um personagem estranho e sem nome, o qual muitos acreditam que seria uma reencarnação do homem sem nome da Trilogia dos dólares. Além disso, tinha os mesmo hábitos e costumes.
Breezy de 1973 foi o primeiro filme em que Eastwood dirigiu mas não atuou como ator. A estrela principal foi William Holden. Em 1974, Eastwood fez dupla com o jovem Jeff Bridges em Thunderbolt and Lightfoot. O filme foi produzido e dirigido por Michael Cimino, o mesmo escritor do filme Magnum Force.
Em 1975, Clint dirigiu e fez o personagem principal em The Eiger Sanction. O filme utilizou as últimas tecnologias da época, mas não fez tanto sucesso como o planejado.
Eastwood estrelou no filme The Gauntlet, produzido em 1977. Clint fazia o interpretava um policial que deveria escoltar uma prostituta de Las Vegas até Los Angeles para testemunhar contra um assassino.
Em 1978, Clint estrelou Every Which Way But Loose uma comédia baseada em uma história de um caminhoneiro e lutador. O filme teve enorme sucesso e foi aclamado por críticos de todo mundo. Com a popularidade em alta, ganhou uma sequência, de nome Any Which Way You Can. Entre estes dois filmes, foi produzido o western Bronco Billy que contou além de Clint com Merle Haggard.
Em 1979, Eastwood fez o papel de Frank Morris no filme Escape from Alcatraz. Foi baseado na vida do fugitivo que estudou e planejou a fuga perfeita de Alcatraz em 1962.  Morris nunca mais foi visto, e os agentes do FBI acreditam que ele se afogou durante a saída da prisão, embora ninguém nunca tenha encontrado algo que prove essa teoria.

         Anos 80

Em 1982, Eastwood estrelou, produziu e dirigiu o filme Firefox que tratava da guerra fria. No final do mesmo ano foi produtor executivo do filme Thelonious Monk: Straight, No Chaser, que retratava a vida de Thelonious Monk. No filme Tightrope, de 1984, fez o papel de Wes Block. O filme se passava na cidade de Nova Orleans. No mesmo ano, Clint fez o papel de tenente Speer na comédia City Heat. Um ano depois, Eastwood reviveu o gênero western dirigindo e estrelando o filme Pale Rider, interpretando um pregador. Em 1986 voltou para fazer o longa Heartbreak Ridge, em que relata a invasão de Granada. O último filme da série Dirty Harry foi feito em 1988, com o título The Dead Pool. Este não se comparou com o sucesso dos filmes anteriores em termos de bilheteria. Eastwood alternou entre filmes de comédia como Pink Cadillac e The Rookie, e fez longas com assuntos pessoais como em Bird, de 1988, que lhe deu uma indicação Palma de Ouro no Festival de Cannes. No final dos anos 80, Clint estrelou e dirigiu o filme White Hunter Black Heart, no qual fazia um papel inspirado em John Huston. O filme recebeu boa aceitação dos críticos.

        Anos 90
No início dos anos 90, Eastwood dirigiu e estrelou seu último western, Unforgiven, onde teve o papel de um pistoleiro aposentado. O filme co-estrela os atores Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris. Após um imenso sucesso de bilheteria,  foi nomeado a nove Oscars e ganhou quatro, incluindo os de melhor filme e melhor diretor.
Em 1993, Clint fez o papel de um ex-agente do FBI no longa In the Line of Fire dirigido por Wolfgang Petersen. O filme foi um dos dez mais vistos do ano na época.  Eastwood dirigiu e estrelou com Kevin Costner em A Perfect World. Ele continuou a expandir seus
 

 conhecimentos em Hollywood após o longa-metragem The Bridges of Madison County (1995), onde ele atuava com Meryl Streep. Baseado em um best-seller, foi também sucesso de bilheteria.  Ainda em 1995, foi produtor do longa-metragem The Stars Fell on Henrietta. O trabalho seguinte seria dirigir o filme Midnight in the Garden of Good and Evil no ano de 1997. No mesmo ano dirigiu e estrelou "Absolute Power", um suspense co-estrelado por Gene Hackman, Ed Harris e Dennis Haysbert.
Em 1999, Eastwood trabalhou no filme True Crime. Co-estrelava Isaiah Washington. Apesar de ser um filme de orçamento baixo, obteve grande bilheteria.

    Anos 2000
No início do ano 2000 lançou o filme Cowboys do Espaço, que também estrelava Tommy Lee Jones e Donald Sutherland. Clint fazia o papel de Frank Corvin, um ex-engenheiro da NASA que é chamado para uma última missão, salvar um satélite russo, antes que ele caia na Terra. Em 2002, Eastwood interpretou um ex-agente do FBI que perseguia um psicopata no filme Blood Work. Em 2003 dirigiu o filme Mystic River, pelo qual foi indicado a melhor diretor. Em 2004, Clint estrelou, produziu e dirigiu Million Dollar Baby. Com 74 anos, foi a pessoa mais idosa a receber o prêmio de melhor diretor. No mesmo filme, Eastwood foi nomeado a melhor ator, mas o prêmio foi para Jamie Foxx. No ano 2006, dirigiu dois filmes sobre a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi A Conquista da Honra, focado no homem que ergueu a bandeira dos Estados Unidos no topo do monte Suribachi. O segundo, Cartas de Iwo Jima, tratava das táticas japonesas, e as cartas que escreviam às suas famílias. Os dois filmes foram bem recebidos pelos críticos, e foram nomeados ao Oscar, incluindo melhor diretor e melhor filme por Cartas de Iwo Jima.
Em 2008, Eastwood dirigiu o filme Changeling, que trazia Angelina Jolie no papel principal. No ano seguinte, Eastwood estrelou o filme Gran Torino. Além de ser o protagonista, Clint dirigiu e produziu o longa.  Foi lançado em janeiro de 2009, obtendo mais de 30 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos Estados Unidos, fazendo de Clint o ator mais velho a conseguir um primeiro lugar em bilheterias. O longa ainda arrecadou mais de 245 milhões até abril de 2009, e é o filme com maior sucesso comercial da carreira de Eastwood.

     Diretor
Eastwood tem conquistado grandes elogios dos críticos como diretor. Seu primeiro trabalho foi no filme Play Misty for Me em 1971. Ele tentou dirigir um episódio da série americana Rawhide, mas seus pensamentos não combinavam com os do dono do estúdio, que acabou desistido da oferta. Eastwood tornou-se popular por dirigir grandes filmes de drama, tais como Unforgiven, A Perfect World, Mystic River, Million Dollar Baby, Flags of Our Fathers, e Letters from Iwo Jima. No entanto, ele dirigiu longas em outros gêneros. Algumas de suas escolhas para dirigir um filme foram pessoais, outras comerciais.

Eastwood produziu a maioria de seus filmes, e destacou-se por quase todos serem de orçamento baixo. Ao longo dos anos, desenvolveu relações com outros diretores e produtores. Clint prefere trabalhar sempre com a mesma equipe de produtores, editores e técnicos. Tem uma longa relação com a Warner Bros., estúdio que financia a maioria de seus filmes. Mesmo assim, em 2004, Eastwood declarou ao The New York Times que tem certa dificuldade para fazer a Warner aceitar alguns de seus projetos, como aconteceu com Million Dollar Baby
Atualmente, aos 79 anos, Eastwood dirigiu o filme Invictus, com os atores Morgan Freeman e Matt Damon, até então, seu último filme como diretor.
Enquanto está dirigindo, Clint evita conversar, e somente usa as palavras "OK", "Ação" e "Corta".


 Prêmios e nomeações
Eastwood tem um total de oito nomeações ao Oscar. Venceu como melhor diretor e melhor filme em Unforgiven e Million Dollar Baby. Suas outras nomeações foram para Mystic River e Letters from Iwo Jima. Também foi nomeado a melhor ator em (Unforgiven e Million Dollar Baby). É a única pessoa a ser nomeada duas vezes a melhor diretor e ator no mesmo filme (Unforgiven e Million Dollar Baby).
É um dos quatro diretores em vida (junto com Miloš Forman, Steven Spielberg e Oliver Stone a ter ganho dois Oscars por melhor diretor.
Ele dirigiu dois atores, Tim Robbins e Morgan Freeman, que receberam o Oscar de melhor ator (coadjuvante/secundário) em dois anos seguidos. Robbins ganhou em 2003 por Mystic River e Freeman em 2004 pelo seu papel em Million Dollar Baby.
Eastwood recebeu inúmeros outros prêmios, incluindo prêmio America Now TV Award e também Kennedy Center Honors. Em 1994 recebeu o prêmio Irving G. Thalberg Memorial por carreira na indústria de cinema.  Em 2006, recebeu nomeação ao Grammy na categoria de melhor trilha sonora pelo filme Million Dollar Baby. Recebeu o prêmio Valenti da MPAA pelos filmes Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima por melhor edição de sons.
Em 6 de dezembro de 2006, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, indicou Clint ao Hall da fama da Califórnia. No início de 2007, Eastwood foi condecorado como cidadão de honra na França. Na época, o presidente francês, Jacques Chirac, disse que Eastwood era "O melhor de Hollywood".
Em 22 de setembro de 2007, Clint Eastwood foi premiado como músico de honra no Berklee College of Music, em Monterey. Após receber o prêmio, ele discursou, e disse: "É uma das maiores honras que já tive".
Em janeiro de 2009, Eastwood recebeu o prêmio de melhor ator por seu papel em Gran Torino pela National Board of Review. No dia 29 de abril de 2009, o governo do Japão anunciou que Eastwood irá receber a Ordem do Sol Nascente.
Em novembro de 2009, Clint recebeu a Ordem Nacional da Legião de Honra.

Vida pessoal

Eastwood foi casado duas vezes e tem cinco filhas e dois filhos, de cinco mulheres diferentes. Kimber (nascida em 1964), com Roxanne Tunis; Kyle (nascido em 1968) e Alison (nascida em 1972), no casamento com sua ex-esposa Maggie Johnson; Scott (nascido em 1986) e Kathryn (nascida em 1988), com a aeromoça Jacelyn Reeves; Francesca Ruth (nascida em 1993), com Frances Fisher, e Morgan (nascida em 1996), com sua atual esposa Dina Ruiz. Viveu com a atriz Sondra Locke de 1976 a 1988, sem terem filhos.

Eastwood possui um campo de golfe, localizado em Carmel. O clube possui somente 300 membros, e a entrada custa $500 000 dólares americanos. É vice-presidente do mundialmente famoso Pebble Beach Golf Club.  Eastwood também possui um rancho, um hotel e um restaurante na cidade de Carmel
Eastwood é um audiófilo, conhecido pelo seu amor pelo jazz. Tem uma grande coleção de LPs. Seu interesse pela música, motivou seu filho Kyle a ser músico de jazz. Participa do instituto de defesa aos animais.
Clint tem dois netos: Clinton (filho de Kimber) e Graylen (filha de Kyle).

        Vida política

Eastwood foi prefeito da cidade americana de Carmel-by-the-Sea, no estado da Califórnia. A população era na época de aproximadamente 4000 pessoas e totalmente destinada a comunidade artística. No dia da eleição, 8 de abril de 1986, com o dobro de eleitores da votação passada, Eastwood obteve 72,5% dos votos. Seu salário era de $200 dólares americanos. Durante seu mandato, ele tentou ponderar os direitos de instituições de preservação do meio ambiente contra o desenvolvimento da cidade por empresas locais. Eastwood, decidiu não concorrer para um segundo mandato em virtude do importante número de decisões necessárias para um prefeito de uma pequena cidade. Durante seu mandato, ele produziu os filmes Heartbreak Ridge e Bird.


Clint é membro do partido republicano, ao qual é filiado desde 1951. Ajudou na campanha de Richard Nixon à presidência de 1968, e se autodescreve como libertário.  Votou em Arnold Schwarzenegger para governador da Califórnia em 2003 e 2006.
Eastwood fez uma piada com Michael Moore, no jantar anual da National Board of Review em Janeiro de 2005. Clint disse: "Michael Moore e eu temos muito em comum, nós dois apreciamos viver em um país com grande liberdade de expressão. Mas Michael, se você chegar na frente da minha casa com uma câmera, eu irei matar você".  Isso foi uma referência à controversa entrevista do amigo de Clint, Charlton Heston, no filme Bowling for Columbine.
Nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América em 2008, Clint fez campanha para John McCain.

       Eastwood na cultura popular

Clint Eastwood foi o nome usado por Marty McFly no filme Back to the Future Part III (1990), que é uma paródia do gênero western. No entanto, não apresenta nenhuma semelhança com Eastwood. As reações dos outros personagens foram de piadas a insultos ("Que tipo de nome estúpido é esse?"). Marty também usa um pedaço de metal a prova de balas em um duelo com Buford (imitando uma cena da personagem de Eastwood no filme Por um Punhado de Dólares, cena a que Biff assiste em sua banheira no segundo episódio da trilogia.
Stephen King declarou em entrevistas e livros que uma das inspirações para o personagem Roland Deschain, em sua popular série The Dark Tower, é Clint Eastwood. Ele diz que Roland significa alguém destemido, assim como Eastwood interpretou "O homem sem nome" no filme The Good, the Bad and the Ugly.

O músico reggae Lee Perry gravou uma música com o nome de "Clint Eastwood" em 1969.  A banda Gorillaz gravou músicas com os nomes "Clint Eastwood" e "Dirty Harry". O líder do Gorillaz, Damon Albarn, lançou um álbum chamado "The Good, the Bad and the Queen" com a ajuda de Paul Simonon, Simon Tong, Tony Allen, e Dangermouse. A banda de rock "The Transplants" faz referências aos filmes Hang'em High e A Few Dollars More em algumas músicas. A música de abertura para o programa de televisão americano The Fall Guy cita Eastwood com a frase: " Eu sou um desconhecido dublê, que faz Eastwood parecer tão legal".
Van Halen compôs a música "Hang 'Em High", do álbum Diver Down, inspirado em Eastwood.
Def Leppard usa frases famosas de Dirty Harry antes de iniciar suas apresentações.
Eastwood, em forma cibernética, foi o personagem principal no jogo Nitro para os computadores Commodore Amiga e Atari-ST em 1990.
O famoso personagem de Eastwood, O homem sem nome foi a fonte de inspiração para o personagem Master Chief na popular série Halo.
Em 1980, foi criada uma banda de heavy metal chamada The Clint Eastwood Experience. Esta apresentava ex-membros dos populares grupos Dismember e Entombed.
No jogo para computador Serious Sam: The Second Encounter, Clint é chamado de "Famosa estrela de cinema". No jogo Fallout 2, o personagem principal é chamado Frank Horrigan, uma homenagem ao papel de Eastwood no filme In the Line of Fire. Há um grande número de referências a Clint no jogo polonês Neuroshima.

No filme Bruce Almighty, o personagem principal interpretado por Jim Carrey faz várias piadas sobre o filme Dirty Harry e mais tarde diz que não se parece com Eastwood. No filme Inside Man, uma personagem compara um ladrão de banco a Eastwood pelo jeito de manusear a arma.
Eastwood é o nome usado pelo popular músico de Reggae D.J. Robert Brammer. O grupo Adam and the Ants cantam o nome de Clint Eastwood como parte do refrão da música "Los Rancheros" que aparece no álbum de 1980 intitulado Kings of the Wild Frontier.
Duas pessoas japonesas do filme Crocodilo Dundee II confundiram o personagem principal, Mick Dundee, com Clint Eastwood.
Um rumor dizia que Clint é filho do ator britânico Stan Laurel. Isso é mentira, embora o rosto dos dois seja muito parecido. Eastwood afirma que este assunto é passado, mas que as vezes esta lenda ressurge.
Eastwood estava escalado para fazer a voz de Harry Callahan para um game baseado no filme Dirty Harry. O game foi cancelado em 2007, mas há esperança que a produção continue no futuro.
O seriado "Todo Mundo Odeia o Chris" já fez algumas referências ao personagem Dirty Harry, citando uma de suas frases.
No mod "DotA Allstars", o herói Bone Fletcher as vezes aparece com o nome "Clinkz Eastwood", devido a uma semelhança ao seu nome verdadeiro (Clinkz) e por ser um arqueiro rápido nas flechadas.



Filmography

Year Film Functioned as Notes
Director Producer Music Actor Role
1955 Revenge of the Creature Yes Lab Technician Uncredited; Minor role
Francis in the Navy Yes Jonesy Minor role
Lady Godiva of Coventry Yes First Saxon Uncredited; Minor role
Tarantula Yes Jet Squadron Leader Uncredited; Minor role
1956 Never Say Goodbye Yes Will Uncredited; Minor role
Star in the Dust Yes Tom Uncredited; Minor role
Away All Boats Yes Marine Uncredited; Minor role
The First Traveling Saleslady Yes Roughrider Minor role
1957 Escapade in Japan Yes Dumbo Pilot Uncredited; Minor role
The Enemy Below Yes Seaman Uncredited; Minor role
1958 Lafayette Escadrille Yes George Moseley Minor role
Ambush at Cimarron Pass Yes Keith Williams Supporting role
1964 A Fistful of Dollars Yes Joe (Man with No Name) Lead role
1965 For a Few Dollars More Yes Manco (Man with No Name) Lead role
1966 The Good, the Bad and the Ugly Yes Blondie (Man with No Name) Lead role
1967 Le streghe Yes Charlie Cameo role
1968 Hang 'Em High Yes Jed Cooper Lead role
Coogan's Bluff Yes Walt Coogan Lead role
Where Eagles Dare Yes Lt. Morris Schaffer Secondary role
1969 Paint Your Wagon Yes  Yes Pardner Secondary role
1970 Two Mules for Sister Sara Yes Hogan Lead role
Kelly's Heroes Yes Pvt. Kelly Lead role
1971 The Beguiled Yes John McBurney Lead role
Play Misty for Me Yes Yes David Garver Lead role
Dirty Harry Yes Harry Callahan Lead role
1972 Joe Kidd Yes Joe Kidd Lead role
1973 High Plains Drifter Yes Yes The Stranger Lead role
Breezy Yes Yes Man in Crowd on Pier Uncredited; Cameo role
Magnum Force Yes Harry Callahan Lead role
1974 Thunderbolt and Lightfoot Yes John 'Thunderbolt' Doherty Lead role
1975 The Eiger Sanction Yes Yes Jonathan Hemlock Lead role
1976 The Outlaw Josey Wales Yes Yes Josey Wales Lead role
The Enforcer Yes Harry Callahan Lead role
1977 The Gauntlet Yes Yes Ben Shockley Lead role
1978 Every Which Way but Loose Yes Philo Beddoe Lead role
1979 Escape from Alcatraz Yes Frank Morris Lead role
1980 Bronco Billy Yes Yes  Yes Bronco Billy McCoy Lead role
Any Which Way You Can Yes  Yes Philo Beddoe Lead role
1982 Firefox Yes Yes Yes Mitchell Gant Lead role
Honkytonk Man Yes Yes Ye  Yes Red Stovall Lead role
1983 Sudden Impact Yes Yes Yes Harry Callahan Lead role
1984 Tightrope Yes Yes Wes Block Lead role
City Heat Yes  Yes Lt. Speer Lead role
1985 Pale Rider Yes Yes Yes Preacher Lead role
1986 Heartbreak Ridge Yes Yes Yes  Yes Gunnery St. Thomas 'Gunny' Highway Lead role
1988 The Dead Pool Yes Harry Callahan Lead role
Bird Yes Yes
1989 Thelonious Monk: Straight, No Chaser Yes
Pink Cadillac Yes Tommy Nowak Lead role
1990 White Hunter Black Heart Yes Yes Yes John Wilson Lead role
The Rookie Yes Yes Nick Pulovski Lead role
1992 Unforgiven Yes Yes Yes William 'Will' Munny Lead role
1993 In the Line of Fire Yes Secret Service Agent Frank Horrigan Lead role
A Perfect World Yes Yes  Yes Texas Ranger Red Garnett Secondary role
1995 The Bridges of Madison County Yes Yes Yes  Yes Robert Kincaid Lead role
The Stars Fell on Henrietta Yes
Casper Yes Himself Uncredited; Cameo role
1997 Absolute Power Yes Yes Yes  Yes Luther Whitney Lead role
Midnight in the Garden of Good and Evil Yes Yes
1999 True Crime Yes Yes Yes  Yes Steve Everett Lead role
2000 Space Cowboys Yes Yes Yes Frank Corvin Lead role
2002 Blood Work Yes Yes Yes Terry McCaleb Lead role
2003 Mystic River Yes Yes Yes 
2004 Million Dollar Baby Yes Yes Yes  Yes Frankie Dunn Lead role
2006 Flags of Our Fathers Yes Yes Yes 
Letters from Iwo Jima Yes Yes
2007 Grace Is Gone Yes 
2008 Changeling Yes Yes Yes 
Gran Torino Yes Yes Yes  Yes Walt Kowalski Lead role
2009 Invictus Yes Yes
2010 Hereafter Yes Yes Yes
Dave Brubeck: In His Own Sweet Way Yes
2011 J. Edgar Yes Yes Yes 
2012 Trouble with the Curve Yes Yes TBA Lead role
Film currently in production
TELEVISAO

Year Title Credited as
Series Episode Director Actor Role
1955 Allen in Movieland Television film Yes Orderly
1956 Highway Patrol "Motorcycle A" Yes Joe Keeley
Death Valley Days Six episodes Yes John Lucas
1957 The West Point Story "White Fury" Yes
1958 Navy Log "The Lonely Watch" Yes Burns
1959 Maverick "Duel at Sundown" Yes Red Hardigan
1959–
1966
Rawhide 217 episodes  Yes Rowdy Yates
1962 Mister Ed "Clint Eastwood Meets Mister Ed" Yes Himself
1985 Amazing Stories "Vanessa in the Garden" ] Yes
2003 The Blues "Piano Blues"  Yes
2009 Johnny Mercer: The Dream's On Me 






Yes  Yes Himself



Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.