Charles Miller biografia









          

 Charles Miller

Charles William Miller (São Paulo, 24 de novembro de 1874 — 30 de junho de 1953) foi um esportista brasileiro, considerado o "pai" do futebol e do rugby   no Brasil.

Biografia

Filho de um pai escocês chamado John D'Silva Miller, que veio ao Brasil para trabalhar na São Paulo Railway Company,  e uma mãe brasileira de ascendência inglesa chamada Carlota Fox, nasceu perto da estação ferroviária do Brás, na época um bairro industrial e operário de São Paulo. Aos dez anos, foi estudar na Inglaterra. Desembarcou em Southampton, no extrerno sul das ilhas britânicas, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School. Atuando como jogador, árbitro e dirigente desde o princípio - e mais tarde apenas nas duas últimas funções - foi um entusiasta do desporto em geral, sendo também fundador da Associação Paulista de Tênis e, sem sombra de dúvidas, é, ao lado de Oscar Alfredo Cox, Belfort Duarte, Hans Nobiling, Arthur Friedenreich e Luís Fabí um dos grandes propagadores do futebol no Brasil.
Em 1884 ele foi mandado para uma escola pública em Hampshire, na Inglaterra, onde aprendeu a jogar futebol, rugby e críquete. Enquanto estava nesta escola, jogou por eles contra os times Corinthian SFC e o de St. Mary.
Ele retornou ao Brasil em 18 de fevereiro de 1894 para trabalhar na São Paulo Railway (posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), como seu pai, tornando-se também correspondente da Coroa Britânica e vice-cônsul inglês em 1904. Trouxe na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados. Miller foi fundamental na montagem do time do São Paulo Athletic Club (SPAC) e a Liga Paulista de Futebol, a primeira liga de futebol no Brasil. Com ele como artilheiro, o SPAC ganhou os três primeiros campeonatos em 1902 de 1903 e 1904. Jogou no clube até 1910, quando encerrou a carreira. Depois disso, o pai do futebol brasileiro ainda atuou como árbitro.
Foi casado com Antonieta Rudge (São Paulo, 13 de junho de 1885 - São Paulo, 1974), uma das grandes pianistas brasileiras de prestígio internacional, deixando geração, que ficou conhecida como Família Rudge Miller.
Companhia Ferrovíaria de São Paulo (São Paulo Railway Company) onde o São Paulo Railway, o time de Charles Miller, venceu por 4 a 2. 

Livro
A história completa de Charles Miller é contada pela primeira vez na biografia escrita pelo historiador John R. Mills.  O livro traz detalhes inéditos da carreira, do casamento, do time de coração, dos negócios, da família de Miller. Tem também documentos e fotografias nunca antes publicados, num verdadeiro resgate da memória do futebol brasileiro. O leitor irá conhecer até os bastidores da primeira partida de futebol do Brasil, que aconteceu no dia 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo.
Controvérsia

Alguns historiadores contestam o pioneirismo de Charles Miller na história do futebol brasileiro, argumentando e apresentando documentação como prova de que o esporte mais popular do Brasil já era praticado no país antes da volta do famoso futebolista brasileiro da terra de seus antepassados.O escocês Thomas Donohoe teria sido o primeiro a promover uma partida de futebol no país.

Thomas Donohoe
 


 
(Thomas Donohoe - é um escocês pioneiro do futebol no Brasil. Surgiu na Fábrica Bangu, que existia no bairro de mesmo nome na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Alguns britânicos que trabalhavam no local, especialmente o escocês Thomas Donohoe, apresentaram o esporte para os brasileiros, trazendo bolas de futebol ao Brasil, isto ainda no século XIX, com a primeira partida sendo disputada em 1894, embora a história "oficial" do início do futebol brasileiro não registre este fato, que conta com farta documentação reunida pelo historiador Carlos Molinari. A versão que indica Charles Miller como introdutor do futebol no Brasil procura desqualificar este momento, dizendo que os jogos realizados antes não o foram em campo com as medidas oficiais, nem com uma organização que previa, entre outras coisas, uniformes às equipes.)



ele e o quarto na fileira do meio







Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.