CAPITAO AZA BIOGRAFIA


]



                                                             Capitão AZA 

O Capitão Aza foi um personagem infantil da televisão brasileira.
… Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô, alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil!, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante e chefe das forças armadas infantis deste Brasil.
Com estas palavras, começava o programa Clube do Capitão Aza, sucesso infantil da antiga TV Tupi Rio que esteve no ar durante 14 anos.
                                                                              História

O Capitão AZA foi criado em Setembro de 1966 durante a ditadura militar, servindo como homenagem a um falecido herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, o capitão aviador Adalberto Azambuja, que era conhecido como AZA entre os aviadores.
O Capitão AZA, com seu uniforme aeronáutico e o capacete de piloto com o "A" com duas asas, era interpretado pelo ator e policial civil Wilson Vianna, e foi criado para tentar superar o programa concorrente da Rede Globo, Capitão Furacão, tendo conseguido tal objetivo ao, após alguns meses, liderar a audiência junto dos mais jovens.
O Capitão Aza buscava trazer à tona bons conselhos como estudar, respeitar os mais velhos, compartilhar da amizade, carinho e amor das pessoas. Sempre que possível e principalmente nos finais de semana, levava as crianças a passeios turísticos promovidos pela TV Tupi  junto com os patrocinadores Riotur e Casas Sendas. Ídolo de toda uma geração, passou a fazer parte do imaginário das crianças de então, que não parecem esquecê-lo até hoje.
O programa dava a oportunidade às crianças de se tornarem artistas através da "Mini Change", espécie de programa de calouros, onde eles eram julgados por um Júri. Os melhores ganhavam cadernetas de poupança e outros prêmios.
Durante os 13 anos que esteve a frente do programa, Wilson Vianna visitou aproximadamente 100 escolas por ano, mantendo assim estreito contato pessoal com os fãs do programa. Em suas visitas, sempre se fazia acompanhar de um guarda policial-militar, um marinheiro, um bombeiro e um ex-oficial da FEB, levando a sua mensagem de civismo às crianças.
Nas datas festivas como o 7 de Setembro, o desfilava com sua possante moto na Av. Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, além de exaltar os feitos dos ex-combatentes (pracinhas) na campanha da Segunda Grande Guerra Mundial.
                                                    O programa

Era apresentado de segunda à sexta, inicialmente apenas para o Rio de Janeiro e a partir de 1974 para todo o Brasil via satélite Embratel. Teve diversas fases e durações. Chegou a 4 horas de duração e por fim, em 1979, 1h e 15 minutos. No princípio era apresentado de dentro de um pequeno avião. Já nos anos 70 ganhou um novo cenário (mais futurista) lembrando uma nave espacial. Em 1974 ganhou mais um cenário. Com o advento da TV em cores, o Capitão Aza teve de se adaptar à nova tecnologia e pintou seu capacete, até então branco, na cor abóbora, para ficar talvez mais visível no espaço de seu cenário. Os efeitos eram elaborados pelo técnico visual J. Reis.

Entre suas principais atrações, estavam os seriados Jeannie é um gênio e "A Feiticeira", os desenhos dos Heróis Marvel: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Namor e Homem Aranha.  Também houve espaço no horário para as séries de "Supermarionation" (animações de marionete) tais como, Thunderbirds, Capitão Escarlate, Joe 90 e Stingray. Outros desenhos apresentados em seu programa foram os desenhos da Turma da Pantera Cor de Rosa, Grump, O Feiticeiro Trapalhão, Anjo do Espaço, Super Robin Hood, Mr. Magoo, Esper: o Garoto a Jato, Vingadores do Espaço, Robô Gigante, Jerry Lewis (desenho) King Kong (desenho), Brasinhas do Espaço entre tantas outras.
Em 1975, o Clube do Capitão Aza apresentou a série Batman, com Adam West, pela primeira vez a cores. Também em 1975, foi resgatado o desenho Speed Racer, que tinha sido exibido pela TV Globo carioca em 72/73 e como aquela ainda não era transmitida em rede nacional, não teve tanta repercussão. Quando exibido pela Tupi dentro do programa, o desenho alcançou o sucesso nacional.
                                                                Histórias em Quadrinhos

Em 1973, o personagem Capitão Aza teve histórias em quadrinhos publicadas na revista "O Cruzeiro Infantil" da Editora O Cruzeiro.
Após o fim da Editora em 1975,  alguns títulos como Pimentinha e Gasparzinho passaram a ser publicados pela Editora Vecchi, outros como Luluzinha  e Heróis da TV (com personagens da Hanna Barbera) foram para a Editora Abril.[6] Mas o Capitão Aza, ao contrário dos outros personagens, não ganhou uma nova revista em quadrinhos. O personagem contudo, continuou associado aos quadrinhos quando, ainda em 1975, a TV Tupi fez uma parceira com a Bloch Editores (editora que publicava personagens da Marvel na época). O programa da TV Tupi (que exibia a série The Marvel Super Heroes) veiculou chamadas para as revistas que a Bloch Editores e de seu "Clube do Bloquinho" que estavam sendo lançadas com os personagens que haviam sido publicados pela Editora EBAL além de novos personagens nunca antes publicados aqui no Brasil. Todas as edições vinham com a coluna "Notícias do Capitão Aza" que divulgava as atividades do programs bem como as visitas, atividades e suas novas atrações. Essa parceira durou até 1978.
                                                                       A despedida

Em 1979, depois de 10 meses sem pagamento, assim como os demais funcionários da TV Tupi, Wilson Vianna apresentou o último Capitão AZA, dizendo como despedida que teria de partir para uma missão no espaço.
Depois disso, houve uma tentativa de se rodar um filme sobre a personagem mas, por falta de patrocínio, o projeto foi cancelado. Em 1981, estava praticamente certo o seu retorno pela TVS. De contrato praticamente acertado com Moysés Weltman (diretor da TV na época), Wilson sofreu o seu segundo enfarte.
Aconselhado pelos médicos e seus familiares a não voltar mais à televisão, pois poderia o expor a mais um infarto, o que poderia ser fatal, o Capitão se retirou definitivamente da mídia, preferindo se dedicar ao seu Hotel/Pousada em Penedo (região serrana do Rio de Janeiro), onde recebia velhos amigos como Flávio Cavalcanti, Roberto Carlos e Aérton Perlingeiro entre outros. Ainda voltaria para algumas pontas cinematográficas em dois filmes: "Atrapalhando a Suate" de 1983 com Dedé, Mussum e Zacarias e "Os Trapalhões e o Mágico de Oróz" de 1985 com Os Trapalhões e Xuxa (sua eterna fã). Também participou de alguns capítulos da minisérie "Marquesa de Santos" em 1983 na Rede Manchete. Depois disso, preferiu viajar o mundo todo. Era também membro da Academia de Cinema de Hollywood.
                    capitao aza e silvio santos
Wilson Viana era delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, e além de interpretar o Capitão AZA atuou em 63 filmes. O ator veio a falecer a 3 de Maio de 2003, com 75 anos, vítima de seu terceiro enfarte. Ele se encontrava no Mato Grosso do Sul, com sua mulher, filho e nora, onde passava uma temporada
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++.

curiosidade nesta mesma epoca na rede globo(Capitão Furacão Capitão Furacão foi um programa infantil de sucesso apresentado pela TV Globo entre os anos de 1965 e 1970 de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, tendo sua primeira transmissão no primeiro dia de TV Globo, 26 de abril de 1965.
O personagem Capitão Furacão era interpretado pelo ator Pietro Mário Pietro Mario Francesco Bongiancchini era apenas um jovem de 26 anos, por isso usava a barba postiça, como ele próprio explica ao Blogue Nostalgia: — Eu comecei como ator, aos 18 anos, na TV Continental. Depois fui para a Tupi e atuei no “Grande Teatro Tupi”. Anos depois, fui convidado pela Globo para integrar o elenco de

 teledramaturgia. Foi então que o diretor artístico da casa, Abdom Torres, sugeriu que eu apresentasse um programa infantil. Tive a ideia de fazê-lo caracterizado, pois era muito jovem. Queria fazer um personagem que fosse parecido com um vovô contando suas histórias. A primeira roupa que fizeram eu parecia um general da banda (risos). Então, peguei uma camisa azul marinho, um cinto da polícia, uma bota de montaria, e a Marinha me cedeu uma japona da corporação e estava criado o Capitão Furacão — lembrou Pietro.
Hoje, o programa é considerado o "avô" de programas infantis como o Xou da Xuxa, Angel Mix e Gente Inocente. Quando o Capitão saiu do ar a TV Globo lançou o seriado “Vila Sésamo”, que entrou em seu lugar. Nessa época, Pietro Mário levou o seu Capitão para a TV Rio, onde passou a se chamar “Clube dos Grumetes”, ficando no ar por mais seis meses.

Pietro Mário representava um velho marujo com boné e cachimbo que apresentava brincadeiras e desenhos. Seu lema era: "Sempre alerta e obediente".
Capitão Furacão também costuma ser lembrado por ter sido o programa que em 1966, promoveu entre as crianças a atriz Elizângela, que depois trabalhou na Globo no Show da Cidade em 1967. Muitas séries de sucesso no Brasil e no mundo exibidas pelo programa Capitão Furacão entre elas: Superman, Os Três Patetas e a mais famosa foi a série Zorro, protagonizada por Guy Williams, Henry Calvin, Don Diamond, George Lewis, Gene Sheldon e muitos outros atores dos anos 1950.)


Tags

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
  1. Eu e meus irmãos adorávamos ver este programa, pena que hoje em dia a maioria dos desenhos são de lutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade nos dias de hoje pouca coisa se salva resta muita saudade desta epoca de ouro

      Excluir