Adão Iturrusgarai (CARTUNISTA)


Adão Iturrusgarai
(Cachoeira do Sul, 1965) é um dos mais importantes cartunistas brasileiros.
Biografia
Nascido em uma família de origem basca, Adão Iturrusgarai publicou seu primeiro desenho aos dezessete anos, no Jornal do Povo, de sua cidade natal. Aos dezoito, ele se mudou para Porto Alegre, onde estudou Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ele também realizou um curso de Artes Plásticas, mas não chegou a conclui-lo .
Em 1991, Iturrusgarai editou a revista DUNDUM e logo depois viajou para Paris. Na França, publicou nas revistas 'Chacal Puant' e 'Flag'. Em 1993 voltou para o Brasil, passando a morar em São Paulo. Em 1994, lançou a revista "Big Bang Bang", que teve quatro números lançados apenas. Foi redator de programas humorísticos da televisão, entre os quais TV Colosso e Casseta & Planeta, da Rede Globo. Em 1994 foi incorporado ao trio "Los 3 amigos" de Angeli, Laerte e Glauco. Teve seu trabalho publicado em diversas revistas brasileiras, tais como "Chiclete com Banana", "Bundas", "Veja", "General" e "Vírus".

Atualmente publica sua tira diária Aline no Jornal Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Tribuna do Norte em Natal, Diário de Pernambuco e Correio da Manhã em Portugal. Colabora também com as revistas "Caros Amigos" e "Capricho". Já recebeu diversos prêmios, e seus álbuns de quadrinhos são editados pela Devir e distribuídos no Brasil e em Portugal.
Casado com Laura argentina, com quem tem dois filhos (Olívia e Camilo), Iturrusgarai reside em Gaiman, uma "colônia galesa encravada na Patagônia argentina", segundo ele mesmo diz em seu site.

            
  Trabalho
As tiras de Iturrusgarai são famosas pelo forma de humor que utiliza. Temas como sexo, homossexualidade e o deboche pelo que se vê na vida em sociedade, utilizando quase sempre de palavrões, são corriqueiros em suas piadas.

 Alguns personagens e temas
Aline - A mais famosa personagem. Trata das aventuras de uma adolescente, com os seus dois amantes, Otto e Pedro. Ganhou um especial de fim de ano exibido pela Rede Globo e foi adaptado para o formato de seriado exibido às quintas-feiras depois de A Grande Família. A série foi exibida até o quinto episódio da segunda temporada, que foi ao ar em 3 de março de 2011.
Rocky & Hudson - as histórias de um casal de homossexuais, em pleno Velho Oeste, em meio a caras durões e bandidos. Os nomes Rocky e Hudson são uma referência ao ator americano homossexual Rock Hudson.
La Vie en Rose - tiras que variam de tema. Ora lidam com pensamentos que tratam com deboche idéias, ora falam de situações do cotidiano.
Família Bícepes - sobre uma família de musculosos, que se utilizam da força para tudo.

 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.