BELA LUGOSI BIOGRAFIA


                   Béla Lugosi

Biografia

O mais jovem dos quatro filhos de um banqueiro, Béla Lugosi começou a sua carreira nos palcos da Europa em várias peças de William Shakespeare. Mas no entanto tornou-se famoso pelo seu papel de Drácula numa encenação da clássica história de vampiro de Bram Stoker, e teve como especialidade os filmes de horror.
Béla Lugosi fugiu de casa com 11 anos, abandonou a escola e engajou-se no trabalho de mineração. Na adolescência começou a atuar em pequenas companhias teatrais. O caminho mais comum o guiou do teatro para o cinema mudo húngaro, atuando com o nome artístico de Arisztid Olt. Porém, teve que interromper seu início de atividades no cinema graças à Primeira Guerra Mundial. Há boatos de que ele tenha sido ferido três vezes, assim causando sua futura dependência em morfina para aliviar as dores que seguiram por sua vida inteira. Há também uma versão que diz que ele conseguiu ser liberado do serviço se passando por louco.
Ao ser liberado do serviço militar, teve uma vida conturbada. Fez cerca de 12 filmes, casou-se pela primeira de cinco vezes e saiu da Hungria por conta das suas opiniões políticas. Ele se refugiou na Alemanha, mas passou pouco tempo no país e foi para o país onde conseguiu alcançar a fama: os Estados Unidos. Béla participou do teatro na comunidade húngaro-americana, e após algum tempo ganhou a oportunidade de interpretar Drácula numa adaptação teatral escrita por John Balderston.
Sua interpretação única e assustadora nesta peça foi que abriu as portas para seu estrelato no cinema. O diretor Tod Browing descobriu e o chamou para interpretar o vampiro em sua versão cinematográfica de Drácula. Este papel deu estrelato a Lugosi, mas ao mesmo tempo o marcou como "um ator de um só papel".
Béla fez vários outros filmes de horror, como também de outros gêneros. Dentre os de horror, merecem destaque Murders in the Rue Morgue, The Raven, Mark of Vampire, dentre outros. Porém, o ator não conseguiu estabilidade no cinema, e passou a partir de meados da década de 30 a atuar em filmes baratos. Ainda conseguiu papéis bons como em Son of Frankenstein, The Ghost of Frankenstein, The Corpse Vanishes, etc... Porém, estereotipado como "Drácula", e seguindo o mesmo declínio do gênero na década de 40, no qual os monstros clássicos protagonizavam filmes em que se enfrentavam ou comédias, Bela ficou desempregado.



Foi descoberto por Ed Wood, que gravou alguns filmes com Bela (inclusive Ed Wood arcou com vários custos de internação de Bela, consumido pelo vício em morfina).
O último filme de Béla Lugosi foi Plan 9 from Outer Space, de Ed Wood. Porém Bela filmou somente uma semana, falecendo no dia 16 de agosto de 1956. Bela foi sepultado com o traje de Drácula a pedido do seu filho e da sua quarta esposa, no cemitério de Holy Cross na cidade de Culver City, na Califórnia. Contrariando a crença popular, Lugosi nunca teria pedido para ser sepultado com o traje tendo deixado essa decisão ao filho e à esposa; Béla Lugosi, Jr. confirmaria em várias ocasiões que ele e a sua mãe teriam tomado a decisão.
O Horror perdia assim um de seus maiores ícones.
Mas Bela Lugosi continua vivo na memória dos fãs do gênero, tendo sido interpretado por Martin Landau, ganhador do Oscar por este papel, no filme "Ed Wood" de Tim Burton.
Início da vida

Lugosi, o caçula de quatro filhos,  nasceu como Béla Ferenc Dezso Blasko em Lugos (na época parte da Áustria-Hungria , agora Lugoj na Roménia ), a Paula de Vojnich e Blasko István, um banqueiro.  Mais tarde, ele baseou seu sobrenome em sua cidade natal.  Ele e sua irmã Vilma foram levantados em uma católica romana da família.   Com a idade de 12, Lugosi abandonou a escola.   Ele começou sua carreira de ator, provavelmente, em 1901 ou 1902. Suas primeiras performances conhecidas são de teatros provinciais na temporada 1903-1904, jogando pequenos papéis em várias peças e operetas . Ele passou a Shakespeare peças e outros papéis importantes. Movendo-se para Budapeste em 1911, ele interpretou dezenas de papéis com o Teatro Nacional da Hungria, no período 1913-1919. Embora Lugosi, mais tarde, afirmam que ele "se tornou o ator principal da Royal National Theater da Hungria", quase todos os seus papéis havia peças pequenas ou de apoio.

Durante a I Guerra Mundial , serviu como uma infantaria tenente no Exército austro-húngaro de 1914-1916. Lá, ele subiu para o posto de capitão da patrulha de esqui e foi premiado com uma medalha por ser ferido na Rússia frente.

Devido à sua militância no sindicato atores na Hungria durante o período da Revolução Húngara de 1919 , ele foi forçado a fugir de sua terra natal.  Ele foi primeiro para Viena , Áustria , e depois se estabeleceu em Berlim , Alemanha , no Langestrasse onde continuou atuando.   Finalmente, ele viajou para Nova Orleans , Estados Unidos como um tripulante a bordo de um navio mercante.

        Carreira

                                                                   primeiros filmes
Aparência Lugosi primeiro filme foi em 1917 o filme Az ezredes (conhecido em Inglês como O coronel). Quando aparecer em húngaro filmes mudos ele usou o nome artístico de Olt Arisztid. Lugosi fez 12 filmes na Hungria entre 1917 e 1918 antes de partir para a Alemanha. Após o colapso de Béla Kun 's húngaro República Soviética em 1919, esquerdistas e sindicalistas tornou-se vulnerável. Lugosi foi proibido de atuar devido à sua participação na formação de um dos atores união . No exílio na Alemanha, ele começou a aparecer em um pequeno número de filmes bem recebidos, incluindo adaptações dos Karl May romances, Auf den Paradieses Trümmern des (On the Brink of Paradise), e Die Todeskarawane (A Caravana da Morte), em frente ao malfadada judaica atriz Dora Gerson . Lugosi deixou a Alemanha em outubro de 1920, com a intenção de emigrar para os Estados Unidos , e entrou no país em New Orleans em dezembro de 1920. Ele fez o seu caminho para Nova York e foi legalmente inspecionados para a imigração em Ellis Island março 1921. [8] Ele declarou sua intenção de se tornar um cidadão dos EUA em 1928, e em 26 de junho de 1931, ele foi naturalizado . 

Em sua chegada na América, a 6 pés 1 polegada (1,85 m), £ 180 (82 kg) Béla trabalhou por algum tempo como um trabalhador, em seguida, entrou no teatro na colônia húngara de Nova Iorque imigrante. Com colegas atores húngaros formou uma pequena empresa de ações que percorreu cidades do Oriente, tocando para platéias de imigrantes. Ele atuou em seu primeiro Broadway jogo, The Poppy Red, em 1922. Mais três peças vieram em 1925-1926, incluindo uma corrida de cinco meses na comédia de fantasia The Devil in the Cheese.  Seu primeiro papel no cinema americano veio em 1923 o melodrama O Comando silencioso . Vários papéis mais silenciosos seguido, como vilões ou tipos continentais, todos em produções feitas na área de Nova York.

   Drácula
Lugosi foi abordado no verão de 1927  para estrelar uma produção da Broadway de Drácula adaptado por Hamilton Deane e John L. Balderston de Bram Stoker 's romance . O Horace Liveright produção foi bem-sucedida, correndo 261 apresentações antes de turnê. Ele foi logo chamado a Hollywood para peças de caracteres no início talkies .

Apesar de seu desempenho aclamado no palco, Lugosi não era da Universal Pictures primeira escolha "para o papel de Drácula, quando a empresa adquiriu os direitos para o jogo Deane e começou a produção em 1930. Um rumor persistente afirma que o diretor Tod Browning é colaborador de longa data, Lon Chaney , foi a primeira escolha da Universal para o papel, e que Lugosi foi escolhido apenas devido à morte de Chaney, pouco antes da produção. Isso é questionável, porque Chaney estava sob contrato de longo prazo para a Metro-Goldwyn-Mayer desde 1925, e tinha negociado um contrato lucrativo novo pouco antes de sua morte.

Chaney e Browning tinham trabalhado juntos em vários projetos (incluindo quatro finais Chaney cinco lançamentos), mas Browning foi apenas uma escolha de última hora para dirigir a versão cinematográfica de Dracula depois da morte do diretor Paul Leni , que foi originalmente escalado para dirigir.

                                                             A conversão de tipo
Através de sua associação com Dracula (em que ele apareceu com maquiagem mínima, usando a sua voz natural, com forte sotaque), Lugosi encontrou-se typecast como um horror vilão em filmes como Assassinatos na Rua Morgue , The Raven , e Filho de Frankenstein para a Universal , e independente do White Zombie . Seu sotaque, enquanto uma parte de sua imagem, limitou os papéis que ele poderia jogar.

Lugosi fez tentativa de romper tipo de audições para papéis de outros. Ele perdeu para Lionel Barrymore para o papel de Rasputin em Rasputin ea Imperatriz ; C. Henry Gordon para o papel de Surat Khan em Carga da Brigada Ligeira , Basil Rathbone para o papel de comissário Dimitri Gorotchenko em Tovarich (a Lugosi papel tinha jogado no palco). Ele fez jogar o elegante, um pouco temperamental general Nicholas Strenovsky-Petronovich na International House .

Independentemente da controvérsia, cinco filmes da Universal - O Gato Preto e O Corvo e O Raio Invisível e Filho de Frankenstein , Black Friday (mais pequenas performances cameo em 1934, do dom da palavra ) e dois na RKO Pictures , Você vai descobrir e O Body Snatcher - emparelhado com Lugosi , Boris Karloff . Apesar do tamanho relativo de seus papéis, inevitavelmente Lugosi tem facturação ao segundo, abaixo Karloff. Atitude Lugosi em direção Karloff é objecto de relatórios contraditórios, alguns alegando que ele era abertamente ressentido do sucesso Karloff a longo prazo e capacidade de obter bons papéis para além da arena de horror, enquanto outros sugeriram que os dois atores estavam - por um tempo, pelo menos - bons amigos. Karloff-se em entrevistas sugeriram que Lugosi foi inicialmente desconfiado dele quando eles atuaram juntos, acreditando que o inglês poderia tentar ofuscar ele. Quando este provou não ser o caso, de acordo com Karloff, Lugosi estabeleceu-se e trabalharam juntos amigavelmente (embora alguns tenham ainda comentou que Karloff demanda no set de romper com as filmagens para o meio da tarde de chá irritado Lugosi).

Universal tentou dar Lugosi papéis mais heróicos, como em O Gato Preto , O Raio Invisível , e um papel romântico na aventura de série O Regresso de Chandu, mas seu problema typecasting estava muito enraizada para essas funções para ajudar.

Lugosi se dirigiu ao seu pedido para ser lançado no horror não-papéis diretamente para diretores de elenco por meio de sua listagem no 1937 Diretório Jogadores , publicado pela Academia de Cinema, em que ele (ou seu agente) chama a idéia de que ele só é adequado para horror filmes "um erro". 
Plano de Carreira
Uma série de fatores funcionou contra Lugosi carreira em meados dos anos 1930. Universal mudou de gerência em 1936, e por causa da proibição britânica sobre filmes de terror, deixou-os cair de sua programação de produção; Lugosi encontrou-se remetido para-horror não da Universal, unidade B-filme , às vezes em pequenos papéis onde ele estava, obviamente, utilizado para "nome valor "apenas. Ao longo da década de 1930, Lugosi, experimentando um declínio carreira grave apesar da popularidade com o público (os executivos da Universal sempre preferiu seu rival Karloff), aceitou muitos papéis principais de produtores independentes, como Nat Levine, Sol Menor , e Sam Katzman . Estes thrillers de baixo orçamento indicam que Lugosi foi menos discriminação do que Karloff na seleção de veículos de tela, mas a exposição ajudou Lugosi financeiramente se não artisticamente. Lugosi tentou se manter ocupado com o trabalho de palco, mas teve que pedir dinheiro emprestado do Fundo dos atores para pagar as contas do hospital quando sua única filha, Bela Lugosi George, nasceu em 1938.

Sua carreira foi dada uma segunda chance por Universal do Filho de Frankenstein em 1939, quando interpretou o papel de personagem de Ygor , que usa o monstro para a sua própria vingança, na maquiagem pesada e barba. No mesmo ano Lugosi desempenhando um papel caráter reto em um grande filme: ele era um comissário em popa MGM comédia 's Ninotchka , estrelado por Greta Garbo . Este papel pequeno, mas de prestígio poderia ter sido um ponto de viragem para o ator, mas dentro de um ano ele estava de volta em Hollywood linha da pobreza , jogando pistas para Sam Katzman. Estes horror, comédia e mistério B-filmes foram lançados pela Monogram Pictures . No Universal, muitas vezes ele recebeu faturamento de estrela para o que equivalia a uma parte de suporte. O Gorilla (1939) tinha-lhe jogar o homem reto para Patsy Kelly , em um papel que ela disse autor Boze Hadleigh foi seu
melhor papel
Aparentemente devido a ferimentos recebidos durante o serviço militar, Lugosi desenvolvido grave e crônica dor ciática . Embora no início ele foi tratado com remédios para as dores como espargos suco, os médicos aumentaram a medicação para os opiáceos . O crescimento de sua dependência de analgésicos, particularmente a morfina e metadona , foi diretamente proporcional à diminuição de ofertas de tela. Em 1943, ele finalmente fez o papel de monstro de Frankenstein na Universal do Frankenstein Encontra o Lobisomem , que desta vez contido diálogo (voz Lugosi tinha sido apelidado sobre a de Lon Chaney, Jr. , a partir de leituras de linha no final de 1942 é O Fantasma de Frankenstein porque o cérebro Ygor havia sido transplantado para o Monstro). Lugosi continuou a desempenhar o monstro com a consciência de Ygor, mas com gestos tateando porque o Monstro agora estava cego. Em última análise, tudo de diálogo do monstro e todas as referências a sua cegueira foram editados fora do filme lançado, deixando uma performance estranha mutilados caracterizada por gestos inexplicáveis ??e movimentos labiais com nenhuma palavra que sai. Ele também veio para recriar o papel de Drácula uma segunda e última vez no cinema em Abbott e Costello Conheça Frankenstein em 1948. Por esta altura, uso de drogas Lugosi era tão notório que os produtores não estavam mesmo cientes de que Lugosi ainda estava vivo, e tinha escrito a lápis ator Ian Keith para o papel.

Abbott e Costello Meet Frankenstein foi o último filme de Bela Lugosi "A". Para o resto de sua vida, ele apareceu - menos e com menor freqüência - em obscuros, de baixo orçamento recursos. De 1947 a 1950, ele atuou em estoque do verão , muitas vezes em produções de Drácula ou Arsenic and Old Lace , e durante o resto do ano fez aparições pessoais em um "show fantasma" de turismo e na televisão. Enquanto na Inglaterra para fazer uma tour de seis meses de Drácula em 1951, ele co-estrelou uma comédia filme lowbrow, Mãe Riley Meets the Vampire (também conhecido como Vampiro sobre Londres e meu filho, o Vampiro). Após o seu regresso à América, Lugosi foi entrevistado para a televisão, e revelou a sua ambição de jogar mais comédia, embora melancolicamente observando: "Agora eu sou o bicho-papão." Independente produtor Jack Broder tomou Lugosi em sua palavra, lançando-o em uma comédia selva-temático, Bela Lugosi Meets um gorila Brooklyn . Outra oportunidade para a comédia veio em setembro de 1949, quando Milton Berle convidou Lugosi para aparecer em um esboço sobre Texaco Star Theater .   Lugosi memorizado o script para a sátira, mas ficou confuso no ar quando Berle começou a improvisar. 
     Trabalhando com Ed Wood
No final de sua vida, Bela Lugosi novamente recebeu faturamento de estrela em filmes quando o cineasta Ed Wood , um fã de Lugosi, encontrou-o vivendo na obscuridade e pobreza de perto e ofereceu-lhe papéis em seus filmes, como um narrador anônimo em Glen ou Glenda e um Dr. Frankenstein -like cientista louco em Noiva do Monstro . Durante a pós-produção deste último, Lugosi decidiu procurar tratamento para seu vício em drogas , ea estréia do filme foi dito ser destinado para ajudar a pagar as suas despesas hospitalares. De acordo com Kitty Kelley 's biografia de Frank Sinatra , quando o artista ouviu falar de problemas Lugosi, ele ajudou com as despesas e visitou no hospital. Lugosi gostaria de relembrar sua surpresa, uma vez que ele nem sabia que Sinatra. 

Durante uma entrevista improvisada em cima de sua saída do centro de tratamento em 1955, Lugosi afirmou que ele estava prestes a ir trabalhar em um novo filme de Ed Wood, The Ghoul Goes West. Este foi um dos vários projetos propostos por Wood, incluindo O Fantasma Ghoul e Dr. Acula. Com Lugosi em Drácula sua famosa capa, Wood tiro filmagem teste de improviso, sem nenhuma história em mente, na frente de Tor Johnson home 's, um cemitério de subúrbio e em frente do edifício Lugosi apartamento na Via Carlton. Este filme acabou em Plan 9 from Outer Space , que foi filmado principalmente depois da morte de Lugosi. Madeira contratou Tom Mason , sua esposa quiroprático , para o dobro Lugosi em fotos adicionais. [16] Mason é mais fino que Lugosi, e em cada cena cobre a metade inferior do rosto com a sua capa, como Lugosi às vezes fazia na Abbott & Costello Conheça Frankenstein.

Após o tratamento, Lugosi fez um filme final, no final de 1955, The Sleep Preto , para Bel-Air Pictures, que foi lançado no verão de 1956 até a United Artists , com uma campanha promocional que incluiu várias aparições pessoais. Para sua decepção, no entanto, seu papel neste filme foi de um mudo , sem diálogo.


       Vida pessoal

Em 1917, casou Lugosi Ilona Szmick. O casal se divorciou em 1920, supostamente por causa de diferenças políticas com seus pais.

Em 1929, Lugosi assumiu seu lugar na sociedade e Hollywood escândalo quando se casou com ricos de São Francisco Semanas viúva Beatrice, mas ela pediu o divórcio após quatro meses. Semanas citado atriz Clara Bow como a "outra mulher".

Em 1933 ele se casou com 19-year-old Lillian Arch, filha de imigrantes húngaros. Eles tiveram um filho, Bela Lugosi G. , em 1938.

Lillian e Béla se divorciaram em 1953,  , pelo menos, parcialmente por causa do ciúme de Béla sobre Lillian aceitar um emprego em tempo integral como assistente de Brian Donlevy nos sets e estúdios de rádio Donlevy e Atribuição da série de televisão Dangerous   - Lillian eventualmente se casou com Brian Donlevy, em 1966.
Lugosi casado Esperança Lininger, sua quinta esposa, em 1955. Ela tinha sido um fã dele, escrevendo cartas para ele quando ele estava no hospital se recuperando do vício de Demerol . Ela iria assinar suas cartas 'Um traço da Esperança'.

                                                                                        Morte
Lugosi morreu de um ataque cardíaco em 16 de agosto de 1956, enquanto estava deitado em um sofá em sua Los Angeles, casa. Ele tinha 73 anos.   O rumor de que Lugosi estava segurando o roteiro de The Final Curtain, um projeto planejado Ed Wood, no momento de sua morte não é verdade. 

Lugosi foi enterrado vestindo um dos figurinos do Cabo Drácula, por solicitação de seu filho e quarta esposa, no Cemitério Santa Cruz, em Culver City, Califórnia . Ao contrário da crença popular, Lugosi nunca pediu para ser enterrado em sua capa, Bela Lugosi G. . confirmado em inúmeras ocasiões que ele e sua mãe, Lillian, realmente tomou a decisão, mas acredita que é o que seu pai teria querido .

  Legado
Em 1979, a Universal Pictures Lugosi v. decisão da Suprema Corte da Califórnia decidiu que Bela Lugosi de direitos da personalidade não poderia passar para seus herdeiros, como um autor teria. O tribunal decidiu que, segundo a lei da Califórnia quaisquer direitos de publicidade, incluindo o direito à sua imagem, terminou com a morte de Lugosi.
Na Tim Burton 's 1994 Ed Wood , Lugosi é jogado por Martin Landau , que recebeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante . De acordo com Bela Lugosi G. (seu filho), Ackerman Forrest, Dolores Fuller e Richard Sheffield, nunca Lugosi usou palavrões, de propriedade de cães pequenos, ou dormiam em caixões. O filme fabricado muito sobre o ator húngaro.

Três projetos de Lugosi foram apresentados no programa de televisão Mystery Science Theater 3000 . The Corpse desaparece apareceu no episódio 105, a série The Creeps Fantasma em toda a segunda temporada eo Ed A produção de madeira Noiva do monstro no episódio 423.

Um episódio de Sledge Hammer intitulado "Last of the Vampires Red Hot" foi uma homenagem à Bela Lugosi, no final do episódio, que foi dedicado ao "Sr. Blasko".
Em 2001, a BBC Radio 4 transmissão há coisas por Steven McNicoll e Mark McDonnell. Focalizando Lugosi e sua luta bem documentado para escapar do papel que teve typecast ele, o jogo passou a receber o Prêmio Dean Hamilton para a melhor apresentação dramática da Sociedade Drácula em 2002.

Uma estátua de Lugosi pode ser visto hoje em um dos cantos do Castelo Vajdahunyad em Budapeste .

A Ellis Island Museu da Imigração em New York City apresenta um ao vivo, jogo de 30 minutos que incide sobre a entrada ilegal Lugosi no país e depois de sua chegada a Ellis Island para entrar no país legalmente. 

A capa Lugosi usou no filme 1931 Dracula ainda sobrevive até hoje na posse da Universal Studios.

O jogo teatral Lugosi - um árnyéka Vampir (Lugosi - o Sombra do Vampiro, em húngaro ) é baseado na vida de Lugosi, contando a história de sua vida como ele se torna estereotipado como Drácula e como seus piora da toxicodependência. Ele foi jogado por um dos atores mais famosos da Hungria, Ivan Darvas .

Serigrafia Andy Warhol de 1963 O beijo mostra de Lugosi Dracula prestes a morder o pescoço de co-estrela Helen Chandler , que jogou Mina Harker . A cópia vendida por 798 mil dólares americanos em Christie em maio 2000. 

Lugosi também foi o tema de " Bela Lugosi Dead ", o primeiro single pelo Inglês banda de rock Bauhaus . Foi lançado em agosto de 1979 e é frequentemente considerado como o primeiro rock gótico registro.

Bela Lugosi foi um membro fundador do Screen Actors Guild.



A FILMOGRAFIA DE BELA LUGOSE

1910s

]1920s

]1930s

]1940s

 1950s

]Other films

This includes unfinished films and declined or cancelled roles.

]Further reading


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.