BIOGRAFIA MARILYN MONROE

biografia Marilyn Monroe





Marilyn Monroe Norma Jeane Mortensen Baker (01 de junho de 1926 - 05 de agosto de 1962), profissionalmente reconhecido como Marilyn Monroe, foi uma americana atriz , modelo e cantora , que se tornou um grande símbolo sexual , estrelando uma série de movimento bem sucedido comercialmente imagens durante os anos 1950 e início de 1960.
Depois de passar boa parte de sua infância em 
adotivos casas, Monroe começou uma carreira como modelo, o que levou a um contrato de cinema em 1946 com a Twentieth Century-Fox . Suas aparições em filmes iniciais eram menores, mas suas performances em The Asphalt Jungle e All About Eve (ambos 1950) chamou a atenção para ela. Em 1953, Monroe tinha progredido para um papel de liderança em Niagara (1953), um melodramático filme noirque habitava em seu poder de sedução. Sua " loira burra "persona foi utilizado para efeito cômico nos filmes posteriores, comoOs Homens Preferem as Loiras (1953), How to Marry a Millionaire (1953) eO Pecado Mora ao Lado (1955). Limitado pela typecasting , Monroe estudou no Actors Studio para ampliar seu alcance. Sua performance dramática naBus Stop (1956) foi aclamado pela crítica e recebeu uma Golden Globenomeação. Sua produtora, Marilyn Monroe Productions, lançado O Príncipe eo Showgirl (1957), pelo qual recebeu um BAFTAnomeação e ganhou umDavid di Donatello prêmio. Ela recebeu um Globo de Ouro por sua atuação em Some Like It Hot (1959). O último filme de Marilyn Monroe foi concluídaThe Misfits , co-estrelado por Clark Gable , com roteiro de seu então marido,Arthur Miller .
Os anos finais da vida de Marilyn Monroe foram marcados pela doença, problemas pessoais, e uma reputação de fiabilidade e de ser difícil trabalhar com. 
As circunstâncias de sua morte , de uma overdose de barbitúricos , têm sido objecto de conjectura. Embora oficialmente classificado como um "provável suicídio", a possibilidade de uma overdose acidental, bem como de homicídio, não foram descartadas. Em 1999, Monroe foi classificado como o sextomaior estrela feminina de todos os tempos pelo American Film Institute . Nas décadas seguintes a sua morte, ela tem sido freqüentemente citado tanto como um pop e um ícone cultural , bem como a quintessência americana símbolo sexual .

Família e início da vida


Marilyn Monroe nasceu em 01 de junho de 1926, no Los Angeles County Hospital como Norma Jeane Mortenson (logo depois mudou para Baker), o terceiro filho nascido de Gladys Baker Pérola (née Monroe) (27 de maio, 1902 - Março 11, 1984). Monroe nomes certidão de nascimento do pai como Martin Edward Mortensen, com a sua residência indicada como "desconhecida". O nome Mortenson é listado como seu sobrenome na certidão de nascimento, embora Gladys imediatamente tinha mudado para Baker, o sobrenome de seu primeiro marido e que ela ainda é usado. Sobrenome Martin foi digitado incorretamente na certidão de nascimento levando a uma maior confusão em que seu pai era real. Gladys Baker tinha casado com um Martin E. Mortensen em 1924, mas eles haviam se separado antes da gravidez Gladys ". Vários dos biógrafos de Marilyn Monroe sugerem que Gladys Baker usou seu nome para evitar o estigma da ilegitimidade. Mortensen morreu com a idade de 85, e certificado de nascimento de Monroe, em conjunto com o casamento de seus pais e os documentos de divórcio, foram descobertos. Os documentos mostram que Mortensen entrou com pedido de divórcio de Gladys em 5 de março de 1927, e foi finalizado em 15 de outubro de 1928. Ao longo de sua vida, Marilyn Monroe negou que Mortensen era seu pai. Ela disse que, quando ela era criança, ela havia sido mostrada uma fotografia de um homem que identificou como Gladys seu pai, Charles Stanley Gifford. Ela se lembrou que tinha um bigode fino e um pouco parecido com Clark Gable , e que ela tinha divertiu-se, fingindo que Gable era seu pai.   
Gladys era mentalmente instável e financeiramente incapazes de cuidar da jovem Norma Jeane, então ela colocou a pais adotivos Albert e Ida Bolender de
Hawthorne , Califórnia, onde viveu até ela tinha sete anos. Um dia, Gladys visitou e exigiu que os Bolenders retornar Norma Jeane para ela. Ida se recusou, ela sabia que Gladys era instável e que a situação não iria beneficiar a sua jovem filha. Gladys puxado Ida para o quintal, então corri para a casa e se trancou dentro Alguns minutos depois, ela saiu com um dos sacos militares Albert Bolender de mochilas. Para horror de Ida, Gladys tinha enchido um grito Norma Jeane dentro do saco, fechou-a, e estava levando ele para a direita fora com ela. Ida cobrado em sua direção, e sua luta dividir o saco à parte, despejar Norma Jeane, que chorou em voz alta como Ida agarrou-a e puxou-a de volta para dentro da casa, longe de Gladys. Em 1933, Gladys comprou uma casa e trouxe Norma Jeane para viver com ela. Poucos meses depois, Gladys começou uma série de episódios mentais que atormentam pelo resto de sua vida. In My Story,Monroe lembra de sua mãe "gritando e rindo", como ela foi violentamente removidos para o Hospital Estadual em Norwalk .
Norma Jeane foi declarada uma 
ala do estado . O melhor amigo de Gladys, Grace McKee, tornou-se seu guardião . Foi a graça que disse Monroe que um dia ela se tornaria uma estrela de cinema. Grace foi cativado por Jean Harlow , e deixaria Norma Jeane usar maquiagem e levá-la para obter o cabelo enrolado. Eles vão ao cinema juntos, formando a base para o fascínio Norma Jeane com o cinema e as estrelas na tela. Quando Norma Jeane tinha 9 anos, casado McKee Ervin Silliman "Doc" Goddard em 1935 e, posteriormente, enviado à Casa Monroe Los Angeles Orphans (Hollygrove rebatizado mais tarde), seguido por uma sucessão de lares adotivos . ]Enquanto a Hollygrove, várias famílias estavam interessados ​​em adotar seu, no entanto, a relutância por parte de Gladys para assinar os papéis de adoção frustrado as tentativas. Em 1937, Monroe mudou de volta para casa Graça e Doc Goddard, juntando-se filha de Doc de um casamento anterior.Devido às freqüentes tentativas Doc atacar sexualmente Norma Jeane, este acordo não durou muito tempo.
Graça enviou Monroe para viver com sua tia-avó, Brunings Olive em
Compton , Califórnia, este foi também um breve período terminou com uma agressão (alguns relatos dizem que foi sexual) - um dos filhos de Olive tinha atacado a escola agora de meia- menina envelhecida. Biógrafos e psicólogos têm questionado se, pelo menos, alguns dos comportamentos mais tarde Norma Jeane (ou seja, hipersexualidade, distúrbios do sono, abuso de substâncias, distúrbios relações interpessoais), foi uma manifestação dos efeitos do abuso sexual na infância no contexto de suas relações já problemáticas com ela mãe psiquiatricamente doente e cuidadores subseqüentes. No início de 1938, Grace mandou-a para viver com ainda uma outra de suas tias, Ana Lower, que viveu em Van Nuys , uma outra cidade no Condado de Los Angeles. Anos mais tarde, ela iria refletir com carinho sobre o tempo que ela passou com Lower, a quem ela carinhosamente chamada de "tia Ana". Ela explicava que era uma das únicas vezes em sua vida quando sentiu verdadeiramente estável. Como ela envelheceu, no entanto, Abaixe desenvolvidos sérios problemas de saúde.   
Em 1942, Monroe voltou para casa Graça e Doc Goddard. Enquanto freqüentava a 
Van Escola Nuys alta , ela conheceu o filho de um vizinho,James Dougherty(mais comumente referida como simplesmente "Jim"), e começou um relacionamento com ele. Alguns meses mais tarde, Grace e Doc Goddard decidiu se mudar para a Virgínia, onde Doc tinha recebido uma oferta de trabalho lucrativo. Embora nunca foi explicado o porquê, eles decidiram não tomar Monroe com eles. Uma oferta de uma família da vizinhança para adotá-la foi proposto, mas Gladys rejeitou a oferta. Com poucas opções, Grace se aproximou mãe Dougherty e sugeriu que Jim se casar com ela para que ela não teria que voltar para um orfanato cuidado ou substituta, quando ela tinha dois anos abaixo da idade legal da Califórnia. Jim era inicialmente relutante, mas ele finalmente cedeu e casou com ela em uma cerimônia organizada por Ana Lower. Durante este período, Monroe brevemente apoiado sua família como uma dona de casa. Em 1943, durantea Segunda Guerra Mundial , Dougherty alistou-se na Marinha Mercante . Ele foi inicialmente estacionados na ilha de Santa Catalina na costa oeste da Califórnia, e Monroe viveu com ele lá na cidade de Avalon por vários meses antes de ele ser enviado para fora do Pacífico . Medo de que ele poderia não voltar vivo, Monroe pediu-lhe para tentar engravidá-la antes que ele deixou. Dougherty discordou, achando que ela era muito jovem para ter um bebê, mas ele prometeu que iria revisitar o assunto quando ele voltou para casa. Posteriormente, Monroe foi morar com a mãe de Dougherty.

Carreira

Os primeiros trabalhos: 1945-1947

Enquanto Dougherty servido na Marinha Mercante, sua esposa começou a trabalhar na fábrica de munições Radioplane , principalmente peças de aviões de pulverização com retardante de fogo e fiscalizar pára-quedas . Durante esse tempo, David Conover da Unidade do Exército dos EUA Imagem 1 Movimento notou e tirou uma série de fotografias, nenhuma das quais apareceu em Yank revista, embora alguns ainda afirmam que este seja o caso. Ele a encorajou a solicitar à Agência Blue Book Modeling. Ela assinou com a agência e começou a pesquisar a obra de Jean Harlow eLana Turner . Ela foi informada que eles estavam procurando por modelos com cabelos mais claros, de modo Norma Jeane branqueada cabelo morena um louro dourado.
Norma Jeane se tornou um dos mais bem sucedidos modelos Blue Book da, ela apareceu em dezenas de capas de revistas.Sua carreira de modelo bem sucedido trouxe para a atenção de 
Ben Lyon , a 20th Century Foxexecutivo, que arranjou um teste de tela para ela. Lyon foi impressionado e comentou: "É Jean Harlow tudo de novo ". [  Ela foi oferecido um contrato de seis meses de fábrica com um salário inicial de R $ 125 por semana. Lyon não gosto do nome Norma Jeane e escolheu "Carole Lind" como nome artístico, depois de Carole Lombard e Jenny Lind , mas logo decidiu que não era uma escolha adequada.Monroe foi convidado para passar o fim de semana com Lyon e sua esposa Bebe Daniels em sua casa. Foi aí que eles decidiram encontrar-lhe um novo nome. Após seu ídolo Jean Harlow, ela decidiu escolher o nome de solteira da mãe de Monroe.Diversas variações como Norma Jeane Monroe e Monroe Norma foram julgados e, inicialmente, "Jeane Monroe" foi escolhido. Eventualmente, Lyon decidiu Jeane e variantes eram muito comuns, e ele se decidiu por um nome mais aliterativo soando. Ele sugeriu "Marilyn", comentando que ela lembrou deMarilyn Miller . Monroe era inicialmente hesitante porque Marilyn foi a contração do nome de Mary Lynn, um nome que ela não gostava. carece de fontes?  Lyon, no entanto, senti que o nome "Marilyn Monroe" foi sexy, tinha um "bom fluxo", e seria ser "sortudo", devido à dupla "M" e, portanto, Norma Jeane Baker levou o nome de Marilyn Monroe.
Seu primeiro papel no cinema foi uma parte sem créditos como telefonista em 
The Shocking Miss Pilgrim , em 1947, estrelado por Betty Grable . ] Ela ganhou um pequeno papel no mesmo ano em anos perigosos e aparições extra no filme ocidental Green Grass of Wyoming , estrelado por Peggy Cummins eo filme musical You Were Meant for Me , estrelado por Jeanne Crain e Dan Dailey . Ela também ganhou um papel de três cena como Betty em Scudda Hoo! Scudda Hay! , mas antes do lançamento do filme da parte dela foi cortada para baixo para uma cena de uma linha breve. últimas Monroe três filmes não seriam liberados até 1948, que foi meses depois de seu contrato tinha terminado no final de 1947.


Breakthrough: 1948-1951

Em 1948, Monroe assinou um contrato de seis meses com a Columbia Pictures e foi introduzido ao estúdio da cabeça o drama treinador Natasha Lytess , que se tornou seu treinador atuando por vários anos. Ela estrelou em baixo orçamento musicais Ladies of the Chorus ( 1948). Monroe foi capitalizada como um dos pontos positivos do filme, eo filme teve apenas um sucesso moderado. Durante o seu curto período na Universidade de Columbia, chefe do estúdio Harry Cohnsuavizou um pouco sua aparência, corrigindo um overbite ligeiro que tinha.
Após o lançamento das senhoras mal revisados ​​da Chorus e ser lançadas pela Columbia, Monroe teve que lutar para encontrar trabalho. Ela queria particularmente trabalho no cinema, e quando as ofertas não veio, ela voltou para a modelagem. Em 1949, ela chamou a atenção do fotógrafo Tom Kelley , que a convenceu a posarnua . Monroe foi colocado para fora em uma tela grande de seda vermelho e posou para fotos incontáveis. Ela recebeu US $ 50 e assinou o formulário de autorização de modelo como "Mona Monroe". Esta foi a única vez em que Monroe foi pago para ela posar nua.
Logo depois ela teve um pequeno papel no Irmãos Marx filme Love Happy (1949). Monroe impressionou os produtores, que mandou para Nova York para figurar na campanha promocional do filme. Amor Feliz Monroe trouxe para a atenção do agente de talentos , Johnny Hyde , que concordou em representá-la. Depois de assinar com Hyde, Monroe teve papéis breves em três filmes: um bilhete para Tomahawk , direito Cruz , e da bola de fogo em todos que foram lançados em 1950 e não trouxe a atenção para a carreira de Marilyn Monroe. Hyde logo depois arranjado para ela fazer um teste para John Huston , que depositou o seu na Metro-Goldwyn-Mayer o drama A selva de asfalto como o jovem amante de um criminoso de envelhecimento. Sua performance trouxe opiniões fortes, e foi visto pelo escritor e diretor, Joseph Mankiewicz . Ele aceitou a sugestão de Hyde para lançar Monroe em um pequeno papel em comédiaAll About Eve como Miss Caswell, uma aspirante a atriz, descrita por outro personagem como um estudante de "A Escola de Arte Dramática de Copacabana". Mankiewicz comentou mais tarde que ele tinha visto uma inocência nela que ele achou atraente, e que este tinha confirmado sua crença na sua adequação para o papel. [30] Seguindo o sucesso de Marilyn Monroe nestes papéis, Hyde negociou um contrato de sete anos para ela com 20th Century Fox , pouco antes de sua morte em dezembro de 1950. Foi em algum momento durante este período de 1949-1950 que Hyde arranjado para ela ter um ligeiro solavanco da cartilagem removida do seu nariz bulboso pouco que ainda suavizou sua aparência e contas para a pequena variação no olhar que ela tinha em filmes a partir de 1950.
Em 1951, Monroe matriculados na Universidade da Califórnia, Los Angeles , onde estudou literatura e apreciação da arte. Depois Monroe teve partes menores em quatro filmes: o drama de baixo orçamento História Home Town com Jeffrey Lynn , e três comédias: Como jovem como você se sente com Monty Woolley eRitter Thelma ; Love Nest com junho Haver e Lundigan William , e vamos torná-lo legal com Claudette Colbert e Carey Macdonald , todos os quais foram filmados em um orçamento moderado e só ficou levemente sucesso. Em março de 1951, ela apareceu como apresentador na 23 Academy Awards cerimônia. ] Em 1952, Monroe apareceu na capa da Veja revista vestindo um Georgia Tech camisola como parte de um artigo comemorando a inscrição do sexo feminino para o campus principal da escola. No início de 1950, Monroe, sem sucesso teste para o papel de Daisy Mae, em uma proposta de Li'l Abner série de televisão baseada no Al Capp quadrinhos, mas o esforço nunca se materializou. 

Principais filmes: 1952-1955

Em março de 1952, Monroe enfrentou um possível escândalo quando uma de suas fotos nuas de sua sessão de 1949 com o fotógrafo Tom Kelley foi destaque em um calendário. A imprensa especulou sobre a identidade do modelo anônimo e comentou que ela se assemelhava muito à Monroe. Como o estúdio discutiu como lidar com o problema, Monroe sugere que ela deveria simplesmente admitir que ela havia posado para a fotografia, mas enfatizar que ela tinha feito isso só porque ela não tinha dinheiro para pagar o aluguel. Ela deu uma entrevista em que discutimos as circunstâncias que a levaram a posar para as fotografias, e da publicidade resultante provocou um grau de simpatia pela sua situação como uma atriz lutando. 
Ela fez sua primeira aparição na capa da Vida revista em abril de 1952, onde ela foi descrita como "The Talk of Hollywood". ]No ano seguinte, ela foi fotografada pelo famoso fotógrafo da revista Life Alfred Eisenstaedt , considerado "o pai da fotojornalismo ". Ele fotografou Monroe no pátio de sua casa em Hollywood. Muitas das imagens da sessão que foram reproduzidas em várias publicações posteriores e pela revista Life. Monroe estava satisfeito com suas imagens dela, mais tarde dizendo a ele: "Você fez um palácio fora do meu pátio." 
Histórias de sua infância e educação retratou em uma luz simpática: uma história de capa para a edição de maio 1952 da revista verdadeiras experiências mostrou um sorriso saudável e Monroe ao lado de uma legenda que dizia: "Eu pareço feliz que eu deveria para eu era um? ninguém criança queria. A garota solitária com um sonho que despertou para encontrar esse sonho realidade. Eu sou Marilyn Monroe. Leia a minha história de Cinderela ". Foi também nessa época que ela começou a namorar o jogador de beisebol Joe DiMaggio . Uma fotografia de DiMaggio visitando Monroe no estúdio 20th Century Fox foi impressa em jornais de todo o Estados Unidos, e os relatos de um romance entre eles o desenvolvimento gerado interesse em Monroe. 
Quatro filmes em que Monroe apresentados foram liberados no início de 1952. Ela havia sido emprestado a RKO Studios para aparecer em um papel de apoio noClash by Night , uma Barbara Stanwyck drama, dirigido por Fritz Lang . Lançado em junho de 1952, o filme era popular com o público, com muito de seu sucesso creditado ao curiosidade sobre Monroe, que tenha recebido avaliações favoráveis ​​dos críticos. 
Isto foi seguido por dois filmes lançados em julho, a comédia não somos casados! , eo drama não se incomodam de Knock . não somos casados! caracterizado Monroe como participou de um concurso de beleza. Variety descreveu o filme como "leve ". Sua revisor comentou que Monroe foi apresentado para proveito de maiô, e que algumas de suas cenas sugeriu um grau de exploração. Em Não Incômodo para Knock ela interpretou o papel principal de uma babá que ameaça para atacar a criança sob seus cuidados. O melodrama downbeat foi mal revisada, embora Monroe comentou que continha um pouco de sua forte atuação dramática. [48] Monkey Business , uma comédia de sucesso dirigida por Howard Hawks , estrelado por Cary Grant e Ginger Rogers , foi lançado em setembro e foi o primeiro filme em Monroe, que apareceu com o cabelo loiro platinado. Em O. Full House de Henry para a 20th Century Fox, lançado em agosto de 1952, Monroe teve uma cena de um único minuto com Charles Laughton , mas ela recebeu o faturamento superior ao lado dele e de outras estrelas do filme, incluindo Anne Baxter , Granger Farley ,Peters Jean e Widmark Richard .
Darryl F. Zanuck considerou que o potencial de Marilyn Monroe filme valeu a pena desenvolver e lançará o seu emNiagara , como uma femme fatale conspirações para assassinar seu marido, interpretado por Joseph Cotten . Durante as filmagens, make-up Monroe do artista Whitey Snyder notou que seu medo do palco (que acabaria por marcar o seu comportamento nos sets de filmagem durante toda a sua carreira), o diretor atribuiu-lhe a passar horas gentilmente persuadindo e reconfortante Monroe enquanto se preparava para filmar suas cenas. Comentários do filme habitou em sua sexualidade, embora salientando que sua atuação era imperfeita. 

GGrande parte do comentário crítico após o lançamento do filme focado no desempenho abertamente sexual Marilyn Monroe, e uma cena que mostra Monroe (de costas) fazendo uma longa caminhada em direção a Niagara Falls recebeu nota freqüente nas revisões. Depois de ver o filme, Constance Bennett supostamente brincou: "Há um largo com o seu futuro por trás dela". ]Whitey Snyder também comentou que era durante a preparação para este filme, depois de muita experimentação, que Monroe alcançado "o olhar, e usamos isso olhar para várias fotos em uma fileira ... o look foi criado ". Embora o filme foi um sucesso e desempenho Monroe teve críticas positivas, a sua conduta em eventos promocionais, por vezes, chamou a comentários negativos. Sua aparência na Photoplay jantar de premiação em um skin-tight ouro lamêvestido foi criticado. Louella Parsons coluna 'jornal citou Joan Crawford discutir "vulgaridade" de Marilyn Monroe e descrever seu comportamento como "inconveniente uma atriz e uma mulher". [55] Monroe teve crítica recebida anteriormente para usar um vestido com um decote cortar quase até o umbigo, quando ela atuou como Grand Marshall no Miss América Parade em setembro de 1952. ] Uma fotografia a partir deste evento foi usada na capa do primeiro número da Playboy em dezembro de 1953, com uma fotografia nu de Monroe, tirada em 1949, dentro da revista. 
Monroe próxima substituído Betty Grable no filme musical Os Homens Preferem as Loiras (1953) co-estrelado porJane Russell e dirigido por Howard Hawks . Seu papel como Lorelei Lee, uma dançarina garimpo, exigia que ela atuar, cantar e dançar. As duas estrelas se tornaram amigos, com Russell descrevendo Monroe como "muito tímido e muito doce e muito mais inteligentes do que as pessoas lhe deu crédito para". Mais tarde, ela lembrou que Monroe mostrou a sua dedicação por ensaiar rotinas de dança todas as noites após mais de a tripulação havia deixado, mas ela chegou habitualmente tarde no set de filmagens. Percebendo que Monroe permaneceu em seu camarim devido ao medo do palco, e que os Hawks estava ficando impaciente com a demora, Russell começou a acompanhá-la ao conjunto. 
Na estréia de Los Angeles do filme, Monroe e Russell pressionou sua mão e pegadas no cimento no pátio do Teatro Chinês Grauman . Monroe recebeu críticas positivas e que o filme arrecadou mais que o dobro dos custos de produção. sua interpretação de " os diamantes são melhor amigo de uma menina "tornou-se associado com ela.Gentlemen Prefer Blondes também marcou um dos primeiros filmes em que William Travilla vestidos Monroe . Travilla vestido Monroe em oito de seus filmes, incluindo Bus Stop , não me incomodam para Knock , How to Marry a Millionaire , River of No Return , que não há nenhum Business Like Show Business , Monkey Business e The Seven Year Itch . [61] Como to Marry a Millionaire era uma comédia sobre três modelos tramando para atrair maridos ricos. O filme juntou Monroe com Betty Grable (que ela substituiu em Gentlemen Prefer Blondes) e Lauren Bacall , e foi dirigido por Jean Negulesco . O produtor e roteirista, Nunnally Johnson , disse que foi o primeiro filme em que o público "gostei Marilyn para si [e que] ela diagnosticou a razão com muita argúcia. Ela disse que era a única foto que ela tinha sido, na qual ela teve uma medida de modéstia ... sobre sua própria atratividade ".
Filmes de Marilyn Monroe deste período estabeleceu a sua "loira burra" persona e contribuiu para sua popularidade. Em 1953 e 1954, ela foi listado no relatório anual "Pesquisa Quigley dos Top Ten Estrelas Making Money", que foi compilado a partir dos votos dos expositores do filme nos Estados Unidos para as estrelas que geraram a maior receita em suas salas ao longo do ano anterior. [64] "Eu quero crescer e se desenvolver e reproduzir graves peças dramáticas. Meu treinador dramático, Natasha Lytess , diz a todos que tenho uma alma grande, mas até agora ninguém está interessado nisso. " Monroe disse ao New York Times. Ela viu uma possibilidade no próximo filme da 20th Century Fox, O Egípcio , mas foi rejeitado por Darryl F. Zanuck , que recusou-se a tela de teste ela. 
Em vez disso, ela foi designada para o oeste River of No Return , em frente Robert Mitchum . Diretor Otto Preminger ressentiu confiança Monroe sobre Natasha Lytess, que treinou Monroe e anunciou seu veredicto no final de cada cena. Eventualmente Monroe recusou a falar com Preminger e Mitchum teve que mediar. ]do produto acabado, ela comentou: "Eu acho que mereço um negócio melhor do que um filme série Z cowboy em que a ação terminou em segundo lugar para o cenário eo CinemaScope processo ". [] No final de 1953 Monroe estava programado para começar a filmar The Girl in Tights rosa com Frank Sinatra . Quando ela não aparecer para o trabalho, a 20th Century Fox suspendeu-la. 

Internacional sucesso: 1954-1957

Monroe e Joe DiMaggio se casaram em San Francisco em 14 de janeiro de 1954. Eles viajaram para o Japão logo depois, a combinação de uma lua de mel com uma viagem de negócios previamente agendadas por DiMaggio. Durante duas semanas ela teve um papel secundário para DiMaggio como ele conduziu o seu negócio, ter dito a um repórter: "O casamento é minha carreira principal a partir de agora".Monroe, em seguida, viajou para a Coréia, onde ela se apresentou para 13.000 fuzileiros navais americanos ao longo de um três dias de período. Ela comentou mais tarde que a experiência ajudou-a a superar o medo de tocar em frente de grandes multidões.
Retornando a Hollywood em março de 1954, Monroe estabeleceu seu desacordo com a 20th Century Fox e apareceu no musical Não há nenhum Business Like Show Business . O filme não conseguiram recuperar seus custos de produção e foi mal recebido. Ed Sullivan descreveu o desempenho Monroe da "canção Heat Wave "como" uma das violações mais flagrantes de bom gosto ", ele havia testemunhado. ] A revista Time em comparação desfavorável à sua co-estrela de Ethel Merman , enquanto Bosley Crowther para The New York Times disse que Mitzi Gaynor superou Monroe "embaraçoso de se ver" desempenho. Os comentários ecoaram opinião Monroe do filme. Ela havia feito com relutância, na garantia de que ela seria dado o papel principal na adaptação cinematográfica do sucesso da Broadway O Pecado Mora ao Lado .
Um dos papéis mais notáveis ​​Monroe filme foi rodado em setembro de 1954, uma cena-saia soprando-chave paraThe Seven Year Itch na Lexington Avenue na Rua 52 em Nova York . Nele, ela está com sua co-estrela, Tom Ewell , enquanto o ar a partir de uma grade de metrô sopra a saia para cima. Uma grande multidão assistiu como diretor Billy Wilder ordenou a cena a ser refilmou muitas vezes. Joe DiMaggio foi relatado para ter sido presente e furioso com o espetáculo. Depois de uma briga, testemunhado pelo jornalista Walter Winchell, o casal voltou para a Califórnia, onde evitavam a imprensa por duas semanas, até Monroe anunciou que eles haviam se separado. Seu divórcio foi concedido em novembro de 1954. A filmagem foi concluída em 1955, cedo, e depois de recusar o que considerou ser partes inferiores em A Menina no Balanço Red Velvet e Como Ser muito, muito popular , Monroe decidiu deixar Hollywood sobre o conselho de Milton Greene . The Seven Year Itch foi lançado e se tornou um sucesso, ganhando cerca de US $ 8 milhões. Monroe recebeu positivo Comentários para o seu desempenho e estava em uma posição forte para negociar com a 20th Century Fox. ] Na véspera de Ano Novo de 1955, eles assinaram um novo contrato que exigia Monroe para fazer quatro filmes ao longo de um período de sete anos. Os recém-formados de Marilyn Monroe Productions seria pago US $ 100.000 mais uma parte dos lucros de cada filme. Além de ser capaz de trabalhar para outros estúdios, Monroe tinha o direito de rejeitar qualquer roteiro, diretor ou cineasta que ela não aprovava.
Milton Greene se conheceram Monroe em 1953, quando ele foi designado para fotografá-la para a revista Look. Enquanto muitos fotógrafos tentaram enfatizar sua imagem sexy, Greene apresenta o seu mais modesto em poses, e ela ficou satisfeita com seu trabalho. Como uma amizade desenvolvida entre eles, ela confidenciou a ele sua frustração com o seu contrato 20th Century Fox e os papéis que ela foi oferecida. Seu salário para Gentlemen Prefer Blondesascenderam a US $ 18.000, enquanto freelancer Jane Russell foi pago mais de US $ 100.000. Greene concordaram que ela poderia ganhar mais por romper com a 20th Century Fox. Ele desistiu de seu emprego em 1954, hipotecou sua casa para financiamento Monroe, e permitiu-lhe viver com sua família enquanto eles determinaram o curso futuro da sua carreira.
Em 8 de abril de 1955, o veterano jornalista Edward R. Murrow entrevistados Greene e sua esposa Amy, assim como Monroe, na casa dos Greenes dos emConnecticut em uma transmissão ao vivo da CBS programa Person to Person . O cinescópio de a cerimônia foi lançado em home vídeo.
Truman Capote introduzido Monroe para Constance Collier , que lhe deu aulas de atuação. Ela sentia que Monroe não era adequado para a fase atuação, mas possuía um "talento encantador" que era "tão frágil e sutil, que só pode ser capturado pela câmera". Depois de apenas algumas semanas de aulas, Collier morreu. Monroe havia conhecido Paula Strasberg e sua filha Susan sobre o conjunto de que não há nenhum Business Like Show Business, e tinha dito anteriormente que gostaria de estudar com Lee Strasberg no Actors Studio . Em março de 1955, Monroe reuniu-se com Cheryl Crawford , um dos fundadores do Actors Studio, e convenceu-a a apresentá-la a Lee Strasberg, que a entrevistou no dia seguinte e concordou em aceitá-la como um estudante. Em maio de 1955, Monroe começou dramaturgo namoro Arthur Miller ;. que se conheceram em Hollywood em 1950 e quando Miller descobriu que ela estava em Nova York, arranjou para um amigo em comum para reintroduzi-los [  Em 01 de junho de 1955, aniversário de Marilyn Monroe, Joe DiMaggio acompanhado Monroe para a estréia de The Seven Year Itch, em Nova York. Mais tarde, organizou uma festa de aniversário para ela, mas a noite terminou com uma discussão pública, e Monroe deixou o partido sem ele. Um longo período de afastamento seguido.  Ao longo daquele ano, Monroe estudou com o Actors Studio , e descobriu que um de seus maiores obstáculos era o seu medo do palco grave. Ela fez amizade com os atores Kevin McCarthy e Eli Wallach que cada lembrou-la como estudioso e sincero em sua abordagem para os estudos, e notou que ela tentava evitar a atenção pela sentado calmamente no fundo da classe.  ] Quando sentiu Strasberg Monroe estava pronta para dar um desempenho na frente de seus pares, Monroe e Maureen Stapleton escolheu a cena de abertura de Eugene O'Neill 's Christie Anna , e apesar de ter vacilado durante cada ensaio, ela foi capaz de completar a performance sem esquecer a sua linhas.  Kim Stanleyrecordou mais tarde que os alunos foram desencorajados a aplaudir, mas que o desempenho de Marilyn Monroe resultou em aplausos espontâneos da platéia. Enquanto Monroe era um estudante, Lee Strasberg, comentou: "Eu tenho trabalhado com centenas e centenas de atores e atrizes, e há apenas duas que se destacam muito acima do resto. número um é Marlon Brando , eo segundo é Marilyn Monroe ".

O primeiro filme a ser feito no âmbito da empresa e contrato de produção foiBus Stop dirigido por Joshua Logan . Logan havia estudado com Constantin Stanislavski , aprovado método atuando , e apoiou Monroe. ] Monroe cortou contato com seu treinador drama, Natasha Lytess, substituindo-a com Paula Strasberg , que se tornou uma presença constante durante a filmagem de filmes posteriores de Marilyn Monroe . Na Bus Stop, Monroe jogado Chérie, um saloonsinger com pouco talento que se apaixona por umvaqueiro , Beauregard "Bo" Decker, interpretado por Don Murray . Seus figurinos, maquiagem e cabelo reflete um personagem que faltava, sofisticação e Monroe desde deliberadamente canto medíocre e dança. Bosley Crowther , do The New York Times proclamou: "Segure-se em suas cadeiras, todo mundo, e prepare-se para uma surpresa de chocalho. Marilyn Monroe foi finalmente provou ser uma atriz. " Em sua autobiografia, estrelas de cinema, Real People and Me, o diretor Logan escreveu: "Eu encontrei Marilyn para ser um dos grandes talentos de todos os tempos ... ela me pareceu ser uma pessoa muito mais brilhante do que eu jamais havia imaginado, e eu acho que foi a primeira vez que eu aprendi que a inteligência e, sim, o brilho não tem nada a ver com educação. " Logan defendeu Monroe para um Oscarnomeação e elogiou o profissionalismo até o final de sua vida. Apesar de não ser nomeado para um Oscar, , ela recebeu umGlobo de Ouro nomeação.

Bus Stop foi seguido por O Príncipe eo Showgirl dirigido por Laurence Olivier , que também co-estrelou. Antes das filmagens, Olivier elogiou Monroe como "um brilhante comediante, que para mim significa que ela também é uma atriz extremamente hábil". Durante as filmagens na Inglaterra ressentiu-se da dependência de Marilyn Monroe em seu treinador drama, Paula Strasberg , em relação Strasberg como uma fraude cujo único talento era a capacidade de "manteiga Marilyn up". Ele lembrou suas tentativas de explicar uma cena de Monroe, apenas para ouvir Strasberg interject, "Honey-só de pensar Coca-ColaFrank Sinatra . " Olivier comentou mais tarde que no filme "Marilyn era muito maravilhoso, o melhor de todos ". o desempenho Monroe foi aclamado pela crítica, especialmente na Europa, onde ela ganhou o David di Donatello , o equivalente italiano do Oscar, bem como o Prêmio Estrela francês Crystal. Ela também foi nomeada para um BAFTA . Era mais do que um ano antes Monroe começou seu próximo filme. Durante sua pausa, ela passava o verão com Miller em Amagansett , New York. Ela sofreu um aborto espontâneo em 01 de agosto de 1957.

Últimos filmes: 1958-1962

Monroe e Joe DiMaggio se casaram em San Francisco em 14 de janeiro de 1954. Eles viajaram para o Japão logo depois, a combinação de uma lua de mel com uma viagem de negócios previamente agendadas por DiMaggio. Durante duas semanas ela teve um papel secundário para DiMaggio como ele conduziu o seu negócio, ter dito a um repórter: "O casamento é minha carreira principal a partir de agora".Monroe, em seguida, viajou para a Coréia, onde ela se apresentou para 13.000 fuzileiros navais americanos ao longo de um três dias de período. Ela comentou mais tarde que a experiência ajudou-a a superar o medo de tocar em frente de grandes multidões. 
Retornando a Hollywood em março de 1954, Monroe estabeleceu seu desacordo com a 20th Century Fox e apareceu no musical Não há nenhum Business Like Show Business . O filme não conseguiram recuperar seus custos de produção e foi mal recebido. Ed Sullivan descreveu o desempenho Monroe da "canção Heat Wave "como" uma das violações mais flagrantes de bom gosto ", ele havia testemunhado. A revista Time em comparação desfavorável à sua co-estrela de Ethel Merman , enquanto Bosley Crowther para The New York Times disse que Mitzi Gaynor superou Monroe "embaraçoso de se ver" desempenho. Os comentários ecoaram opinião Monroe do filme. Ela havia feito com relutância, na garantia de que ela seria dado o papel principal na adaptação cinematográfica do sucesso da Broadway O Pecado Mora ao Lado .
Um dos papéis mais notáveis ​​Monroe filme foi rodado em setembro de 1954, uma cena-saia soprando-chave paraThe Seven Year Itch na Lexington Avenue na Rua 52 em Nova York . Nele, ela está com sua co-estrela, Tom Ewell , enquanto o ar a partir de uma grade de metrô sopra a saia para cima. Uma grande multidão assistiu como diretor Billy Wilder ordenou a cena a ser refilmou muitas vezes. Joe DiMaggio foi relatado para ter sido presente e furioso com o espetáculo. Depois de uma briga, testemunhado pelo jornalista Walter Winchell , o casal voltou para a Califórnia, onde evitavam a imprensa por duas semanas, até Monroe anunciou que eles haviam se separado. Seu divórcio foi concedido em novembro de 1954. A filmagem foi concluída em 1955, cedo, e depois de recusar o que considerou ser partes inferiores em A Menina no Balanço Red Velvet e Como Ser muito, muito popular , Monroe decidiu deixar Hollywood sobre o conselho de Milton Greene . The Seven Year Itch foi lançado e se tornou um sucesso, ganhando cerca de US $ 8 milhões. Monroe recebeu positivo Comentários para o seu desempenho e estava em uma posição forte para negociar com a 20th Century Fox. Na véspera de Ano Novo de 1955, eles assinaram um novo contrato que exigia Monroe para fazer quatro filmes ao longo de um período de sete anos. Os recém-formados de Marilyn Monroe Productions seria pago US $ 100.000 mais uma parte dos lucros de cada filme. Além de ser capaz de trabalhar para outros estúdios, Monroe tinha o direito de rejeitar qualquer roteiro, diretor ou cineasta que ela não aprovava. 
Milton Greene se conheceram Monroe em 1953, quando ele foi designado para fotografá-la para a revista Look. Enquanto muitos fotógrafos tentaram enfatizar sua imagem sexy, Greene apresenta o seu mais modesto em poses, e ela ficou satisfeita com seu trabalho. Como uma amizade desenvolvida entre eles, ela confidenciou a ele sua frustração com o seu contrato 20th Century Fox e os papéis que ela foi oferecida. Seu salário para Gentlemen Prefer Blondes ascenderam a US $ 18.000, enquanto freelancer Jane Russell foi pago mais de US $ 100.000. Greene concordaram que ela poderia ganhar mais por romper com a 20th Century Fox. Ele desistiu de seu emprego em 1954, hipotecou sua casa para financiamento Monroe, e permitiu-lhe viver com sua família enquanto eles determinaram o curso futuro da sua carreira. 
Em 8 de abril de 1955, o veterano jornalista Edward R. Murrow entrevistados Greene e sua esposa Amy, assim como Monroe, na casa dos Greenes dos emConnecticut em uma transmissão ao vivo da CBS programa Person to Person . O cinescópio de a cerimônia foi lançado em home vídeo.Marilyn Monroe Diamonds
Truman Capote introduzido Monroe para Constance Collier , que lhe deu aulas de atuação. Ela sentia que Monroe não era adequado para a fase atuação, mas possuía um "talento encantador" que era "tão frágil e sutil, que só pode ser capturado pela câmera". Depois de apenas algumas semanas de aulas, Collier morreu. Monroe havia conhecido Paula Strasberg e sua filha Susan sobre o conjunto de que não há nenhum Business Like Show Business, e tinha dito anteriormente que gostaria de estudar com Lee Strasberg no Actors Studio . Em março de 1955, Monroe reuniu-se com Cheryl Crawford , um dos fundadores do Actors Studio, e convenceu-a a apresentá-la a Lee Strasberg, que a entrevistou no dia seguinte e concordou em aceitá-la como um estudante. 
Em maio de 1955, Monroe começou dramaturgo namoro Arthur Miller ;. que se conheceram em Hollywood em 1950 e quando Miller descobriu que ela estava em Nova York, arranjou para um amigo em comum para reintroduzi-los Em 01 de junho de 1955, aniversário de Marilyn Monroe, Joe DiMaggio acompanhado Monroe para a estréia de The Seven Year Itch, em Nova York. Mais tarde, organizou uma festa de aniversário para ela, mas a noite terminou com uma discussão pública, e Monroe deixou o partido sem ele. Um longo período de afastamento seguido. Ao longo daquele ano, Monroe estudou com o Actors Studio , e descobriu que um de seus maiores obstáculos era o seu medo do palco grave. Ela fez amizade com os atores Kevin McCarthy e Eli Wallach que cada lembrou-la como estudioso e sincero em sua abordagem para os estudos, e notou que ela tentava evitar a atenção pela sentado calmamente no fundo da classe. Quando sentiu Strasberg Monroe estava pronta para dar um desempenho na frente de seus pares, Monroe e Maureen Stapleton escolheu a cena de abertura de Eugene O'Neill 's Christie Anna , e apesar de ter vacilado durante cada ensaio, ela foi capaz de completar a performance sem esquecer a sua linhas. Kim Stanleyrecordou mais tarde que os alunos foram desencorajados a aplaudir, mas que o desempenho de Marilyn Monroe resultou em aplausos espontâneos da platéia. ]Enquanto Monroe era um estudante, Lee Strasberg, comentou: "Eu tenho trabalhado com centenas e centenas de atores e atrizes, e há apenas duas que se destacam muito acima do resto. número um é Marlon Brando , eo segundo é Marilyn Monroe ". 
O primeiro filme a ser feito no âmbito da empresa e contrato de produção foi Bus Stop dirigido por Joshua Logan . Logan havia estudado com Constantin Stanislavski , aprovado método atuando , e apoiou Monroe. ] Monroe cortou contato com seu treinador drama, Natasha Lytess, substituindo-a com Paula Strasberg , que se tornou uma presença constante durante a filmagem de filmes posteriores de Marilyn Monroe . Na Bus Stop, Monroe jogado Chérie, um saloon singer com pouco talento que se apaixona por umvaqueiro , Beauregard "Bo" Decker, interpretado por Don Murray . Seus figurinos, maquiagem e cabelo reflete um personagem que faltava, sofisticação e Monroe desde deliberadamente canto medíocre e dança. Bosley Crowther , do The New York Times proclamou: "Segure-se em suas cadeiras, todo mundo, e prepare-se para uma surpresa de chocalho. Marilyn Monroe foi finalmente provou ser uma atriz. " Em sua autobiografia, estrelas de cinema, Real People and Me, o diretor Logan escreveu: "Eu encontrei Marilyn para ser um dos grandes talentos de todos os tempos ... ela me pareceu ser uma pessoa muito mais brilhante do que eu jamais havia imaginado, e eu acho que foi a primeira vez que eu aprendi que a inteligência e, sim, o brilho não tem nada a ver com educação. " Logan defendeu Monroe para um Oscarnomeação e elogiou o profissionalismo até o final de sua vida.  ] Apesar de não ser nomeado para um Oscar, , ela recebeu um Globo de Ouro nomeação.
Bus Stop foi seguido por O Príncipe eo Showgirl dirigido por Laurence Olivier , que também co-estrelou. Antes das filmagens, Olivier elogiou Monroe como "um brilhante comediante, que para mim significa que ela também é uma atriz extremamente hábil". Durante as filmagens na Inglaterra ressentiu-se da dependência de Marilyn Monroe em seu treinador drama, Paula Strasberg , em relação Strasberg como uma fraude cujo único talento era a capacidade de "manteiga Marilyn up". Ele lembrou suas tentativas de explicar uma cena de Monroe, apenas para ouvir Strasberg interject, "Honey-só de pensar Coca-Cola e Frank Sinatra . " Olivier comentou mais tarde que no filme "Marilyn era muito maravilhoso, o melhor de todos ". [98] o desempenho Monroe foi aclamado pela crítica, especialmente na Europa, onde ela ganhou o David di Donatello , o equivalente italiano do Oscar, bem como o Prêmio Estrela francês Crystal. Ela também foi nomeada para um BAFTA . Era mais do que um ano antes Monroe começou seu próximo filme. Durante sua pausa, ela passava o verão com Miller em Amagansett , New York. Ela sofreu um aborto espontâneo em 01 de agosto de 1957. 

Dentro de dez dias Monroe havia anunciado sua separação de Miller, e Gable tinha morrido de um ataque cardíaco. viúva Gable, Kay, comentou a Louella Parsons que tinha sido a "espera eterna" no set de The Misfits, que contribuiu a sua morte, embora ela não nomear Monroe. Quando os repórteres perguntaram Monroe se sentia culpado pela morte Gable, ela se recusou a responder, , mas o jornalista Sidney Skolsky lembrou que privadamente que ela expressou arrependimento por seu mau tratamento de Gable durante as filmagens e descreveu-a como sendo "um poço escuro da desespero ". Monroe mais tarde frequentou o batismo do Gables 'filho, a convite do Gable Kay. ] The Misfitsrecebeu críticas mistas, e não foi um sucesso comercial, embora alguns elogiou as performances de Monroe e Gable. Apesar do set dificuldades, Gable, Monroe, e performances Clift entregues que os críticos de cinema modernas consideram soberba. desempenho Gable Muitos consideram críticos para ser seu melhor livro, Gable e, depois de ver os cortes brutos, concordou. Monroe recebeu o 1961 Golden Globe Award como "Cinema Mundial favorita" em março de 1962, cinco meses antes de sua morte. Directors Guild of Americanomeou Huston como melhor diretor. O filme é hoje considerado como um clássico. Huston comentou mais tarde que o desempenho de Monroe não estava agindo no sentido verdadeiro, e que ela havia desenhado a partir de suas próprias experiências para mostrar a si mesma, ao invés de um personagem. "Ela não tinha técnicas. Era tudo verdade. Foi só Marilyn".
Durante os meses seguintes, a dependência de Marilyn Monroe em álcool e medicamentos de prescrição começou a tomar um pedágio em sua saúde, e amigos como Susan Strasberg, depois, falou de sua doença. Seu divórcio de Arthur Miller foi finalizado em janeiro de 1961, com Monroe citando "incompatibilidade de caráter", e em fevereiro ela voluntariamente entraram naPayne Whitney Clinic Psiquiátrica . Monroe mais tarde descreveu a experiência como um "pesadelo". Ela foi capaz de telefonar para Joe DiMaggio da clínica, e ele imediatamente viajou da Flórida para Nova York para facilitar a sua transferência para oColumbia Presbyterian Medical Center . Ela permaneceu lá por três semanas. Illness prevented her from working for the remainder of the year; she underwent surgery to correct a blockage in her Fallopian tubes in May, and the following month underwent gallbladder surgery. She returned to California and lived in a rented apartment as she convalesced.

Monroe em 1962
In 1962, Monroe began filming Something's Got to Give ,which was to be the third film of her four-film contract with 20th Century Fox. It was to be directed byGeorge Cukor , and co-starred Dean Martin and Cyd Charisse . She was ill with a virus as filming commenced, and suffered from high temperatures and recurrentsinusitis . On one occasion she refused to perform with Martin as he had a cold, and the producer Henry Weinstein recalled seeing her on several occasions being physically ill as she prepared to film her scenes, and attributed it to her dread of performing. He commented, "Very few people experience terror. We all experience anxiety, unhappiness, heartbreaks, but that was sheer primal terror."
On May 19, 1962, she attended the early birthday celebration of President John F. Kennedy at Madison Square Garden , at the suggestion of Kennedy's brother-in-law, actor Peter Lawford . Monroe performed " Happy Birthday " along with a specially written verse based on Bob Hope 's " Thanks for the Memory ". Kennedy responded to her performance with the remark, "Thank you. I can now retire from politics after having had 'Happy Birthday' sung to me in such a sweet, wholesome way." (also see entryHappy Birthday, Mr. President )
Monroe returned to the set of Something's Got to Give and filmed a sequence in which she appeared nude in a swimming pool. Commenting that she wanted to "push Liz Taylor off the magazine covers", she gave permission for several partially nude photographs to be published by Life . Having only reported for work on twelve occasions out of a total of 35 days of production, Monroe was dismissed. The studio 20th Century Fox filed a lawsuit against her for half a million dollars, and the studio's vice president, Peter Levathes, issued a statement saying "The star system has gotten way out of hand. We've let the inmates run the asylum, and they've practically destroyed it." Monroe was replaced by Lee Remick , and when Dean Martin refused to work with any other actress, he was also threatened with a lawsuit. Following her dismissal, Monroe engaged in several high-profile publicity ventures. She gave an interview toCosmopolitan and was photographed at Peter Lawford's beach house sipping champagne and walking on the beach. She next posed for Bert Stern for Voguein a series of photographs that included several nudes. Published after her death, they became known as ' The Last Sitting '. Richard Meryman interviewed her for Life , in which Monroe reflected upon her relationship with her fans and her uncertainties in identifying herself as a "star" and a "sex symbol". She referred to the events surrounding Arthur Miller's appearance before the House Un-American Activities Committee in 1956, and her studio's warning that she would be "finished" if she showed public support for him, and commented, "You have to start all over again. But I believe you're always as good as your potential. I now live in my work and in a few relationships with the few people I can really count on. Fame will go by, and, so long, I've had you fame. If it goes by, I've always known it was fickle. So at least it's something I experienced, but that's not where I live."
In the final weeks of her life, Monroe engaged in discussions about future film projects, and firm arrangements were made to continue negotiations onSomething's Got to Give . Among the projects was a biography of Jean Harlowfilmed two years later unsuccessfully with Carroll Baker . Starring roles in Billy Wilder 's Irma la Douce and What a Way to Go! were also discussed; Shirley MacLaine eventually played the roles in both films. Kim Novak replaced her inKiss Me, Stupid , a comedy in which she was to star opposite Dean Martin . A film version of the Broadway musical, A Tree Grows In Brooklyn , and an unnamed World War I-themed musical co-starring Gene Kelly were also discussed, but the projects never materialized due to her death Her dispute with 20th Century Fox was resolved, her contract was renewed into a $1 million two-picture deal, and filming of Something's Got to Give was scheduled to resume in early fall 1962. Marilyn, having fired her own agent and MCA in 1961, managed her own negoiations as President of Marilyn Monroe Productions. Also on the table was an Italian four-film deal worth 10 million giving her script, director, and co-star approval. Allan "Whitey" Snyder who saw her during the last week of her life, said Monroe was pleased by the opportunities available to her, and that she "never looked better [and] was in great spirits".

Morte e rescaldo
Em 5 de agosto de 1962, LAPD polícia sargento Jack Clemmons recebeu um telefonema às 4h25 do Dr. Ralph Greenson, psiquiatra de Marilyn Monroe, proclamando que Monroe foi encontrada morta em sua casa em Brentwood, Los Angeles, Califórnia. Ela tinha 36 anos. Na autópsia posterior, por cento eightmilligram de hidrato de cloral e 4,5 por cento miligrama de Nembutalwere encontrado em seu sistema, e Dr. Thomas Noguchi do Condado de Los Angeles escritório Coroners causa de morte registrada como "barbituratepoisoning aguda", resultante de uma"provável suicídio". [Muitas teorias, incluindo assassinato, circulou sobre as circunstâncias de sua morte e linha do tempo depois que o corpo foi encontrado. Algumas teorias da conspiração envolveu John e Robert Kennedy, enquanto que outras teorias sugerem CIA ou cumplicidade Mafia.Foi relatado que a última pessoa chamada Monroe era o presidente.Em 8 de agosto de 1962, Monroe foi enterrado em uma cripta no Corridor of Memories # 24, no Westwood Village Memorial Park Cemetery, em Los Angeles. Lee Strasbergdelivered o elogio. Joe DiMaggio assumiu o controle dos preparativos para o funeral que consistia em apenas 31 próximo da família e amigos. Polícia também estavam presentes para manter a imprensa longe. Seu caixão foi bronze sólido e foi forrado com seda colorido champanhe. Allan "Whitey" Snyder fez a maquiagem que supostamente seria uma promessa feita em anos anteriores, se ela morresse antes dele. Ela estava usando seu favorito verde vestido Emilio Pucci. Em suas mãos era um pequeno buquê de rosas cor de rosa xícara de chá. Para os próximos 20 anos, rosas vermelhas foram colocados em um vaso ligado ao cripta cedida, de DiMaggio.Em agosto de 2009, o espaço cripta diretamente acima do Monroe foi colocado para leilão no eBay. Elsie Poncher pretende exumar o marido e movê-lo para um lote adjacente. Ela anunciou a cripta, na esperança de "fazer dinheiro suficiente para pagar a hipoteca 1,6 milhões dólares" em sua mansão em Beverly Hills. A proposta vencedora foi colocado por um homem anônimo japonês por US $ 4,6 milhões, mas o licitante vencedor depois desistiu "por causa do problema pagador". Em 1992, a revista Playboy fundador Hugh Hefner, que nunca conheceu Monroe, comprou a cripta imediatamente à esquerda dela no Westwood Village Memorial Park Cemetery. Ele afirmou que o sucesso inicial de sua revista directamente correlacionada com Monroe.Administração dos bens 
  
Em seu testamento, Monroe afirmou que ela deixaria Lee Strasberg seus objetos pessoais, que totalizaram pouco mais de metade de sua propriedade residual, expressando seu desejo de que ele "distribuir [os efeitos] Entre meus amigos, colegas e aqueles a quem me dedicou" . Em vez disso, eles Strasberg armazenadas em um armazém, e desejasse que sua viúva, Anna, que processou Leilões Odyssey baseada em Los Angeles em 1994 para impedir a venda de itens expedidos pelo sobrinho do gerente de negócios da Monroe, Inez Melson. Em outubro de 1999, Christie é leiloada a maior parte dos efeitos de Marilyn Monroe, incluindo aqueles recuperados de sobrinho Melson, a compensação no montante de 13405785 $. Posteriormente, Strasberg processou os filhos de quatro fotógrafos para determinar direitos de publicidade, o que permite o licenciamento de imagens de personagens falecidos, para fins comerciais.A decisão quanto ao facto de Monroe era um morador da Califórnia, onde morreu e onde ela vai se probated,] ou Nova York, que ela considerava sua residência principal, foi no valor de milhões. [Em 4 de maio de 2007, um juiz de Nova York decidiu que os direitos de Marilyn Monroe de publicidade terminou em sua morte. Em outubro de 2007, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, assinou a Lei do Senado 771. [155] a legislação, apoiada por Anna Strasberg eo Screen Actors Guild, estabeleceu que não são da família pode herdar os direitos de publicidade através da cláusula residual do falecido vontade, desde que a pessoa foi um residente da Califórnia no momento da morte . Em março de 2008, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Los Angeles decidiu que Monroe era um residente de Nova York no momento da sua morte, citando a declaração do executor de sua propriedade às autoridades fiscais da Califórnia, e um 1966 jurado depoimento por sua empregada A decisão foi reafirmada pelo United States District Court de Nova York em setembro de 2008. [Em Julho de 2010, Brentwood Monroe Casa FOI posta à venda Pela Prudential California Realty. A casa foi vendida por US $ 3,6 milhões. ] Monroe esquerda para a Lee Strasberg um arquivo de suas próprias escrita de diários, poemas e letras, que Anna descobertos em outubro de 1999. Em outubro de 2010, os documentos foram publicados como um livro, Fragmentos.Vida PessoalRelacionamentosMonroe teve três casamentos, todos acabaram em divórcio. A primeira foi para James Dougherty, o segundo para Joe DiMaggio e, finalmente, a Arthur Miller. Alega-se que ela foi casada com o escritor "Bob" Robert Slatzer. Ela é acusada de ter tido casos com John e Robert Kennedy.Marlon Brando, em seus autobiographySongs Minha Mãe me ensinou, alegou que ele tinha tido um relacionamento com ela, e duradoura amizade que durou até sua morte. Ela também sofreu dois abortos e uma gravidez ectópica durante os seus três casamentos.Monroe se casou com James Dougherty em 19 de junho de 1942, na casa de Chester Howell em Los Angeles. Como resultado de sua carreira de modelo, ele começou a perder interesse por ela e afirmou que ele não aprovava o seu novo trabalho. Monroe, então, decidiu se divorciar de Dougherty. O casamento acabou quando ele voltou do exterior em 1946.Inthe Felicidade Segredo de Marilyn Monroe e Para Norma Jeane com Amor, Jimmie, ele alegou que eles estavam apaixonados, mas os sonhos de estrelato a atraiu para longe. Em 1953, ele escreveu uma peça chamada "Marilyn Monroe era a minha mulher" para Photoplay, na qual ele afirma que ela ameaçou pular do Santa Monica Pier, se ele a deixou. Ela foi relatado para ter ficado furiosa e explicou em 1956 entrevista que ela confessou ter tentado o suicídio durante o casamento e afirmou que se sentia preso e entediado por Dougherty, mesmo culpando seu casamento com sua mãe adotiva. Em sua autobiografia, explicando a súbita dissolução do seu casamento, Monroe declarou,"Meu casamento não me deixam triste, mas não me fez feliz. Meu marido e eu quase não falou para o outro. Isso não foi porque estava com raiva. Não tínhamos nada a dizer. Eu estava morrendo de tédio . " [Doc Goddard tinha planos de publicar detalhes adicionais sobre o casamento, alegando que ele esperava para esclarecer rumores sobre um casamento 
arranjado, mas decidiu contra a publicação no último minuto.  No Man de 2004 documentário de Marilyn, Dougherty fez três novas reivindicações: que ele inventou o "Marilyn Monroe" persona; executivos do estúdio a obrigou a se divorciar dele, e que ele era seu verdadeiro amor e seu "amigo dedicado para a vida".Monroe fugiu com Joe DiMaggio no San Francisco City Hall em 14 de janeiro de 1954. Em 1951, DiMaggio viu uma fotografia de Monroe ao lado de Chicago White Soxplayers Joe Dobson e Gus Zernial, levando-o a solicitar um encontro com ela em 1952. De sua primeira reunião, Monroe escreveu na minha história que ela não tem o desejo de conhecê-lo, como ela temia um atleta estereotipada. 
Durante sua lua de mel no Japão, ela foi convidada para visitar a Coréia como parte do serviço universal. Ela realizou dez shows em quatro dias por mais de 100.000 militares. Maury Allen citado New York Yankees homem PR Arthur Richman que Joe disse-lhe que o casamento deu errado a partir de então. Em 14 de setembro de 1954, Monroe filmou a cena saia-blowing famoso por The Seven Year Itch na frente do Teatro de Nova York Trans-Lux. Bill Kobrin, então leste Fox correspondente da costa, disse ao Palm Springs Desert Sun em 1956 que era Billy Wilder "A idéia de transformar as filmagens em um circo da mídia, e que o casal teve uma" batalha gritando "no lobby do teatro. Ela pediu o divórcio em razão da crueldade mental de nove meses após o casamento.Em fevereiro de 1961, Monroe foi admitido na Clínica Psiquiátrica Payne Whitney. Entrou in Contato com DiMaggio, Que conseguiu SUA Libertação.Mais tarde ela se juntou a ele na Flórida, onde ele estava servindo como um treinador de críquete do New York Yankees "campo de treino. Bob Hope brincadeira dedicada candidato Melhor Canção The Second Time Around a eles em 1961 os prêmios da Academia. De acordo com Allen, em 01 de agosto de 1962, alarmado com DiMaggio-como Monroe tinha caído com pessoas que considerava prejudicial para o seu bem-estar-largou o emprego com um fornecedor PX para pedir-lhe para casar-lo. Após a morte de Marilyn Monroe, DiMaggio alegou seu corpo e dispostos ao seu funeral. Por 20 anos, ele tinha uma meia dúzia de rosas vermelhas entregues à sua cripta três vezes por semana. Em 2006, netas adotadas DiMaggio leiloada a maior parte de sua propriedade, que contou com duas cartas escritas Monroe para ele e uma fotografia assinada "Eu amo você, Joe, Marilyn."Em 29 de junho de 1956, Monroe se casou com o dramaturgo Arthur Miller, em uma cerimônia civil em White Plains, Nova York. Monroe encontrou Miller em 1950. Durante este filmagens de Bus Stop, a relação entre Monroe e Miller tinha desenvolvido, e, embora o casal foram capazes de manter sua privacidade durante quase um ano, a imprensa começou a escrever sobre eles como um casal, [ muitas vezes referida como " O Egghead e The Hourglass ". Ao refletir sobre o seu namoro de Monroe, Miller escreveu: "Ela era uma luz girando para mim, então, todo o mistério paradoxal e sedutora, street-dura um momento, então levantada por uma sensibilidade lírica e poética que poucos mantêm o início da adolescência passado."Os relatos de seu romance foi logo ultrapassado por notícias de que Miller tinha sido chamado para depor perante o Un-American Activities Committee Casa para explicar suas supostas afiliações comunistas. Chamados a identificar comunistas ele estava familiarizado com, Miller se recusou e foi acusado de desacato ao Congresso. Ele foi absolvido na apelação. [ Durante a investigação, Monroe foi instado por executivos de cinema a abandonar Miller, ao invés de arriscar sua carreira, mas ela se recusou, depois marca-los como "covardes nascidos".A Imprensa começou uma discutir hum Casamento iminente, Mas Monroe e Miller si recusou uma Confirmar o Boato. Em Junho de 1956, hum repórter Seguia de o carro, e eles tentaram fugir Como delegado, o Carro do repórter Caiu, Matando hum Passageiro do sexo feminino. Monroe ficou histérica ao ouvir a notícia, e seu noivado foi anunciado, em parte, na expectativa de que isso reduziria o interesse da mídia excessiva que eles estavam sendo submetidos.   
Tribunal da Cidade de Juiz Seymour D. Robinowitz presidiu a cerimônia silenciosa no escritório de advocacia de Sam Slavitt. (O casamento foi mantido em segredo tanto da imprensa e do público.) Monroe e Miller casou novamente dois dias depois em uma cerimônia judaica antes de um pequeno grupo de convidados. Rabino Robert E. Goldburg, um rabino da Congregação Reforma Mishkan Israel, presidiu a cerimônia. Suas núpcias foram celebradas na casa do agente literário de Miller, Kay Brown, em Westchester County, Nova York. CERCA DE 30 amigos e parentes participaram da festa Organizada como pressas.Nominalmente batizado e criado como um cristão pentecostal, mas antes de sua conversão 1956 (ao judaísmo), Monroe, rindo, rejeitou as tentativas de conversão Jane Russell 's durante as filmagens de 1953 Gentlemen Prefer Blondes, dizendo: "Jane tentou me converter (à religião ) e eu tentei apresentá-la a Freud ". Ela fez converter ao judaísmo antes de se casar Miller.Menos de duas semanas após o casamento, os Miller voou para Londres, onde foram recebidos na Casa Parkside byLaurence Olivier e Vivien Leigh esposa. Monroe criou o caos entre a imprensa britânica normalmente calmo. Depois que ela terminou de filmar O Príncipe eo Showgirl withLaurence Olivier, o casal voltou para os Estados Unidos, da Inglaterra e descobriu que estava grávida. Tony Curtis, seu co-estrela de Some Like It Hot, afirma que ele tem Monroe grávida durante o affair on-off que foi reavivado durante a filmagem de Quanto Mais Quente Melhor, em 1959, enquanto ela ainda estava casada com Arthur Miller.Roteiro de Miller para The Misfits, uma história sobre uma divorciada de desespero, era para ser um presente do Valentim para sua esposa, mas pelo tempo filmando começou em 1960, seu casamento foi além do reparo.Um divórcio mexicano foi concedida em 24 de janeiro de 1961, em Ciudad Juarez por Francisco José Gómez Fraire. Em 17 de fevereiro de 1962, Miller casou com Inge Morath, um dos fotógrafos da Magnum gravando o making of The Misfits. Em janeiro de 1964, o jogo de Miller After The Fall abriu, com uma megera linda e devoradora chamada Maggie. Simone Signoret observou em sua autobiografia a morbidade de Miller e Elia Kazan retomar a sua associação profissional "ao longo de um caixão". Em entrevistas e em sua autobiografia, Miller insistiu em que Maggie não foi baseada em Monroe. No entanto, ele nunca fingiu que seu trabalho Broadway-bound passado, terminando a imagem, não foi baseada na realização de The Misfits. Ele apareceu no documentário The Century do Self, lamentando o trabalho psicológico que está sendo feito em seu antes de sua morte.
De gala de aniversário do Presidente Kennedy, onde Monroe cantou "Happy Birthday, Mr. President", 19 de maio de 1962.Em 19 de maio de 1962, Monroe fez sua aparição significativa última público, cantando "Happy Birthday, Mr. President" numa festa de 
aniversário para o presidente John F. Kennedy no Madison Square Garden.O vestido que ela usou para o evento, especialmente desenhados e feitos para ela por Jean Louis, vendido em um leilão em 1999 para 1,26 milhão dólares. [Monroe teria tido um caso com o presidente John F. Kennedy.Reputado JFK amante Judith Exner, em sua autobiografia de 1977, também escreveu sobre um caso que ela disse que o presidente e Monroe tinha.Jornalista Anthony Summers examina a questão das relações de Marilyn Monroe com os irmãos Kennedy em comprimento em dois livros: sua biografia de 1993 do diretor do FBI, J. Edgar Hoover, o direito oficial e confidencial: A Vida Secreta de J. Edgar Hoover, e sua biografia de 1985 Monroe , intitulado Deusa. No livro Hoover, Summers conclui que Monroe era apaixonada com o presidente Kennedy e queria casar com ele na década de 1960, que ela chamou a Casa Branca freqüentemente, e que, quando o presidente casado teve que interromper o seu caso, Monroe tornou-se ainda mais deprimido, e então virou-se para Robert Kennedy, que visitou Monroe em Los Angeles no dia em que ela morreu.Patricia Seaton Lawford, a quarta esposa do ator Peter Lawford, também lida com os assuntos Monroe-Kennedy em sua biografia de 1988 de Peter Lawford, intitulado A História de Peter Lawford. A primeira esposa de Lawford foi Patricia Kennedy Lawford, irmã de John e Robert; Lawford foi muito próxima à família Kennedy para mais de uma década, incluindo o tempo da morte de Marilyn Monroe. Em 1997, os documentos supostamente para provar um encobrimento de uma relação entre JFK e Monroe foram descobertos para ser fraudulenta.  
PsicanáliseMonroe teve uma longa experiência com a psicanálise. Ela estava em análise com Margaret Hohenberg Herz, Anna Freud, Rie Marianne Kris, S. Ralph Greenson (que encontrou Monroe mortos), e Milton Wexler.
PolíticaNa última entrevista Monroe, ela pediu a um repórter para terminar o artigo com a seguinte citação:"O que eu realmente quero dizer: Que o que o mundo realmente precisa é de um verdadeiro sentimento de parentesco Todos:.. Estrelas, operários, negros, judeus, árabes Somos todos irmãos Por favor, não me faça uma piada Termine a entrevista.. com o que eu acredito. "Monroe era amigo de Ella Fitzgerald Ella e ajudou em sua carreira. Ella Fitzgerald relatou Mais Tarde,Devo Marilyn Monroe UMA Dívida real ... FOI POR Causa Dela Que eu joguei o Mocambo, Uma Discoteca nsa Muito populares Anos 50. Ela ligou pessoalmente para o dono do clube, e lhe disse que queria me reservar imediatamente, e se ele faria isso, ela terá uma mesa frente a cada noite.Ela disse a ele e que era verdade, devido ao status que Marilyn estrela a imprensa iria selvagem. O Proprietário Disse Que sim, e Marilyn estava Lá, mesa de frente, TODAS as Noites. A Imprensa FOI AO estragar. Depois dissociação, eu Nunca tiva Que Jogar hum clube de jazz Pequeno Novamente. Ela era UMA Mulher incomum, hum pouco a Frente de Seu ritmo. E ela não sabia. 
  
Discussões políticas foram contou com Robert Kennedy a política em relação a Cuba e Kennedy Presidente. Este Último Disse ter ocorrido in hum Almoço com o Lawfords Pedro. Ela estava muito contente, como ela havia pedido ao presidente uma série de questões socialmente significativas quanto à moralidade de testes atômicos. [192] Monroe apoiou a Comissão para a Política SANE Nuclear.Enquanto no México, em 1962, ela abertamente associada com os americanos que foram identificados pelo FBI como os comunistas, como Frederick Campo Vanderbilt. A Filha do psiquiatra jornal Última Monroe, Joan Greenson, Disse Que Monroe era "Apaixonado POR Igualdade de Direitos, Direitos parágrafo OS negros, OS Direitos Pobres do Pará mínimos. Ela identificou fortemente com os trabalhadores."RetratosMonroe foi retratado por: Misty Rowe em Adeus Norma Jeane (a contar altamente ficcional dos primeiros anos de Marilyn) (1976) Lorenzo Ferrero na ópera Marilyn (1979) Catherine Hicks em Marilyn: The Untold Story (1980) Constance Forslund em Loira deste ano (1980)§ Griffiths Susan em um filme biográfico fictionalized Marilyn & Me (1991) Melody Anderson em Marilyn & Bobby: seu affair final (1993) personagem Natalie Portman é brevemente representa Monroe em traje de gala e canta os primeiros versos de "Happy Birthday", como parte de um jogo de charadas modificado em O Profissional (1994). Por Ashley Judd como a Marilyn mais jovens (que constantemente aparece como uma ilusão para o Marilyn mais velho thorought o filme), e por Mira Sorvino como a Marilyn mais velho em um filme sobre um relato fictício da vida de Marilyn Monroe chamada Norma Jean & Marilyn (1996) Mariah Carey em seu vídeo da música "I Still Believe" (1998) Barbara Niven em The Rat Pack (1998) Poppy Montgomery em Blonde (2001) Holly Beavon em James Dean (2001) Sophie Monk em O Mistério de Natalie Wood (2004) Charlotte Sullivan em The Kennedys (2011) Michelle Williams, em My Week with Marilyn (2011)Naomi Watts § fará o papel de Monroe em outra adaptação do livro de Joyce Carol Oates "em um filme também chamado de Louro (2012). Não se sabe se ele vai estrear na TV ou ser lançado nos cinemas. Susan Griffiths é uma Marilyn Monroe imitador que tem retratado Monroe, ou um intencional sósia, em vários filmes e séries de televisão, incluindo o filme Pulp Fiction 1994 (um sósia garçonete), Quantum Leap, Dark Skies, Curb Your Enthusiasm e Timecop. Suzie Kennedy representado Marilyn Monroe no filme italiano Io & Marilyn (2009) e no episódio Who Killed Marilyn Monroe? (2003) da TV seriesRevealed Megan Hilty, mais tarde, Uma Thurman e, finalmente, Katharine McPhee, na quebra série de TV. Hilty desempenha o papel de Ivy Lynn, uma atriz veterana que recebe o papel de Marilyn no musical de ficção baseado em sua vida, intitulado "Bombshell". Thurman faz o papel de Rebecca Duvall, uma atriz de cinema que mais tarde obtém o papel depois que ele decidiu que precisa de uma estrela para obter o musical do chão. McPhee desempenha o papel de Karen Cartwright, uma corista que se torna substituta Duvall e finalmente consegue o papel até o final da primeira temporada. (2012) Laura Aikin na ópera de Robin Raaff, esperando Miss Monroe (2012


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.